.

.
.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Um pouco de história: a Igreja de Tuntum




O povoamento de Tuntum iniciou na segunda metade do século XIX, a partir da chegada dos retirantes da seca.
A terra fértil e a chuva atraiam os retirantes.
Os imigrantes além da experiência no cultivo da cana-de-áçucar trouxeram juntos a sua fé.
Os ofícios religiosos, no início, eram coordenados por leigos, os padres capuchinhos responsáveis pela assistência religiosa pertenciam a Prelazia de Grajaú. Os dias de desobriga em festivos, as pessoas vestiam a melhor roupa, os mais aquinhoados as compravam de Caixeiros Viajantes.
O primeiro desobrigante foi frei Rogério de Castellanza, seguido de frei Carmelo de Brescia, falecido por malária, em Canafístula, em maio de 1931, onde foi enterrado e posteriormente teve os restos mortais levados para Itália.
Os desobrigantes celebravam numa pequena Capela, construída pela família do Sr. Raimundo Santos, localizada na saída do povoado. Posteriormente outra capela foi construída na atual rua São Raimundo, pois o maior crescimento do povoado se dava naquela direção.
Em 07 de dezembro de 1954, lançou-se a pedra fundamental da Matriz, ao lado do antigo cemitério. Em forma de cruz, toda em pedra, a sua edificação foi uma epopéia.
A obra teve êxito graças ao trabalho dos Capuchinhos, principalmente de frei Aniceto e frei Dionízio, que saíram esmolando nas maiores cidades do Brasil.
Em 12 de setembro foi aprovada a criação do município de Tuntum.
Em 1958, ano da primeira eleição municipal, Tuntum já contava com mais de 20,000 habitantes.
Em 1959, a construção da igreja já se encontrava com 7 metros de altura. Frei Aniceto trouxe da Itália as imagens do Padroeiro, do Sagrado Coração, de Nossa Senhora de Fátima e de Jesus Crucificado.
Em 11 de fevereiro de 1959, chega a Tuntum frei Pedro Jorge, nomeado vigário da paróquia, acompanhado por frei Dionízio.
Aos 06 de agosto de 1961 foi benzido o cruzeiro, e instalada a Cruz, segui-se o estampido de foguetes por todos os lados da cidade, anunciando o testemunho dos missionários Capuchinhos, que a custa de lutas, sacrifícios e humilhações levantaram no meio da mata, do JAPÃO, uma igreja monumental.
Texto: prof. Geovane Alves da Silva

29 comentários:

  1. CARO DEUSIMAR, PARABÉNS POR ESSA REPORTAGEM TÃO SIGNIFICATIVA, MAS DISCORDO DA MESMA PELO FATO DE NÃO TER MENCIONADO O NOME DE PAULO ANDRADE, UM DOS PRIMEIROS HABITANTES DE TUNTUM E QUEM DOOU O TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DA IGREJA. ELE QUE AJUDOU MTO O FREI DIONÍZIO E O FREI PEDRO JORGE COM MUITAS OFERTAS, DOAÇÕES E MÃO DE OBRA. QUASE TODOS OS DIAS OS FREIS SE DIRIGIAM À SUA RESIDÊNCIA (ONDE ELE ESTÁ ATUALMENTE) PARA TOMAR CAFÉ, LANCHAR E ATÉ MESMO FAZER ALGUMAS REFEIÇÕES. CREIO QUE VOSSA SENHORIA FOI INJUSTO COM ESTA PESSOA TÃO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DE NOSSA LINDA IGREJA DE SÃO RAIMUNDO NONATO. ASSIM, PERGUNTE A ELE E FAÇA OUTRA REPORTAGEM! DAÍ VOSSA SENHORIA VERÁ COMO A HISTÓRIA DE NOSSA IGREJA MATRIZ SERÁ MAIS VALIOSA E RICA EM VALORES E PURA HISTÓRIA QUE NOS DÁ SAUDADES DE LER E VIVER. UM ABRAÇO E TUDO DE BOM. FREI CAPUCHINHO-BELÉM-PA.

    ResponderExcluir
  2. Discordo totalmente desse Geovane Alves da Silva, pois se ele tem que escrever uma história mais completa, por que não entrevistar alguns frades antigos e os primeiros habitantes? Um deles é o Paulo Andrade, mas tem muitos outros também! Espero que a notícia não seja manipulada a exemplo de tantas outras (a Tv Record mente o tempo inteiro). Um abraço, Deusimar e espero que vc verifique isso. Nair - Tuntum-MA.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com as pessoas que defendem o Sr. Paulo Andrade para fazer reportagens, mas existem tb outras pessoas. Contudo, o Sr. Paulo Andrade tem mais histórias e viveu de perto com os primeiros padres que chegaram em Tuntum. Assim, o prof. Geovane está desatualizado! Tudp de bom para vc, caro Deusimar! Marília - São João dos Patos-Ma.

    ResponderExcluir
  4. 31 de Agosto
    São Raimundo Nonato, Confessor
    (+ Cardona, Espanha - 1240)

    Ingressou, com 24 anos, na Ordem dos Mercedários, destinada ao resgate de cativos. Ofereceu-se voluntariamente para ficar escravo entre os mouros, a fim de permitir a libertação de um católico que estava periclitando na fé. Visava também exercer seu ministério entre os demais pobres cativos e, mais ainda, pregar a Religião católica aos próprios maometanos. Para impedi-lo de pregar, os mouros lhe furaram os lábios com um ferro quente, e mantinham sua boca fechada com um cadeado. Passou oito meses prisioneiro, sofrendo atrozmente. Depois de libertado, foi nomeado cardeal, em reconhecimento pelos seus méritos. Faleceu com apenas 36 anos. Recebeu o nome de Nonato (do latim "non natus", isto é, não nascido) porque sua mãe morreu antes de dá-lo
    à luz e ele precisou ser extraído do corpo já inerte da mãe. É por isso
    invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras. E para muitos é o padroeiro de todos os vaqueiros do Nordeste do Brasil.

    Carlos - Piçarra

    ResponderExcluir
  5. Ó São Raimundo Nonato, mostrai que sois verdadeiramente nosso misericordioso santo e alcançai-me (dizer aqui graça desejada) e a graça de tirar o proveito para Glória de Deus e a salvação de minha alma.
    Pai Eterno, em nome de Vosso Filho e pela intercessão de Nossa Mãe e de São raimundo Nonato, eu vos imploro que me atendais para Vossa maior glória e o maior bem de minha alma. Vossa Benção sobre nossa cidade de Tuntum e nosso povo que ama Jesus e Maria Santíssima. Amém. Aleluia!

    (01 Pai Nosso, 01 Ave Maria, 01 Gloria).

    ResponderExcluir
  6. Esss texto publicado pelo blogueiro Deusimar tem como fonte principal "o livro de tombo" da paróquia de Tuntum. Um hebdomadário sobre fatos ocorridos nas décadas de cinquenta e sessenta, em Tuntum. Esse memorial, escrito majoritariamente por frei Pedro Jorge, encontra-se na biblioteca da Igreja do Carmo, em São Luis/MA.

    Quanto à importância memorialística do Sr. Paulo Andrade, ela é inquestionável. De fato, ele é um arquivo precioso.

    Mesmo assim, vale registrar que o último desbravador das terras do Japão ainda vivo, frei Rogério de Castellanza, nunca fez nenhuma menção ao nome dele.

    ResponderExcluir
  7. FORA O PROFESSOR GEOVANE, POIS NÃO SABE DE NADA SOBRE TUNTUM; QUEM SABE DAS HISTÓRIAS DE TUNTUM SÃO OS PRIMEIROS HABITANTES COMO O GRANDIOSO PAULO ANDRADE. O PROFESSOR GEOVANE COMPROU O DIPLOMA! RIQUELME - CENTRÃO.

    ResponderExcluir
  8. o povo do tuntum não tém mais o que fazer, ficar em trelele por causa de santo do pau oco, isso é de mais.

    a maior parte dos santos da igeja catolica erão devassos que agiam fora da lei de deus, e em beneficio proprio.
    os melhorzinhos são logo levados a santo.
    a mais, é so morrer que todo mundo vira santo.
    é santo disso, e santo daquilo.
    se um terço desses que a igreja diz que é santo, for santo mesmo, deus tá bem acessorado.
    tá que nem o sarney no senado.
    é tanto santo que dá pra disconfiar.
    nesse meio tem santo fantasma!

    ResponderExcluir
  9. Sou labigó desde 1996 , desde entao percebi que o grupo labigó tem feito um bom trabalho mesmo quando pires era prefeito, e com DR TEMA tbm ,mas detalhe sempre do lado do governo.Como por exemplo no ultimo mandato do prefeito TEMA ele deixou o grupo do Sarney pra se aliar ao grupo do governo José Reinaldo , pois, bem otima decisao no momento , pois tuntum e o povo ganharam com obras piscinao e etc.Agora , acho q o prefeito CHICO CUNHA tinha q fazer igual, passar pro lado do governo , caso contrario as coisas so irao piorar.
    Tavares centro

    ResponderExcluir
  10. SER SANTO É MISSÃO DE TODOS, E SÓ DEUS PODERÁ JULGAR O FINAL DE CADA UM. "IMITAI-LHES FIRMES NA FÉ". SÃO PAULO. E SÃO RAIMUNDO FOI UM GRANDE SANTO DA ESPENHA QUE DIVULGOU A PALAVRA DE DEUS NA ÁFRICA. MERTZ - CENTRÃO.

    ResponderExcluir
  11. "Mesmo assim, vale registrar que o último desbravador das terras do Japão ainda vivo, frei Rogério de Castellanza, nunca fez nenhuma menção ao nome dele (Paulo Andrade)." NÃO É COSTUME DOS PADRES MENCIONAREM NOMES DE LEIGOS NO LIVO DE TOMBOS! ASSIM, DIGO COM TODA A VERDADE: ISSO OCORRE PELO FATO DOS FREIS MISSIONÁRIOS TEREM SUAS CONQUISTAS COMO OBJETO PRÓPRIO SEM MENCIONAR A AJUDA DE NINGUÉM. E TUNTUM TEM HJ A IGREJA E A PRAÇA GRAÇAS AO PAULO ANDRADE, POIS OUTROS HABITANTES QUE CHEGAVAM DE OUTROS LUGARES, PRINCIPALMENTE DO CEARÁ, QUERIAM CONSTRUIR CASAS NO ESPAÇO RESERVADO À FURUTA IGREJA E PRAÇA. MAS O SR. PAULO ANDRADE RESISTIU, POIS TINHA ESSE GRANDE PROJETO PARA TUNTUM. ASSIM, TUNTUM DEVE MTO AO GRANDIOSO PAULO ANDRADE! NOVIÇO EM 1988 - TUNTUM-MA.

    ResponderExcluir
  12. Os santos foram exemplo de vida ou pessoas a ajudaram a propagar o nome de Jesus até os nossos tempos. Ninguem adora Santo temos eles como uma lição de vida. Até porque o catolicismo foi a primeira religião cristã ou seja foi fundado por Jesus Cristo as outras são chamada "SEITAS". Ou melhor, Seita tudo: Seita talão de cheque, Seita cartão de credito, Seita ouro, seita prata, seita 10% do seu salário e a religião católica nada obriga ao pagamento do dízimo. Tem seitas em nossa cidade que querem aumentar os fiéis com o único objetivo: aumentar o dízimo. UMA COISA É A PESSOA SER CONSCIENTE DE AUTO-CRÍTICA; OUTRA SER CARENTE E DEPOIS MANIPULADO COM FACIIDADE POR PASTORES DE DINHEIRO QUE TEMOS EM NOSSA CIDADE! Virgínia - Centro.

    ResponderExcluir
  13. A RELIGIÃO SEMPRE FOI O MAIOR OBJETO DE MANIPULAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA E MUNDIAL. PRINCIPALMENTE NO BRASIL QUE SURGEM QUASE 600 SEITAS QUE SE DIZEM CRISTÃS POR DIA (FONTE: IBGE). E EM TUNTUM, QUALQUER UM OU UMA PODE FAZER UMA SEITA (A EXEMPLO DA IGREJA PUPA-PULA). DEUS É MAIOR E ENTRE TODAS ELAS, A MELHOR É A IGERJA CATÓLICA APÓSTÓLICA ROMANA. POIS FOI CRIADA POR CRISTO! MAX WEBBER - ARARA.

    ResponderExcluir
  14. Quem é mais pervertida: a igreja que tem como prática rotineira a extorsão de dinheiro de pessoas desesperadas em razão dos mais diversos problemas, bem como de pessoas ávidas por prosperidade rápida e fácil, ou aquela que na idade média expropriou bens das classes dominadas e explorou força de trabalho escrava ou semi-escrava e que, atualmente, é depositária do dinheiro sujo da máfia siciliana.

    ResponderExcluir
  15. A IGREJA CAMINHA EM SUA HISTÓRIA, POIS SEMPRE FOI MANIPULADA PELOS MAIS FORTES, OU SEJA, OS POLÍTICOS. AGORA, UM IGNORANTE FALAR SEM FUNDAMENTAÇÃO QUE A IGREJA EM SEUS PRIMÓRDIOS FOI DESONESTA? UMA COISA É A IGERJA QUE CRISTO DEIXOU; OUTRA A PERVERTIDA PELOS PODEROSOS TERRENOS. O CAPITALISMO É FRUTO DO PROTESTANTISMO! E SE HJ EXISTE TANTAS DESIGUALDADES SOCIAIS, É POR CAUSA DA MANEIRA DE PENSAR E AGIR DA IGREJA PROTESTANTE! OLHA OS EUA? SÃO RICOS PORQUE EXPLORAM OS POBRES! O BISPO MACEDO? UM DEMÕNIO EM FORMA DE GENTE! REPITO: UMA COISA É A IGREJA VERDADEIRA DE NOSSO BOM DEUS; OUTRA, ÀQUELA MANIPULADA PELA CLASSE DOMINANTE! DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS QUE QUERMOS ESTAR COM A VERDADE - E CUJA VERDADE É SOMENTE DEUS! VICARIATO - BOLOGNA - ITALY.

    ResponderExcluir
  16. Seu "sabichão de batina", a verdadeira Igreja de Deus renega tanto os palácios suntuosos e as mordomias de Roma quanto as catedrais e as mansões do "Bispo Macedo".

    E a propósito de capitalismo, esse nefasto modo de produção foi consolidado e acentuado pela burguesia católica inglesa (Revolução Industrial), que de dia se refestelava com a MAIS-VALIA derivada do suor de desvalidos e de noite comia hóstia diante de sacrário.

    ResponderExcluir
  17. APRENDA A ESCREVER PELO MENOS SUA LÍNGUA MATERNA, PROTESTANTE FANÁTICO DE UM deus RICO EM DINHEIRO! APRENDA A ATUALIZAR A HISTÓRIA E DEIXA DE SER HIPÓCRITA, BURGUÊS PROTESTANTE! E SAIBAS QUE LUTERO MORREU REZANDO O TERÇO NAS MÃOS E PEDINDO PERDÃO A DEUS PELAS FALTAS. DAÍ OS PROTESTANTES IGNORANTES COMO VC ACHAM QUE LUTERO ODIAVA A MÃE DE DEUS! CONVERTA-SE E PARE DE JULGAR A VERDADEIRA RELIGIÃO DE DEUS! MERTZ - TUNTUM.

    ResponderExcluir
  18. Pedro, o primeiro bispo de Roma!

    Logo após a crucificação de Cristo, no ano 30, o pescador da Galiléia passou a chefiar a Igreja recém-nascida. Além de organizar os fiéis em Jerusalém – o primeiro centro da nova religião – , Pedro pregou em cidades distantes como Corinto (na Grécia) e Antióquia (na atual Turquia).

    Sua importância como líder do cristianismo primitivo foi gigantesca. Entretanto, pouco se sabe sobre a vida de Pedro - em especial, sobre suas andanças finais. A maior parte das informações a seu respeito vem dos evangelhos, dos Atos dos Apóstolos e das epístolas (ou cartas) escritas pelos primeiros discípulos de Cristo. Outras pistas podem ser encontradas em textos de alguns historiadores antigos, que escreveram nos primórdios do cristianismo, ou pelas lendas que se formaram ao seu redor. E só. Uma antiqüíssima tradição católica garante que o apóstolo viajou para Roma, em meados do século 1, fundando a primeira comunidade cristã da cidade. Essa hipótese é fortemente sustentada por historiadores como Eusébio de Cesaréia – que, embora tenha vivido cerca de dois séculos depois de Pedro, fundamentou sua obra na opinião de autores mais antigos.

    Verdade ou não, o fato é que, já no século 2, Pedro era tido pelos líderes católicos como o primeiro bispo de Roma. E mais: de acordo com a Ata dos Mártires – documento composto pelos primeiros cristãos –, foi no território da moderna capital italiana que o maior dos apóstolos encontrou a morte, provavelmente na época do imperador Nero. Segundo Orígenes, um erudito do século 3, Pedro foi preso pelos romanos e condenado à crucificação. Julgando-se indigno de morrer da mesma maneira que Jesus, ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo – e seu desejo foi atendido.

    ResponderExcluir
  19. Mertz,

    observe: "APRENDA A ESCREVER PELO MENOS SUA LÍNGUA MATERNA" (...) "APRENDA A ATUALIZAR A HISTÓRIA E DEIXA DE SER HIPÓCRITA" (...) "E SAIBAS QUE LUTERO MORREU REZANDO O TERÇO"

    Misturas pronome da 3ª com pronome da 2ª pessoa, sabichão!

    Meu prezado, estude mais gramática da lingua portuguesa e menos doutrina anacrônica do "falso profeta"!

    ResponderExcluir
  20. O FALSO PROFETA É AQUELE QUE NEGA A DEUS NO SEU PRÓXIMO; É AQUELE QUE JULGA O PRÓXIMO E PROJETA SUAS LIMITAÇÕES; É AQUELE QUE TEM INVEJA DA IGREJA DE JESUS CRISTO; É AQUELE QUE SÓ PRESTA PARA ATRAPALHAR A FÉ DOS OUTROS; ESSE SIM É O FALSO PROFETA! POIS JESUS NÃO QUER A DISTÂNCIA DE SEUS SEGUIDORES, E SIM, QUE ELES ESTEJAM SEMPRE PERTOS COMO O PASTOR QUE AMA SEU REBANHO. MAS VC, ANÔNIMO, CHAMA AS PESSOAS DE FÉ DE FALSO PROFETA. AGORA, DEUS SABE QUEM TU ÉS, PORTANTO, CUIDADO COM SUAS PALAVRAS... RESPEITE AS DOUTRINAS DO TEU PRÓXIMO! WILSON - CAMPO VELHO.

    ResponderExcluir
  21. TESTEMUNHOS DE JEOVÁ E SUAS MENTIRAS

    O dicionário Aurélio define mentira como:

    1.Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade, dizer mentira(s);

    2.Errar no que diz ou conceitua;

    3.Dar uma indicação contrária à realidade; induzir em erro; ser causa de, ou dar margem a engano, iludir;

    4.Não revelar; ocultar, esconder.

    O corpo governante [os líderes das TJs] explica a posição de Jeová sobre a mentira:

    “Nosso criador, cujo nome é Jeová, odeia o mentir, conforme expressa claramente Provérbios 6:16-19 (...) Este Deus veraz exige de nós que vivamos segundo as suas normas para receber sua aprovação. (...) Os que se apegam a negar o hábito de mentir não lhe são aceitáveis; não receberão dele a dádiva da vida eterna. Deveras, o Salmo 5:6 diz francamente que Deus ‘destruirá os que falam mentira’.(...) De modo que aceitarmos o conceito de Deus sobre a mentira dá-nos um motivo forte para falar a verdade.” (a Sentinela, 15/12/1992,pág. 23)

    Será que as TJs praticam realmente o que pregam em suas revistas? Ou estarão seus líderes a enganar de modo proposital as pessoas?

    Normalmente em sua busca por prosélitos de porta em porta, as Testemunhas de Jeová tentam projetar nas pessoas a visão de uma religião superior, tentam passar uma imagem de pureza e lealdade à Bíblia sagrada. Chegam a dizer que é a única religião verdadeira na face da terra e que fora da organização não pode haver salvação. Diz ainda que sua religião é o único canal de comunicação entre Deus e o homem. Mas antes disso, porém, eles usam as táticas que muitos políticos usam em dias de eleições, qual seja, tentam primeiro denegrir a imagem de outras igrejas, de seus membros e doutrinas para então mostrar que são os únicos cristãos verdadeiros sobre a face da terra, tendo as demais igrejas da “cristandade” caído na total apostasia.

    Mas vale a pena perguntar: estarão sendo sinceras as Testemunhas de Jeová com as pessoas? Os fatos indicam que não!

    MENTIRAS E MAIS MENTIRAS...

    SOBRE OS DÍZIMOS -
    A Mentira: Em todos os seus folhetos de apresentação as TJs dizem que não cobram dízimos ou fazem coletas. Fazem isto à primeira vista para impressionar as pessoas. Depois acusam os pastores evangélicos de ladrões; de extorquir dinheiro do povo.

    A Verdade Dos Fatos: As Testemunhas de Jeová de fato não têm o temor de Jeová, pois se tivessem, não ocultaria a verdade de modo inescrupuloso ás demais pessoas. A verdade dos fatos é que elas cobram ofertas e arrecadam muito mais do que nas igrejas evangélicas, vejamos como se sustentam as TJs:



    “Como se dava no primeiro século, hoje todos têm parte em arcar com esta responsabilidade, inclusive os menos abastados, que, com suas contribuições pequenas, têm sido o sustentáculo do apoio financeiro à Sociedade.(...) e reserva regularmente parte de seus fundos pessoais para contribuir no Salão do Reino local.” (A Sentinela, 01/12/1989, pág. 27)

    Observe a expressão “arcar” e “regularmente”. Ora, se um TJ tem responsabilidade em “arcar” com as despesas de sua religião e fazem isto de modo “regular”. Pergunto: Qual a diferença real entre elas e os que são dizimistas? No fundo a real diferença é apenas de nome e não de fato.

    “E visto, que é no salão do Reino que a maioria das nossas reuniões se realizam, contribui você regularmente com recursos financeiros e esforça-se arduamente para mantê-lo em bom estado?” (a Sentinela, 15/06//1988, pág. 13)

    ResponderExcluir
  22. CONT:

    Realmente elas mentem quando dizem que não cobram dízimos e ofertas. Ainda são incentivadas a fazerem isto arduamente!

    Mas não para por aí, em A Sentinela de 1º de Dezembro de 1991 na pág. 29, sob o título “Como Alguns Contribuem para a Obra do Reino”, Pendem o que devem e o que não devem, vale tudo, desde pequenas doações até mesmo testamentos, propriedades, seguro de vida e muito, muito mais...





    SOBRE O AMOR AO PRÓXIMO -
    A Mentira: Dizem que são os únicos que demonstram amor uns pelos outros, cumprindo assim o mandamento de Jesus de serem conhecidos como seus discípulos. Ao contrário disso a cristandade não faz outra coisa a não ser odiar seu semelhante, praticando até guerra uns contra os outros, demonstrando assim que não fazem parte dos discípulos de Cristo porque não demonstram amor uns pelos outros. Quem lê este tipo de propaganda enganosa poderia pensar que ao adentrar no grupo das TJs estaria no meio do paraíso. Contudo ledo engano!

    A Verdade Dos Fatos: A verdade é que a crueldade das tjs para com as pessoas é deverás repugnante. Se porventura você abandonasse a religião das TJs por descobrir suas falsidades, faz idéia de como seria tratado? Vejamos como elas são incentivadas a tratar tais pessoas:



    As TJ’s odeiam aqueles que têm pontos de vista diferente e se apartaram da Organização? Como elas os tratam?

    “nunca os receba em seu lar nem os cumprimente...Estas são palavras enfáticas, orientações claras.” (A Sentinela 15 de Março de 1986 pág.13)

    Então ela é ensinada a odiá-los?

    “Queremos ter a lealdade que o rei Davi evidenciou ao dizer: “Acaso não odeio os que te odeiam intensamente, ó Jeová...?Odei-os com ódio consumado...” (A Sentinela 15 de Março de 1996 pág.16)

    Agora preste atenção na hipocrisia:

    “É verdade que as pessoas talvez discordem veementemente entre si nas suas crenças religiosas, mas não existe base para odiar uma pessoa só porque ela tem um ponto de vista diferente...” (o Homem em busca de Deus, pág. 10)

    Então porque elas ensinam a odiá-los?

    “Não tem sido culpadas de representar uma farsa por dizerem ‘amamos a Deus’ ao passo que odeiam seus irmãos de outra nacionalidade, tribo ou raça.” (Poderá Viver para sempre no Paraíso na Terra, pág. 189/90)”

    O que temos lido acima pode ser chamado de amor ao próximo?SOBRE IMORALIDADE -
    A Mentira: Dizem que sua religião não se mistura em imoralidades como acontece com os clérigos da cristandade.

    A Verdade dos Fatos: O caso é que todos os anos milhares são desassociados de sua organização por se relacionarem com casos de imoralidade. A propósito, as TJs não hesitaram em explorar a questão da pedofilia no meio do catolicismo romano. Mas neste ano [2002] estourou o que estava encoberto no meio das TJs, qual seja, casos de pedofilias envolvendo anciãos das TJs. Veja ainda estes depoimentos:

    “...todo ano milhares são desassociados da congregação por causa de imoralidade sexual” (a Sentinela, 15/12/1989, pág. 18)

    “Lamentavelmente, todos os anos, milhares sucumbem à imoralidade. Alguns aumentam esta deslealdade por levarem uma vida dupla, persistindo num proceder de transgressão ao passo que fingem ser cristãos fiéis.” (A Sentinela, 01/08/1997, pág. 11)

    Mostramos aqui apenas algumas das muitas mentiras propaladas pelas TJs, em especial seus líderes, que são os verdadeiros mentores desta parafernália. Não cuidamos em mostrar uma lista exaustiva de tais mentiras para provar que as TJs faltam com a verdade de maneira vergonhosa para com as pessoas. Não precisamos mostra 50 exemplos destes para provar que elas são mentirosas, assim como um ladrão não precisa roubar 10 vezes para provar que é realmente um ladrão, uma vez só basta.
    LUÍS PORTO

    ResponderExcluir
  23. DEUSIMAR, VC QUE É CATÓLICO E DEIXA ALGUMAS PESSOAS PROFANAREM OS VERDADEIROS SERVOS DE DEUS, COMO RAIMUNDO NONATO, VC DEVE APAGAR ESSES COMENTÁRIOS BLASFLEMATÓRIOS... DEVOTA DE CRISTO E SEUS SANTOS E SANTAS - CENTRO.

    ResponderExcluir
  24. O FALSO PROFETA É VC, MEU CARO, QUE NÃO RESPEITA A DOUTRINA DE JESUS CRISTO A SERVIÇO DO REINO DE DEUS! POIS QUE MAL A PESSOA ESTÁ FAZENDO CONTRA A TUA PESSOA? CONVERTA-SE! POIS DEUS APLICARÁ SUA IRA! ANGELA - ARARA.

    ResponderExcluir
  25. FALSO PROFETA É AQUELE QUE NEGA A JESUS CRISTO NA PESSOA DO PRÓXIMO, TANTO CATÓLICO, COMO PORTESTANTE, COMO ESPÍRITA, COMO ORTODOXO ETC. POIS DIANTE DE DEUS, QUAL A RELIGIÃO VERDADEIRA? AQUELA QUE PREGA O AMOR AS VIÚVAS E AOS ÓRFÃOS! PORTANTO, CALE-SE, SEU FALSO PROFETA! ANTÔNIO JERÕNIMO.

    ResponderExcluir
  26. fora deusimar de tuntum!

    vargas

    ResponderExcluir
  27. Carlo Deusimar, acho que cabe uma correção quanto ao número de habitantes de Tuntum no ano de 1958. Destaco aqui um trecho postado no artigo em seu Blog. " Em 1958, ano da primeira eleição municipal, Tuntum já contava com mais de 20,000 habitantes". Creio que houve um equívoco. Acho que Tuntum nesta época tinha no máximo uns 2.000 (dois mil habitantes).
    CLAUDIO.Em, 02/08/2012

    ResponderExcluir
  28. Carlo Deusimar, acho que cabe uma correção quanto ao número de habitantes de Tuntum no ano de 1958. Destaco aqui um trecho postado no artigo em seu Blog. " Em 1958, ano da primeira eleição municipal, Tuntum já contava com mais de 20,000 habitantes". Creio que houve um equívoco. Acho que Tuntum nesta época tinha no máximo uns 2.000 (dois mil habitantes).
    CLAUDIO.Em, 02/08/2012

    ResponderExcluir
  29. Carlo Deusimar, acho que cabe uma correção quanto ao número de habitantes de Tuntum no ano de 1958. Destaco aqui um trecho postado no artigo em seu Blog. " Em 1958, ano da primeira eleição municipal, Tuntum já contava com mais de 20,000 habitantes". Creio que houve um equívoco. Acho que Tuntum nesta época tinha no máximo uns 2.000 (dois mil habitantes).
    CLAUDIO.Em, 02/08/2012

    ResponderExcluir