sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tristeza: morre o médico Nouga Pereira de Melo, um dos pioneiros de Tuntum.

Tuntum amanheceu enlutado com a fatídica notícia do falecimento de um dos pioneiros da medicina no município, o médico Nouga Pereira de Melo. Dr. Nouga como era carinhosamente chamado por todos, já estava planejando um tratamento de saúde na capital, mas a viagem foi antecipada após um mal estar, dando entrada no hospital Português e na Unidade de Terapia Intensiva no mesmo dia com complicações intestinais, onde passou 11 dias, conforme as informações de sua funcionária Iris.

Ainda segundo informações, ele estava em coma induzido, decisão tomada pelos médicos para facilitar o tratamento que vinha tendo resultados positivos, inclusive o médico já havia anunciado que ele poderia deixar a UTI para um apartamento a qualquer momento. “A ‘doutora’ (Nilza, sua esposa) me disse que ele estava bem, mas de repente morreu”, narrou, arrasada, a funcionária. O falecimento ocorreu por volta das 4:00h da manhã de hoje. O seu corpo está sendo velado na capela da Pax União, em São Luís. Um de seus filhos, conforme informações fornecidas a este blog, ainda queria trazer o corpo para ser velado por algumas horas aqui em Tuntum, mas devido à viagem de retorno para o sepultamento a família desistiu. O sepultamento em São Luís era um antigo desejo seu, pois pretendia ser enterrado ao lado do pai e da mãe. O eternizado médico nasceu no município de Pedreiras em 25 de junho de 1945, deixa a esposa Nilza Miranda de Melo e os filhos Joglas, Mac Douglas e Keila, além dos netos.

Com a perda irreparável do excelente médico a medicina tuntuense sofre um duro golpe, revés que pega de cheio uma grande classe formada de pessoas humildes que viam no seu trabalho um compromisso de amor. A grande perda não abalou somente as estruturas emocionais da família Miranda de Melo, mas todo um município que saberá ser grato aos relevantes préstimos feitos pela coragem e simplicidade de um homem, que mesmo diante dos dissabores que enfrentou sob ser forte e honrado.



21 comentários:

  1. Fico muito triste,pois o dr,Nouga
    era o médico mais competente de tu
    ntum.Meus pesames a familia.
    Uma grande perda com certeza.
    M.A.A C de ceilãndia,DF.

    ResponderExcluir
  2. Moro atualmente em Brasília, pretendo nas férias ira até Tuntum, e estava em meus planos fazer uma consulta de rotina com Dr. Nouga, amigo de minha família e que sempre foi o médico que cuidou de nossa saúde, vem dos mais velhos aos mais novos. E sabem, eu só iria fazer essa consulta, por confiar no trabalho deste grande médico e por não confiar em muitos médico do Distrito Federal.
    Eu torcia para que um dia a CLÍNICA SÃO JOSÉ, fosse aberta, como ainda torço, para que os mais humildes tivessem oportunidades de um tratamento mais detalhado e com o auxílio de um médico que tinha na sua profissão a competência. Mas a pequenez de inteligência que existe no município não permitiu que Nouga chegasse a ver este fato que seria ou será um ato da verdadeira democracia na cidade.
    Mas. com o falecimento deste grande médico, ficará a saudades dos amigos, o exemplo de competência e humildade, (até porque ele era o médico do povão),
    e a reflexão para a nossa Tuntum, de que é preciso valorizar as obras preciosas de inteligência que existe(m) em nossa cidade. Saudades todos vamos ter, e concerteza COBRAS E LABIGÓS , que tiveram a coerência de sempre reverenciar este grande homem, vão sempre lembrar que o mundo é feito de doação e complacência, lago que o nosso Nouga, viveu com intessidade em nossa cidade.


    PAZ para sua família e DESCANSO para o nosso grande médico DR. NOUGA.

    ResponderExcluir
  3. dr nouga salvou muitas pessoas por meio da medicina! que Deus o conceda a graça da vida eterna por tantos momentos de caridade e dedicação ao povo de tuntum!

    famílias andrade e uruçu desejam paz aos familiares e muita luz ao dr nouga!
    descance em paz, nosso amigo!

    ResponderExcluir
  4. o orte é grupo do ex e atual prefeito devem está fazendo festa. eles nunca tiverram respeito pela dor de ninguém. nem fereida eles deram. nunca esquecam DEUS não escolhe cara, credo polito, religiosa... a morte é democratica. ontem foi o Dr nouga, amanhã pode ser eles. que gente mesquinha, hipócritas... cruz credo DEUS nos livre desse povo.

    ResponderExcluir
  5. tristeza de quem ? de vcs?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acharam foi bom. outas pessoas sem a minima expressão tiveram 3,4,5, dias de luto.com Dr nouga foi diferente fezeram questão de q todos os orgãos público funcionassem. tue patrão acha que vai virar pedra?

    ResponderExcluir
  6. o grupo do ex e atual prefeito devem está fazendo festa. eles nunca tiverram respeito pela dor de ninguém. nem feriada eles deram. nunca esquecam DEUS não escolhe cara, credo polito, religiosa... a morte é democratica. ontem foi o Dr nouga, amanhã pode ser eles. que gente mesquinha, hipócritas... cruz credo DEUS nos livre desse povo.

    ResponderExcluir
  7. tristeza das pessoas sensiveis. Daquelas que eram atendidas com respeito durante muito anos. sem gritar, esperniar, sem olhar pra cara de ninguém, sem perguntar se essa do seu grupo politico ou não. diferente de teu ex patrão.

    ResponderExcluir
  8. perda irreparavel para seus amigos e não para aqueles que foi para o hopital para tirar proveito do sofrimento de seus familiares. bando de vermes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. DR. NOUGA SE FOI E DEIXOU SAUDADES!

    ResponderExcluir
  10. Essa cambada do grupo labigó, principalmente os puxa sacos, devem estar rindo à toa. Afinal, ficaram livres de um cabra duro na queda que não abria nem pro trem carregado de dinamite. Mas...aguardem...há tempo para tudo.

    ResponderExcluir
  11. Deusimar,gostaria que tu falasse do Orleans,sei da sua competência
    não se intimide,pois os grande jornalista que tua pessoa é vai mostrar tu dando este fato a sociedade.
    U
    m grande abraço.
    Tuntunense de coração.
    DE CEILÂNDIA,DF.

    ResponderExcluir
  12. o partiu para vida eterna, discordo com a atitude da familia, em sepultar ele em s. luis, o nouga construiu sua vida em tuntum, educou sues filhos e acumulou recursos as custa do tuntum, salvou muitas vidas, teve sua particao no desenvolvimento da nossa cidade, o resentimento com atitude dos familiares em tirar o direito do povo, de velar o corpo do dr nouga. aguarde dra nilza.

    ResponderExcluir
  13. chico faz o desejo da maioria do povo de tuntum, abre a clinica sao jose, para o povo ter o seu direito a saude, e dividir os recursos da saude no atendimento da populacao, ou compra o predio para servir a populacao, sem a adiministracao da nilza.

    ResponderExcluir
  14. fora nilza, por ter usado o tuntum para se beneficiar, construir um patrimonio, e nao respeitar as pessoas que contribuiram para lhes dá uma vida rainha. o poder publico é o resposanveis para esse recursos.

    ResponderExcluir
  15. antonio de são paulo20 de junho de 2011 às 11:12

    é isso mesmo quando a cobra morre deixa milhares de filhos tudo tem o dia para acontecer avante cobra mansa . meus pêsames a todos de sua familia e a todos seus amigos de verdade

    ResponderExcluir
  16. os bares onde dr nouga frequentava esta fechado, mais a farmacia da nilza funcionou na segunda feira, tire suas conclusoes.

    ResponderExcluir
  17. deixe de fazer comentario, de que dr nouga era um medico, afinado na medicina, sabemos nós, que ele nunca se capacitou, para desempenhar sua profissão. a medicina se evoluem a cada dia, e temos que confiar é na ciencia.

    ResponderExcluir
  18. respeitem a familia de Dr Nilza e a dor de seus familiares. Dr nOUGA sempre pedia para ser enterrado em s. luis e a familia fez a vontade dele. ele era um exelante médico, competente,... melhor do que essa louco que se diz ser médico que vcs tanto venera, que não é nada mais que o maior caloteiro da região.lavem a boca "PODRE" DE VOCES para falar mal de Dr Nilza ela sempre foi íntegra e sempre viveu do fruto do seu trabalho. nunca roubou, nunca foi presa... seus filho nunca prefisaram bajular ninguém para chegar onde chegaram. bando de hípócrita, vagabundos... eles e quem sabem o que deviam fazem com sue ente querido. eles realmente ganharam dinheiro mais foi tabalhando e nõa metendo a mão naquilo que não era deles.para esse anonimo que diz: "aguarde Dr nilza " será que vc está ameaçando ela?cuidado o pau que dar em chico, dar em franCisco. SAUDADES DR.PARA A FAMILIA QUE DEUS OS CONFORTE.

    ResponderExcluir
  19. Atualmente resido e trabalho na cidade de Cajazeiras-PB, mas fiz uma amizade de irmãos com Nouga e Nilza, quando trabalhei ai em Tuntum no ano de 1976, na EMATER-MA, e acessando esse blog, me deparei com essa triste notícia da morte do nosso inesquecível Dr. Nouga. Quero deixar aqui meus sentimentos de pesar a Nilza e a sua família. Como disse Santo Agostinho: “A morte não é não é o fim, a gente somente passa para o outro lado do Caminho.”
    Abraços
    Daladier Marques

    ResponderExcluir
  20. quero morrer bem longe desses urubus de tuntum bando de cobra infeliz, foi um ser humano que morreu não foi um voto, vão criar vergonha bado de cão,vcs só pensam no voto que perdeu e a familia e o grande amigo que se foi onde fica!pra que essa besteira de prefeitura fexada ele não vai voltar com isso vai? aténa morte do homem vcs querem se dar bem carniceiros.

    ResponderExcluir
  21. Que vergonha, até na dor dos outros vcs tripudiam, deixam de ser babacas essa tal politico suja de tuntum,vcs colocam em primeiro lugar vão cuidar da vida de vcs , que trabalhando e confiando em DEUS é que chegaremos onde queremos ^n com esse falatório maldoso CREDO QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DESSE POVO PECADOR por mais idiota que tal pesssoa seja mas ñ imagino que fique achado bom coisas tristes como essa que aconteceu com Dr Nouga que DEUS O TENHA EM UM BOM LUGAR

    ResponderExcluir