.

.
.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Reunião de apoio para criação do município Belém do Maranhão rende poucos frutos.

Josinaldo Bílio
Uma comissão liderada por Josivan Carvalho Bílio, o Zé Rainha e outras figuras, entre elas Raimundo Monteiro, atual presidente regional do PT, se reuniram com a população do povoado Belém para discutirem os caminhos e as atitudes que irão tomar para elevarem a povoação à cidade, sonho de grande parte da população daquele povoado, mas que tudo
indica está longe de acontecer devido aos embaraços políticos e suas amarras. No encontro com a população foi apresentado o homem que irá articular todo o processo de municipalização, que tudo indica é pouco conhecedor da matéria. Segundo informações repassadas a este Blog, o representante por nome de Augusto, usando uma linguagem coloquial pouco acrescentou de positivo para deixar a população pelo menos esperançosa.

Josivan Bílio (camisa listrada)
A salvação do encontro foi a presença do secretário de Articulação Política e ex-vereador Josinaldo Bílio que explicou ao pé da letra todo o questionamento envolvendo os trâmites desse processo de emancipação, deixando Monteiro e sua turma boquiabertos com o vasto conhecimento de Josinaldo sobre o assunto. Josinaldo não deu sinais de esperanças imediatas já que todo o projeto de criação de novos municípios brasileiros não tem interesse do governo. O projeto Lei Complementar que devolveria aos estados a autonomia de criação de novos municípios já passou pelo senado, porem encontra-se engavetado na câmara esperando ser votado, mas tudo indica que continuará da mesma forma, pois há outros projetos de importância do governo esperando ser apreciado e votado. A aprovação da lei complementar não é de interesse do governo, no momento, pois seus efeitos serão grandiosas despesas para a implantação desses municípios.

Uma das saídas apresentadas pelo representante dos povoados no encontro seria a apresentação de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC), mas segundo Josinaldo Bílio pior seria, pois a Pec precisaria ser votada em dois turnos nas duas casas, ainda correndo o risco de não ser mais aprovada, além do grande tempo que levaria para ser votada. ‘Eu acho que nossas esperanças serão acesas em 2016 ou 2020, agora pra 2012 eu acho difícil’, declarou Bílio. No passado a autonomia de criação de novos municípios competia às assembléias legislativas que perdeu a autoridade depois que o então deputado federal maranhense Cezar Bandeira criou um projeto de emenda a constituição dando a autonomia ao congresso. Entre as duas povoações pré candidatas a emancipação, Belém e Ipu-Irú, talvez o povoado Belém reúna as maiores condições devido a localização geográfica e contingente populacional. Se os embaraços continuarem o sonho de ser prefeito de Josivan Carvalho Bílio, o ‘Zé Rainha, que também se auto denomina de ‘o Linha Dura’ vai demorar mais um pouco, isso para a sua grandiosa tristeza. É, mais Zé Rainha não perde as esperanças e talvez hoje diga, ‘antes tarde do que nunca’.







12 comentários:

  1. Uma reunião que somente está presente um partido (PT), uma família como defensores do projeto, e poucos conhecedores, dá para evidenciar que querem criar um novo Tuntum, ligado as oligarquias.
    Que pena que o pensamento nesta região ainda é muito atrasado.

    ResponderExcluir
  2. COMPANHEIRO LOBÃO, É UMA PENA QUE A NOSSA LUTA NO POVOADO BELÉM AINDA SEJA QUESTIONADA, VOCÊ É TESTEMUNHA DA GRANDE DIFICULDADE QUE TIVEMOS PARA MOSTRAR PARA AQUELE QUE POVO QUE SONHAR ERA POSSIVEL, QUANDO DA LUTA PELAS TERRAS PARA CRIAR O MAIOR ASSENTAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DO CRÉDITO FUNDIÁRIO DO BRASIL, NAQUELA ÉPOCA O PESSIMISSO TAMBÉM ERA GRANDE E POUCOS ERAM OS QUE ACREDITAVAM. NÃO QUEREMOS QUE O BELÉM DO MARANHÃO SEJA CIDADE PARA SER PREFEITO E SIM PARA MELHORAR AINDA MAIS A VIDA DO NOSSO POVO QUE ESTÁ ESQUECIDO PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, SE NÃO FOR POSSIVEL CRIAR EM 2011, QUE SEJA EM 2013 OU QUEM SABE EM 2015, POIS SÓ SE PODE CRIAR MUNICÍPIO EM ANOS ANTERIORES A ELEIÇOES MUNICIPAIS OU ESTADUAIS E NACIONAIS. O IMPORTANTE É PREPARAR O BELÉM DO MARANHÃO PARA UMA POSSIVEL EMANCIPAÇÃO, PARA NÃO CHORAR O LEITE DERRAMADO COMO ACONTECEU QUANDO SANTA FILOMENA FOI CRIADA, QUE O NOSSO POVO NÃO FOI CAPAZ DE SE MOBILIZAR PARA LUTAR PELA NOSSA EMANCIPAÇÃO NAQUELA ÉPOCA.
    JOSIVAN CARVALHO BILIO

    ResponderExcluir
  3. Caro Lobão,
    Gostaria de sugerir um nome para o futuro município: BILIONÓPOLIS.
    Um abraço e parabéns aos que querem ver o Belém independente. Mirem-se no exemplo de Santa Filena Bilionolitanos.

    ResponderExcluir
  4. LOBÃO: EM OUTROS ESTADOS DO PAÍS QUANDO ALGUNS POVOADOS SE EMANCIAPAM, JÁ NASCE COM INFRAESTRUTURA DE PRIMEIRO MUNDO. ÁGUA TRATADA, LUZ ELÉTRICA, ASFALTO, COMUNICAÇÃO, BANCOS, FORUM, LINHA DE ÔNIBUS E UMA RENDA PER-CÁPITA DE ADMIRAR. QUANDO ISSO ACONTECE NO MARANHÃO, VAI APENAS O NR DE UMA CONTA CORRENTE BANCÁRIA PARA SER BASTANTE IRRIGADA. PODEM TER CERTEZA. AI TEM COISA. O POVOADO TEM QUE SER ASSISTIDO MAIS DENTRO DO PLANEJAMENTO DO AUTAL MUNICÍPIO. SE O GESTOR ATUAL NÃO ESTAR PRESENTE NOS ACONTECIMENTO DO POVOADO, QUE SEJA RESPONSABILIZADO POR ISSO.

    TIÃO
    POV BELÉM

    ResponderExcluir
  5. Morei nesse povoado durante muito tempo e tenho amor por ele. Espero que os meninos Josinaldo e Josivan sejam perseventes ao lutar pela a futura "Belém do Maranhão", (esse nome é lindo para a cidade. Independente de partido politico o que está em jogo são as raizes, o amor pelo lugar.

    Hélia Varão

    ResponderExcluir
  6. FICO MUITO FELIZ COM COMENTÁRIOS COMO O QUE FEZ HÉLIA VARÃO. O PATRIOTISMO E AMOR PELO LUGAR NOS FAZ ACREDITAR QUE TUDO É POSSIVEL, BELÉM DO MARANHÃO SERÁ COM CERTEZA COMPANHEIRA HÉLIA A NOSSA CIDADE DO FUTURO.

    ResponderExcluir
  7. BILIONÓPOLIS!!!Essa foi grã-fina,ai galera vcs me matam de rir.poderia também ser NOVA TUNTUM,tendo em vista a extensão da acirrada disputa pelo poder que há de se instalar na região!boa sorte "BILIONOPOLITANOS"

    ResponderExcluir
  8. Nasci neste povoado,vivi nele os melhores dias de minha vida,torço para que os Bilios consigam tornar este sonho em realidade,e desta forma possam proporcionar dias melhores aos que pertecem ao contingente habitacional do futuro(BELÉM DO MARANHÃO).Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito feliz com a noticia da possível emancipação de (nossa querida Barriguda) Belém do Maranhão. Hoje vivo distante, mas tenho minhas raízes fincadas nesse maravilhoso lugar. Portanto, muito sucesso nessa empreitada. Avantes lutadores dessa causa, parabens!!! R.Gomes

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito feliz com a noticia da possível emancipação de (nossa querida Barriguda) Belém do Maranhão. Hoje vivo distante, mas tenho minhas raízes fincadas nesse maravilhoso lugar. Portanto, muito sucesso nessa empreitada. Avantes lutadores dessa causa, parabens!!! R.Gomes

    ResponderExcluir
  11. merece essa estrutura de desenvolvimento!!!

    ResponderExcluir
  12. josivan e um dos menbros mais iportante,na busca desse
    desenvolvimento na qual o povo do belem esta sendo valorizado i abencoado.... que nessa conquista possa trazer mais beneficios e infraestutura e mais conhecimento ...estou muito feliz parabens pela por esse passo.
    ass.Marlon
    Cidade atual CUIABÁ - MT

    ResponderExcluir