terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Roseana antecipa divulgação de secretariado; deputado Pedro Fernandes vai para Cidades

 por Décio Sá

 A governadora Roseana Sarney (PMDB) resolveu antecipar para as 11h desta quarta-feira o anúncio do secretariado, marcado inicialmente para a quinta-feira. A grande novidade da relação pode ser a presença de um deputado federal.

Pedro Fernandes: nome de peso no governo Roseana

Segundo fontes palacianas, o escolhido é Pedro Fernandes (PTB). Ele deve ocupar o lugar de Filuca Mendes na Secretaria das Cidades. Com isso, Roseana, abre a pasta da Agricultura para outro nome. A secretaria tem como titular o primeiro suplente do senador Epitácio Cafeteira (PTB), Afonso Ribeiro, irmão de Pedro.
Com a ida do deputado para Cidades, o secretário Chiquinho Escórcio (Brasília) tem lugar garantido na Câmara independente da decisão do STF determinando ao partido e não à coligação a vaga decorrente da saída do político titular de mandato.
No entanto, nesse primeiro momento, cuja legislatura é de 2006, assumiria o primeiro suplente Costa Ferreira (PSC). A legislatura decorrente da eleição deste ano só começa em fevereiro. Apesar da decisão do STF, a tendência da Câmara é empossar os suplentes das coligações.
No Esporte, não é mais certa a presença do deputado Jura Filho (PMDB). O mais provável é que Ricardo Guterres (DEM) ou Fábio Braga (PMDB), que disputavam Cidades, sejam contemplados.
Jura Filho pode ir para a Secretaria de Assuntos Estratégicos ou Agricultura. Nesta, porém, o mais cotado é o presidente eleito do Sebrae, Cláudio Azevedo, ou um nome do PT .
Veja como está a formação do secretariado até agora:
Nomes já confirmados

Sérgio Macedo (Comunicação), Fábio Gondim (Planejamento), José Márcio Leite (Saúde), Chiquinho Escórcio (Brasília), João Bernardo Bringel (Ciência e Tecnologia), Cláudio Trinchão (Fazenda), Aluísio Mendes (Segurança), Sílvia Frazão (Corregedoria), Maurício Macedo (Indústria e Comércio), Max Barros (Infraestrutura) e Coronel Vieira (Casa Militar)
Praticamente confirmados, mas com possibilidade de mudança:

Hildo Rocha (Articulação Política), Claudete Ribeiro (Igualdade Racial), Pedro Fernandes (Cidades), José Antonio Helluy (Trabalho), Tadeu Palácio (Turismo), Luiz Bulcão (Cultura), Catharina Bacelar (Mulher), Conceição Andrade (Desenvolvimento Agrário), Israel Ferreira (Minas e Energia) e Luiz Carlos Fossati (Emap).
Sendo definidos:

Direitos Humanos, Esportes, Assuntos Estratégicos, Desenvolvimento Social, Administração Penitenciária, Agricultura, Meio Ambiente e Juventude.
Nota: Post ampliado às 14h50.




Nenhum comentário:

Postar um comentário