.

.
.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ronaldão e Lobão: passado e presente

Nei, Deusimar e Ronaldão
Na tentativa de encontrar melhores dias em 1989 fui a São Paulo, bairro da Lapa, que fica perto da Barra Funda, onde está localizado o centro de treinamento do São Paulo Futebol Clube, apaixonado por futebol como sempre dei um pulo até lá para encontrar as grandes figuras do futebol brasileiro da época, como o zagueiro Ronaldão, o goleiro Gilmar Rinaldi, o também goleiro Rojas, Raí e o falecido atacante Edvaldo. Lá posei com os grandes nomes em evidência do futebol, fotografias que até hoje eu as guardo.

Deusimar, Ronaldão e Bertolino

Costumeiramente as pessoas dizem que até as pedras se encontram por pura ironia do destino, certo ou não me deparei por mais uma vez com o jogador Ronaldão, agora mais magro e até um pouco mais desfigurado, mas com a mesma simplicidade de antes. Quando lhe mostrei a fotografia de mais de 20 anos atrás, ele a segurou e puxou pra perto dos olhos, como quem queria comprovar sua veracidade, voltou o olhar pra mim e disse que já fazia muito tempo, mas era muito bom. Rodeado por muitos torcedores e o micro ônibus apitando para a saída, senti que ele queria falar mais, porém ficou só nisso. Fitando em mim, percebi no seu olhar muita surpresa, como quem queria duvidar da verdade.
Gilmar Rinaldi e Deusimar
Entre todos os jogadores do São Paulo somente um foi indiferente na hora da fotografia, e bem que poderia ser qualquer um, menos ele, imagine quem: Paulo César, isso mesmo o maranhense, aquele que foi do Sampaio Correia. No momento em que eu o chamei pra foto percebi que não ficou muito satisfeito. Eu ainda disse que era do Maranhão e que tinha um colega que havia jogado com ele, mas ele não quis conversa, pouco me deu atenção e saiu. Fiquei triste e até pensando que o restante do grupo poderia agir assim, porém não foi, quem comprovou foi Gilmar Rinaldi, ex goleiro da seleção brasileira e hoje empresário de grande jogadores, que reconheceu minha passagem do dia anterior com brincadeiras e risos. Ronaldão, também nessa mesma manhã me recebeu com disposição e simplicidade, a mesma do sábado (11/06/11) passado.
Deusimar e Paulo César

Deusimar e Raí



4 comentários:

  1. Como é bom recordar o passado, pois é uma maneira de vermos o quanto vale a pena viver. E é muito bom contarmos com o carinho de pessoas simples e atenciosa, como foi o Ronaldão para com você, que não se mostrou indiferente pelo passado que teve. Um abraço.
    Janio Costa, Brasília, DF.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lobão, é se lembrando do passado que construímos o nosso futuro

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Lobão, o teu passado não te condena. Na adolescencia tu eras, de certo modo, um bom sujeito.

    Mas, no presente, o teu comportamento é uma lástima. És único de uma turma de adolescentes lisos (mas felizes) que não procurou ser independente. Continuas vivendo das esmolas de quem te detesta.


    Antonio - Imperosa

    ResponderExcluir
  4. Jean Carlos Gonçalves.15 de junho de 2011 às 06:25

    BELEZA DEUSIMAR!!!!!!!!!!!!!
    É POR ISSO QUE JULGO A FOTOGRAFIA UMA DAS INVENÇÕES MAIS EXTRAORDINÁRIAS DO HOMEM... A ÚNICA QUE DEIXA A IMPRESSÃO DE "CONGELAR" O TEMPO!!!! VALEU!!!

    ResponderExcluir