sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TJMA: desembargadores julgam mais que a demanda

Do Jornal Pequeno

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) julgaram, em 2010, 13.063 processos, 18% a mais que em 2009, quando foram julgados 11.089 processos. O desembargador Cleones Cunha encabeça a lista da produtividade, com 975 processos julgados , incluindo decisões monocráticas e colegiadas.
Por outro lado, a demanda na Justiça de 2º Grau aumentou. Dados comparativos entre os dois exercícios indicam um aumento de 27% em relação ao ano passado, chegando a 15.531 o número de processos distribuídos, ou seja, 3.034 a mais que em 2009, quando houve a distribuição de 12.191 processos.

De forma prática e criativa, os desembargadores estão adotando diversos procedimentos para aumentar a produtividade e evitar o “tempo morto” – período em que os processos ficam aguardando uma providência.
Dentre outros métodos, estipulam metas de produção para as equipes, adotam sistemas de controle informatizado do tempo de permanência dos autos no gabinete e se reúnem periodicamente com as assessorias para avaliar o andamento dos serviços.
RELATÓRIOS - O desembargador Cleones Cunha controla a situação dos processos não julgados, em seu gabinete, por meio de relatórios estatísticos semanais e ordena a devolução imediata dos autos quando há excesso de prazo. "O bom índice de produtividade do Tribunal também é o resultado de um trabalho de equipe, envolvendo todos os desembargadores, com o importante apoio dos servidores", avalia.
O presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon, ficou entusiasmado com os resultados da produtividade. Na sua opinião, os números refletem o esforço do colegiado para que o Tribunal seja reconhecido como uma instituição ágil e efetiva na solução dos litígios. Ele lembrou que as estatísticas produzidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já haviam indicado que o TJMA ocupa o primeiro lugar em produtividade no país, com 144% de julgamentos em 2010.
As estatísticas do TJMA apontam que foram proferidas 10.018 decisões colegiadas e 3036 monocráticas. Houve o registro de 18.32 processos baixados para cartórios e arquivados. Para as instâncias superiores foram remetidos 2.938 processos.

(Asscom / TJMA)

Um comentário:

  1. ESTE REALMENTE É UM GRANDE TRABALHO QUE A NOSSA JUSTIÇA VEM FAZENDO. IMAGINEM O TRANSTORNO QUE PASSAMOS QUANDO NECESSITAMOS DESSE PODER E SOMOS BARRADOS NA CRUEL BUROCRACIA. PARABÉNS A TODOS OS DESEMBARGADORES, JUIZES E PROMOTORES DO NOSSO MARANHÃO.

    "QUANDO A JUSTIÇA E O DIREITO ESTIVEREM EM DESARMONIA, FIQUE DO LADO DA JUSTIÇA"

    ALEXANDRE ANDRADE 100% URUÇÚ

    ResponderExcluir