quarta-feira, 31 de março de 2010

A saúde de Tuntum e seus problemas

A situação ‘doentia da saúde tuntuense’ vem se arrastando desde o início do ano passado devido a suspensão dos recursos injetado pelo Estado para disponibilizar atendimento médico-hospitalar há mais de dez municípios da região, uma população de quase 200 mil habitantes, que hoje sentem na pele as dores do combalido sistema pela falta de recursos, escasso em um período que poderia ser de vacas gordas, não fosse a mudança no cenário político estadual. A estrutura atual caminha em pernas bambas promovido, principalmente pelo atraso no pagamento de seus funcionários que já acumula mais de dois meses.
As reuniões tem sido a única saída para manter o diálogo mostrando os reais motivos que a área vem passando com o extenso pedido de paciência por parte do gestor na esperança que a normalidade chegue a tempo. ‘De tudo tenho feito para não demitir os profissionais que tanto precisamos. Tenho esperanças que por volta de maio a situação se normalize, ’ disse o prefeito quando conversava com este blogueiro. Na ocasião, por meio de uma planilha de pagamento emitida pela Secretária de Saúde, Chico Cunha relatou os números que definem os recursos recebidos, no momento, pelo município.
Em forma de gráfico estão especificado as entradas e as saídas de cada programa, inclusive o fundo principal da Semus (Secretaria Municipal de Saúde), que comparado ao anterior caiu abruptamente inviabilizando o pagamento em dia dos profissionais em exercício e do aluguel e toda estrutura física da casa de saúde. Segundo o prefeito a Semus recebia na gestão passada, sem a inclusão dos programas, recursos na ordem de R$ 1.080,000 (um milhão e oitenta mil reais). Confira...




F0LHA VLR. RECURSO VLR. FOLHA COMPLEMENTO

PSF………………………144.000,00 132.922,47
SAMU………………….. 84.000,00 134.074,03 103.648,38
PAB/FUS……………… 58.561,50 98.911,25 81.164,50
S. BUCAL…………… 45.000,00 40.376,00
PACS………………………73.000,00 61.862,91
VIG. EPID………… 13.675,00 32.053,68 36.658,46
CEO………………………… 8.800,00 13.053,68 4.253,68
CAPS…………………….. 29.445,00 58.890,62
SEMUS………………… 339.422,95 414,582,51 150.319,12
H. SEABRA……… 171.000,00 171.000,00 171.000,00
H. SEABRA Dif. Pagto 11/09 13.293,50
TOTAL………………… 748.808,24 973.491,00 566.231,26


Obs: A Secretaria está com dois meses em atraso, com exceção os funcionários do PSF, S. Bucal e Pacs. Ceo e Hospital Seabra um mês cada um.

24 comentários:

  1. Se os recursos fossem geridos de forma HONESTA(SEM ROUBO)era suficiente.Mas pagando Contra Cheque para PILANTRAS que não trabalham dez milhões é pouco.Cadeia em quem paga e em quem recebe,a justiça esta ai pra isso.

    ResponderExcluir
  2. mto boa a reportagem, mas o dinheiro que é desviado dos cofres de tuntum para a fazenda do chico cunha, o novo apto em são luís, e tantos bens do nosso patrimônio municipal que são manipulados pela a oligarquia cunha, principalmente na pessoa do prefeito, sua esposa, suas filhas... O POVO DE TUNTUM CANSOU DE SER PALHAÇO! QUEREMOS HONESTIDADE E RESPEITO, CARO DEUSIMAR LOBÃO E PARABÉNS POR SUAS REPORTAGENS!

    Profa. suelly brandão - s. luís-MA.

    ResponderExcluir
  3. fora chico cunha e sua família oligárquica de tuntum! vcs são atrasos para tuntum!

    fora chico cunha e sua família oligárquica de tuntum! vcs são atrasos para tuntum!

    fora chico cunha e sua família oligárquica de tuntum! vcs são atrasos para tuntum!

    fora chico cunha e sua família oligárquica de tuntum! vcs são atrasos para tuntum!

    fora chico cunha e sua família oligárquica de tuntum! vcs são atrasos para tuntum!

    márcia - tuntum

    ResponderExcluir
  4. As críticas negativas (há crítica positiva, sim.)acerca da administração CHICO CUNHA são, em maioria, feitas por pessoas que votaram nele.

    Pergunto. Será que à época da campanha eleitoral essas pessoas acreditavam mesmo que Chico seria um bom gestor?

    Ora, pilulas! Chico foi secretário de agricultura durante 12 anos e não há legado positivo deixado por ele nessa área.

    E nem se queira ouvir o que é dito e redito a respeito dele por muitos membros de associações de pequenos produtores agrícolas.

    Agora, não faço esses comentários a fim de demonstrar que Pires era melhor opção. Na verdade, os dois nunca deveriam ter sido alçados ao topo da administração de Tuntum. E não é apenas por duvidosas eticidade e probidade, é porque nenhum dos dois detém conhecimentos técnico-administrativos suficientes para comandar a administração de um município. Daí as lambanças vistas nos governos de Pires e de Chico.

    Volta Tema, volta. Mas sem o Idaspe, Wilton, Izabel, Róbsson, Gardênio, Joãozinho, Chico Cunha, Cléber, Josinaldo, Joanício...

    ResponderExcluir
  5. A imcompetencia do Prefeito ele quer justificar com números.Mostre atitudes ou passará para a historia como o maior fiasco que Tuntum já conheceu.

    ResponderExcluir
  6. fora tema da politica de tuntum

    ResponderExcluir
  7. Tema de Tuntum toca nas duas

    O ex-prefeito e chefe político de Tuntum (MA), Cleomar Tema (PSB), que largou Zé Reinaldo e Flávio Dino e tirou foto anunciando voto em Sarney Filho (PV), para federal, e Ricardo Murad (PMDB), para estadual, não esquece inteiramente os velhos amores.

    Na última quarta-feira (24), Tema encaminhou um pedaço de suas bases para o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), ainda flavista e reinaldista, cuja mulher, Cleide, quer continuar deputada estadual.

    O “repasse” foi consagrado numa reunião realizada na emissora de TV do prefeito caxiense, presente cerca de meia dúzia de chefes políticos de povoados de Tuntum, município de 38 mil habitantes a 382km de São Luís.

    Coutinho e Tema foram os principais esteios da candidatura Flávio Dino (PCdoB) no interior do Maranhão em 2006. Em 2009, Tema sofreu um sério revés político e emocional ― foi preso por ordem da Justiça e exibido com algemas pela Polícia Federal, como suspeito de desviar recursos alocados pela União em Tuntum. (blog Walter Rodrigues)

    ResponderExcluir
  8. Há solução se entrar A FAMÍLIA PESSOA .
    AI,QUERO VER. TUDO SERÁ DIFERENTE.

    ResponderExcluir
  9. Há membros da família pessoa que são muito vidrados em dinheiro.

    Reconhece-se que eles são muito trabalhadores, mas a história revela que pessoas que pensam e agem como eles, quando alçados ao poder costumam confundir o público com o privado.

    Portanto, a solução não passa por eles. Há tuntuenses com posturas e pensamentos mais republicanos.

    ResponderExcluir
  10. a família pessoa é honesta e não precisa de politicagem em tuntum! tuntum não tem jeito: FORA CHICO CUNHA E TEMA PREFEITO!

    marques - tuntum

    ResponderExcluir
  11. Teresina, 4 de abril de 2010.


    A familia Pessoa de honesta não tem nada, minha mãe foi cazada com o Tomaz Pessoa. Quem Tuntum não conheçeu a Benta do seu Raimundo Uruçu, que moram ali na Rua dos Uruçus? Ela ficou donte(doença essa que a levou a loucura) depois de uma cirurgia de laquiadura feita por Dr. Tema. Pois é depois disso seu Tomaz Pessoa a devolveu para os os meu avos(já que ela tava doente não traria mais lucros e beneficios pra ele) já velhinho e doentes, e os bens que eles tinham construido juntos (lojas de tecidos, farácia, comercios e casas em Tuntum e na Cajazeiras municipio de Barra do Corda)ele e a familia venderam. Cuidamos dela durante 12 anos, ate que ela veio a obto em uma clica de repouso em São Luis, no dia 31 de março de 2000, e o que ela tinha?
    Durante esse tempo meu avô vendeu o que tinhamos e o que não tinhamos pra cuidar dela.

    Acham realmente que essa familia é solução pra Tuntum?


    Altair Paulina da Silva Mendes

    ResponderExcluir
  12. TOCA NAS DUAS

    Ricardo Murad já está a par da malandragem do TEMA. Ele já sabe que o Rapina acende uma vela para cada um dos "santos" que lhe possam oferecer alguma coisa, principalmente dinheiro. É assim muitos politiqueiros têm-se afundado. Perdem a confiança de todos.

    ResponderExcluir
  13. pessoa na prefeitura!!!! ah fala serio emmmmmmmmm
    nego nao dar 1 balinha pra niguem.
    monica

    ResponderExcluir
  14. será q o rapazinho playboy ta querendo entrar na politica? marrapá vai estudar garotinho.
    ana paula.

    ResponderExcluir
  15. família pessoa não tem nada a ver com política e nem quero que entrem, pois a prefeitura de tuntu por tradição é corrupta! agora, dona altair paulina, vc está equivocada! fui amigo mto tempo do tomás pessoa e ele qdo casou com a benta ele já havia construído sozinho o patrimônio dele com suor e dedicação. e foram os parentes da benta que pediram para ficar com ela! agora, por causa de um pessoa, vc fala de toda a família? vc tem inveja e nada mais! deusimar, este blog tá ficando com fofocas e desvios... e dona altair, mais respeito com a família pessoa!!!

    vargas cielo - 59 anos - barra do corda

    ResponderExcluir
  16. Sr. Vergas Cielo, minha familia pediu mesmo pra ficar com minha mãe, ele não dava os cuidados que ela precisava, ela passava necessidades depois que ficou doente. Equivocado esta você, só que tambem minha mãe o ajudo na luta dele e outra coisa inveja não tenho não!
    Agora ter respeito por quem não teve o minimo de respeito por aquela que me colocou no mundo?
    A meu senhor tenha dó, queria ver se fosse você no meu lugar, só lhe digo uma coisa, pimenta nos olhso dos outros é refresco no nosso!
    Mais respeito deveria ter o senhor.
    Essa historia é minha e eu vi de perto todo o sofrimento da minha mãe sem nenhum dia das agonias dela ele querer saber como ela estava.

    Altair Paulina Da Silva Mendes

    ResponderExcluir
  17. Ao Sr. Vargas
    Este é um espaço para debates, desde quando eles sejam sadios, pois em nenhum momento percebi qualquer linguagem ofensiva contra a moral e a dignidade postados pela senhora Altair Paulina. Caso tal fato venha a ocorrer o post não será publicado. Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  18. sra altair, vc se esquece que o tomás pessoa deu mta ajuda à sua benta, pois viajens a teresina e são luís vc se esquece, né? agora vá culpar o dr tema pela a anestesia errada e não o meu saudoso amigo tomás! agora, Jesus pede que devemos amar a todos como a nós mesmos; portanto, creio que vc não é cristã, pois sente rancor no coração e ódio na vida... Jesus perdoou até o marcelo (soldado que transpassou uma lança em seu peito), p q vc, que é pecadora - como tds nós - , não pode perdoar meu amigo tomás? tds erram, agora, jogar a culpa só nele, é IGNORÂNCIA! vá procurar orar a Deus e se esquecer da vida dos outros que já estão descançando com o Pai! "perdoa-lhes, Pai, pois eles não sabem o que fazem". Ev. narrado por João. NÃO QUERO MAIS ESSE LUGAR DE TANTA IMPORTÂNCIA QUE É O BLOG DO DEUSIMAR PARA FAZER PRÉ JULGAMENTOS SEM SOLUÇÕES!

    vargas - cajazeiras

    ResponderExcluir
  19. acho até graça um negocio desses....a familia pessoa comendando a prefeitura de tuntum...

    um povo que não da um bombom pra ninguem...assim o povo vai morrer de fome.

    nois temos é que lutar pela volta do tema, esse sim foi e será novamente a solução pra o povo de tuntum...

    tuntum precisa que o tema volte...

    TUNTUM TEM JEITO TEMA PREFEITO.

    ResponderExcluir
  20. creio que a pessoa que falou da família pessoa como solução se equivocou nisso... ou ela tá queredno uma "rebarba" na frente... família pessoa não quer saber de política!

    marcos

    ResponderExcluir
  21. Lamentavelmente, o advento das novas tecnologias que, de certa forma democratizaram o acesso à informação e por consequencia tem contribuido para a educação e construção de novos paradigmas, não produziram muitos efeitos em Tuntum.
    Os comentários postados nesta página, via de regra externam a mesquinharia, falta de educação e a forma desrespeitosa que os tuntuenses dispensma uns aos outros. (Há excessões obviamente). A disputa pelo controle da Prefeitura alimenta dia após dia esta situação. Infelizmente, não se ouve falar de bons projetos, de iniciativas pessoais alvissareiras. Em Tuntum parece que "TRABALHAR" é algo diabólico, as pessoas não querem; preferem a indolência e o puxasaquismo em troca de algumas esmolas.
    Para isso, desrespeitam, caluniam, barbarizam, são capazes de tudo em troca de uma "teta" para não trabalhar. Cuidado!, veja o que a palavra de Deus fala sobre isso: " Porque, quando ainda estávamos covosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não como também. II Tessalonicenses - 3. 10". O mandamento divino é claro.
    Lendo comentários anteriores dentre tantos, observei um que diz - " acho até graça um negocio desses....a familia pessoa comendando a prefeitura de tuntum...
    um povo que não da um bombom pra ninguem...assim o povo vai morrer de fome."
    Caro comentarista, o papel da Prefeitura e/ou do Prefeito não "dar". Dar dinheiro, combustivel, tijolo, areia... não é isso. mas, desenvolver politicas que beneficiem toda a coletividade, sem fazer acepção de pessoas. É fomentar o desenvolvimento do municipio organizando o povo para o trabalho, criando cooperativas, associações,... enfim, buscando projetos que visem a autodeterminação do povo e não o clientelismo.
    O Dr. Tema a exemplo dos demais agiuao contrario, priviligiou alguns, enriqueceu outros e a ele proprio, mas no conjunto da obra... deu cadeia e o municipio continua sem um projeto viavel, mesmo dispondo de todas as condições para o desenvolvimeto.
    O atual Prefeito não trilha por caminho diferente. O que acontece do novidade em termos de administração em Tuntum??
    Finalmente, vamos crescer, aprender coisas novas, nos respeitar. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará Jo. 8-32."

    ResponderExcluir
  22. Caro senhor Vargas, o senhor esta equivocado, pois as viagens para Teresina foram pagas por minha família (duas viagens) e as de São Luis por Ana Izabel (três viagens), ex. mulher de Dr. Tema e alguns medicamento que não tinha em Tuntum o próprio Dr. Tema comprava em São Luis ( mostra que ele é uma pessoa sensata e que queria reparar o erro que cometeu). Parece me conhecer muito bem?
    Senhor não coloque palavras em minha boca e sentimentos em meu coração, dos meus sentimentos sei eu, se eu não o tivesse perdoado não teria boas relações com os filhos e família dele, não sabe o quanto sou feliz e realizada, se não sou cristã tão pouco é o senhor também, culpa nessa historia? Todos têm uma parcela, ate minha própria mãe. Para seu governo, já tive uma boa conversa com Dr. Tema a respeito do assunto, não só perdoei Dr. Tema como também rezo pela pobre alma do seu amigo, pois como diz: “devemos amar a todos como a nós mesmos” e eu me amo tanto que nem imagina, não tenho motivos para tristeza, quando eu falo é por que tenho certezas, ah, o senhor Tomás ate ia visitar minha mãe, sebe quando?
    O senhor como homem que acredito que tenha ou teve uma vida sexual ativa entendera o resto do que comecei.
    Pra mim ele foi uma pessoa que nunca existiu e que não teve contribuição para meu desenvolvimento, portanto não ocupo-me com ele e não devo ocupar-me com o senhor, por tanto cesso aqui meus comentários.
    De alguma forma peço-lhe desculpas se o ofendi.

    Altair Paulina da Silva Mendes.

    ResponderExcluir
  23. td de bom dona Altair Paulina da Silva Mendes, mas eu quero dizer que por causa da atitude de uma pessoa vc generalizar que são tds da família pessoa... VC JULGOU ERRONEAMENTE, contudo, que Deus a abençoe!

    vargas

    ResponderExcluir
  24. CHEGA DE COMENTÁRIOS SOBRE A FAMÍLIA PESSOA...SOMOS HONESTOS,TUDO QUE TEMOS TRABALHAMOS MUITOOOOO E Ñ PRECISAMOS ENTRAR NA POLÍTICA. DEUS TEM NOS ABENÇOADO E Ñ PRECISAMOS DA ESMOLA DE PREFEITURA NENHUMA. OK!!!!!!!!!
    PESSOA É TRABALHOOO.
    PESSOA-MA

    ResponderExcluir