quarta-feira, 30 de março de 2011

Empresa de pesquisas geológicas procura gás e petroleo em Tuntum

Hoje pela manhã, no prédio da prefeitura, tive uma conversa informal com dois técnicos da empresa Georadar que no momento faz pesquisas de solo no municípío a procura de gás natural e petroleo. Segundo os dois funcionários a equipe é formada por 70 profissionais que estão percorrendo parte do município nesse momento. Eu perguntei a eles se já havia algum indício da presença desses minerais em nosso solo. Os dois jovens afirmaram que, além do sigilo, o resultado não é imediato e que todos um dados colhidos são enviados a sede da Petrobrás no rio de Janeiro para estudos geofísicos.

A eles ainda perguntei sobre as formas do procedimento da pesquisa. A informação foi de que é usado o explosivo dinamite numa pequena área perfurada com cinco metros de profundidade, provocando um forte impacto com a explosão a centenas de quilomêtros da crosta terrestre. A visita dos funcionários da Georadar, empresa prestadora de serviços da OGX foi para solicitar ajuda no conserto de uma ponte danificada nesses últimos dias.

As pesquisas geológicas a procura de gás e petróleo se intensificaram depois da descoberta do primeiro no município de Capinzal do Norte, que faz parte da Bacia do Parnaiba, localizado a cerca de 100 quilômetros de Tuntum. A empresa Georadar está fazendo o mesmo tipo de pesquisa em outros municípios da região. Em Tuntum ela ficará por um período de três meses.


Um comentário:

  1. meu nome Francisco alves dos santos tive o prazer de trabalhar na geo radar como motorista e confesso que foi um grande aprendizado em todos os setores da empresa há companheirismo afeto e também grandes profissionais que dão suporte a empresa quero dei char meu abrasão a família geo radar

    ResponderExcluir