sábado, 30 de julho de 2011

Tristeza: morre Ronald Ribeiro Torres, o precursor da comunicação tuntuense.


Já não se encontra entre nós o homem que escreveu o primeiro jornal impresso de Tuntum, Francisco Ronald Ribeiro Torres, o nosso precursor dos serviços de comunicação. A fatídica notícia chegou em nosso meio logo após o seu falecimento, as 11:00h da noite de ontem, em Teresina-Pi. Torres como era carinhosamente chamado por mim estava internado no hospital São Marcos para tratar de problemas hepáticos, mas o seu quadro clínico veio se agravar mais ainda depois do aparecimento de varizes na região do esôfago, que possivelmente tenha provocado o seu óbito, conforme me relatou agora pouco o seu filho Ronald Segundo.

            O já saudoso companheiro começou sua paixão pela a comunicação na década de 80 fazendo divulgação volante em um fusca equipado com amplificadores. Já por volta de 1990 ele lançou o primeiro impresso destacando alguns fatos políticos da época como a administração do ex prefeito Bento Teixeira. Nesse mesmo período ele também lançou um panfleto que causou muita polêmica criticando a então gestão. Em Tuntum foi ainda professor de desenho na escola Louredes Mourão (Comercial). Hábil articulador foi convidado para assessorar na Assembléia Legislativa o ex deputado estadual Luís Coelho Batista, o Luisão, onde ganhou notoriedade em razão dos bons serviços, passando a trabalhar posteriormente no gabinete do deputado Humberto Coutinho. Nessa longa estada em São Luís, ele apresentou um programa de rádio de grande audiência, chamado Pão com Alho. Com a saída de Humberto da Assembléia para o comando da prefeitura de Caxias, Ronald seguiu os passos do chefe e radicou-se na Princesa do Sertão.
            Em Caxias, Ronald Torres foi convidado para coordenar o serviço de comunicação da prefeitura, aproveitando o momento passou a fazer um programa esportivo na Tv, o Caxias Esportivo. Além do seu próprio blog, o blog do Ronald Torres, ele escrevia para outros espaços na internet, como o Portal do Nordeste e a Coluna Bola de Fogo da Cn Caxias. A vida do nobre companheiro chegou ao final, Deus lhe fez o chamado, com certeza, para contemplar as grandezas de seu Paraíso. Vai se um grande homem, não isento de sua falhas, que é uma inerência humana, mas aqui ficam os seus bons exemplos.
 Aqui quero relatar uma de suas boas atitudes, entre muitas praticadas. Eu me encontrava recentemente numa tarde noite, quase que desesperado, em Teresina-Pi a procura de sangue A negativo para a realização de uma cirurgia cardíaca em meu sogro, a ser realizada no outro dia em São Luís. Sem nenhum êxito na minha empreitada e já desistindo, lembrei-me desse irmão na vizinha Caxias. De lá por telefone, com a voz cansada, já debilitada pela doença, ele passou a me orientar a todo instante informando os caminhos que eu deveria percorrer. Na mesma noite passei por Caxias onde tinha que apanhar quatro bolsas de sangue e lá tive novamente o apoio de Ronald Torres que mandou um de seus filhos me receber na entrada da cidade até eu resolver todo o problema, aparentemente fácil. Não fosse a solidária intervenção desse companheiro em providenciar até o depósito para o transporte do sangue, nada teria sido possível. Naquela noite reconheci a grandeza interior que morava naquela simples figura de pessoa, até então desconhecida por mim. Diante do Pai rogamos por ti um bom descanso e que tua gentil solidariedade faça sempre a diferença por onde andares.


                 Francisco Ronald Ribeiro Torres

            * 06 de abril de 1961    + 29 de julho de 2011             
               





11 comentários:

  1. Lobão, meu caro, nem acabo direito de superar a morte de meu pai, ocorrida dia 26/07 em Teresina. Perco, agora, meu primo por afinidade e amigo Ronald Torres. Somos da melhor geração de Tuntum. Ele sempre tendo queda para a comunicação. Era um desenhista de primeira e apaixonado por futebol. Ronald Torres era filho de Luís Tôrres um dos primeiros delegados de Tuntu e da professora Vilma Tôrres. Ronald Tôrres era neto-filho de seu Isaac Ribeiro primeiro prefeito de Tuntum. O luto, agora, é redobrado. Perdi em Dezembro próximo passado a minha-prima irmã Rose Moura, agora, meu pai e meu amigo Ronald Tôrres.

    ResponderExcluir
  2. Não cvheguei a conhecelo,mas sei que foi uma pessoa integra.Pelos seus comentarios era acima da média.Que esteja nós braços do pai.
    Com certeza um homem de honra.

    Márcio Alexandre,Ceilândia,DF.








    Que

    ResponderExcluir
  3. deusimar, isso tudo mostra o coração que tem o ronald, pois ele foi um intercessor para seu sogro. que Deus o tenha em Sua Infinita Bondade! à família enlutada, digo: UM DIA HAVERÁ UM REENCONTRO COM ESSE GRANDE HOMEM E NÃO HAVERÁ MAIS DESPEDIDAS!
    VÁ COM DEUS!

    TUNTUM PERDE UM GRANDE CIDADÃO!

    ResponderExcluir
  4. este vídeo é para o grande comunicador ronald!

    http://www.youtube.com/watch?v=wJSDOEY6I5g&feature=related

    Deus ajudará vc!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Eu em nome da minha família, venho por meio desta mensagem expor todo nosso sentimento pela perda recente de um grande homem Ronald Torres.
    Que Deus ilumine e console a vida dos familiares!

    ResponderExcluir
  7. (CHICO CUNHA-2012) A ROSEANA SARNEY FALOU QUE NÃO VAI DEIXAR O TEMA SER CANDIDATO (FORA TEMA).

    ResponderExcluir
  8. as famílias andrade e uruçu pedem a Deus Pai que o acolha em seu reino! este grande comunicador fará mta falta entre nós! Estais nos Braços do Pai!
    "TODO AQUELE QUE CRÊ EM MIM, MESMO QUE PADEÇA, VIVERÁ ETERNAMENTE". DEUS FILHO.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de prestar minhas homenagens ao amigo Ronald.
    Que Deus abençõe seu caminho e que você leve alegria por onde for.
    Estamos sentindo a sua falta...
    Marcus Leonardo Araújo

    ResponderExcluir
  10. Ronald foi um grande tuntuense, sempre se dedicou a vida publica principalmente voltado para comunicação. Que ele tenha o descanso eterno.

    ResponderExcluir
  11. Partiu, nos deixou, mas marcou aqueles que o conheceram. Vou escrever aqui apenas algumas das características do primo e amigo Ronald. Tratava-se de uma pessoa que chamava atenção pela sua inteligência, pelo senso de humor que possuía e manifestava quando estava na roda de amigos, pela disposição que tinha em defender aquilo em que acreditava, ainda que fosse incompreendido por alguns, por viver intensamente os prazeres da vida, inclusive como se soubesse que a vida seria curta para ele. Pela atenção que sempre dispensou aos pais, pelo neto paparicado que foi, pelas rebeldias da adolescência, pelo pai que zelava pela sua cria, pelo marido que necessitava da presença constante da sua grande companheira, pelo carinho intenso dispensado aos amigos, especialmente aqueles que fizeram parte da sua adolescência, como o Pires, o Neto, o Renato, o Denda, e muitos outros. Hoje todos choram, lamentam, mas agradecidos pelo amigo que tiveram e pelas gargalhadas que deram juntos. Hoje é um dia de tristeza, meu coração está apertado, não posso vê-lo, não vou me despedir, mas estou próxima daqueles que o amam, especialmente os familiares para dividir essa dor.
    Adeus meu primo, irei lembrar de você eternamente, da última vez que lhe vi. Ah se eu soubesse que aquele seria o último abraço teria ficado mais tempo junto de ti, iria falar do imenso carinho, recordar as férias que passamos em tua casa, do passeio no sítio, dos dias na praia, daquele restaurante especial pelo capote que servem, ah são tantas coisas pra lembrar meu primo, tudo foi tão especial, mas infelizmente como acontece na vida coisas que nos entristecem mais que temos que continuar vivendo essa será uma delas que terei que enfrentar. Guardarei boas lembranças e nunca te esquecerei.
    ADEUS......Parta em paz, esteja com o pai, o criador. ( Solange Soares Lima Pires )

    ResponderExcluir