domingo, 14 de novembro de 2010

As mulheres na política

O homem continua soberano em tudo o que faz, entretanto já se sente ameaçado pela delicadeza do sexo feminino que cotidianamente conquista novos espaços que antes lhes eram restritos. No passado foi discriminada abertamente no campo profissional, tinha mais deveres do que direitos. Na escalada da revolução humana em todos os aspectos impelidos pela sociedade a mulher vem superando a si mesma, quebrando barreiras e rompendo desafios. Já são muitas em todo o mundo as que já chegaram ao topo da conquista, aclamadas e reverenciadas, mesmo que provisoriamente, como: Benazir Bhutto, duas vezes primeira-ministra do Paquistão; Violeta Chamorro, primeira mulher a governar a Nicarágua; Indira Gandhi, primeira ministra da Índia; Margaret Tacher, ex-primeira ministra Britânica, etc.
Não há como enumerarmos todas as mulheres mundo a fora que se tornaram grandes personalidades diante de sua grandiosa liderança e capacidade. Aqui no Brasil, elas há muito tempo vem brilhando no cenário político, na sua maioria como parlamentar, exemplos a charmosa deputada Rita Camata, do Espíto Santo; a destemida Ideli Salvati, de Santa Catarina; Carlota Pereira de Queirós, primeira deputada constituinte, além da nossa governadora Roseana Sarney e outras. Dentro dos nossos limites municipais não podemos esquecer da nossa primeira prefeita Rita Maria. Agora será que elas desempenharam suas funções briosamente ou foram meras coadjuvantes? A maioria não alcançou o sucesso desejado, assim como acontece também com os homens, ficou faltando algo a mais, por exemplo, a experiência, fator determinante nessa caminhada ardilosa em que todos os olhos passam a ser os expectadores, grande parte torcendo por um simples deslize para anunciar o fracasso.
Mas não há mais como impedir a contundente retórica de liberdade política cimentada durante décadas de luta, hoje sacramentada com a eleição de Dilma Rousseff que terminou de abrir o restante das portas que ainda estavam fechadas ao horizonte político feminino no Brasil. Nos pequenos rincões de nosso país todo dia é dia de política, de discutir sobre quem entra, quem sai e de quem está na espera da oportunidade. Aqui no nosso amado Tuntum não é diferente, a ‘bichinha’ (política), como falam por aí, está na pauta diária e muito recheada de novidades. Diante de muitas especulações e conjecturas as mulheres passaram também a ser destaque nas rodas de conversas e debates, em que muitos comentam que na próxima eleição vai pintar candidata mulher pra prefeita. Será?
As destacadas na cidade que ainda tem chances de chegar ao Paço Municipal são três: Ana Isabel Silva, Oldy Vieira Cruz e Daniella Jadão Cunha. A primeira é mais popular em razão do grandioso trabalho que fez como secretária de Ação Social, principalmente nos dois primeiros mandatos do ex-marido. Trabalho jamais feito por outra ocupante da pasta e ainda hoje lembrado pela população. Ana Isabel ainda foi vice-prefeita por duas vezes e goza de um bom prestígio da sociedade, além de ter uma personalidade forte e decidida, agora só depende dela querer e o povo aceitar, o que você pensa? A segunda, Oldy Vieira Cruz, é outra que tem na veia o sangue político, até agora só de vitórias ao lado do marido Orleans Moreira Cruz, vereador eleito por nove vezes e todas com o seu irrestrito e estratégico apoio. A cada momento político que passa Oldy se mostra mais politizada e mostrando uma forte liderança, principalmente entre as mulheres. Dos homens recebe elogios pelo seu caráter e por sempre cumprir com o que diz. Já há vozes que dizem que ela, quem sabe, pode sair candidata, será? A última, a jovem e formosa Daniella Jadão, esposa do ex-prefeito Cleomar Tema, é reluzente de simpatia e de carisma. Em pouco tempo de Tuntum já tem cativado muitas amizades. Não sei ainda de seus dotes para a política, o que pensa e o que acha, mas ser simpático para um aspirante a político já é um bom começo, concorda?
Na exposição dessas linhas não tenho pretensões de provocar nenhuma celeuma e fazer intrigas no seio de nossa sociedade, contudo acalentar o debate político e fazer surgir novas propostas e idéias.

39 comentários:

  1. Por que não se fala de pessoas que não tem nada haver com as oligarquias?
    Chega Deusimar de Tanta Rapinagem.
    Mas vou deixar minha opinião sobre elas.
    A 1ª- Ana Izabel - Vejam a história dela, muito interessante, no primeiro mandato da Rapina fez um bom trabalho na área social, concordo com o blog, mas enriqueceu muito seus irmão a partir deste mandato, quando virou vice-prefeita era um posso de simpatia e ignorãncia, lembrando que o papel de vice, Izabel do Tema, como era conhecida, passou mais tempo em São Luiz/MA.
    A 2ª - A esposa do Orleans Moreira Cruz - Só deixo uma coisa para o povo. Eleger esse povo para cargo majoritário é puro terrorismo para a cidade, e vocês sabem do que estou falando. Num é verdade?
    A 3ª A nova Esposa da Rapina - De Pres. Dutra, brincadeira, com todo respeito a população daquela cidade, mas cada macaco no seu galho. Forasteiros em Tuntum tem demais. E ela é a mais nova representante da Oligarquia.
    Como vemos, o Blog não está mostrando nenhuma responsabilidade com o jornalismo Imparcial, pois sempre quando convém, algumas matérias se tornam tendenciosas com conteúdo em que quer mostrar que não há opões boas para cidade.
    Por isso, vamos lançar a nossa querida Dalzina.

    Ass. Coringa!

    ResponderExcluir
  2. gente se for pra eleger o proximo prefito que seja um filho de nossa tuntum, vamos dar um basta nesse negocio de que só os de fora tem vez tuntum tmb tem muita gente q tem capcidade

    ResponderExcluir
  3. Vejam a notinha publicada pelo escriba Djalma Rodrigues no jornal Atos e Fatos, edição de 7 de novembro de 2010, numa coluna de fofocas intitulada “Dona Bibi”:


    “...o Tema, ex-prefeito de Tuntum, levou uma baita punhalada nas costas do próprio primo, o atual prefeito Chico Cunha. Trairagem das grossas.
    O Chico Cunha não tinha votos sequer para se eleger vereador. Tema mostrou força política e o elegeu prefeito. A recompensa à La Lázaro de Melo foi rápida.
    O Chico demitiu todo mundo ligado ao Tema e, ainda por cima, deixou de falar com seu antigo protetor. Dizem, lá pela cidade, que ele obedece às determinações da primeira-dama.”

    Djalma Rodrigues, para quem não sabe, é um dublê de jornalista que prestou “serviços” ao Tema quando este estava presidente da FAMEM. E pelo visto continua servindo ao patrão, publicando notinhas ridículas “sopradas” pelo sujeito que continua pagando-lhe um “jabazinho”.

    Ora, senhores, na verdade o que ocorreu foi o seguinte. Chico Cunha recebeu do Tema foi uma prefeitura muito bagunçada, que, além das despesas legais, estava bancando muitas despesas ilegais, tudo alcançando um total mensal muito superior à receita arrecadada.


    Abaixo, alguns dos desmantelos encontrados por Chico Cunha ao assumir o cargo:

    I - centenas de funcionários fantasmas recebendo salários meia-boca (abaixo do mínimo constitucional, uma esmola eleitoreira);

    II - dezenas de pessoas cursando faculdades particulares em São Luis e Teresina, bancadas com o dinheiro do povo de Tuntum, sem nenhuma lei municipal específica dando respaldo a esses dispêndios (como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal);

    III - dezenas de pessoas cobrando o pagamento de "contratos não comprovados" que diziam ter sido feito entre elas e o ex-prefeito;

    IV - muitas pessoas com mais três matrículas no quadro de pessoal da prefeitura. Houve caso de o mesmo sujeito receber salário em nome dele e de mais nove pessoas (fantasmas);

    V - há muito mais a dizer..direi no momento oportuno.


    O triste é que o ex-prefeito sabia de tudo isso e fica dando uma de joão-sem-braço. Usa os cupinchas dele para atacar o Chico, como fez com o Pires Léda.

    ResponderExcluir
  4. A Izabel, por si, é até palatável. Mas tem "bilis" perto dela. Refiro-me a Idaspe, Gardênio e Gunas, péssimos cabos eleitorais.

    ResponderExcluir
  5. BOM PRO POVO É DR TEMA DE NOVO!
    BOM PRO POVO É CHICO CUNHA LONDE DE NOVO!
    BOM PRO POVO É DR TEMA DE NOVO!
    BOM PRO POVO É CHICO CUNHA LONDE DE NOVO!
    BOM PRO POVO É DR TEMA DE NOVO!
    BOM PRO POVO É CHICO CUNHA LONDE DE NOVO!
    BOM PRO POVO É DR TEMA DE NOVO!
    BOM PRO POVO É CHICO CUNHA LONDE DE NOVO!
    BOM PRO POVO É DR TEMA DE NOVO!
    BOM PRO POVO É CHICO CUNHA LONDE DE NOVO!

    carlos t. g

    ResponderExcluir
  6. o povo deseja que o chico cunha tente a reeleição, pois levará uma surra nas urnas para nunca mais se reerguer do chão! POIS O MESMO NÃO GANHA NEM PARA O CONSELHO TUTELAR!

    max

    ResponderExcluir
  7. Esse Tema joga surjo mesmo ,fica alimentando esse jornalista do Atos e Fatos em seu favor.Oras Tema só usa as pessoas. Todos que os ajudam ele descata. exemplos: Ana Isabel silva cunha. Ela quase perdeu a vida numa campanha do Tema. Pires Leda que devolveu a prefeitura pra ele, foi escurraçado até de cachorro ele o chamou !!!
    Conca

    ResponderExcluir
  8. EU DESEJO QUE TEMA SEJA CANDIDATO, SO PRA TER O PRAZER DE DIZER QUE ELE É IMPUGNADO,E POR ISSO NAO PODE SER CANDIDATO, DO MESMO JEITO QUE ELE FALOU DO MEU AMIGO PIRES.
    Gil

    ResponderExcluir
  9. É vamos ver!!Pois segundo o que eu soube, se Dr.Tema colocar Daniela como candidata a`Preefeita e Rafael como vice eu não votare...E olha que sempre votei, mais aí sim ele vai conhecer sua PRIMEIRA DERROTA...Pode ter certeza disso.FORA DANIELA E RAFAEL!
    FORA DANIELA E RAFAEL!
    FORA DANIELA E RAFAEL!
    FORA DANIELA E RAFAEL!
    FORA DANIELA E RAFAEL!
    FORA DANIELA E RAFAEL!
    FORA DANIELA E RAFAEL!
    TUNTUM QUER VER FAMÍLIAS NOVA NA POLÍTICA...

    ResponderExcluir
  10. HOMENAGEM AO ILUSTRÍSSIMO AMIGO E GRANDE ESPORTISTA FREI ERNESTO MERELLI, POR TUDO QUE FEZ PELO ATALANTA E POR TUNTUM:

    19 de DEZEMBRO de 2004 – Bérgamo-Itália
    Fr. Ernesto da Vertova (Bérgamo) – Giovanni Merelli.
    Chegou ao Brasil em 1958, depois de ter servido os irmãos em vários conventos da Província de Lombardia nos humildes e cansativos serviços de cozinheiro e hortelão. Viveu também uma experiência missionária no sul da Itália em Spezzano Sila. Almejando realizar seu ideal missionário, foi enviado ao Brasil. Em Grajaú ficou de 1958 até 1979 como auxiliar nos serviços gerais da casa e também nas solenes funções da catedral. Foi companheiro dos bispos D. Emiliano Lonati e D. Adolfo Bossi, que muito apreciaram seus préstimos. Teve ocasião de experimentar o ambiente de Alto Alegre no período perturbado que terminou com o fechamento daquela residência tão carregada de história. Deixou um interessante relato dos últimos dias da presença missionária naquele lugar. Em 1981 residiu em Tuntum junto aos noviços. Durante esse tempo fundou o Atalanta que é um grande time em Tuntum, fundou o famoso "Forró dos Padres", onde muitos jovens poderia brincar de baralho, tênis de mesa, dominó e outros. Nesta cidade permaneceu até 1990, quando foi transferido (ele queria pernanecer) para São Luís até 1999. Sempre disponível à voz da obediência, por breves períodos esteve em Porto Franco e Açailândia, para voltar na periferia de São Luís nas casas de formação do Coroadinho e da Cohab. Por fim, abalado em sua saúde os Superiores (por não querer ajudá-lo em sua recuperação), preocupados, devolveram-no à Província-Mãe de Lombardia onde na enfermaria provincial encerrou sua trabalhosa caminhada pouco depois de seu regresso (seu sonho era ser sepultado em Tuntum - subindo nas escadas do avião em São Luís e ainda olhou para trás clamando para não ir). Faleceu aos 71 anos de idade e nos deixa até hoje um semblante de humildade e trabalho. Que a alma de nosso irmão descance em paz, amem!

    atalanta hj e sempre

    ResponderExcluir
  11. A muitos e muitos anos o povo de Tuntum a população olha sem muita reação para a falta de desenvolvimento da cidade. São assassinatos, prisão feia pela Policia Federal, mas assassinatos que todos sabem a raiz de alguns, corrupção, pessoas se dando bem com o dinheiro do povo, e alguns fazendo política irresponsável sem oposição e com mais situação.
    Até quando Tuntum ficará assim? É vergonhoso saber que existem pessoas que se dizem amar essa cidade e sequer se comprometi em lançar um nome do povo e filho desta unidade. É vergonhoso algumas pessoas falarem na volta do sr. Tema, um homem que não tinha um único plano sequer para o desenvolvimento da cidade, mas sim um plano de melhoramento familiar e de enrriquecimento ilícito de forasteiros, falo principalmente dos exs- secretários de saúde de seu governo. Será que o Tema acredita em Tuntum? Será que o pires que anos e anos, tornou-se símbolo da oposição é verdadeiramente um convertido contra as oligarquias Cunha? Por favor Tuntuense, vamos pensar, em um estado que tem os piores índices de desenvolvimento do País, ganhando somente de Alagoas e que na política está ligado a Sarney, José Reinaldo, Flávio Dino, Humberto Coutinho, Jackson Lago e tantos outro apoiados por esses malfeitores de Tuntum, é realmente essa gente que queremos para buscar algo de bom para nossa vidas? Por favor, não sejamos "Judas", não vamos trair Jesus mais uma vez. Está na hora da juventude levantar-se, criar agremiações e se for possível, expulsar essa gente da nossa Tuntum.

    ResponderExcluir
  12. sinpatia e amizade dessa tal danielle até agora
    é com meia duzia de metidinhas RÍCAS.
    aposto que alguem da vila mata,campo velho,canto bom, guéla etc...sáiba ao menos quem é ela.
    (de presidente dutra basta a prissila)

    ResponderExcluir
  13. Ao a,amigo atalanta para sempre
    queremos lembbrar que seu trabalho junto ao esporte estar sendo preservado mesmo sem muitos recursos mais estamos dando continuidade a este belo trabalho seu que é manter o Atalanta sempre em atividade e em busca de campeonatos um abraço
    Genilson Araujo

    ResponderExcluir
  14. Se o Tema que colocar a esposa forasteira. Vou chamar o Ricardo Teixeira, presidente da cbf.

    Ass: Muricy Ramalho.

    ResponderExcluir
  15. Não sou machista tampouco preconceituoso, muitas pesquisas em nível não só de Brasil mas de mundo, mostrama grande capacidade da mulher em realizar feitos importantes, face a grande sensibilidade e dedicação quando tomam sobre os ombros desafios fora do cotidiano. Todavia, quando se trata de Tuntum é preciso muitas cautelas, visto ser o nosso município SUI GENERIS quando se trata de política.
    Eu me arrisco a dizer que as mulheres de Tuntum agem diferentes. Aqui, exceto Oldy Cruz as demais ocupam cargos citadas na matéria chegaram à exercer funções importantes levadas pela mão e não por méritos próprios, infelizmente.
    Ana Isabel - foi alçada à condição de de vice-prefeita em um momento em que o Ex esposo contava com domínio pleno sobre o município. Certa vez, senti-me constrnagido ao ser interpelado por um cidadão de Joselândia que, em tom de gozação disse que eleger marido e mulher como prefeito e vice só era possivel em Tuntum mesmo.
    Lêda Bílio - só entrou na política em face da impossibilidade do marido Ficha Suja, Josinaldo.
    Artemisia Noleto - também foi levada a concorrer pelo opção do marido em aliar-se ao Tema cujo partido que se encontrava filiado (PDT) foi levado pelo JAYDRAN BRITO.
    Daniella Jadão - o grande mérito dela é ser esposa do Tema, fora isso o que há mais? desconheço.
    Temos um exemplo na história do nosso munícipio, a Sra. Rita Maria. Esta, quando prefeita era quem menos decidia sobre as questões municipais. Tudo estava na s mãos do esposo (José Pinheiro Coelho) e Hélio Araújo. Após o falecimento do Sr. Zeca Coelho, Hélio passou a ser absoluto na Prefeitura. Sempre avalio o passado para projetar o futuro. Será que com uma delas não seria a mesma coisa?
    Todas tem apêndices que causam preocupação ao povo. Imaginem o retorno do Cleber, Idaspe, Gardenio, Gunas, mais uma turma de Presidente
    Dutra para reforçar o time, caso Daniella ou Isabel sejam eleitas? ou a turma do Orleans com a eleição da Sra. Oldy?
    Por último, é no mínimo exagero colocar Indira Ghandi, Magareth Tacher, Golda Meir no mesmo patamar dessa turma tupininquin.. mesmop Deusimar...

    Da Roça

    ResponderExcluir
  16. QUEREMOS DANIELLA E RAFAEL EM 2012! VAMOS VOTAR!
    QUEREMOS DANIELLA E RAFAEL EM 2012! VAMOS VOTAR!
    QUEREMOS DANIELLA E RAFAEL EM 2012! VAMOS VOTAR!
    QUEREMOS DANIELLA E RAFAEL EM 2012! VAMOS VOTAR!
    QUEREMOS DANIELLA E RAFAEL EM 2012! VAMOS VOTAR!
    QUEREMOS DANIELLA E RAFAEL EM 2012! VAMOS VOTAR!
    QUEREMOS DANIELLA E RAFAEL EM 2012! VAMOS VOTAR!
    QUEREMOS DANIELLA E RAFAEL EM 2012! VAMOS VOTAR!

    marcus v. r.

    ResponderExcluir
  17. meu caro amigo deusimar lobão... vc nunca usou umas palvras tão certas, como vc usou pra falar de dona ana izabel. admiro muito dona ana izabel e acho que esse momento que acontece no brasil e no mundo, onde as mulheres estão demonstrando total liderança e competência. tenho certeza que entre essas que foram citadas, a mais competente e esperiente pra comandar e levar tuntum de volta ao crescimento e dona ana izabel.
    quem não se lembra o que essa mulher ja passou em sua vida, varios obstáculos utrapassados com garra e coragem.

    quando dona ana izabel organizava qualquer coisa dentro de tuntum, era um evento bem feito, muito organizado, e era o povo de tuntum que trabalhava e não o povo de fora. tinhamos em tuntum feira da cultura, carnavais maravilhosos, finais de ano alegres e bem decorados, tinhamos um serviço social voltado mesmo pra o povo. meus amigos de tuntum ja está na hora de darmos valor ao nosso povo e não a pessoas de fora, como foram citados os ex secretarios de saúde de tuntum (trazidos pelo tema).

    tenho absoluta certeza que o povo de tuntum vai votar em quem é de tuntum e não de presidente dutra. se nois de tuntum colocarmos dona daniele no poder ela vai migrar todo o povo dela de presidente dutra pra tomar emprego do povo de tuntum.
    gente não adianta, o povo de presidente dutra não gosta de tuntum de maneira alguma, isso é fato e histórico. sempre tiveram raiva de tuntum.

    creio que dona ana izabel no comando de tuntum vai ser uma esperiencia muito boa. ela sempre foi organizada naquilo que fez e faz, suas contas sempre foram honrradas em dias certos, suas obras sempre foram em prol ao povo de tuntum e apesar de tudo, é uma mulher de fibra e garra e isso fará bem pra o povo de tuntum neste momento. vamos juntos aumentar essa corrente a favor de uma mulher de garra e coragem, e que não tem medo de tocar um municipio como tuntum, ela sim é a unica mulher que tem condição nesse momento de voltar a aquela alegria que nois de tuntum sempre tivemos, um povo acolhedor e alegra, e ela é uma mulher que vai honrar esse nosso povo.

    ResponderExcluir
  18. (VOTO NO TITICO. )
    (PIOR QUE TÔ NÃO FICO)

    PAUDALHO DE TUNTUM

    ResponderExcluir
  19. Isabel ja ta rica, nem mora em tuntum !!!!!!!!!!
    Flexa

    ResponderExcluir
  20. Acho que Izabel é a solução. Seria, trabalhodoura e acima de tudo honesta. Honestidade é o bem maior de um ser humano, e isso ela tem de sobra.

    ResponderExcluir
  21. jamanta, não votamos em alguem pq é pobre, e sim pq é serio e honesto.

    ResponderExcluir
  22. ISABEL JAMAIS!!! NINGUÉM MERECE A CÉLIA E O IDASPE DE VOLTA PRA HUMILHAR O POVO, O POVO NÃO ESQUECE, FOI MTA HUMILHAÇÃO.

    FORA ISABEL, FORA DANIELE FORA RAFAEL
    FORA ISABEL, FORA DANIELE FORA RAFAEL
    FORA ISABEL, FORA DANIELE FORA RAFAEL
    FORA ISABEL, FORA DANIELE FORA RAFAEL
    FORA ISABEL, FORA DANIELE FORA RAFAEL
    FORA ISABEL, FORA DANIELE FORA RAFAEL.
    IDASPEE CÉLIA NUNCA MAIS COM FÉ EM DEUS!!!OPOVO DE TUNTUM NÃO QUEREM VER AQUELE CASAL DE VOLTA...JAMAIS.....

    VILA NOVA

    ResponderExcluir
  23. a senhora ana izabel pode até não morar em tuntum, mas te garanto que ela é de tuntum e ama esse povo. e é uma mulher de garra e determinação, sempre tive vontade de ver ela no comando deste municipio.
    todo mundo conhece dona ana izabel como uma mulher de garra, coragem e determinação. todos os seus projetos realizados foram marcados por sucesso e brilho.
    tenho absoluta certeza de que o nosso povo vai dar uma oportunidade pra ela mostrar seu trabalho.

    ResponderExcluir
  24. A Sra.Ana Isabel,de quem gosto e respeito tem mesmo muitos valores e fez um grande trabalho quando foi primeira dama especialmente de 93-96,e o Cuaits um grande legado! Mas também, já perseguiu aliados, tem muito ódio e rancor de muitos tuntuenses em especial os Cunhas e outros!Ela já não faz mais parte do nosso dia dia,vive do nosso dinheiro com uma baba de 40.000,oo pagos pela secretaria de saúde de tuntum pelo aluguel do Hospital da Clinicas! Ela e o seu namorado o Sr Cláudio gostam mesmo é das colunas de jornais!Pensemos bem!! Quatro anos não são quatro dias....
    Esperança.

    ResponderExcluir
  25. Bem gente, pelo que tenho lido nenhuma da mulheres citadas agradou.
    Na verdade, teria alguem que agrade? quem? será que em Tuntum só tem gente má? vamos pensar sem paixões e deixando os interesses pessoais de lado. Vamos procurar ter o mínimo de isenção. Talvez, assim, consigamos descobrir um nome que estaja a altura dos desejos do povo.
    Mas, é importante pensar primeiro no municipio como um todo e não apenas em um possivel empreguinho e/ou em receber um contra-cheque sem trabalhar.
    Se desejamos para prefeito uma pessoa honeste e decente, é precisamos ter também o mesmo comportamente. Vamos deixar de loda a velhja máxima - "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço".

    Da Roça

    ResponderExcluir
  26. acho muito engraçado que falam que dona ana izabel vive com uma baba de 40 mil reais e não falam que o dr tema pega a outra parte, que tbm é de 40 mil reais. isso não é crime, o hospital é alugado, e ela tem a metade. por isso ela pega 40 mil reais.

    mais ainda acho que neste momento o melhor pra tuntum era essa mulher de garra e coragem, ela iria fazer um otimo trabalho em tuntum. isso eu tinha certeza.

    ANA IZABEL MULHER DE FIBRA, FORÇA, PULSO FIRME, GUERREIRA... QUERO LHE VER NO COMANDO DESSA CIDADE QUE ESTÁ TÃO MACHUCADA PELA FAMILIA CUNHA.

    ResponderExcluir
  27. TENHO PLENAS COMFIAÇA NA SENHORA OLDY VIEIRA CRUZ POIS ALEN DE SER HONESTA TEM MUITA GARRA PARA ADMINISTRAR O MUNICIPIO DE TUNTUM.BEIJOS DO POVO TUNTUNESE
    TE ADORAMOS
    Q UEROMOS VC NOSSA PREFEITA........................................................................................................

    ResponderExcluir
  28. QUEROS OLDY NOSSA PREFEITA ..........................
    QUEROS A SENHO OLDY POIS SABEMOS Q ELA E CAPAZ.................................................

    ResponderExcluir
  29. POVO VAMOS APOIAR A OLDY POIS E A UNICA CAPAZ DE AJUDAR O POVO.AO CONTRARIO DA ISABEL QUE PARA MUITA GENTE É UM MAU EXEPLO PARA NOSSA SOCIEDADE.............................................................................

    ResponderExcluir
  30. OLDY CRUZ MULHER DE CARTER,SINCERA E LUTADORA PELOS SEU OBJETIVO, POR ESSAS E MUITAS OUTRAS QUALIDADES QUE MERECE SER NOSSA PREFEITA..............

    ResponderExcluir
  31. FORA ANA ISABEL POIS VC Ñ TEM QUALIDADES PARA TER EM MAUS UM CARGO TÃO IMPORTANTE.O POVO DE TUNTUM NÃO MERECE PASSAR ESSA VERGONHA.POIS PARA NOS VC E UMA VERGONHA......................................................

    ResponderExcluir
  32. QUEM E DANIELA?NÃOCONHEÇO.RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS
    E A MULHER DO RAPINA.RSRSRSRSRSRSR.MEU DEUS ESSE CARA NÃO TEM JEITO .POIS A ANA ISABEL AGORA QUER COLOCAR OUTRAR QUE NA MINHA OPINIÃO Ñ TEM NADA HVER.......................TEMA JA DEU O Q TINHA Q DAR............ SI TOCA MEU AMIGO..................KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....

    ResponderExcluir
  33. QUEREMOS OLDY EM 2012
    QUEREMOS OLDY EM 2012?.......................................................................................................
    ELA MERECE SER A PREFEITA DE TUNTUM,POIS UM CARGO IMPORTANTE SO ASSUMI PESSOAS, IMPORTANTES.E PARA O POVO DE TUNTUM VC TA A MAIS BEM PREPARADA,,,,,,,,,,,,,,,..................ESTAMOS COM VC, ..............................................

    ResponderExcluir
  34. para os invejosos o carismático,bom carater,cavalheiro,honesto...CLAUDIO AZEVEDO FOI ELEITO O NOVO PRESIDENTE DO SEBRAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE. PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!VC MERECE.AGORA VAMOS ELEGER ANA ISABEL PREFEITA DE TUNTUM.ELA Ñ É FICHA SUJA.

    ResponderExcluir
  35. votamos ISABEL COMO PREFEITA E TUNTUM

    ResponderExcluir
  36. vergonha nada, vergonha é vc não saber escrever.
    vai estudar desenteressado(a)!!!! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  37. se vc soubesse pelo menos votar, mais não sabe nem escrever kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  38. meus amigos que estão fazendo campanha para a dona oldy vão aprender a escrever q vai da mais futuro do q fazer campanha para uma pessoa que não vai fazer nada por tuntum

    ResponderExcluir
  39. A Ana izabel na prefeitura vai do mesmo jeito de antes Idaspe de novo e o rafael na prefeitura que vai madar é a izabel e ela v ai querer si vigar e omilar o Dr. Tema fora izabel fika no teu Sao luis mesmo .
    DR> TEMA ou DANIELA e progresso vai está de volta. DEUS È MAIS>

    ResponderExcluir