terça-feira, 25 de agosto de 2009

Ricardo Murad perde na justiça eleição do Cosems



O juiz Nemias Nunes Carvalho, titular da Segunda Vara Cível da Capital, expediu, no último dia 21, medida liminar anulando a eleição articulada pelo secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, que, no último dia 27 de julho, elegeu nova diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (Cosems) e, de forma arbitrária destituiu a diretoria que agora volta a dirigir o órgão, tendo como presidente o secretário de Saúde da cidade de Bacabal, Lílio Guega.
Em sua decisão, o magistrado aponta um elenco de fraudes na ação manobrada por Ricardo Murad, destacando que “o edital de convocação não foi constituído de um único documento, mas de vários, em separado, com assinaturas isoladas, dando a entender que teriam sido colhidas posteriormente, como se numa só mensagem, estivesse, representado, mais uma razão para sustentar a dúvida da idoneidade do referido documento, o que afasta possibilidade de registrá-lo em cartório sem embaraços”, acrescentou.
Diz ainda o titular da Segunda Vara, que os atos praticados pela diretoria do Cosems, ferem o Estatuto do órgão, a exemplo da convocação da Assembléia, que é ato exclusivo do presidente. Ele revela ainda que muitos dos signatários do edital que provocou a eleição, sequer poderiam votar ou serem votados, já que estavam em situação irregular, por não serem membros do Conselho.
O juiz destaca também que o texto do edital que mencionou, entre seus objetivos, a destituição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, mas agendou eleição apenas da nova Diretoria Executiva e do novo Conselho Fiscal.
Fundamentado em diversas irregularidades no pleito, o juiz finaliza sua peça determinando, além da nulidade da eleição, o cancelamento do registro de nº 15547, microfilme nº 36455, referente à alteração na Diretoria Executiva, Comissão Executiva e Conselho Fiscal do Cosems, que ele diz ter sido realizado indevidamente no Cartório de Registro de Títulos Cantuária Azevedo.
Ainda ontem, o presidente do Cosems, Lílio Guega disse nunca ter tido nenhuma dúvida quanto à irregularidade do pleito, enfatizando que sua eleição obedeceu a todos ritos da legalidade, de forma limpa e transparente.
A eleição, agora cancelada pela Justiça, foi montada pelo secretário de Saúde Ricardo Murad, que conduziu todo o processo, concedendo entrevistas na mídia local, onde insuflava a sociedade contra os integrantes do Cosems, além de dizer abertamente que, a partir de então, muita coisa iria ser modificada na distribuição dos recursos da Saúde no Maranhão.

7 comentários:

  1. Quem é esse senhor para pousar de paladino da honestidade? Francamente. Quem não te conhece que te compra. Aproveita, magnânimo da correção e da ética, e reembolsa os empreiteiros que você levou à bancarrota na GMETRO. Lembra? Lá, ó paladino da retidão, você foi mestre nos contratos de gaveta, sem empenho. E quando insultava a Roseana? Vc hoje alberga uma mentira por conveniência, e isto é vergonhoso. FORA RICARDO MURAD DO MA E QDO ELE VIER EM TUNTUM, VAMOS DÁ O TROCO! FERNANDES - VL CEARENSE.

    ResponderExcluir
  2. deusimar, e os resultados do sjogos da seleção de tuntum com os outros? obrigado! mário césar - cruzeiro do sul - ac.

    ResponderExcluir
  3. CONVOCAÇÃO: SAIU NO BLOG DO RONALD TORRES.

    PARTICIPE DA GRANDE MANIFESTAÇÃO POPULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA GOVERNADORA ROSENGANA SARNEY E SEU SECRETÁRIO DE SAÚDE RICARDO MURAD.
    SERÁ DIA 07 DE SETEMBRO ÀS 03 DA TARDE NA PRAÇA SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
    LEVE SEU CARTAZ, SUA FAIXA E SUA INDIGNAÇÃO CONTRA OS ATOS ABUSIVOS PRATICADOS POR ESTA DUPLA (E TEM MAIS UMA MULHER, QUEM?)QUE QUEREM ACABAR COM O MARANHÃO E COM A DIGNIDADE DO POVO DE TUNTUM. MARQUES - CENTRÃO.

    ResponderExcluir
  4. Ricardão está posando de Grande Chefe do Governo. Está com a bola toda.
    Mas, não tem nenhuma moral para falar de corrupção. Justamente por causa disso, a população de Coroatá, junto com Luis da Amovelar, expulsaram ele de lá.
    Depois fez tantas lambanças na Metropolitana que acabou demitido por Zé Reinaldo.
    Foi ser Secretário em Alto Alegre do Maranhão e os funcionários públicos de lá só recebiam os vencimentos com ajuda do Ministério Público.
    Esculhambou Rosengana e agora está do lado rastejando aos pés da governadora biônica eleita pelo TSE.
    A População, principalmente os alagados do Maranhão, estão querendo ver as ações da Secretaria de Saúde, que foi entregue a uma pessoa que não é da área e nem tem curso superior. Acontece cada coisa nesse Maranhão... MAS, AQUI SE FAZ; AQUI SE PAGA! Luciano - Rua da Bosta.

    ResponderExcluir
  5. GOVERNO ROSENGANA SARNEY (PARA O FILHO DELE É: GOVERNO SARGAY - SARNEY FILHO 24).

    Está em funcionamento no Maranhão uma fábrica de transformar adversários políticos em “bandidos”, instalada com a chegada do governo empossado por ordem judicial, à moda da “Gestapo” nazista. Com a aquiescência da governadora, três secretários de Estado – Ricardo Murad, Marcos Lobo e Raimundo Cutrim – recrutaram delegados de polícia PARA fabricar inquéritos e jogar na vala comum da corrupção praticada pelo grupo Sarney cidadãos que nada mais fizeram que cumprir com o seu dever.

    A declaração, em tom de denúncia, é do jornalista e economista Othelino Nova Alves neto – Othelino Neto –, 34 anos, atual secretário de Governo do Município de São Luís e ex-secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente dos governos José Reinaldo Tavares e Jackson Lago. Em entrevista ao Jornal Pequeno, ele diz não temer essa “ação nazista” – “que tenta me envolver e me culpar até pelo atropelamento e morte de um cidadão” -, mas faz questão de registrar o fato, “para que os maranhenses fiquem sabendo do que se passa e comunguem dessa minha indignação”.

    Em outro trecho da conversa com o Jornal Pequeno, Othelino Neto disse que o prefeito João Castelo está muito atento ao que se passa em São Luís e em todo o Maranhão. Também lembrou as dificuldades dos primeiros seis meses de governo, quando a capital maranhense foi castigada por um inverno atípico, que não deixou a prefeitura fazer obras estruturantes, mas apenas manter funcionando os serviços essenciais, pagar em dia os seus servidores e promover dois grandes eventos culturais e populares: o carnaval de passarela e o São João. “Mesmo assim, o prefeito Castelo já tem obras para inaugurar agora no início do segundo semestre”, anunciou.
    BLOG DE TIMBIRAS-MA.

    ResponderExcluir
  6. DEUSIMAR, APROVEITO A OPORTUNIDADE DE FALAR QUE A ANA IZABEL INVENENOU A CABEÇA DA ROSENGANA E DO RICARDÃO CONTRA O DR. TEMA E SEU POVO. POR ISSO, TUNTUM SOFRE HOJE COM OS RECURSOS CONGELADOS E CANCELADOS. EU ENTENDO DE POLÍTICA, POIS TENHO LIC. PLENA EM CIÊNCIA POLÍTICA PELA UNB. PORTANTO, A CULPA É TODA DA ANA IZABEL! É ELA QUE O POVO DEVE "CRUCIFICAR E COBRAR" E NÃO DO DR. TEMA! ASSIM, TORÇO PELO MEU POVO QUE SINTO SAUDADES DE MINHA TERRA QUERIDA E SOFRO TB AO VER TANTA HUMILHAÇÃO E IRRESPONSABILIDADE PÚBLICA NA POLÍTICA. ANA CLARA - TAGUATINGA-DF. E PARABÉNS PELAS REPORTAGENS!

    ResponderExcluir