quinta-feira, 3 de março de 2011

Ministro da Agricultura garante recursos no combate à aftosa



Ministro da Agricultura garante recursos no combate à aftosa

Do Jornal OEstado do Maranhão
Apesar do corte de 51% no orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o ministro Wagner Rossi garantiu ao secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, que não haverá redução no repasse de R$ 2,4 milhões para o combate à febre aftosa no Maranhão.
Cláudio Azevedo, que estava acompanhado do secretário-adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho, teve a confirmação de que o repasse dos recursos será mantido durante reunião dos secretários de Agricultura do Nordeste com o ministro Wagner Rossi. O encontro aconteceu, em Brasília, no gabinete do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Os recursos foram garantidos também para outros seis estados do Nordeste e o leste do Pará, que também são classificados como zona de médio risco contra a febre aftosa. O investimento tem como objetivo auxiliar os estados no cumprimento das metas acordadas com o Ministério para que, juntos, sejam reconhecidos nacionalmente como zona livre de febre aftosa, o que deve acontecer até o fim deste ano.
A previsão é de que em maio de 2012 esta certificação seja feita internacionalmente pela Organização Internacional de Episotias (OIE).
O secretário Cláudio Azevedo informou que durante a reunião o ministro Wagner Rossi solicitou aos secretários que conversassem com os governadores de seus respectivos estados sobre a necessidade do empenho também do governo estadual. "Já tínhamos conversado na semana passada com os secretários da Casa Civil e do Planejamento, que nos garantiram que o Estado contribuirá com a contrapartida dos recursos. Também iremos reforçar as ações de fiscalização, atualização do cadastro de propriedades, cobertura vacinal e controle do trânsito de animais", afirmou ele.
Também participou da reunião com o ministro Wagner Rossi, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, que esteve em São Luís prestigiando a solenidade de posse do novo diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Fernando Lima.
Ações - Para Fernando Lima, os recursos vão contribuir muito para as ações de combate à febre aftosa. "Os recursos do convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento serão utilizados na vigilância epidemiológica com visita às propriedades rurais, reforço da estrutura de atenção veterinária dos escritórios regionais e locais da Aged e também na fiscalização realizada pelas barreiras zoofitossanitárias fixas e volantes", explicou ele.
Atualmente, o Maranhão é classificado como zona de médio risco contra a febre aftosa, o que restringe a comercialização e a participação do gado em feiras agropecuárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário