.

.
.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Começa amanhã a maior festividade religiosa da região


Tudo já se encontra devidamente preparado para o início de uma das maiores festividades religiosas do Maranhão, o Festejo de São Raimundo Nonato, ‘o santo protetor dos vaqueiros e parturientes’, como diz sua história. Hoje pela manhã eu estive com o pároco frei Leonardo Trota para saber dele sobre a organização da festa religiosa e pública mais esperada anualmente pelos tuntunenses. O vigário italiano, sem vacilar, me disse que estava tudo preparado da sua parte, ou seja, a religiosa. ‘A organização de barracas e outras atividades não sou eu que organizo, afirmou o pároco. Trota disse que as barracas e a venda de bebidas alcoólicas já é um costume e ele nada pode fazer pra evitar. Disse que uma determinada época frei Dionísio tentou evitar, mas não conseguiu o apoio do povo.
Procurei um dos membros da Comissão Organizadora do festejo, o senhor José Gerônimo, a ele perguntei sobre a polêmica que tomou conta da cidade nos últimos dias de que a comissão havia proibido a presença de barraqueiros estranhos. Gerônimo afirmou que não houve proibição, mas que a comissão organizadora está priorizando os espaços das barracas e locais para vendas de produtos alimentícios aos tuntunenses. ‘“Oitenta por cento dos espaços está sendo destinado aos filhos de Tuntum, o restante é pra quem é de fora,” disse.
A grande festa teve sério risco de não ser realizada por causa da indefinição do local, já que o de costume, a rua 12 de setembro, próximo a escola Bandeirantes, passou a ser questionada quanto as suas condições pelos seus moradores que fizeram até um abaixo assinado pedindo a mudança do local. Os moradores alegavam o excesso de barulho, sujeira, falta privacidade e outros problemas que eram causados no período. ‘Eles tinham razão, ’ completou frei Leonardo.
O caminho foi procurar a Secretária de Cultura e solicitar novamente a praça São Francisco de Assis, antigo local, proibido pelo município após a sua reestruturação, hoje considerado por muitos como o principal cartão postal da cidade. A Comissão Organizadora pretende inovar e uma das mudanças consideradas importantes foi a redução do número das barracas de 25 pra 20. Outra mudança que a comissão pretende implantar ainda este ano é a utilização de um sistema de som único com a distribuição de caixas nas barracas, porém nada está definido. Outra mudança proposta que poderá ser feita é a mudança de local da missa do vaqueiro para o parque de vaquejada, onde está sendo programada uma grande corrida de gado, proposição já aceita pelo pároco. Paralelo ao festejo haverá outras programações artísticas e desportivas, confira: amanhã, dia 22, Seleção Tuntunense de Futebol e Santa Quitéria, equipe que está participando da segunda divisão do maranhense; a noite no clube Uirapuru tem a presença de Gretchen, a rainha do bumbum, musa da década de 80 e hoje atriz pornô; dia 29 a Seleção Tuntunense volta a campo para enfrentar o Moto Clube, na mesma noite no Clube Uirapurú, Moleca 100 vergonha, além de outras atrações.



As pressas direto da Lan House do Maurino

4 comentários:

  1. CURIOSO:
    Nas tres vezes quer foi prefeito o DR TEMA sempre preocurou estar do lado do governo.por que agora que é seu primo, ele nao deixa ele passar pro lado do governo!!!! estranho em !!!

    Maria piçarra

    ResponderExcluir
  2. Alguns prefeitos corruptos, em conluio com secretários de saúde igualmente corruptos, informam ao Ministério da Saúde, através do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a existência de médicos, dentistas,enfermeiros, atendentes, auxiliares e agentes comunitários que, de fato, não existem.

    Utilizam-se de nomes falsos e até mesmo de nomes de profissionais de outros estados do Brasil para comporem equipes de hospitais e de postos médicos espalhados por diversos municípios do Estado do Maranhão.

    A fraude objetiva tão-somente receber mais recursos do Governo Federal, inventado a existência de equipes do Programa de Saúde da Família que existem somente no papel.

    Em um município próximo a São Luís já foi detectado que o prefeito "criou" um falso hospital e falsos profissionais que compõem a equipe desse estabelecimento fantasma.

    No caso em referência, quando auditores abriram os sistemas do DATASUS (internet) e mostraram para alguns munícipes, estes ficaram indignados; imediatamente apontaram três pessoas de uma mesma família registradas como falsas médicas; uma das supostas médicas é, na verdade, funcionária de um salão de beleza, mas para o prefeito ladrão ela é médica anestesiologista.


    A situação é alarmante, por isso vou mostrar-lhes como ter acesso às informações do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do DATASUS. Assim, toda a população poderá saber o quais as unidades de saúde registradas em seu município e o funcionários "lotados" em cada uma delas (os falsos e os verdadeiros).


    O site é http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Tot_Es_Municipio.asp?Estado=21&NomeEstado=MARANHÃO

    ResponderExcluir
  3. fico feliz em saber que os festejos voltou a ser na Praça São Francisco, tbm Parabenizo os Organizadores do Evento, ao seu Jose Gerônimo que tem se empenhado Bastande pra tudo ocorrer bem...
    Parabéns...

    Teresina-pi

    ResponderExcluir
  4. SÃO RAIMUNDO NONATO, ABENÇOA A TODOS OS TUNTUNENSES QUE MORAM EM TUNTUM, NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES. AMÉM! POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOSSO FILHO NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO E PELA BENÇÃO DE SUA MÃE MARIA, AMÉM! DEVOTO - GOIÂNIA-GO.

    ResponderExcluir