quarta-feira, 5 de maio de 2010

Morre Dona Erotilde a matriarca da família Alves e Silva.

Aos 87 anos faleceu em São Luís, capital, na noite da última segunda-feira (3), Purcina Alves da Silva, a Dona Erotildes, esposa de Raimundo Alves da Silva, o Raimundo Benvinda, falecido no ano passado. No mês passado Dona Erotilde sentiu-se mal e logo foi encaminhada a São Luís sob orientação dos filhos para garantirem um melhor tratamento a mãe. A família de início não imaginava que o caso fosse tão sério, mas pouco a pouco os problemas foram se agravando ao ponto de levá-la ao óbito.

A família já fortalecida pelo o espírito da superação está encarando a perda com dor, mas consciente que a nobre missão de mãe foi cumprida por ela de forma ardente e tenaz, mesmo provando os muitos dissabores impostos pela vida para criar e educar de maneira honrada os 13 filhos (Irenice, Irene, Adilon, Maria (do valdo), Irenir, Joaton, Raimunda (Raimundinha do Dêja), Natan, Geovany, Iriene, Marco, Kátia e Goianésia), todos reconhecedores de sua generosa grandeza. Com a sua inimitável coragem ainda criou e ajudou a criar quarenta e cinco netos, mais de 40 bisnetos e uma trineta.

De uma prole de trinta e cinco irmãos(daí a intitulação "Pai D'éguas"), Purcina é a última a falecer. Era filha de José Pereira Barros Silva e de Maria Felismina do Espirito Santo Alves. Esclarecendo: José Barros teve 35 filhos com três mulheres, sendo Maria Felismina a última. No velório, realizado a rua 12 de Setembro, não houve motivos para choro e nem tristeza: a missão heroicamente havia sido cumprida.


2 comentários:

  1. À minha irmã em Cristo, Erotilde, dedico o Salmo 23:

    "O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.
    Deitar-me faz em verdes pastos verdejantes,guia-me mansamente às águas tranquilas; Refrigera a minha alma,guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte
    não temerei mal algum, porque tu estás comigo,
    a tua vara e o teu cajado me consolam;"

    ResponderExcluir
  2. que Deus a tenha! a matriarca dos paidéguas!
    descance em paz, amém!

    mater - tuntum-MA

    ResponderExcluir