quarta-feira, 2 de março de 2011

Sertanejos participam de encontro regional pela emancipação de novos municípios

Os representantes do povoado Belém, liderados por Josivan Carvalho Bílio e Nelcides Escócio de Meneses participaram hoje, em Vitória do Mearim, de mais um encontro pela emancipação dos novos municípios maranhenses. O encontro movimentou representantes de municípios interessados em se emanciparem politicamente.


            O encontro objetivou a criação de um documento a ser entregue na Câmara Federal favorável a criação de novos municípios no estado e em todo o país. Os líderes que encabeçam o projeto pretendem com brevidade sacudir a Explanada dos Ministérios com diversas caravanas para pressionar o governo a tomar uma atitude favorável a criação dos novos municípios.
              Fortalecendo o encontro estavam presentes os deputados Neto Evangelista, Carlinhos Florêncio, Rubens Júnior e André Fufuca. ‘O encontro foi muito proveitoso e nós vamos continuar com a nossa luta’, afirmou agora a tarde Nelcides Escócio de Meneses, um dos líderes do povoado Belém. Esse já é o terceiro encontro de lideranças de municípios que buscam a emancipação política.

14 comentários:

  1. Alguem sabe o que realmente aconteceu com os Líderes do Movimento do Povoado Ypu Yru, que não deram as caras no encontro, foram chamados por quatro vezes para se apresentarem, não sobrando outra alternativa a não serem EXCLUÍDOS do MOVIMENTO, ou seja passaram a borracha no Futuro Município do Ypu-Yru.

    ResponderExcluir
  2. O FUTURO MUNICIPIO DO BELÉM DO MARANHÃO, ESTEVE PRESENTE NO ENCONTRO COM 10(DEZ) REPRESENTANTES, ENQUANTO QUE O YPU-YRU, NÃO DEU AS CARAS NO EVENTO, ESTAVAM PRESENTES, 43 COMISSÕES FALTANDO SOMENTE O CREOLI DE PRESIDENTE DUTRA E O YPU-YRU, AMBOS FORAM EXCLUÍDOS DO MOVIMENTO.

    ResponderExcluir
  3. A questão da criação de novos municípios pela desmembração é muito complexa, e rodeada de argumentações sobre a sua real funcionalidade. É um tema que deve ser muito discutido, pois na maioria das vezes é totalmente desnecessário.

    Discordo desses lideres regionais, que anseiam pela criação de novas cidadezinhas, a partir de outras paradas no tempo da lamparina. Dividir um sistema precário, não vai torná-lo melhor. Vai apenas talvez, minimizar alguns problemas e criar outros.

    É na verdade necessário, aplicar corretamente os recursos, que chegam ao município cabeça de chave, dividi-los em parcelas proporcionais, e administrá-los em sua abrangência inteira.

    Acredito que esse seja o caso dos povoados distantes no município de Tuntum.

    Não há necessidade em criar novos tuntuns, pois o município é pequeno em área construída e habitada, sendo apenas extensivo em áreas contínuas de vegetação. Sua arrecadação é baixa, e depende inteiramente da entrada de recursos estaduais e federais, que são mal aplicados pela incapacidade da administração municipal, e sua total falta de preparo em gestão financeira pública.

    No entanto, generalizar essa questão de natalidade territorial, em apenas porque sim e porque não se torna muito simplório. Somente quando se avalia o cenário geral no município e suas perspectivas de crescimento estrutural e social, juntamente com o fator população é que se pode chegar numa solução assertiva para esse tema questionável.


    Fernando L C

    ResponderExcluir
  4. O povoado Belém tem um lider topado!!
    josivan....
    este sim quer o Bem p/ seu Povo ,
    Abraços companheiro !!!

    ResponderExcluir
  5. Vamos ver o que vai dar. Penso que Nelcides e Josivan tenham objetivos para um bom planejamento a ser desenvolvido na FUTURA BELEM DO MARANÃO. Isso mesmo, em frente com a luta conterrâneos. As crítica servirão de lição para enriquecer as idéias.
    Um abraço
    Hélia Varão

    ResponderExcluir
  6. Não endendo porque o Josivan precisou aliar-se a Nelcides , se ele já foi representante do Belém e nunca fez nada pelo seu povo.Vc é tão fraco assim Josivan que precisa de uma pessoa que nunca fez nada pra lhe ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Senhora Hélia, pelo seu comentário deu pra perceber que vc não conhece o Povoado Belém como eu conheço isso mostra que vc é apenas uma visitante.Não sabe que Josivan e Nelcides sempre foram inimigos só estão se unindo agora pra tenta derrota o representante do Povoado que é Josinaldo.

    ResponderExcluir
  8. acho q o tema não sai candidato pelo simples fato dele ter roubado miuto no passado e agora está com o rabo preso,chega dessa mesmisse de sempre aqui em tuntum, esquecem esse povo e procurem eleger pessoas novas, como diz a musica de leo magalhães a fila anda.chega de cunha o exemplo tá aí só os babões não querem ver.

    ResponderExcluir
  9. hoje eu moro no ceara, mais sinto muita falta dos meus amigos de tuntum,do manuel do seu avelino, chiquinhos filho do seu chico roseno do meus primos cimar e branco filho do meu tio zelio e do antonio taxi ,outros felicidades pra todos e bom carnaval..

    ResponderExcluir
  10. Não se trata de aliar-se para derrotar político A ou B, Acorda Companheira, veja o que está acontecendo no mundo, precisamos de mudança, o mundo hoje é globalizado, quanto a política ela não é museu para viver do passado, precisamos de caras novas.

    ResponderExcluir
  11. COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS, GOSTEI DO COMENTÁRIO, QUE ALGUEM DIZ, QUE O EX VEREADOR NELCIDES ESTÁ ALIADO COMIGO, ISSO É IMPORTANTE NO SISTEMA DEMOCRÁTICO ALÉM DO MAIS TEM UM PROVÉRBIO POPULAR QUE DIZ: QUANDO NÃO SE PODE DERROTAR UM LÍDER, ALIA-SE A ELE,QUE VENHA O EX VEREADOR JOSINALDO TAMBEM, SERÁ BEM VINDO

    ResponderExcluir
  12. VOCÊ DEVIA ERA PERGUNTAR PARA O JOSINALDO POR QUE ELE NÃO DEU AS CARAS NO EVENTO? ELE É O NOSSO RELATOR NA COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO E NÃO TEVE ACORDO PARA NOS ACOMPANHAR.SERÁ QUE ELE É COMO O TEMA CUNHA, TORCEDOR DO YPU YRU

    ResponderExcluir
  13. Você se engana caro (a) anônimo (a). Conheço muito bem o povoado e suas intrigas políticas, porém, o que eu quero é o bem estar do lugar e das pessoas que lá moram. Se for o caso digo isso a cada um deles, Josinaldo e Josivan, os quais são irmãos, e Nelcides, um velho amigo e morador de Belém. A minha visão é de paz e bem.
    Hélia Varão

    ResponderExcluir
  14. SOU TUNTUENSE E GOSTARIA MUITO DE VER A NOVA BELÉM DO MARANHÃO,TERRA DE GENTE TRABALHADORA,JÁ NÃO DAR MAIS PARA VIVER TÃO DISTANTE DA SEDE, ATÉ MESMO SEM ESTRADA, POIS JÁ ESTAMOS NO TERCEIRO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE SUA EXCEL^CIA E SEQUER UMA PEDRA FOI COLOCADA NA ESTRADA DAQUELE FUTURO MUNICIPIO, O EX PREFEITO TEMA DIZ SER A FAVOR DO MOVIMENTO, ISSO E UMA GRANDE MENTIRA, ACHO QUE ELE NÃO DEVERIA TER SE METIDO NISSO, TER FICADO NEUTRO, POIS TODOS SABEM QUE ELE TORCE MESMO E PELA EMANCIPAÇÃO DE YPU YRÚ, EU TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO QUER E NENHUMA EMANCIPAÇÃO, ISSO SIM É VERDADE, ATÉ POR QUE ELE SABE QUE YPÚ YRÚ SE HOUVER DESMENBRAMENTO, COMO FICARIA O MAPA DESSE MUNICIPIO? ISSO É INVIÁVEL, OU ENTÃO FICARIA IGUAL O MAPA DO CHILE. EU TENHO A CERTEZA QUE A EMANCIPAÇÃO DE BELÉM TRARIA MAIS DESENVOLVIMENTO AQUELA REGIÃO E MAIS EMPREGO, DIFERINDO DA ATUAL REALIDADE, ONDE APENAS DUAS FAMÍLIAS SÃO BENEFICIADAS, BELÉM CRESCEU, NÃO É APENAS MAIS UM SIMPLIS POVOADO, PRECISA DE INVESTIMNTOS DIRETO, COISA QUE NÃO TEM ACONTECIDO, MAIS ESCOLAS E O PRINCIPAL SANEAMENTO E MÉDICOS.

    ResponderExcluir