sábado, 9 de abril de 2011

Alvos da PF são demitidos em Barra do Corda

Por orientação de advogados, o prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), demitiu a mulher, três filhos, e um genro da administração. A exceção do genro, os outros foram alvos da Operação Astiages, que investiga a quadrilha supostamente liderada por Nenzim acusada de desviar mais de R$ 50 milhões do município.
Nenzim teve de demitir mulher Santinha

Foram demitidos a primeira-dama e secretária de Ação Social, Francisca Teles de Sousa, a Santinha, os filhos Pedro Teles (Secretário de Finanças), Sandra Maria Teles de Sousa (Tesoureira), Janaína Maria Morena Simões de Sousa (barnabé) e o marido dela e secretário de Esportes, Mariano Júnior. Pedro foi demitido logo após a operação em fevereiro. Essas outras demissões se consumaram ao longo das últimas semanas.
Pelas contas de Janaína, segundo relatório da PF, passaram R$ 5,9 milhões nos últimos anos. No entanto, ela não mexia do dinheiro. Deu procurações para que o pai e o irmão Pedro Teles pudessem movimentar a conta. Ela era funcionária não graduada da prefeitura.
Santinha, o prefeito e o lobista João Batista Magalhães não foram presos na operação. Eles passaram três dias foragidos até conseguirem uma habeas corpus no STJ.
Caos administrativo
A situação administrativa na cidade é caótica. Vários profissionais contratados pelo município, principalmente médicos, estão deixando os empregos por falta de condições de trabalho, sobrecarregando outras categorias. Recentemente uma garota de 16 anos grávida morreu, mas os enfermeiros que a atenderam e teriam feito o parto conseguiram salvar o bebê.
A empresa contrata para fazer a limpeza pública da cidade reclama de dois meses de atrasos e ameaça paralisar a coleta de lixo. Nenzim se afastou dos trabalhos na prefeitura, que estão sendo comandados pela filha Sandra Helena Teles. Ela é funcionária do Banco do Brasil cedida ao município. Durante todo o governo do pai, esse papel vinha sendo exercido por Pedro Teles, até ele ser algemado e recambiado para Pedrinhas.

Disputa política
A família Teles também vive uma disputa política sobre a sucessão municipal de 2012. O prefeito quer lançar a vereadora e presidente da Câmara, Nilda Barbalho de Sousa, que deixou o DEM ano passado e está sem partido. Ela é mulher de Pedro Teles. Por causa de restrições da legislação eleitoral a uma possível candidatura por ser nora do prefeito, ela teria se separado do marido para tentar viabilizar seu nome judicialmente.
Inimigo declarado do irmão Pedro, o deputado Rigo Teles (PV) tem outros planos para a sucessão do pai. Ele quer lançar o cunhado e vereador Marcos Cunha, o Marquinhos (PV), irmão de sua mulher Abigail.


Reveja os alvos da Operação Astiages:

Manoel Mariando de Sousa (Nenzim) – prefeito

Francisca Teles de Sousa (esposa)

Sandra Maria Telis de Sousa (filha)

Inamar Araújo Medeiros (genro)

Pedro Alberto Telis (filho)

Janaína Maria Morena Simões de Sousa (nora)

João Batista Magalhães (lobista)

Moacir Mariano Silva (laranja)

Luís Marques de Sousa, o Luizinho da Cemar (laranja)

Quintino Gomes da Silva, o Peba (laranja)

Gilson da Silva Oliveira (laranja)

José Aucivan da Silva (laranja).

Nenhum comentário:

Postar um comentário