.

.
.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Católicos perdem espaço, mas país não se afastará da religião, diz estudioso

Título original: Qual será o futuro religioso do Brasil?
da Folha


Na discussão sobre a redução do percentual de católicos no país, reavivada pelo "Novo Mapa das Religiões no Brasil", da FGV, frequentemente se imagina um passado em que a ampla maioria dita católica teria o perfil que se espera do católico urbano atual. Mas o "catolicismo popular" brasileiro é muito diferente disso.

Ele sempre foi mais um "cristianismo popular", permeado por sincretismos e particularismos, em que a influência do magistério romano foi muito relativa.


Por isso, a redução do percentual de católicos no país deve ser lida como a explicitação de uma diversidade religiosa camuflada e o aflorar de visões de mundo populares antes ocultas e recalcadas.

Entre os anos de 1991 e 2009, enquanto a porcentagem de católicos caiu 15%, a dos "sem religião" aumentou apenas 2%; a de evangélicos aumentou 10%.

Isso sugere que estamos num caminho diferente da Europa, onde a religião vem perdendo espaço na sociedade, e mais próximo ao norte-americano, onde há grande diversidade de religiões e estas permanecem influentes na vida social.

A presença do fator religioso nas eleições de 2010 ilustra essa tendência e mostra como ela poderá influenciar a relação entre religiões e sociedade no futuro do Brasil.

Quanto ao catolicismo brasileiro, seu novo perfil é marcado pelo êxodo dos católicos "por convenção" e pelo surgimento de um novo polo dinâmico, representado principalmente pelos movimentos e pelas novas comunidades.

Na arquidiocese de São Paulo, por exemplo, são reconhecidos mais de 40 grupos, que variam de poucas dezenas de participantes em uma paróquia a movimentos com centenas de pessoas, que já se ramificam na Europa e nos EUA.
O laicato tem papel preponderante nessas organizações, que contam com leigos consagrados à obra, muitos dos quais celibatários.

Contando, desde João Paulo 2º, com o apoio explícito do Vaticano, conseguem uma síntese entre pluralidade e unidade. Com isso, resolveram vários problemas do catolicismo do final do século 20, como a necessidade de pluralismo interno, a autonomia dos leigos, a falta de padres e o celibato.

No Brasil, seu grande desafio é formativo, pois se propõem à exigente tarefa de conciliar renovação litúrgica, mística cristã, evangelização,trabalho cultural e ação social.

Os dados indicam que continuaremos a ser, no futuro, um país cristão, com um povo marcado pela religiosidade. Isso diz muito, mas deixa muito inda por dizer.

Fundamentalismo versus racionalidade, individualismo versus solidariedade, bem comum versus clientelismo, essas são algumas das questões que estão intimamente ligadas à forma como compreendermos e praticarmos nossas opções religiosas no futuro.

2 comentários:

  1. NÃO TEM IGREJA QUE VAI FAZER ALGUEM ARRANJAR UM EMPREGO SE Ñ TEM COMPETENCIA MINHA QUERIDA SÓ MESMO ATRAVES DE UM FICHA SUJA MESMO < Ñ TEM DESCARREGO QUE DÊ INTELIGENCIA PRA NINGUEM. VIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU SEUS FOFOQUEIROS

    ResponderExcluir
  2. DEUSIMAR, PARA FAZER UM REFLEXÃO E VC POSTAR COMO ASSUNTO. PESQUISE E VERÁS COMO É INTERESSANTE:

    A Chave Menor De Salomão – Exorcismo Utilizado Por Discípulos De Cristo E Por Vários Primeiros Cristãos Da Época.


    Regna terrae, cantate deo, psallite dominio...
    Tribuite virtutem deo.
    Exorcizamus te, omnis immundus spiritus, omnis satanica potestas, omnis incuriso infernalis adversarii, omnis legio, omnis congredatio et secta diabolica...
    Ergo...
    Perditionis venenum propinare. Vade, satana, inventor et magister omnis fallaciae. Hostis humanae salutis. Humiliare sub potenti manu dei. Contremisce et effuge. Invocato a nobis sancto et terribile nomine. Quem inferi tremunt...
    Ab insidis diaboli, libera nos, domine. Ut ecclesiam tuam secura tibi facias, libertate servire, te rogamus, audi nos. Ut inimicos sanctae ecclesiae humiliare digneris, to rogamus audi...
    Dominicos sanctae ecclesiae, terogamus audi nos, terribilis deus do sanctuario suo deus israhel. Lpse tribuite virtutem et fortitudinem plebi suae, benedictus deus, gloria patri...

    Tradução:

    Reinos da Terra, cantai a Deus, salmodiai ao Senhor
    Reconhecei o poder de Deus.
    Te exorcizamos, todo espírito imundo, todo poder satânico,
    toda investida do adversário infernal, toda legião, toda congregação e seita diabólica.
    Desse modo...
    Brindai o veneno da perdição. Afasta-te Satanás, inventor e mestre de toda mentira. Inimigo da sanidade humana. Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus. Estremecei e fugi quando invocado por nós o santo e terrível nome, diante de quem os infernos tremem...
    Livra-nos, Senhor, das armadilhas do diabo, para que faças segura para ti a tua igreja, servir na liberdade, te pedimos, ouve-nos.
    Para que digneis humilhar os inimigos da Santa Igreja, te pedimos, ouve-nos.
    Os servos da Santa Igreja, te pedimos, ouve-nos, Deus terrível, do teu santuário, Deus de Israel. Ele atribuirá força e poder ao seu povo, Deus bendito, glória ao Pai...

    ResponderExcluir