terça-feira, 3 de maio de 2011

LUAN SANTANA NO DIONIZIO ESPAÇO SHOW EM PRESIDENTE DUTRA.

4 comentários:

  1. Educadores de quatro grandes escolas retornam à greve

    A posição do governo do Estado em não sinalizar com reajuste salarial aos trabalhadores da educação, que alimentavam a expectativa de uma proposta para o desfecho do movimento grevista, provocou descontentamento e revolta. Em reação, muitos educadores que voltaram para a sala de aula retornaram à greve.

    Além do retorno de educadores de vários municípios do interior, retornaram ao movimento trabalhadores de grandes escolas de São Luís: Almirante Tamandaré, BCA, Cintra e Liceu Maranhense.

    É grande a revolta entre os profissionais de educação diante da postura do governo. O acampamento recebeu um maior número de adesões, principalmente de professores que já estavam afastados da greve, acuados em salas de aula diante das ameaças de gestores, mas com a esperança de que o governo se dispusesse a conceder pelo menos um reajuste salarial mínimo à categoria, que está com os salários defasados há dois anos, porque não recebem nem mesmo o repasse obrigatório do Fundeb.

    Em seus discursos, os trabalhadores não compreendem porque a governadora Roseana Sarney joga a greve legítima da categoria na ilegalidade, mas não cumpre a Lei quando deixa de repassar ao salário do professor o percentual de reajuste do Fundeb, que é obrigatório, além de outros direitos que não são cumpridos como a Lei do Piso, em vigor desde 2008, as licenças prêmios, as titulações, progressões e promoções, tudo já garantido aos trabalhadores em Lei.

    O SINPROESEMMA aguarda uma proposta formalizada do governo do Estado para submeter às assembléias regionais dos trabalhadores. Segundo o diretor de Comunicação do sindicato, Júlio Guterres, a secretário de Estado de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário, informou que até esta quarta-feira (04) a proposta do governo seria entregue ao sindicato.

    Enquanto isso, os educadores continuam acampados na Seduc, com grande disposição para permanecer no local até que haja o entendimento do governo de que os trabalhadores precisam ter esse reajuste mínimo para retornarem às salas de aulas satisfeitos e levando boa qualidade de ensino aos seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. PROFESSORES DA REDE ESTADUAL OCUPAM A SEDE DA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM IMPERATRIZ E FAZEM MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS
    Os Professores da Rede Estadual de Ensino na cidade de Imperatriz fizeram mais uma manifestação pelo movimento de Greve que já chega ao 65º dia, ocuparam a sede da regional de educação da cidade a qual é mantida sem nenhuma expressão pelo cidadão conhecido como Agostinho Noleto.


    Os professores levaram para a frente da Regional seus livros, anotações, planejamentos e estão executando seus trabalhos com regularidade, inclusive estão convocando os alunos que estejam interessados em conteúdos para se dirigirem aquele local para que sejam passadas informações e material que contribuem na formação do cidadão.



    Durante a manifestação alguns diretores estavam do lado de dentro da Unidade Regional, isto mesmo, pois os professores do movimento não tem direito de entrar em local público (local onde o gestor regional disse a Secretária de Educação " as portas do gabinete estão sempre abertas para ouvir os professores"), as portas foram fechadas e somente os que estão do lado do governo (Diretores, Coordenadores e P.S) tiveram acesso ao ambiente interno do "palácio".
    Os professores utilizaram cartazes, faixas e entregaram panfletos a comunidade, explicaram aos que passavam o motivo real da greve e mostravam seus contra-cheques com os valores do salário recebido e dos valores descontados dos salários, que segundo o governo é um dos melhores do Brasil.
    Esta manhã também foi de música popular, música de qualidade em homenagem aos Professores " salva de palmas aos nossos professores", músicas de reflexão como da banda Legião Urbana "Que País é Este", que mexeram com a alma dos guerreiros e também a música das lutas do passado lembrada por Geraldo Vandré "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", manhã de construção cívica e de união entre os Trabalhadores da Educação.


    Ao final do expediente o Sr. Agostinho Noleto foi convocado pelos proofessores no sentido de dar alguma novidade sobre uma possível negociação, mas como ele mesmo já disse em outros momentos, "estou apenas cumprindo ordens, a Governadora e a Secretária é que mandam, estou apenas obedecendo a hierarquia" e continuando sua fala " não está havendo Greve no Maranhão..." .
    Talvez o gestor não esteja acompanhando seus chefes, pois na segunda o Sindicato recebeu o Governo em uma reunião a qual o governo não apresentou nenhuma proposta, mas se não está acontecendo a Greve, por que será que Secretários e Deputados estão tão preocupados com o desfecho da situação dos Professores?
    Pela tarde o movimento continua, acontecerão palestras, dinâmicas, leituras de poemas e muito mais, traga seus colegas que estão com medo de ser chicoteado e esclareça suas dúvidas, Participe!

    ResponderExcluir
  3. Sinproesemma recebe denúncia de cobrança ilegal de taxa em Escola de Imperatriz

    Data de Publicação: 4 de maio de 2011 às 17:25
    Índice Texto Anterior | Próximo Texto
    O Sindicato dos trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) recebeu denúncias de cobranças de taxas irregulares aos alunos em escolas militares, sob gestão do governo do Estado. Uma delas é a Escola Militar de Imperatriz, no Sul do Maranhão.

    Em relatório enviado ao Sindicato, professores denunciam que além dos assédios morais constantes contra os educadores, o gestor regional permite a cobrança de taxas na escola. “Gostaríamos de saber por que a Escola Militar de Imperatriz tem o direito de cobrar taxa de seus alunos, enquanto que as demais escolas estaduais são proibidas”, questionam os professores no relatório.


    De acordo com a direção do sindicato, o caso de Imperatriz é apenas um entre outros que já foram relatados à entidade. O presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, informou que irá apurar as denúncias de Imperatriz e também de outras escolas militares para tomar providências junto aos órgãos competentes para resolver a irregularidade.


    Além das taxas, os professores de Imperatriz, que estão em greve, com adesão significativa, denunciam que estão sendo vítimas de ataques do gestor regional, Agostinho Noleto. “Chamam-nos de descompromissados e irresponsáveis com educação”. Os adjetivos, na opinião dos professores de Imperatriz, não são condizentes com a realidade, haja vista que os educadores estão em greve há quase 70 dias, cobrando reajuste salarial e outros direitos para que desenvolvam suas atividades em melhores circunstâncias, o que reflete na qualidade do ensino, um exemplo de compromisso e responsabilidade com a educação pública, enquanto que a governadora Roseana Sarney não demonstra nenhum interesse em atender os professores para encerrar o movimento grevista.
    ISSO È QUE É SAFADEZA DESSA GOVERNADORA QUE TEM O DNA DO OSANMA

    ResponderExcluir
  4. Até quando o terrorista do José Benones (Gestor da Regional de Educação de Barra do Corda) vai continuar tripudiando sobre os professores de Tuntum e ninguém faz nada? Vamos pedir ao Dr. Chico Cunha que interceda junto a Governadora Roseana pra que Tuntum volte a fazer parte da Regional de Presidente Dutra!

    ResponderExcluir