.

.
.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A força de cada candidato a depuado estadual em Tuntum

Sem euforia, esse é o ritmo da campanha até agora aqui em Tuntum, a calmaria parece tomar conta de todos os aspectos, o eleitorado não tem empolgação, parece ficar a distância e alheio a tudo e todos, desinformado até do nome dos muitos candidatos que são representados. Mesmo diante do contrário, se formos levar em consideração as eleições anteriores, tudo indica que o clima mudará a partir do próximo mês, quando os postulantes as vagas do legislativo estadual começam a usar a pólvora que tem na caça ao voto, aí com certeza despertará mais atração no eleitorado, até então acostumado com as mesmas práticas do é dando que se recebe.
Se formos traçar o perfil eleitoral de cada candidato com expectativa de voto nessa eleição, praticamente não teríamos surpresas, ou mesmo nem teríamos, os de sempre bem representados levariam a vantagem diante dos com pouca força de representação, como alguns desconhecidos que ora por outra penetra na cidade com seu serviço de publicidade volante, não causando praticamente nenhum efeito.
Se tratando da força de cada um, eu acredito e analiso da seguinte forma: RICARDO MURAD tem tudo pra ser o campeão de votos, logo porque conta com o apoio e a influência do prefeito Chico Cunha e do ex Cleomar Tema que estão unidos pela candidatura dele, do tipo de já estarem partido pro corpo a corpo. Se levarmos em consideração os votos do grupo tirados na última eleição tudo se confirmará. Acredito que o fato não ocorra se surgir algo que contrarie radicalmente a opinião do eleitor.

Ricardo Murad

MAX BARROS, candidato que já está identificado ao grupo Cobra Mansa, ala Pires Leda, pode ter um rendimento muito aquém da última eleição, principalmente depois de algumas visitas a cidade e ao interior para vistoriar obras conveniadas com a prefeitura o que está lhe credenciando como o único deputado apoiado por um grupo de oposição a trazer benefícios ao município. Mas o diferencial mesmo do deputado que busca a reeleição é o apoio do ex-prefeito Pires Leda que ainda é o maior líder de esquerda do município. Pires mesmo distante do poder continua a demonstrar o mesmo carinho de antes ao seu eleitorado que continua ver na sua pessoa a figura do líder.

CLÉIDE COUTINHO não terá a mesma votação que teve na eleição passada, perdeu seu principal apoio, o prefeito Cleomar Tema que hoje navega em outras águas ao lado prefeito Chico Cunha. Mas tudo indica que Cleide pode surpreender com o apoio de um pequeno grupo e a influência do marido, o prefeito de Caxias Humberto Coutinho que ainda é muito querido e muito fez por Tuntum quando era deputado estadual com o envio de emendas parlamentares. A própria deputada também já colaborou com o município como parlamentar. Se também levarmos em conta o carisma do casal Coutinho por Tuntum será uma ajuda a mais e ela não será decepcionada, mas não será como antes.



Cleide Coutinho

RIGO TELES, talvez essa seja a eleição que Rigo Teles precisará de maior empenho dos seus cabos eleitorais e representantes para manter sua votação estável com relação às eleições anteriores. O deputado que sonhava até o ano passado com o apoio de Pires Leda, vê hoje suas forças mais reduzidas, apesar da permanência de alguns fiéis escudeiros como o ex-vereador Alan Noleto, vereadora Arteniza Kelly, Nouga Pereira de Melo, Nilza Miranda de Melo, Mailon Freitas e Humberto Figueiredo. Talvez o que tenha provocado a falta de popularidade do deputado tenha sido o distanciamento de Pires ou quem sabe suas ausências e falta de uma atuação mais exemplar a frente da comunidade, algo que identificasse o seu trabalho. Pode melhorar no decorrer da campanha e conseguir a mesma média de votos da eleição passada, mas a situação não é essas maravilhas.

18 comentários:

  1. Análise furadíssima essa tua, Deusimar.


    Primeiro - o Tema apóia verdadeiramente é a candidatura de Cleide Coutinho. Isso tem sido amplamente afirmado por pessoas estreitamente ligadas à deputada;


    Segundo - Max Barros não obterá nem a metada dos votos obtidos em 2006;


    Terceiro - Rigo Teles obterá, no mínimo, o dobro da votação alcançada em 2006;


    Ps: pra tu teres uma idéia de como o fogo corre no "monturo, alguns dos parentes bem próximos do Pires(pessoas que sempre marcharam com ele) NÃO votarão mais em Max Barros.

    ResponderExcluir
  2. NOTA

    Alguns comentários que seriam liberados foram excluídos equivocadamente. Aqui peço minhas desculpas!

    ResponderExcluir
  3. Deusimar,é do teu conheicimento visto que tu so fala o que agrada o Tema,o Chico Cunha não merece comentários,ele disputa o titulo de o PIOR prefeito que ja passou por estas bandas,é Carta fora do baralho.Volto a repetir, tu saber que o Tema APOIA FLÁVIO DINO,CLEIDE COUTINHO e outros . Pelo visto tu vai ficar velho e sem personalidade.Fala a verdade tu é livre.

    ResponderExcluir
  4. DEUSIMAR, VC NÃP PÕE O ATRASO DO PAGAMENTO DOS MÉDICOS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA TUNTUM E DE TANTOS OUTROS FUNCIONÁRIOS. POR EXEMPLO, COMO QUE EM SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS UM PROFESSOR GANHA 1900,00 REAIS COM UMA VERBA 3X MENOR QUE A DE TUNTUM; ENQUANTO EM TUNTUM UM PROFESSOR GANHA MÍSEROS UM SALÁRIO E UNS QUEBRADINHOS?
    A OLIGARQUIA CUNHA NÃO RESPEITA SEUS ELEITORES! NÃO RESPEITA O CIDADÃO DE TUNTUM! E O CLÃ PIRES ESTÁ DO MESMO JEITO!

    ROSANA - TUNTUM-MA

    ResponderExcluir
  5. 5 motivos para não votar em Dilma

    1. Cesare Battisti – A questão do refúgio ao italiano Cesare Battisti. O gaúcho Tarso Genro perdeu uma grande oportunidade de ficar calado ao preferir colocar sua reputação em jogo e defender um criminoso condenado pela justiça italiana. Esse também é o principal motivo para não dar meu voto para Tarso na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul.

    2. Orlando Zapata -Lula perdeu completamente a noção da realidade ao comparar os presos políticos de Cuba ao criminosos brasileiros e dessa maneira fazer uma defesa da ditadura cubana. Será que os milhares de brasileiros perseguidos e mortos pelo golpe militar de 64 pensariam da mesma maneira que Lula?

    3. Irã – Assim como no caso de Cuba (poderia citar também a Venezuela), a defesa do governo iraniano por parte de Lula é um caso de polícia. Alguém lembra que Lula foi um dos primeiros a defender a ‘legitimidade’ da eleição fraudulenta de Mahmoud Ahmadinejad?

    4. Cotas nas universidades – A idéia de que as cotas raciais nas universidades poderiam ajudar a diminuir a diferença social é um erro sem tamanho. Reservar vagas em função da cor da pele é um dos maiores casos de racismo da história da humanidade.

    5. Corrupção – Todos os governos anteriores a Lula deixaram a corrupção correr solta, mas os milhões de simpatizantes do Partido dos Trabalhadores votaram eleição após eleição em Lula acreditando que com o PT tudo seria diferente. Pagamos pela nossa ingenuidade.

    Bônus. PMDB – Ver o PMDB dando suporte ao governo em troca de mandar no país já não é fácil, mas ter um cara como o Michel Temer de vice-presidente é algo insuportável.

    FORA CORRUPÇÃO! FORA OLIGARQUIA CUNHA! FORA DILMA ROUSSEF DO BRASIL!

    viviane

    ResponderExcluir
  6. Dilma Rousseff - Em 1967, era militante da Política Operária (POLOP), em Minas Gerais, junto com seu marido, Claudio Galeno de Magalhães Linhares (“Aurelio”, “Lobato”). Saiu da POLOP e,também com seu marido, ingressou no Comando de Libertação Nacional (COLINA), tendo sido eleita, em Abril de 1969, quando atuava na então Guanabara, membro do seu Comando Nacional. Além disso, acompanhou a fusão entre o COLINA e a Vanguarda Popular Revolucionária, que deu origem à Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-P). Em Setembro de 1969, participou como convidada – só com direito à voz – do I Congresso da VAR-P, realizado numa casa em Teresópolis. Nessa ocasião, Darcy Rodrigues, um ex-sargento do Exército oriundo da VPR, tentou agredi-la , sob a ameaça de Dilma não mais poder participar das ações armadas. Na ocasião, recebeu a proteção de Carlos Franklin Paixão de Araújo e com ele foi viver e militar no Rio Grande do Sul e, logo depois, em São Paulo, onde foi presa em 16 Janeiro de 1970. ELA NÃO SERVE PARA O BRASIL!

    viviane - tuntum de cima

    ResponderExcluir
  7. ALÔ TUNTUM !!!

    "TUDO NA POLÍTICA É POSSÍVEL"

    QUEM CONHECE RICARDO MURAD E SUAS ATITUDES COMO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO EM RELAÇÃO À TUNTUM, É OBRIGADO A ACREDITAR NO DITADO ACIMA POSTO, DEPOIS QUE VER TEMA E CHICO CUNHA APOIA RICARDO MURAD COMO DEPUTADO NO MUNICÍPIO.

    CREIO EU QUE TEMA E CHICO CUNHA ESTÃO SENDO PUXADO PELO BEIÇO IGUAL VAQUEIRO PUXA BOI BRABO. ENTÃO CABE AO POVO E NAO ELES DAREM A LIÇÃO EM RICARDO MURAD POR QUE UMA COISA É CERTA RICARDO GANHANDO NADA VAI MUDAR SUAS ATITUDES COM TUNTUM.

    ENTÃO VAMOS LEVANTAR UMA GRANDE CAMPANHA -
    DIGA NAO À RICARDO MURAD

    ResponderExcluir
  8. Analizando bem a campanha política deste ano, só vi uma pessoa verdadeira e que não tive medo de falar a verdade, foi o candidato do PSOL Plínio de Arruda, mas como no Brasil quem fala a verdade não é levado a sério, a eleição para presidente vai ficar polarizada entre o PT e o PSDB e Marina tentando com seu bom discurso fazer o que o Cristovam fez na ultima eleição, buscar o reconhecimento ode uma ideologia.
    No caso Estadual, temos a mesmice da Roseana e do Jackson, e as analises do Dino, que se diz ético, mas as vezes defende pessoas não muito éticas.
    No Ramo de tudo tem a política municipal de Tuntum, que gira no amadorismo e também no parasitimos de sempre, o familismo Cunha, Léda e agremiações cobra mansa. A pergunta é: Ninguém gosta de mudança neste País?

    Eduardo Rodrigues Brito

    ResponderExcluir
  9. tu fala que o teu programa na rádio nova esperança é um jogo aberto e porque tu não recebe os telefonemas? teme a que? a verdade? ou o corte do teu beneficio da prefeitura? eu sei que tu tens 2 concurso, um o pires te colocou, o outro rsssss... tu fala que tem uma carreira jornalística, mais não sai de Tuntum, sai do rapina "TEMA" ai sim tu vai prosperar...

    ResponderExcluir
  10. Sobre o comando de Edelson Oliveira, último dia 15 de maio do corrente ano, a seleção de Barra do Corda de Master, enfrentou a equipe do São Paulo Futebol Clube de Master, o jogo saiu de 3x3. A seleção de Barra do Corda jogou muito iqual pra iqual com uma equipe que tem jogadores campeões do mundo pela Seleção Brasileira de Futebol como alguns jagodores com destaques no futebol europeu, nos casos dos atletas: Macedo, Ronaldão, Palhinha, Marcos, Nelsinho, Elivelton, Zé Carlos, Pavão, Vitor, Alexandre etc...

    PARABÉNS AOS MORADORES DE BARRA DO CORDA

    ResponderExcluir
  11. não concordo com o comentario do alô tuntum...ricardo cortou recursos de tuntum assim como cortou de outros tantos municipios, que até mesmo era do seu lado.

    lembro-me quando jackson era governador e o seu secretario de saúde tbm cortou quem não era do lado dele... itapecuru mirim sofreu muito com perseguição de jackson, entre outros municipios.

    o que nois filhos de tuntum devemos fazer neste momento é acompanhar o nosso lider, dr tema.esse sim merece o voto de todos nois. como ele neste momento está do lado de roseana e ricardo murad, vamos nos juntarmos e darmos os nossos votos para esse que sempre foi merecedor de nosssa confiança.

    vamos todos juntos com gratidão ao dr tema, apoiar roseana, ricardo murad, sarney filho,lobão e joão alberto.

    dr tema em 2012.

    ResponderExcluir
  12. Chico Cunha tem feito das tripas coraçao pelo povo de tuntum.Diga Nao ao candidato comunista,aquele que só pensa no poder e ainda acha que é juíz de direto.
    Mano

    ResponderExcluir
  13. O prefeito de Carolina, João Alberto Martins Silva, foi condenado a três meses de detenção, perda do cargo de prefeito e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, além de 10 dias-multa. A decisão é da 3ª Câmara Criminal do TJ, e sua execução deverá ocorrer somente quando não couber mais recurso. A pena privativa de liberdade (3 meses de detenção) poderá ser substituída por outra (restritiva de direitos), caso preencha os requisitos.

    João Alberto Martins foi denunciado pelo Ministério Público Estadual, acusado de ter prestado declaração falsa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que constitui crime de falsidade ideológica. Ao prestar contas ao TCE do exercício financeiro de 2005, o prefeito informou que havia disponibilizado cópia integral das contas à Câmara Municipal, quando na verdade encaminhou apenas balancetes, cometendo ainda crime de responsabilidade.

    Segundo a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, os prefeitos têm o dever de entregar à Câmara de Vereadores todas as cópias da prestação de contas feitas ao TCE, para que sejam consultadas pela população e instituições da sociedade.

    O prefeito afirmou que não encaminhou a íntegra das cópias porque a documentação daria mais de 30 mil páginas, e ele entendia que deveria entregar apenas os balancetes. A defesa pediu sua absolvição, alegando que não haveria necessidade de serem realizadas duas prestações de conta ao mesmo tempo, pois o TCE enviaria o processo para julgamento pela Câmara Municipal e que a conduta do prefeito não se enquadraria no crime apontado.

    O relator do processo, desembargador Joaquim Figueiredo, considerou confirmado o ato ilegal, uma vez que o próprio prefeito confessou ter encaminhado à Câmara Municipal somente os balancetes e não a prestação de contas. Ele destacou que o dever de prestar contas à Câmara de Vereadores é fundado em princípio constitucional, sendo a prestação de contas o principal objeto de controle da utilização do dinheiro, bens e valores públicos.

    O voto de Joaquim Figueiredo foi acompanhado pelos desembargadores Froz Sobrinho e Remédios Buna (substituta) e seguiu opinião da Procuradoria Geral de Justiça.


    Tribunal de Justiça do Maranhão
    asscom@tjma.jus.br


    =========================================
    O CRIME COMETIDO POR ESSE PREFEITO JÁ FOI COMETIDO 4 (QUATRO) VEZES PELO TEMA E UMA VEZ PELO CHICO CUNHA. MESMO ASSIM, O PROMOTOR DE JUSTIÇA PÁDUA DA LUZ "NEM SEU SOUSA".

    ResponderExcluir
  14. JOgo Aberto

    tu fala que o teu programa na rádio nova esperança é um jogo aberto e porque tu não recebe os telefonemas? teme a que? a verdade? ou o corte do teu beneficio da prefeitura? eu sei que tu tens 2 concurso, um o pires te colocou, o outro rsssss... tu fala que tem uma carreira jornalística, mais não sai de Tuntum, sai do rapina "TEMA" ai sim tu vai prosperar...


    O telefone está sempre a disposição para os ouvintes deixarem seus comentários, não posso é deixar ao vivo em razão das ofensas e agressões que poderão surgir contra terceiros. E realmente sou concursado pelo município, tenho três matrículas, uma como agente adm. e duas como professor. Da de agente tive que ser exonerado devido o acúmulo de cargo, já que optei por uma de professor. No primeiro concurso para professor fui aprovado em 5º lugar, nesse último em segundo, tudo mediante muito esforço, foi assim que consegui. Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  15. Caro Blogueiro,

    A indiferença demonstrada pela população em relação am pelito eletoral não é exclusividade de Tuntum, mas algo visivel em todo o Estado. Talvez Tuntum, por conta da dependencia que muitas pessoas tem do "poder público" possivelmente haja mais manifestações do que em outros locais. Em são Luis por exemplo só se percebe engajamento das pessoas profissionalizadas pelos candidatros. O que indica essa indiferença? parece que o povo começa a perceber o óbvio. os que se apresentam como aspirantes a representatnes do povo "são em sua maioria os mesmos espertalhões de sempre e que fazem o mesmo discruso há décadas.
    No caso específico de Tuntum não há novidades: Pires - Pedro Fernandes / Max Barros. Tema e Chico Cunha apoiam com certeza o Sarney Filho por imposição da Sarneyzada e por baixo dos panos Cleide Coutinho, por outro lado enganam o Ricardo Murad. O Humberto Coutinho sempre teve expressiva votação em Tuntum, mas a grande obra realizada tem sido levar time de futebol e para jogar em Tuntum e distribuir cachaça gratuitamente. Rigo Teles não sei o que faz..
    Como alguem pode se sentir estimulado a envolver em campanha? O discuros de todos é a mesma coisa... mostra claramente que problema antigos continuam atuais... assim ninguem aguenta... torço para que as eleições passem logo, pois so assim nossos ouvidos serão poupados de tanta babozeira..

    ResponderExcluir
  16. Bem na fita
    Garotas do Açailândia dão show nas quadras e segue rumo à final nos JEMs

    João Ricardo
    Jogar futebol profissional um dia é o sonho de Juliana e, principalmente, Daiane, atletas ainda amadoras que, jogando futsal, defendem a camisa da escola estadual Lourenço Galetti, de Açailândia. Ontem, mais um show da dupla e, consequentemente, da equipe do interior do estado. As meninas venceram, por 5 a 2, O Bom Pastor, de São Luís, pelas quartas-de-final dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), no Ginásio Castelinho.

    Daiane e Juliana marcaram um gol cada. Vanessa (duas vezes) e Antônia completaram o placar para o time do interior. Os gols do time da capital foram marcados por Ana Paula.

    O placar foi magro para um time acostumado a humilhar os adversários por 17 a 1 e 17 a 0, números normais para a equipe que costuma jogar com equipagem toda em vermelho. Com mais uma vitória, a equipe estará na final, mas para isso terá que passar pelo Ceap. A outra semifinal será entre São José e Benedito Leite. Os jogos, no Castelinho, começam a partir das 8h de hoje.

    Juliana tem 17 anos, veste a camisa 10 e tem a frieza necessária para ser a articuladora de um dos favoritos ao título da categoria infanto da modalidade. A jogadora tem um bom domínio de bola, noção de posicionamento e habilidade nos dribles curtos. “Se tiver oportunidade (para ser profissional) vou aproveitar, mas não é minha prioridade”, declarou Juliana questionada sobre o interesse em seguir carreira.
    Confira a reportagem completa na edição impressa de O Imparcial.

    Estas meninas também encantaram a cidade de Tuntum com seu futebol brilhante e envolvente

    ResponderExcluir
  17. tem gente que vai votar num rigo teles que não serve para nada; tem gente que vai votar para a cleide coutinho (a candidata mais rica do brasil - quse 30 milhões);

    O POVO É IGNORANTE, POIS SOMOS 35 MILHÕES DE ANALFABETOS. POR ISSO, A DILMA (QUE PENA) VAI GANHAR.
    E NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR A OLIGARQUIA CUNHA E O CLÃ PIRES EM TUNTUM!

    sirlene

    ResponderExcluir
  18. querida o ex-prefeito Pires não tem nada a ver com que está acontecendo em Tuntum sabemos que ele está sim é trabalhando e trazendo recursos para nossa cidade como calsamento da vila bento e estradas no sertão,foi um dos melhores prefeitos de nossa cidade com humildade vem conquistando seu povo nunca tratou seu povo com falta de respeito.olarquia e Pires nada a ver....

    ResponderExcluir