sábado, 2 de outubro de 2010

Política: maior assentamento do Brasil vive clima de tensão

O clima político no povoado Belém, distante da sede do município 70 quilômetros, é tenso e preocupa as autoridades. O mais promissor distrito de Tuntum abriga o maior assentamento de trabalhadores Sem Terra do Brasil, que é comandado pelo polêmico líder Josivan Carvalho Bílio, o Zé Rainha, que durante o dia de ontem distribui em toda comunidade uma carta que tinha em anexo um santinho da candidata à deputada estadual Cleide Coutinho e o número dos candidatos da coligação ‘Muda Maranhão’, com exceção do candidato Raimundo Monteiro, da coligação ‘O Maranhão Não Pode Parar’. A carta faz uma exposição do trabalho do líder Sem Terra e cobra fidelidade de todos os membros a votarem nos candidatos da coligação. “Companheiros, companheiras e moradores de nossa querida Belém do Maranhão, a cidade do futuro, domingo 03 de outubro será um dia histórico para nós, entraremos como homens ou como covardes. Nunca na história desse lugar alguém lutou tanto pelo seu povo, como tenho lutado ao longo desses dez anos, ’ diz o trecho inicial da carta.
Em outro trecho o líder comunitário diz que o povo não é periquito e que todos têm o compromisso com o desenvolvimento do lugar. No final ele diz que a vitória será comemorada com uma banda com choro ou alegria. Na conclusão ele se define como o ‘Zé Rainha, o Terrorista, o Linha Dura. O conteúdo agressivo e até intimidatório exaltou os ânimos no povoado provocando um sentimento de revanchismo entre a corrente política contrária as idéias do líder sem terra. Isso foi o suficiente para que Josivan Bílio fosse intimado a prestar esclarecimentos ao juiz eleitoral que o advertiu. Agora pouco Josivan afirmou ao blog que cobrou da população fidelidade aos candidatos apoiados por ele mediante ao que já foi feito.
Agora pela manhã obtive informação de que serão designadas duas viaturas da polícia para o local. Segundo Bílio, o próprio juiz eleitoral Pedro Henrique Holanda Paschoal teria afirmado que amanhã visitará o povoado com o propósito de dar maior tranqüilidade a votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário