sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O aliciamento de evangélicos…


por Marco D'Eca

A “Teologia da Prosperidade” estabelece, grosso modo, que o ”crente”, como filho de Deus, não pode ser pobre e deve gozar das riquezas da vida aqui mesmo na terra, como prova do poder de Deus.
Dentre as várias aberrações geradas pela popularização desta teoria, que não encontra qualquer base bíblica, está o fortalecimento das seitas neopentecostais, com templos espetaculares – e seus pastores ”popstar’s”, de carrões e com mansões adquiridos às custas da boa fé. Não a deles, mas dos fiéis.
No Maranhão, a Teologia da Prosperidade ganhou adeptos em várias igrejas, inclusive traidicionais, como Assembléia de Deus, Batista e Presbiteriana. E tem crescido como praga no deserto, a cada geração de líderes religiosos cada vez mais despreparados e emocionais.
Entre as várias vertentes desta prática anti-bíblica e criminosa, um dos mais fortes é o movimento pela participação do evangélico na política. Consiste em ter a política – e cada eleição, principalmente - como caminho mais curto ao céu da riqueza e dos prazeres materiais.
É o exemplo tosco da prosperidade imediata, para ficar na própria interpretação destes “líderes”.
Com o caminho aberto à política, ganhou força também o aliciamento de pastores e crentes, dos mais simples aos mais poderosos.
O aliciamento da fé evangélica começou no Maranhão em 1996, sobretudo após a morte dos líderes religiosos que mantinham a doutrina da igreja dentro dos padrões, digamos, mais santificados.
A morte destes líderes levou ao poder toda uma geração de “pastores” adeptos da prosperidade material e sedentos do “reino de Deus” aqui mesmo na terra.
A unção passou a ser substituída pela emoção e a busca de Deus pela busca do ouro.
O sucesso material destes pastores – sobretudo pentecostais e neopentecostais - chamou atenção de outras seitas. A teoria do usufruto material ganhou adeptos em várias ramificações da Batista e agora ganha também igrejas mais tradicionais, como a Prebisteriana.
É a troca de favores e uso da fé em seu estado mais mundano.
Em 2006 essa prática ganhou proporções gigantescas. Até a presença de crente em chapa de ateu era vista como “benção de Deus”. Repetiu-se em 2008 e repete-se em 2010, não importa o poderoso de plantão.
Em troca de dinheiro, cargos e poder, o pastor vende ou aluga templos e fiéis a qualquer político que se proponha a pagar – não importa o partido, não importa a ideologia, não importa a crença, não importa a fé.
Pelas mãos dos “prósperos pastores”, o político satanizado de ontem pode ser o divino de hoje. O comunista-ateu-e-comedor-de-criancinhas vira, de uma hora para outra, “irmão-em-Cristo-Jesus-e-ungido-do-Senhor”.
Pagou, levou!
Felizmente, como antítese à Teologia da Prosperidade, vingou um pensamento popular tão antigo quanto a humanidade: a Lei da Compensação - aquela que dá a estes líderes e suas “crenças” a proporção da sua cobiça, “até a quarta geração” daqueles que a desobedecem.
Os exemplos, aqui mesmo no Maranhão, estão aí para serem mostrados…

27 comentários:

  1. Deusimar por q tu nunca fizeste uma materia sobre o arrendamento do hospital seabra de carvalho ?
    obrigada
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, gostaria de deixar bem claro que Deus não e uma máquina de matar, e sim, que Deus e amor, no antigo testamento vemos a misericórdia infinita de Deus para com o povo pecador que quando abençoados, mesmo assim, davam as costas para Deus, quanto aos pastores de muitas seitas, quem são eles para julgarem ou condenarem alguém? Devemos deixar isto para Deus, se trabalharmos mais para obra não teremos tempo para ver falhas. Deus conhece o coração e sabe o profundo e a verdade.

    marisa - tuntum

    ResponderExcluir
  3. Uma das bestas no mundo atual é o Edir Macedo, que chamei da besta que veio da terra; a outra é o pastor que pega o dízimo do povo – que eles dizem ser obrigatório, senão vão para o inferno - que por ser uma figura pré-histórica, digo que veio do mar. Eis que outra besta vinda também da terra, que já há algum tempo causa alarde no meio brasileiro, ostenta – além dos chifres – uma boca profanadora de mentiras, ilusões e charlatanismo que caem como próteses aos mutilados do povo de Deus. – Russel e Rutherford – da Seita Testemunhos de Jeová – são os fundadores.
    As seitas protestantes não engoliram a perda do poder político, seus líderes se sentem detentores da verdade. As inúmeras guerras causadas em nome de Deus deixaram de ser feitas por espadas e cavaleiros. Agora elas atacam verbalmente através de conteúdos racistas e xenófobos de exclusão e pregam um Deus maquiavélico e castigador.

    Carlos – tuntum de cima

    ResponderExcluir
  4. COMO LIDAR com Testemunhas de Jeová

    São esforçados, são agressivamente proselitistas exaustivamente treinados - “vacinados” na apresentação cega das suas doutrinas em muitos tipos de situações. Mas alguns são sinceros, todos são dignos de pena.

    2.a. Esteja sempre preparado:

    2Tim 2:15; Rom 3:19; 1Ped 3:15.

    2.b. Se eles “atacarem sua casa”, “em feroz missão”,
    - Explique-lhes amorosa mas muito firmemente que seu amor a Deus lhe proíbe receber o erro em casa: Gál 1:8-9; 2Joã 10-11.
    - Ofereça-se para (acompanhado do pastor ou de um irmão maduro) falar de Cristo a cada um deles, em separado, num local neutro.

    2.c. Numa oportunidade de falar a um Testemunha de Jeová não “em feroz ataque”:
    - Concentre-se em apresentar o plano de salvação, como Deus lhe orientar
    (uma possibilidade: 1Joã 1:8-10; 2Ped 3:9; Efé 2:8-9; Rom 10:8-11).

    - Responda (sem irar-se!) às objeções (mas aferre-se, não passe para outro assunto antes dele aceitar a divindade de Cristo!) e volte rapidamente ao plano de salvação.

    carlos - tuntum de cima

    ResponderExcluir
  5. O protestantismo negando tanto a Tradição quanto o Magistério sofre desde os seus primórdios uma desintegração doutrinária assombrosa.
    Lutero e Cia fundaram a igreja Evangélica sobre a areia movediça da sola scriptura e do livre exame. E logo nas primeiras ventanias, pôs-se a casa dos reformadores a desabar fragorosamente: tábuas lançadas aqui e ali, telha lá e acolá, junturas e cacos em todas as direções.
    Vejo na Periferia de Brasília a quantidade extrema de "igrejas"; em salões, esquinas, mentindo e enganando as pessoas carentes. Mas é uma bom negócio ser pastor, pois depois de algum tempo aparecem com um carro novo, casa nova e muitas outras regalias... ou seja, ser pastor hoje é o maior negócio do séc XXI no Brasil e no mundo.

    cristina - taguatinga

    ResponderExcluir
  6. A SEITA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

    Fundada por Charles Taze Russel, Estados Unidos, em 1874. No Canadá, em pleno Tribunal, jurou conhecer a língua grega. Sendo-lhe apresentado o Novo Testamento em grego, foi convencido de perjúrio. Sua mulher divorciou-se dele em 1897, acusando-o de adultério com duas mulheres, e de maus tratos. Russel , em 1874, predizia para 1914 a vinda de Cristo, acompanhado dos patriarcas Abraão, Isaac, Jacó e dos profetas da fé, nada aconteceu. Mas o fundador ficopu morando numa mansão erguida pelo povo em ofertas, na qual, ele morou o resto de sua vida! Digamos não a esses mentirosos que enganam a fé que o povo tenta ter... Pois o poder das seitas se resumem no dízimo e nas mentiras.

    césar - tuntum livre das mentiras

    ResponderExcluir
  7. SUGESTÕES PARA FUNDAR UMA IGREJA/SEITA:

    Igreja + Adjetivo + do(a) + Substantivo + de Deus

    Variantes sugeridas para o adjetivo:

    Universal
    Internacional
    Interdimensional
    Galáctica
    Mundial
    Intercontinental
    Multinacional
    Sensacional
    Piramidal
    Hexagonal
    Maioral
    Procedural
    Carnal
    Dodecagonal
    Pantanal
    Transcedental

    Variantes sugeridas para o substantivo:

    Reino
    Graça
    Universo
    Poder
    Empresa
    Ordem
    Máfia
    Praça de Pedágio
    Quadrilha
    Patota
    Turminha
    Buraco
    Suvaco
    Barraco
    Galáxia
    Império
    Faraó
    Paroquial
    Principado
    República Independente
    Horda
    Clubinho
    Bonde

    Agora, vamos montar o nosso negócio que vai dá certo, pois o povo de hoje é carente de tudo. Daí, ficam vulneráveis!

    marcelo do arara

    ResponderExcluir
  8. LUGAR PARA POR A IGREJA-SEITA

    Quanto à localização da igreja, prefira sempre comunidades grandes e pobres, de preferência a maior favela da sua cidade, afinal gente pobre é muito mais fácil de manipular, se bem que o dízimo per capita não será grande coisa, mas igreja nenhuma começou já convertendo o Kaká, o Marcelinho Carioca, a Carla Perez, a Mara Maravilha (etc) logo de cara. Além disso, se o seu público inicial for carente, ninguém vai ligar para a falta de infra-estrutura no seu barracão clerical. O seu templo não poderá dar muitas despesas iniciais, como já foi dito acima; somando aluguel e as contas de água, luz e telefone, não passe de mil reais por mês. Pelo menos você não terá de pagar IPTU, por se tratar de uma igreja.
    Uma coisa importante é a faxada da igreja, ela deve ter aquelas faixas bizarras, com propaganda da sessão do descarrego. Quanto mais faraônico, melhor.

    marcelo

    ResponderExcluir
  9. Edir Bezerra Desmamada Macedo é a BESTA QUE SURGIU DA TERRA, descrita no livro do Apocalipse.

    Eis um homem Mercenário, ladrão, safado que gosta de enganar os babacas prometendo fazer cair fogo do céu só pra arrecadar o dinheiro do pão de cada dia. Um homem que tem um chaveco INIGUALÁVEL, um homem que tem papo pra derrubar avião... Edir Macedo é um homem extremamente preocupado com a vida dos seus sustento fiéis, um homem que não tem apego as coisas materiais e que está extremamente dedicado a libertar seus babacas fiéis da avareza e do apego as coisas materiais. " Dinheiro, carro, casa, nada disso traz felicidade, traga tudo pra mim que eu vou vender e gastar o dinheiro queimar tudo na fogueira santa de israel, o fogo vai consumir as coisas materiais e você estará livre e liberto para subir aos céus!
    Edir Macedo pregando em uma de suas empresas...

    flávio - presidente dutra-ma

    ResponderExcluir
  10. OLHAM COMO A UNIVERSAL DO PEDIR MACEDO FAZ:

    ATENÇÃO! Este espaço foi aberto a pedido do Bp. Macedo para fins comerciais. O Bp. Macedo é o dono majoritário da IBM (Incríveis Bugigangas Milagrosas).

    Apito de chamar anjo: 2,50 R$
    Rosa ungida: 10,00 R$
    Lenço milagroso: 20,00 R$ (muito usado para limpar o suor dos pastores)
    Óleo Santo de Israel: 15,00 R$ (ótimo para cozinha)
    Cueca de Abraão: 150,00 R$ (abençoa a fertilidade masculina)
    Areia do lugar onde Judas perdeu as botas: 200,00 R$
    As botas de Judas: 500,00 R$ (promoção de Natal)
    Chapéu da Chapeuzinho Vermelho: 50,00 R$
    Passaporte para o céu: 850,00 R$ (Parcelado em 3 vezes no cartão de crédito)
    Obs: Crente sem passaporte está sujeito a deportação diretamente para as profundezas dos infernos por não estar devidamente documentado para entrada nos céus.

    Metragem do terreno no céu com vista para o mar, R$: 8000,00. (Em caso de metros² o preço fica à combinar)
    Aluguel de apartamento com vista para os anjos, R$: 583,00 mensais.
    ATENÇÃO: Para compra ou aluguel de terrenos no céu, faz-se necessário passaporte para entrada no céu, caso contrário estamos também com promoções de terrenos nas profundezas dos quintos dos infernos com vista diretamente para as falecidas putas do cabaré da murissoca. Preços à combinar.

    FLÁVIO

    ResponderExcluir
  11. Como podemos saber se uma organização religiosa, política ou de qualquer outra área é uma seita perigosa? Este é objetivo deste artigo.

    A seguir, apontaremos os principais elementos que nos auxiliarão a empenhar esta identificação, mas, antes de qualquer juízo, é primordial aconselhar a avaliação das características em seu todo, pois, se forem desassociadas do conjunto, poderão ser encontradas também em movimentos ortodoxos, sem que com isso caracterizem uma seita.

    Faremos esta caracterização por meio de quatro tópicos:

    I.Recrutamento: as estratégias do grupo para recrutar novos adeptos.

    2.Programação: as estratégias do grupo para administrar a fida cotidiana dos seus adeptos.

    3.Retenção: as estratégias do grupo para reter seus adeptos.

    4.Resultado: as implicações destas estratégias na vida dos adeptos.

    Agora, quais as seitas que fazem isso em Tuntum? Vejam às que estão na moda agora!

    mechelly leane

    ResponderExcluir
  12. A igreja universal possui todas as características de uma seita falsa em função de suas práticas que não são bíblicas e por desacreditar do batismo do Espírito Santo e dos dons espirituais e ser uma igreja sectária.

    Crescimento acelerado e assustador não são evidência de igreja verdadeira. Todo movimento extrovertido tem crescido assustadoramente e uma das seitas que mais cresce no mundo são as "testemunhas de Jeová" e a religião mais crescente no mundo não é o Cristianismo e sim o islamismo.
    Portanto, crescer é uma coisa, ser de Deus e ter base bíblica é outra diferente. "Deus não trabalha com quantidade e sim com qualidade."
    Que pena a quantidade de seitas que surgem no Brasil por dia é mais ou menos umas 600 segundo uma pesquisa da Revista Cristã Atual.
    O povo está sendo alienado e manipulado pelos opressores da verdade!

    maria celina

    ResponderExcluir
  13. as seitas estão crescendo mais do que a bandidagem em nosso Brasil! portanto, temos que nos livrar desses malfeitores do evangelho das trevas, pois ninguém pode condenar outro ao inferno. por exemplo, a seita dos testemunhos de jeová falam que só os 144 mil serão salvos, mas se esquecem que no Brasil existem mais de 5 milhões de fiéis dessa seita. daí vos pergunto, e os outros irão para o fogo eterno? que Deus é esse que exclue seus filhos e filhas? fala sério, meu povo! Deus é amor e acima de nossos erros existe uma Misericórdia infinita de Nosso Bom Deus Pai. cito uma frade se Pe Pio: "NÃO HÁ LIMITE PARA A MISERICÓRDIA DIVINA".

    tuntunense de coração - teresina-PI

    ResponderExcluir
  14. jesus era o fundador de uma seita ne seu babaca. Milhares paravam pra lhe ouvir, e olha que na época nem microofone ele tinha. E isso foi há mais de 2 mil anos e ainda tem gente seguindo seus ensinamentos né.cuidado !!
    abençao que DEUS deixou pra Abrao: pode nao te alcançar!!! DEUS disse pra Abrao: aquele que te abençoar eu o abençou aquele que te amaldioar eu o amaldicou.
    Cuidado!! perseguir cristao pode nao ser uma boa meu caramarada e olha q ate paulo caiu do cavalo quando ele era o todo poderoso soldado do exercito Romano, e vc sabe por q ele caiu ???
    campo novo !!!

    ResponderExcluir
  15. naquela época haviam verdadeiros cristãos; mas hj com essa bagunça toda - por exemplo: igreja esconderijo do altíssimo: tem ak em Ceilândia-DF - não há erro e pecado de falar dessas seitas que tem o objetivo de enganar e manipular as pessoas, de enricar pessoas desonestas que interpretam A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS para uma dialética enganadora e superficial. Que tristeza de ver tantas seitas em esquinas como bares e restaurantes...

    dra. carmem - ceilândia-DF.

    ResponderExcluir
  16. cuida da tua vida, seja tu fiel DEUS ele te recompensará.Cada hum cuide da trave do seu proprio olho.!!!!

    ResponderExcluir
  17. É ISSO AÍ, DRA CARMEM! AS SEITAS ESTÃO ENGANANDO O POVO E O POVO QUE É ANALFABETO E IGNORANTE NÃO SABEM DISCERNIR O QUE É BOM PARA ELES AQUI E NA OUTRA VIDA... AS SEITAS SÃO COMO UM CÂNCER: NO INÍCIO NINGUÉM TEM, MAS NO FINAL, TDS VERÃO O QUE ACONTECERÁ...

    BORGES ILHA DO AMOR

    ResponderExcluir
  18. Caro amigo Deusimar achei este post muito contraditorio em certas partes, quero lhe dizer que nem todas as igrejas evangélicas sao iguais de fato e que nao confunda seitas ou testemunhas de jeová com igrejas evangélicas que sao totalmente diferentes uma da outra. Acredito que você nao deveria ter usado nomes de igrejas como Assembléia de Deus para relatar tais assuntos, conheça primeira a historia de vida cristã ate mesmo da igreja na cidade de Tuntum que hoje é a maior denominação evangélica do municipio para pode-la envolver em assuntos tao polemicos e e em certos momentos comparações baixas e sem fundamento, certo de que problemas relacionado a prosperidade em igrejas tem sido comum em "algumas igrejas" mas nao que aconteça isso em todas, pois nao é verdade, entendo que o artigo acima nao é de sua autoria mas se torna de sua responsabilidade por esta em seu blog, na qual tenho respeito e aconselho que para boa moral e relevancia de seu blog reveja as palavras sobre determinadas igrejas acima citadas que nao tem nada haver com tais problemas, e ate mesmo isso se torna uma má divulgação das igrejas que realmente tem compromisso com Deus. Grato!

    ResponderExcluir
  19. Cara esse texto é muito doido, comparar uma igreja com PRAGA?! que isso... por mais que tenha igrejas envolvidas nisso...existem igrejas sérias para ser comparadas como tal..

    ResponderExcluir
  20. HOSPITAL SEABRA

    Já tentei ficar a par da situação, mas até agora as informações que circulam são contraditórias e insuficientes. Ainda não tive a oportunidade de conversar com os proprietários. Valeu!

    ResponderExcluir
  21. AO FERNANDO TEIXEIRA

    Caro amigo, a imprensa é livre, no entanto é responsável por seus atos. No texto acima, uma transcrição do blog de Marco d'Eça, não há nenhuma ofensa direta a qualquer ramificação religiosa ou evangélica, mas sim observações sobre o movimento chamado pelo blogueiro de 'Teoria da Prosperidade', que segundo ele cresce assustadoramente dentro das igrejas pentecostais e neopentecostais, onde o mesmo cita o nome de algumas igrejas, dentre elas Batista, Assembléia de Deus e outras. O texto tem muito mais valor de esclarecimento do que crítico, alertando os adeptos desses segmentos da possível má fé contida nessa teoria e aplicada por seus líderes. O texto objetiva mais aprofundar os debates e encontrar uma conclusão racional e legítima, não o de difamar ou denegrir. Obrigado por ter participado, valeu!

    ResponderExcluir
  22. DEUSIMAR, EM RELAÇÃO À ASSEMBLÉIA DE DEUS, ELA FOI FUNDADA POR UM EX-PARTOR DA BATISTA EM BELÉM DO PARÁ POR CAUSA DE BRIGA DE REPARTIÇÃO DE DÍZIMOS... E AÍ, UMA IGREJA EDIFICADA NO DINHEIRO POR CAUSA DE BRIGA DE ECONOMIA? EIS UMA SIMPLES OBSERVAÇÃO: O ESPÍRITO SANTO NÃO É RICO EM DINHEIRO, EM BENS, E SIM, EM SABEDORIA, MISERICÓRDIA E VERDADE!

    MARCOS SENA - VILA NOVA

    ResponderExcluir
  23. Guilherme Santos - Tuntum-MA25 de fevereiro de 2010 às 19:55

    muito engraçado esse marcos acima..meu amigo você pelo jeito nao conhece nada sobre evangélicos, nao sou da Assembléia de Deus..mas creio q ela seja uma das mais serias denominações evangélica do Brasil e do mundo e dando uma pesquisada na internet voce vera que ela foi fundada por missionarios suecos e nao por questao financeira..Cuidado, voce esta tentando manchar uma igreja exemplar principalmente na nossa cidade de Tuntum que sempre mostrou moral! e sei que tem muitas igrejas mesmo enroladas mas nao confunda.

    ResponderExcluir
  24. garoto de ipanema, ela aqui no Brasil foi fundada em Belém-PA por causa de Dízimo, sim Sr! mas sei que ela faz bonito, pois tenho um amigão pastor que é exemplar... eu só queria dizer que mtas ramificações não são sérias!
    um abraço!

    marcos senna

    ResponderExcluir
  25. Antonio Carlos - Rua 12 - Tuntum27 de fevereiro de 2010 às 18:50

    Õ Airton Sena..onde vc achou essa idéia e certeza q a tal igreja citada foi criada por causa de dizimo? hehe... isso nao tem fundamento, acredito q umas q foram criadas de um dia desse pra cá possa ter maas uma q ja tem 100 anos e li sobre sua historia e moro perto de uma e nao vi nenhum indicios de unicos interesses nisso.. percebi q vc mesmo é q ta querendo flar mal. e alias est post tem muitas conclusoes precipitadas!

    ResponderExcluir
  26. A HISTÓRIA SÓ MOSTRA COISAS BOAS, ASSIM, TODA HISTÓRIA TEM 02 FACES DE MOEDA...

    SENNA

    ResponderExcluir
  27. rapaz sem fundamento.."História so mostra coisas boas.." dá licença meu filho..vc nao estudou nunca na sua vida? uma historia relacionada a igrejas ela de pricipio é baseada na realidade do que aconteceu..sendo contada por seus principios historicos, caso haja outra tem q aparecer e ser comprovada o veridico.

    ResponderExcluir