domingo, 16 de maio de 2010

Morre vítima de acidente automobilístico Antônio Francisco, o professor Toinho

Morreu ontem a noite, por volta das 7:30h, vítima de acidente automobilístico , na BR 226, nas proximidades da localidade Entrocamento, município de Tuntum, Antônio Francisco Oliveira dos Santos, o professor Toinho. Toinho voltava da cidade de Grajaú onde tinha ido tratar de assuntos ligados a educação. Segundo uma fonte da família, o professor da Rede Estadual de Ensino estava na companhia de seu sobrinho Henrique, motorista e do amigo Marcos Tavares, quando cruzaram com uma carreta em luz alta, sem visibilidade o veículo Gol em que andavam colidiu com a traseira de um caminhão madeireiro. O professor teve morte imediata com fraturas por todo rosto, Marcos foi levado as pressas para o hospital Socorrão de Presidente Dutra, Henrique saiu quase ileso.
O carro teve todo seu lado direito destruído com o impacto do choque. Pelas condições do veículo acredita-se que ele vinha em alta velocidade. A notícia do falecimento prematuro abalou a cidade que está entristecida e enlutada com a perda irreparável do professor. Quando a notícia chegou ao conhecimento da população a sua casa, localizada no Parque São Raimundo, e parte da rua ficou cheia de pessoas querendo informações mais detalhadas sobre o fatídico episódio. Por volta de 01:00h da madrugada quando o corpo foi liberado professores, estudantes e a própria população ainda se aglomerava.
De hábito simples e muito discreto, o professor Antônio Francisco, o Toinho, tinha uma vida reservada a educação, em que sua linguagem já denunciava a paixão pela profissão que herdou da mãe, 'dona' Luizinha. O peofessor de Língua Portuguesa exalava a cultura, era daqueles irrequieto de viver buscando novas fontes de conhecimento para fortalecer mais e mais o seu intelecto, considerado por muitos de bom nível. Além da profissão que amava ardentememnte, Toinho era um militante atuante do Partido dos Trabalhadores (PT), chegando a se candidatar a vereador na década de 90. O seu interesse e alargado conhecimento político era reconhecido pelas principais lideranças e intelectuais do partido no Estado. Antônio Francisco que lecionava na escola José Pinheiro Coêlho, há pouco tempo havia assumido o cargo de diretor. Ele tinha 44 anos, deixa sua esposa Olinda e os filhos Bráulio, Bianca e Breno. O seu sepultamento acontecerá hoje a tarde no cemitário da Aroeira.
OBS: o artigo foi escrito hoje as 6:00h, mas devido a falta de conexão não foi possível ser publicado imediatamente após o ocorrido.

7 comentários:

  1. A meu sentir, Tuntum perdeu um dos seus cidadãos mais correto, ético e benévolo.


    Toinho era um cara idealista, utópico às vezes. Manifestava um fervor extremo de um dia ver triunfar a justiça, a probidade e a fraternidade, no mundo e, especialmente, em Tuntum.

    ResponderExcluir
  2. vá com Deus, meu amigo e td de bom para vc no reino de Cristo!
    VC SEMPRE SERÁ LEMBRADO COMO UMA PESSOA SUPER CIDADÃ! SAUDADES!
    FORÇA PARA SUA FAMÍLIA E INTERCEDA POR NÓS NO REINO ETERNO!

    paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Estou extremamente entristecido com esta perda. O professor Toinho era um grande amigo, conselheiro, verdadeiro, honesto, poderíamos elencar vários adjetivos para esta grande personalidade de nossa cidade.
    Realmente Tuntum tem que ficar de luto, pois foi uma grande perda, principalmente na parte da Ética.
    Que Deus abençoe sua família e a nossa Cidade também.

    ResponderExcluir
  4. E QUEM NAO LEMBRA DO TIMAÇO QUE ELE FORMOU " OS SEMELHANTES " POW CARA É SHOW DE BOLA

    ResponderExcluir
  5. REGINALDO SOUSA PEREIRA17 de maio de 2010 às 20:24

    A UNIVIMA - Universidade Virtual do Estado do Maranhão exeterna os sentimentos aos familiares, amigos e a população de Tuntum,o Professor Toinho abraçou nos ultimos dias o Projeto Aula do Futuro que funciona atualmente em uma das salas da escola Jose Pinheiro,era clara a vontade do referido professor levar e elevar a educação neste município.
    Respeitosamente: Reginaldo Sousa Pereira - Técnico Regional dos pólos Univima-Aula do Futuro.

    ResponderExcluir
  6. Nossa querida Tuntum perdeu de fato um modelo de cidadão e educador, é louvavel o amor com o qual ele agia por uma educação de qualidade. Você me ensinou muito, não somente sobre a língua portuguesa, mas também sobre a vida. Jamais será esquecido, a lembrança de um professor amigo, culto, imparcial me acompanhará eternamente. Descanse em paz querido professor.

    ResponderExcluir
  7. ESTEJA COM CRISTO E NOSSA MÃE DO CÉU, GRANE EDUCADOR TOÍNHO! QUE DEUS O CONCEDA MTA PAZ E FELICIDADE ETERNA! DEUS O RETRIBUIRÁ POR TUDO QUE FEZ PELO O PRÓXIMO! COM CERTEZA ESTÁS COM CRISTO, POIS ELE SEMPRE SERÁ MISERICORDIOSO!
    QUISERA QUE OS POLÍTICOS - PRINCIPALMENTE O CHICO CUNHA - TIVESSE PELO MENOS 1% DE SUA HONESTIDADE E SANTIDADE!
    VÁ COM DEUS!

    silvânia - tuntum-ma.

    ResponderExcluir