segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ana Rafaelle é nomeada secretaria de Saúde


Tomou posse hoje pela manhã como nova secretária de Saúde, Anna Rafaelle Oliveira Cunha, filha do prefeito Chico Cunha, em substituição a Ednaldo Pontes. A troca do comando da Saúde do município há muito tempo vinha sendo especulado no meio político e até cobrada por funcionários e membros da sociedade. A nova secretária trabalhava como coordenadora do Samu onde se empenhou e consegui reverter algumas situações críticas que o serviço de urgência vinha enfrentando.
Anna Rafaelle é formada em enfermagem e tem apenas 22 anos, mas para muitos tem as principais credenciais que a secretaria precisa no momento, confiança e competência. A nomeação de Ana Rafaelle já está repercutindo de maneira positiva em todo município. Hoje na Câmara os vereadores comentaram a nomeação da nova 'dona' da pasta, prevendo que ela tem tudo para fazer um trabalho de destaque. O vereador Orleans Moreira disse que a troca foi feita no momento certo e que a Secretária de Saúde há muito tempo vem passando por situações difíceis por falta de um secretário comprometido. Moreira em seu pronunciamento ainda citou o nome do ex-secretário Gildasio Ângelo da Silva, hoje atual prefeito de Porção de Pedras, que pra ele foi um mau gestor.
Até o presente momento o Palácio Municipal não expediu nenhuma nota explicando os motivos da troca de comando na saúde, mas de acordo com fontes internas, o ex-secretário Ednaldo Pontes em uma determinada ocasião havia pedido demissão que não aceita pelo prefeito Chico Cunha alegando que a pasta estava desorganizada e que existiam muitas pendências burocráticas a serem esclarecidas. Pontes estava no comando da pasta desde a gestão anterior.



63 comentários:

  1. O único mérito que essa senhorita tem é de ter nascida filha do atual prefeito. Isso sim é que é credencial. Falam que o blogueiro é ético. Então, que ele se posicione ante a mais um caso de nepotismo na gestão municipal, a mais esse extremo da imoralidade na gestão público do nosso município. Quanto ao Ednaldo Pontes, seu conto de fadas acabou, mas ele tem potencial para dar a volta por cima, logo agora que sai humilhado, ultrajado, afinal, alguém tinha que pagar o pato, pois não haveria de ser um Cunha. "Tuntum: terra de amarrar cachorro com linguiça"

    ResponderExcluir
  2. deusimar, eu sou contra, pois existem pessoas mais competentes em Tuntum, pois isso é nepotismo e a imprensa vai cair em cima e o chico cunha pode ser afastado por improbidade administrativa... o chico cunha já pagava um baita salário para ela; agora, vai uns 20 mil por mês... NEPOTISMO É CRIME! FORA RAFAELLE (CRIANÇA MIMADA) DE TUNTUM!

    maria celina

    ResponderExcluir
  3. como é que a câmara deixa um nepotismo desses? deusimar, o nepotismo é crime! o chico cunha é vacilão demais! e ainda põe uma menina que não é gestora para ser secretária de saúde? agora que os recursos serão desviados...

    carlos - piçarra

    ResponderExcluir
  4. O nepotismo desenfreado dentro da Prefeitura Municipal de Tuntum, deixando de cumprir a lei, por tudo isso que estar acontecendo, vamos encaminhar ao Ministério Público em São Luís, o daqui está dizendo que não tem tempo, está sobrecarregado e ai nós levamos até São Luís, inclusive pedindo a MP de São Luís que encaminhe mais promotores para o município de Tuntum, para que se dê resposta à altura do que o povo de Tuntum merece. Um promotor só, aqui atuando, não atende os anseios da sociedade Tuntunense - e quem manda são os coronéis da Oligarquia Cunha. São essas denúncias que nos chateia muito pela falta de respeito do gestor municipal em relação à população de Tuntum. Dessa forma, a Srta. Rafaelle deve sair!

    ana carolina - centro.

    ResponderExcluir
  5. não concordo com a rafaelle ser secretária de saúde só porque é filha do prefeito... chico cunha vacilou de novo ao por a filinha dele como secretária...

    marcos césar

    ResponderExcluir
  6. Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco (filhos-netos-tios-irmãos-pais etc) nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. O fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da República e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público.

    FONTE: CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO

    dr. leonardo

    ResponderExcluir
  7. nossa, o chico cunha por a filha dele par ser secretária de saúde? que furada, pois ela não é competente, pois tem gente em são luís que manda ela fazer as coisas...

    ResponderExcluir
  8. Identificada a aparente ocorrência do nepotismo, prática de todo reprovável aos olhos da população, devem ser apuradas as causas da nomeação, as aptidões do nomeado, a razoabilidade da remuneração recebida e a consecução do interesse público. A partir da aferição desses elementos, será possível identificar a inadequação do ato aos princípios da legalidade e da moralidade, bem como a presença do desvio de finalidade, o que será indício veemente da consubstanciação de ato de improbidade.

    Do Direito Administrativo

    ResponderExcluir
  9. "(...)tem as principais credenciais que a secretaria precisa no momento, confiança e competência (...)."
    DEUSIMAR, PARA VC CONSEGUIR VENCER NA VIDA NÃO É NECESSÁRIO PUXAR SACO DESCARADAMENTE! POIS ÉS COMPETENTE E NÃO HÁ A NECESSIDADE DE SER "BABÃO". EU CONHEÇO ESSA MENINA E SEI MTO BEM QUE ELA NÃO TEM CONDIÇÕES - MAS SENDO FILHA DO PREFEITO, AÍ É OUTRA HISTÓRIA. PORTANTO, TENHA MAIS MORAL EM SUAS ATITUDES!

    de uma ex-fã sua!

    ResponderExcluir
  10. gente, a ação civil pública e a ação popular, com fundamentação nos preceitos da Lei de Improbidade, funcionam atualmente como os principais instrumentos para a busca da anulação de atos de nomeação movidos por interesses pessoais e políticos, assim como para a responsabilização dos agentes públicos nomeantes e seus beneficiários. Portanto, fico triste de saber que os cobras deixam uma coisas dessas... onde está a oposição? a oligarquia cunha comprou! cadê o alan? tá recebendo mta grana do gab do sr rigo e nada faz... o hélio araújo? no piauí ´contanto moedas com medo de passar necessidade um dia... em suma, o povo de tuntum está abandonado pela oposição!
    fora rafaelle cunha e nepotismo de minha cidade!

    bastos

    ResponderExcluir
  11. para de ser puxa saco, deusimar, em afirmar que essa menina é competente! vc não precisa disso, meu caro! e o que o Sr fala a respeito do nepotismo? vc sabe pelo menos o que é?

    francisco

    ResponderExcluir
  12. o principal motivo dela ser a secretária de saúde é pelo fato de ser mais fácil e omissivo desviar recursos, pois como o deusimar fala acima sobe CONFIANÇA, é isso que acontece em Tuntum, terra sem lei onde a oligarquia cunha faz o que bem entender por méritos próprios... e cadê a oposição? o dinheiro comprou, como citam acima...

    lourdes

    ResponderExcluir
  13. que eu saiba a rafaelle cunha não conhece a nossa realidade, mas digo a ela: vá até a vila mata e interior para vc ver o povo morrendo pq a saúde pública está abandonada? fora rafaelle, pois vc não sabe nem aplicar uma injeção direito...

    danny

    ResponderExcluir
  14. lembro que em 2003 a rafaelle morava no bairro alemanha numa casa/apto mto simples... mas agora vcs verão ela comprar, futuramente, um apto no renascença 1 ou 2, pois vai ganhar uma baita grana... doce inveja (não d competência, pois ela não tem) de ser tb filha do prefeito...

    adreia araújo

    ResponderExcluir
  15. Talvez se fosse alguém de fora todos que estão criticando estavam colocando tapete vermelho p o mesmo passar ,mais como é uma profissional daqui diga se de passagem é filha de Tuntum e aí é que devemos valorizar independente de qualquer coisa.Imagina se não fosse daqui como seria, voces gostam é de forasteiro ou é a equipe do ex. sec. que está colocando isso no BLOG?

    ResponderExcluir
  16. PREFEITURA MUNICIPAL DE TUNTUM - MA
    EXTRATO DE CONTRATO DO CONVITE Nº. 009/2009 – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº. 03.009.2009 - CONTRATO Nº009/2009-CC - CPL/PMT: CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Tuntum, CNPJ: 06.138.911/0001-66, CONTRATADA: Lívia Soares
    Santos – CNPJ Nº. 10.593.806/0001-94. OBJETO: Prestação de Curso Preparatório para Concurso Público, para as Pessoas de Baixa Renda das regiões circunvizinhas e do Município de Tuntum - MA. VALOR DO CONTRATO: R$ 45.675,00 (quarenta e cinco mil, seiscentos e setenta e cinco reais). PRAZO DE EXECUÇÃO: 45(quarenta
    e cinco) dias. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 61 § único da Lei Federal nº. 8.666/93. RECURSOS: 05 – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - 12.361.0002 – GERENCIAMENTO ADMINISTATIVO – 12.361.0002.2009. manutenção e funcionamento da educação – 3.3.90.39 – Outros Serviços e Terceiros – Pessoa Jurídica; SIGNATÁRIOS: Pela
    contratada: Lívia Soares Santos - CPF Nº. 034.495.003-41. Pela Contratante:
    FRANCISCO DAS CHAGAS MILHOMEM DA CUNHA
    - Prefeito Municipal. Tuntum-MA, 07/10/2009.
    Gostaria de iniciar o meu comentário, trazendo à baila outro assunto recente e que não meu entender não foi suficientemente comentado.
    Na minha opinião, o "GESTOR" que concorda com uma excressência como a que está posta acima é capaz de nomear não somente a filha, mas a esposa, o cunhado, os irmãos, parentes e aderentes..
    Vale registrar que o § único, do art. 61, Lei 8.666/93 não autoriza este tipo de contratação, mas apenas define o rito de publicização de atos da Administração Pública.
    Este tipo de contratação deveria ocorrer na modalidade de Pregão, conforme preceitua o caput, do art. 1º. e § único da Lei 10.520/2002, o que manteria o principio da concorrência na Licitação.
    Portanto, a "fundamentação legal" arguida no extrato do convite nº. 009/2009, é apeans um engodo com o intuito de aparentar legalidade. Bem, A CGU, Ministério Público Federal e Policia Federal saberão analisar melhor.
    Quanto a indicação da jovem Rafaelly para a Secretaria de Saude revela a avidez do Prefeito em encher os blsos de dinheiro. Façamos um cálculo: Salario de prefeito + Salário da esposa Secretária de Ação Social + Salário da Rafaelly como Secretária de Saude + outros = + ou - R$25.000,00, é mole ou quer mais?
    Estamos sempre na contra-mão, a população de Tuntum precisa refletir sobre os paradigmas em uso. É preciso readquirir capacidade de indignar-se ou a historia mostrará que estamos a caminho da "barbarie".
    Os valores estão totalmente invertidos e as pessoas aceitando como se tudo isto fosse um designio divino.
    A indicação de uma filha para uma Secretaria Municipal, pode até se constituir em um ato legal, mas é imoral e anti-ético. A luta contra o nepotismo tem se constituido em uma verdadeira cruzada para algumas entidades da sociedade civil e da esfera governamental, a exemplo do CNJ, pois é uma prática imoral e que tem contribuido para o aumento da corrupção no país.
    Tal indicação seria aceitável se a "indicada" reunisse os predicados suficientes ao desenvolvimento de um trabalho profícuo em benefício da população, o que não é o caso. Trata-se de uma neofita, recém iniciada na profissão e que não dispõe de um arcabouço de conhecimentos e experiencias.
    Os comentários postados no texto por parte do blogueiro e pelo vereador Orleans Moreira Cruz não devem ser levados a sério, porque tem apenas o intuito de agradar o Prefeito.
    O população tuntuense precisa encontrar um forma de romper com o isolamento, reinvidicar participação, respeito e honestidade no trato com a coisa pública. Isto sim, seria um grande exemplo para as gerações em formação.

    ResponderExcluir
  17. Caro Deusimar, concordo com o comentario aciam, ja estava passando da hora do nosso prefeito dar oportunidade na sec de saude para um (a) profissional de Tuntum, tomar conta desta pasta. quanto as dificuldade estas deveram ser vencidas na pratica do dia-a-dia.força Rafaelle e bom trabalho

    ResponderExcluir
  18. VAMOS VALORISAR MAIS O POVO DE TUNTUM! VC´S SO ACREDITAM NOS FORASTEIROS, RAFAELE É COMPETENTE, BOTOU O SAMU PRA FRENTE QUANDO ENCONTROU SUCATIADO PELA TAL DE KELMA NAQUELA EPOCA.. ESPERAMOS O MELHOR!

    ResponderExcluir
  19. ESSE PAPO DE FORASTEIRO É XENOFOBIA. NÃO SE TRATA DE DESVALORIZAR OS FILHOS DA TERRA, MAS DE PRIMAR PELO PRINCIPIO DO MÉRITO. ESSE BLABLABLA DE FILHO DA TERRA E PRA JUSTIFICAR TAL SORDIDEZ, IMORALIDADE NO TRATO DA COISA PÚBLICA. É BOM QUE OS BABÕES ESTUDEM PARA O CONCURSO AO INVÉS DE FICAR FAZENDO MÉDIA. VAI CHEGAR O MOMENTO EM QUE A SITUAÇÃO VAI FICAR INSUSTENTÁVEL E SER CAPACHO NÃO VAI SURTIR EFEITO.

    ResponderExcluir
  20. esta pessoaa que fez esse comentario bão tem muita base prq falar da kelama, do edinaldo etc.......... o importante e k tem mudança esperamos k seja pra melhor

    ResponderExcluir
  21. lembro-me da campanha todos cantando ;;;;;e chico ..cunha.... e..chico.. cunha hj ficam falando amanha de novo mas tam certo .... po chico um cursinho registrado no canto bom. uma pergunta como vaza essa informaçoes>>>>>.. livia to precisando me dar uma parte dessa MAMATAAAAAAAA. VAI PRO TEU MIRADOR

    ResponderExcluir
  22. aos ignorantes que apoiam a filha do chico cunha são antipatriotas, pois por a filha como secretária da saúde é nepotismo; e ela não passa de uma adolescente mimada... competente é o dr tema e tantos outros e não essa menina que apareceu do nada depois que seu pai herdou a prefeitura; pois o prefeito nem ficar em Tuntum ele fica, qto menos administrar a cidade... antes de ser prefeito, morava em Tuntum, agora que é, vive em são luís. fora oligarquia cunha e cã pires de minha cidade!

    carlos eduardo

    ResponderExcluir
  23. tem pessoas mais qualificadas em Tuntum e os comentários acima não são contra pessoas daqui, e sim, contra o nepotismo e ela está como secretária de saúde só porque é filha do prefeito! assim:

    FORA NEPOTISMO E RAFAELLE CUNHA DE TUNTUM!
    FORA NEPOTISMO E RAFAELLE CUNHA DE TUNTUM!
    FORA NEPOTISMO E RAFAELLE CUNHA DE TUNTUM!
    FORA NEPOTISMO E RAFAELLE CUNHA DE TUNTUM!
    FORA NEPOTISMO E RAFAELLE CUNHA DE TUNTUM!
    FORA NEPOTISMO E RAFAELLE CUNHA DE TUNTUM!
    FORA NEPOTISMO E RAFAELLE CUNHA DE TUNTUM!

    patrícia - tuntum

    ResponderExcluir
  24. a kellma trabalhou mto bem no samu mesmo sem mto apoio, pois fui funcionário dela e como ela era competente! ela doava a alma para o samu e deixou de ganhar mais dinheiro por causa do samu... vc acima não conhece a realidade e para de julgar de forma errônea, pois nem conviveu com ela; vc deve ser um babão da oligarquia cunha! pois aprovar o nepotismo é mesmo que contribuir para a corrupção! a kellma valle era uma ótima chefe e administradora do samu!!!

    samuseiro hj e sempre

    ResponderExcluir
  25. A GENTE SÓ CONHECE AS PESSOAS QDO NOS RELACIONAMOS COM ELAS; PORTANTO, EU TB FUI SAMUSEIRA E E KELLMA ERA UMA ÓTIMA CHEFE, POIS EM TUDO O SAMU ESTAVA EM PRIMEIRO LUGAR... AGORA SE ELA NÃO TINHA MTO APOIO, COMO PODERIA FAZER 100% ÀS COISAS? A RAFAELLE TINHA O APOIO DE SEU PAI PREFEITO... ERA MAIS FÁCIL E SERVIA OUTRAS ORDENS; A KELLMA SERVIA SUAS PRÓPRIAS, OU SEJA, TINHA COMPETÊNCIA! OU VCS ACHAM MELHOR FAZER UMA CASA COM 10 MIL TIJOLOS COM COM 100 TIJOLOS? MESMO COM 100 TIJOLOS, A KELLMA ERA MTO MELHOR!!!

    keliny

    ResponderExcluir
  26. Esse Ricardo Murad junto com Roseana são uma dupla imbatil, fizeram um acordo com o prefeito mas em compensação exigiram que o Secretário Ednaldo da Saude (laranja do Tema) fosse exonerado.
    Mais uma paulada no Teminha que agora não tem mais de onde tirar dinheiro para as campanhas eleitorais.
    Te cuida Teminha, isto é so o começo. Ricardão e Roseana estão nos teus calcanhares.

    ResponderExcluir
  27. é gente... p chico cunha antes de ser prefeito tinha uma residência no bairro da alemanha em sõ luís; agora que é prefeito, tem um apto de quase 400 mil no renascença... e a filha dele já está com planos de comprar um tb no renascença... a vida é assim: ou vc está por baixo ou vc está por cima... o chico cunha passou mto tempo ganhando grana como secretário, agora é mta grana como prefeito... eu só quero que todos possam ter mais oportunidades de trabalho em tuntum, como por exemplo, empresas, fábricas, indústrias, mas isso é pura utopia... por isso moro longe de minha terra amada na esperança de vencer na vida... a corrupção faz parte de tuntum desde o tempo do bento teixeira... agora não será diferente... antes roubava-se, mas motrava-se, hj, não aparece a "mercadoria", a não ser os carros e aptos em são luís...

    wilson - porto velho-ro

    ResponderExcluir
  28. a rafaelle cunha só é secretária da saúde porque é filha do prefeito, mas se fosse outro, ela ficaria fora de tuntum, pois nem suturar um ferimento de corte ela sabe...

    jasmina

    ResponderExcluir
  29. Caros ignorantes, só quem não sabe a verdadeira realidade dos problemas que existem na SEMUS-TUNTUM, é que criticam sem fundamento algum, a nova secretária de Saúde Anna Rafaelle. ela ja pegou o barco furado palavras essas do EX-SECRETÁRIO Edinaldo Pontes no seu ultimo discurso quando exonerado do cargo(nada mais que justo) isso pq ele ja sabia o que tinha feito, sendo que os principais prejudicados foram a maioria dos funcionários devido salários atrasados,repercutindo na economia do Municipio.Estes que criticam Anna Rafaelle peço que façam uma avaliação da satisfação dos funcionários do Município. Desejo que Deus ilumine seus caminhos e que não se abale com comentários de quem não sabe nada do que esta acontecendo, e mostre a todos que tem competencia p reverter a situação caótica atual.

    ResponderExcluir
  30. se eu fosse filha do chico cunah não estaria aqui em tutóia ralando pra caramba... eu estaria na cadeira principal como secretária municipal de saúde... ELA NÃO TEM NENHUMA POSTURA DE SEC DA SAÚDE! ISSO É PURA MARMELADA, POIS ATÉ FICAR DE RECUPERAÇÃO EM ALGUMAS DISCIPLINAS DA FACULDADE ELA FICOU...

    ana - tutóia-ma (mas sou tuntunense)

    ResponderExcluir
  31. Caro Anonimo,

    É simples se esconder atras de um pseudonimo pra chamar a todos de ignorantes. Você deve ser um expert em saude pública pra tratar assim reles mortais. Ocorre senhor Anonimo, que a "qualidade dos serviços de saude do municipio e/ou da gestão Chico Cunha como um todo", não deve ser mensurada apenas pela satisfação dos servidores municipais, mas sim pelo que diz a população do municipio, que é o "público alvo" das políticas municipais, além dos relatórios dos órgãos fiscalizadores que apontam a boa ou má aplicação dos recursos do setor.
    É importante compreender que, os recursos da saude não tem como finalidade precípua a geração de empregos, isto é consequencia das ações. Estes recursos, destinam-se fundamentalmente ao desenvolvimento de politicas públicas de saude preventiva e curativa, primando pela qualidade, universalidade de atendimento e respeito ao cidadão, sem politicagem.
    Aqui em Tuntum reina uma verdadeira distorção em relação ao papel da municipalidade. São raras as iniciativas particulares no sentido construir autonomia e uma forma de vida independente. O que mais se observa é a avidez por emprego na Prefeitura sem que se saiba o que fazer nem como fazer.
    Neste episódio,fica claro que a troca do Ex-Secretário pela jovem Rafaelly, filha do Prefeito, visa tão somente cumprir acordo politico realizado com o "governo do estado" no qual certamente está incluido o isolamento do Ex prefeito Tema da gestão municipal.
    É notório que o Sr. Ednaldo era secretario de de direito, mas não de fato. O ex prefeito tinha o controle absoluto da secretaria, indicando servidores, manipulando recursos, etc...
    O isolamento do Ex prefeito´constitui-se em algo profundamente benéfico ao povo do municipio. Porém, o prefeito indicar mais um da familia precisa ser criticado, denunciado em todas as instancias, pois se constitui "nepotismo deslavado" que atenta contra a ética e principios de democracia.
    A atual gestão municipal a exemplo da anterior, se constitui em um rentável negócio de familia, o Sr. Francisco Cunha é o prefeito; a esposa, Secretária de Ação Social; a filha, Secretária de Saude; o cunhado, Secretário de Administração; um irmão como Secretário de Obras; outro irmão,Chefe de Gabinete; além de inumeros parentes e aderentes na Administração municipal.
    Por último, entendo que as criticas devem ser sobre a questão do "nepotismo" e sobre as condições reais profissionalismo e experiencas da Secretária, condiçoes sine qua non, para um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  32. TENHO CERTEZA QUE DONA ANA RAFAELE SERÁ UMA OTIMA SECRETARIA. PQ O EX ERA UMA PESSOA TOTALMENTE SEM CONFIANÇA...E AINDA MAIS A SUA NOIVA QUEM NEM LABIGÓ ELA ERA...

    EU SABIA QUE TAL DE EDNALDO SAIA DESSE CARGO...ESSE CARA ERA UMA PESSOA QUE NUNCA DEVERIA TER ENTRADO EM TUNTUM....

    EU QUERO É OHAR PA CARA DELE AGORA.
    SE BEM QUE ELE TA É RICO E BEM DE VIDA, LEVOU MUITO DINHEIRO DE TUNTUM...

    FORA EDNALDO E UM TRABALHO RAFAELE...

    ResponderExcluir
  33. Eita Ana Tutóia, tu agora acabou de se entregar, se tú es tão competente, porque tu foste parar em Tutóia, em pequena? Vai te especializar ou manda o Tema eleger teu pai pra ser prefeito...
    tú és enfermeira tbm? tadinha de ti! kkkkkk

    ResponderExcluir
  34. vc save que ak em tutóia ganho 4 mil ralando mto, mas sem nenhum apadrinhado... já a rafaelle cunha ganha quase 15 mil por mês, mas sem conpetência, pois ser filha do prefeito é fácil! difícil é trabalhar quase 12 h por dia de seg-sáb! tuntum é terra do nepotismo, mas um dia a PF vai criar vergonha na cara juntamente com o MP e o TCU, pois tuntum não pode ficar somente com a oligarquia cunha!
    qdo eu for em tuntum poderemos conversar pessoalmente, o que vc acha? FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTM E CLÃ PIRES!

    ResponderExcluir
  35. "A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até 3º grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou ainda de função gratificada da administração pública direta, indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal". LEI APROVADA PELO STF NA PRESIDÊNCIA DO DR GILMAR MENDES.

    direito em foco

    ResponderExcluir
  36. - Parentes Consangüíneos (NEPOTISMO):

    . Ascendentes

    1º Grau: Pai e Mãe
    2º Grau: Avô e Avó
    3º Grau: Bisavô e Bisavó
    4º Grau: Trisavô

    . Descentendes

    1º Grau: Filho e Filha
    2º Grau: Neto e Neta
    3º Grau: Bisneto e Bisneta
    4º Grau: Trineto

    . Em Linha Colateral

    1º Grau: -
    2º Grau: Irmão e Irmã
    3º Grau: Tios, Tias (maternos e paternos), Sobrinhos e Sobrinhas
    4º Grau: Primos, Primas, Tios, Tias, Avós, Sobrinhos-netos e Sobrinhas-netas

    - Parentes por Afinidade

    . Ascendentes

    1º Grau: Sogro, Sogra, Padrasto e Madrasta do Cônjuge ou Companheiro
    2º Grau: Pais dos sogros (Avós do Cônjuge ou Companheiro)
    3º Grau: Avós dos sogros (Bisavós do Cônjuge ou Companheiro)
    4º Grau: -

    . Descendentes

    1º Grau: Filhos do Cônjuge ou Companheiro (enteado), Genro e Nora
    2º Grau: Filhos dos enteados (Netos do Cônjuge ou Companheiro)
    3º Grau: Bisnetos e Bisnetas do Cônjuge ou Companheiro
    4º Grau: -

    . Em Linha Colateral

    1º Grau: -
    2º Grau: Cunhados e Cunhadas
    3º Grau: -
    4º Grau: -

    direito em foco

    ResponderExcluir
  37. o que é o NEPOTISMO? segundo o Conselho Nacional de Justiça:
    Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. O fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da República e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público.

    direito em foco

    ResponderExcluir
  38. deusimar, a minha denúncia para o povo se manifestar contra o nepotismo em tuntum, vc não vai postar? que eu saiba o cara que é jornalista ou profissão sinônima posta verdades!

    ResponderExcluir
  39. deusimar, alguma posição da pref de tuntum sobre as festas de final de ano? onde provavelmente será?

    bjo e admiro mto o seu trabalho!

    célia mara - fortaleza-ce.

    ResponderExcluir
  40. Célia Mara, até o momento nenhuma programação foi divulgada, mas fique tranquila, pois a qualquer momento estarei publicando, obrigado por ter participado.

    ResponderExcluir
  41. Qualquer poste que tenha o seu conteúdo democrático é publicado sem censura, porém aqueles que objetivam denegrir ou ridicularizar a imagem de quem quer que seja será vetado. Não sei se o seu está enquadrado nesses critérios, mas se não está houve algum erro na sua liberação ou na própria rede. Você pode refazê-lo se quiser. Obrigado pela NOBRE PARTICIPAÇÃO!
    Anônimo disse...

    deusimar, a minha denúncia para o povo se manifestar contra o nepotismo em tuntum, vc não vai postar? que eu saiba o cara que é jornalista ou profissão sinônima posta verdades!

    ResponderExcluir
  42. CAROS COLEGAS E ADMIRADORES DO BLOG DO DEUSIMAR LOBÃO, VAMOS DENUNCIAR O NEPOTISMO, POIS A CF 1988 NOS FALA QUE NEPOTISMO É IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ASSIM VAMOS AO SITE DO MP-MA, CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, STF ETC. PROCUREM NO SITE DO GOOGLE. VAMOS FAZER A DENÚNCIA QUE VAI DÁ CERTO. A MESMA É ANÔNIMA E SIGILOSA. ASSIM, ACABAREMOS COM O NEPOTISMO EM NOSSA CIDADE!
    NÃO SOU COBRA E NEM LABIGÓ, SOU UM CIDADÃO DE TUNTUM COMPROMETIDO COM A JUSTIÇA! EU JÁ FIZ A MINHA PARTE, AGORA É COM VCS! VALEU!

    ANÔNIMO DE TUNTUM!

    ResponderExcluir
  43. Porque será que ana tutóia tem tanta inveja de Rafaelle em povo de tuntum?...é pra muita gente desconfiar viu ana tutóia? PIQUENA deixa a Dra. em paz, que ela nem te conhece,se te conheceu um dia,tenho certeza que ela ja te esqueceu morou? se vc parar de olhar pr vida alheia talvez vc trabalha menos e possa ganhar quinze mil reais igual a Dra, pense!...OLHO GRANDE!!!!

    ResponderExcluir
  44. AS PESSOAS QUE CRITICAM A RAFELLE SÃO AS MESMA QUE QUE COLOCARAM O GILDASIO E O EDNALDO NA SECRETARIA DE SAUDE , OU SEJAM AQUEREM QUE O SALARIO DO POVO SEJA DISVIADO OU QUE NAO SEJAM PAGOS EM DIAS.DEUIXEM A MENINA TRABALHARRRR

    CAPITAO LACHICA - YTAPIPOCA

    ResponderExcluir
  45. Quero parabenizar ao Prefeito Chico Cunha a escolha da Senhorita Ana Rafaele para a Secretaria de Saúde,pois, ela é competente, formada, tem disposição para o trabalho,é de confiança do executivo, tem assessoria para ajudá-la, e tem tudo para fazer um grande trabalho, tem o meu apoio.

    ResponderExcluir
  46. esse comentário de cima é ignorância pura, pois quem apóia o nepotismo não tem consciência política!

    jasmine

    ResponderExcluir
  47. Sei não, só sei que ta indo tudo de agua à baixo...quem diria um prefeito tão sem noção! mas é pra frente que se anda,quem sabe uma hr esse Chico resolve ouvir a voz de Deus, daír então ele muda de idéia e tudo pode dar certo ainda!um coisa eu sei: que o Sol nasce para todos! e todos nós, claro!...Lindalva do campo velho.

    ResponderExcluir
  48. A OLIGARQUIA CUNHA É COMO O IMPÉRIO ROMANO: ENVERGONHA A NAÇÃO TUNTUNENSE COM O NEPOTISMO! CREIO QUE DEVEREMOS PROCURAR O MP DO MA E DENUNCIAR O NEPOTISMO QUE TIRA E DESVIA RECURSOS VINDOS DO GOVERNO FEDERAL. ESPERO QUE O CHICO CUNHA NÃO FIQUE SÓ PASSEANDO E DEIXE A PREFEITURA À MERCÊ DOS RÓBSONS, JOANÍCIOS, SEUS IRMÃOS E SUA FILHA. FORA CLÃ PIRES TB DE TUNTUM!

    roseana - vl nova

    ResponderExcluir
  49. Ao Sr. Carlos Eduardo,

    Competente é o Tema? Faz-me rir meu caro. Acho que o termo certo a ser usado é que ele (Tema) é um imcopetente, pois da mesma forma que o prefeito Chico Cunha nomeou como secretária de saúde a sua filha, o "Dr.Tema" colocou em vários cargos do município familiares seus e de sua ex-mulher.

    ResponderExcluir
  50. a oligarquia cunha tem esse pessoal pelo fato de terem sempre condições econômincas (lavagem de dinheiro, corrupção) para estudar na capital; se minha família tivesse tb condições de mandarem filhos, netos e primos para estudar, tb teríamos mtos médicos, advogados, juízes etc. mas a vida é assim, a política beneficia uns e maltratam e prejudicam mtos outros... FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM E NEPOTISMO DE NOSSA CIDADE!

    profa. karine alburqueque

    ResponderExcluir
  51. a dona izabel ex-vice prefeita de tuntum mandou a rafaelle cunha fazer uma pós em gestão de saúde. por quê? porque ela não tem competência de ser secretária da saúde! pois ela está nesse cargo pelo fato de ser filha do prefeito e nada mais... o nepotismo em tuntum serve só para benefício da oligarquia cunha e desviar dinheiro público. um abraço, deusimar e parabéns pelo blog!

    carlos eduardo - kadu-tuntum

    ResponderExcluir
  52. Sr. Carlos Eduardo não me venha falar de desvio de dinheiro pois em toda a história do município de Tuntum o ex-prefeito Cleomar Tema foi quem mais desviou dinheiro público e nepotismo é o que não faltava durante o tempo que ele passou na prefeitura de Tuntum.

    ResponderExcluir
  53. É impressionante como vocês perdem tempo comentando besteiras em Blog.Rafaelle é uma pessoa capacitada sim a exercer o cargo,se formou e ta sempre fazendo cursos para aprimorar ...agora essa ANA TUTÓIA, devia fazer o mesmo, se capacitar para receber mais e não ficar com esse olhão pra cima do emprego e da vida dos outros

    ResponderExcluir
  54. e o chico cunha continua a fazer as mesmas coisas que o hélio, o bento, o pires, o tema fizeram... desviar faz parte da política de tuntum! agora por a filha dele para ser secretária da saúde? que vergonha!!!

    prof. marcos

    ResponderExcluir
  55. Prof. Marcos, isso é algo que ocorre não só em Tuntum mas em todo o Brasil e no mundo. O nepotismo, em alguns casos, está relacionado à lealdade e à confiança existente entre o "benemérito" e o favorecido, sendo praticado com o fim precípuo de resguardar os interesses daquele.Tudo isso pode ser visualizado na conduta de Napoleão, que nomeou seu irmão, Napoleão III, para governar a Áustria, que abrangia a França, a Espanha e a Itália. Com isto, em muito diminuíam as chances de uma possível traição

    ResponderExcluir
  56. ela se formou no Ceuma do sarney onde uma criança foi morta por incompetência de uma estagiária em 2003... ela é secretária pelo fato de ser filha do prefeito e nada mais... contudo, tem pessoas que a ajudam a administrar... eu lhe pergunto: por que ela não foi chamada antes do pai dela ser prefeito? por que não tem competência; agora ela tem? pelo fato de ser a filha do prefeito! um abraço, deusimar!
    FORA NEPOTISMO DESVIADOR DE RECURSOS DE TUNTUM!

    fabrícia - são luís

    ResponderExcluir
  57. Colocar o trabalho do prefeito aqui ninguém coloca né ?

    ResponderExcluir
  58. que trabalho que ele faz? colocar a filha dele para desviar verbas da saúde? comprar um apto novo em são luís? o deusimar postaria, mas não tem o que postar... bom trabalho, deusimar!

    amanda - tuntum

    ResponderExcluir
  59. mas colocar o quê? se ele não faz nada!

    carlos

    ResponderExcluir
  60. Seus mal informados, colocar que por causa de sua atuação muitas pessoas sairam da miséria graças aos assentamentos,pelos progamass de agricultura...a recuperação de obras que estavam entrando em estado de decadência,colocar que ele ta apoiando os jovens buscando contruir espaços para esporte(no caso na vila bento,vila luisão)colocar que ele ta sendo justo em colocar pra trabalhar pessoaas que antes só recebiam sem fazer nada... e sinceramente ja é vantagem,ah vale lembrar que ele ta remando contra a maré,município sem dinheiro! e eu acho quem não faz nada são uns desocupados que perdem tempo comentando pensamentos negativos em blog's...beijomeliga=*

    ResponderExcluir
  61. FORA ANA RAFAELLE DE TUNTUM E TODA A OLIGARQUIA CUNHA!
    FORA ANA RAFAELLE DE TUNTUM E TODA A OLIGARQUIA CUNHA!
    FORA ANA RAFAELLE DE TUNTUM E TODA A OLIGARQUIA CUNHA!
    FORA ANA RAFAELLE DE TUNTUM E TODA A OLIGARQUIA CUNHA!
    FORA ANA RAFAELLE DE TUNTUM E TODA A OLIGARQUIA CUNHA!
    FORA ANA RAFAELLE DE TUNTUM E TODA A OLIGARQUIA CUNHA!

    michelly - tuntum

    ResponderExcluir
  62. fora clã pires e seita testemunhas de jeová de tuntum!
    fora clã pires e seita testemunhas de jeová de tuntum!
    fora clã pires e seita testemunhas de jeová de tuntum!
    fora clã pires e seita testemunhas de jeová de tuntum!
    fora clã pires e seita testemunhas de jeová de tuntum!

    joão leite

    ResponderExcluir
  63. FORA DEUSIMAR LOBÃO DE TUNTUM - MARANHÃO!
    FORA DEUSIMAR LOBÃO DE TUNTUM - MARANHÃO!
    FORA DEUSIMAR LOBÃO DE TUNTUM - MARANHÃO!
    FORA DEUSIMAR LOBÃO DE TUNTUM - MARANHÃO!
    FORA DEUSIMAR LOBÃO DE TUNTUM - MARANHÃO!
    FORA DEUSIMAR LOBÃO DE TUNTUM - MARANHÃO!
    FORA DEUSIMAR LOBÃO DE TUNTUM - MARANHÃO!
    FORA DEUSIMAR LOBÃO DE TUNTUM - MARANHÃO!

    maurício

    ResponderExcluir