terça-feira, 22 de março de 2011

Maranhenses protestam em Brasília por criação de novos municípios

Do blog do Décio Sá

Brasília - Fiquei impressionado hoje pela manhã em Brasília quando me dirigia ao Congresso Nacional. Mais de 2 mil manifestantes, vindo de vários municípios do Estado, faziam um protesto com objetivo de pressionar a Câmara a voltar para as Assembleias o poder de criação de municípios.

Eram pessoas humildes sonhando com dias melhores. Representavam 46 povoados que almejam a emancipação. Alguns viajaram dois dias para chegar à Capital Federal. Vieram em cerca de 50 ônibus. Parte dessa conta foi paga pelos próprios prefeitos de onde surgirão essas cidades. O movimento é tão organizado que eles estavam vestidos com camisas e empunhavam as bandeiras dos seus municípios.

Muitos políticos apareceram para dar apoio. Passaram para conversar o senador João Alberto, os deputados federais Gastão Vieira (PMDB), Carlos Brandão (PSDB) e Ribamar Alves (PSB), os estaduais Roberto Costa (PMDB) e Zé Carlos da Caixa (PT), e até o juiz Roberto Veloso, presidente da Ajufer (Associação dos Juízes Federais da 1ª Região).
“Eu acho importante. O Maranhão é um Estado muito grande e, efetivamente, há poucos municípios. Há alguns povoados longe demais da sede”, disse Veloso, era saudado por um grupo que quer desmembrar o povoado Alto Brasil de Grajaú.
Carlos Brandão explicou que foi criada uma comissão especial da Câmara para discutir o assunto, mas ela não se reúne. Ele explicou que a Casa estuda a criação de critérios para a criação de uma nova cidade. Só após essa definição, a Casa deve devolver às Assembleias o poder de criação.
 
“Eu apresentei uma proposta para que não se crie município em período eleitoral. Estava uma bagunça danada e foi por isso que a Câmara chamou para si essa questão”, explicou o tucano.
De acordo com Gastão Vieira, “o movimento foi muito bom”. “A Câmara nunca assumiu essa tarefa. Há consciência que é papel das Assembleias criar municípios, mas tem-se de definir alguns critérios”, disse o deputado,lembrando que a primeira providência é definir o limite entre o município-mãe e o a ser criado.
Apesar de elogiarem a iniciativa, os próprios parlamentares desmonstraram desânimo com uma solução imediata para o caso. Após todo o trâmite no Congresso Nacional, o projeto criando um nova unidade no Estado, mesmo após aprovação das Assembleias Legislativas, ainda enfrentará um plebiscito envolvendo toda a população da cidade-mãe.

Veja quem está em Brasília querendo virar município:
Nazaré dos Brunos e Brejinho dos Cocais (Caxias), São Simão (Rosário), Moisés Reis (Codó), Ebenézia (Zé Doca), Jacaré do Maranhão (Penalva), Faísa e Cecilândia (Buriticupu), Palmares e Roberto Leite (Itapecuru), Ipuiru (Tuntum), Ipiranga e Santa Vitória (Barra do Corda), Novo Bacabal (Bacabal), Santo Onofre (Santa Luzia), Coque (Vitória do Mearim), Palestina (Anapurus), Maracanã (São Luís), Queimadas (Santa Helena), Baixão Grande (São Domingos do Maranhão), Alto Brasil (Grajaú), Calumbi (Presidente Dutra), Coqueiro (São Bernardo), Auzilândia (Alto Alegre), Senador João Alberto (Bom Jardim), Santo Onofre (Santa Luzia do Tide), Barro Duro (Tutóia), além de Nova Conquista, Juçaral Mirim, Porto Santos, Cajazeiras, Cordeiro do Maranhão, Três Lagos e Quadro.

Vindos em 50 ônibus, manifestantes se espalharam
pelo gramado em frente ao Congresso
Representantes do Alto Brasil (Grajaú) param para tirar fotos
com juiz federal Roberto Veloso















 


4 comentários:

  1. Essa matéria do décio não está completa ou ele não viu o povo do belém? pois até onde sabemos eles estavam lá manifestando.

    ResponderExcluir
  2. AMIGO LOBÃO, PEÇO UMA ATUALIZAÇÃO NA MATÉRIA ( MARANHENSES PROTESTAM EM BRASÍLIA POR CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS)POIS A MESMA JÁ FOI ATUALIZADA COM A COLOCAÇÃO DE OUTRAS COMITIVAS QUE SE FIZERAM PRESENTES EM BRASÍLIA.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    É muito triste ver como o povo é manipulado, por pessoas espertas interessadas, em colocar a mão em mais verbas públicas com criação de mais novos municípios.O que precisa realmente é que os politicos deixem de ser demagogos e corruptos e divida o dinheiro público igualitariamente, entre municipios e povoados, para que os mesmos possam se desenvolver igualmente.
    porque é nitido a corrupção, onde o vereador, o prefeito, o governador, ou quem quer que seja embolsa o nosso dinheiro, e deixa o povo, ver navios, totalmente desamparado, achando que a solução é a criação de mais municipios para que possam se desenvolver!
    Por isso é importante estarmos atentos e não nos deixarmos ser manipulados por ninguém. Eu como Cientista politica percebo isso claramente, espero que as pessoas acordem e vejam isso também!
    Porque será que o Maranhão é tão grande,e continua sempre com uma linha de pobreza tão enorme? se dividir mais, fosse resolver alguma coisa, aí não era pra está tão pobre assim, eu sou maranhense, Barracordense então me sinto totalmente à vontade pra falar tudo o que falei.

    ResponderExcluir
  4. Amiga Weila Almeida, sou do povoado Belém, e entendo a sua colocação. Temos o exemplo de santa filomena, emancipada em 1996,´passamos lá diáriamente e percebemos o desenvolvimento, pouco? Ouve sim, pois nós estamo a ver navio, sem estrada entre outras coisas,. Tenho a certeza que a emancipação e a nossa solução, mesmo sem a aplicação devida do ano de 1996 até os dias de hoje o nosso povoado cresceu muito, somos trablhdores e moramos a mais de 70 quilomentros da sede do municipio de Tuntum. lutaremos com fé coragem e luta carregando esta bandeira, o nosso povo tem a certeza de dias melhores. Quanto a corrupção, sei estando mais próximo observaremos melhor...

    ResponderExcluir