.

.
.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Câmara: vereadores sabatinam secretários

Atendendo a uma convocação gerada por meio de um requerimento da vereadora Lêda Bílio aprovado por unanimidade na semana passada, comparecerem na sessão de hoje da Câmara Municipal, os secretários Antonio dos Reis Barros Teixeira (Educação) e Antonio Joaquim Neto (Finanças) para prestarem esclarecimentos a cerca da aplicação dos recursos. A vereadora iniciou o seu questionamento direcionado ao secretário Antonio dos Reis que usou a palavra por mais de 40 minutos explanando ações de sua pasta e até reconhecendo as deficiências. Quando questionado sobre a merenda escolar, ele foi categórico ao afirmar que todos os recursos são aplicados de forma exemplar, para em seguida dizer que é impossível alimentar um estudante com R$ 0,30 (trinta centavos), valor dos recursos repassados pelo governo. ‘O município recebe trinta centavos por aluno e isso não é suficiente’, salientou.

Sobre a queda do número de alunos de acordo com o último Censo Escolar, ele defendeu o prefeito Chico Cunha para depois alfinetar aludindo supostas manipulações no passado. ‘O censo diminuiu porque o prefeito Chico Cunha jamais vai alterar boletim de matrícula’, disse. A autora do requerimento ainda perguntou sobre o número de professores contratados, concursados e a qualidade do transporte escolar, para depois falar nos recursos disponibilizados, perguntas elementares que não causaram o efeito esperado, prontamente atendidas pelo secretário. Em uma de suas declarações o secretário falou que era comum vereadores procurarem o prefeito para pedirem a contratação de carros de seus apadrinhados, colocação que não deixou todos contentes e que foi o estopim do primeiro bate boca. Dusreis ressaltou durante seu pronunciamento que o prefeito Chico cunha tem sido importante para a reestruturação da educação do município criando o Conselho de Educação, a função de coordenador e o plano de cargo careira e salários.

O vereador Magno Melo, num aparte, disse que o marido da vereadora, o ex-vereador Josinaldo Bílio, presente na sessão, estava sempre na prefeitura fazendo esses pedidos. Melo acrescentou que em 2008, no apagar das luzes, a prefeitura contratou mais de 300 funcionários fantasmas para o povoado Belém, segundo ele para queimar a atual gestão.
Insatisfeito, o vereador ainda disse que próprio filho da vereadora Lêda e de Josinaldo Bílio recebia como fantasma em Caxias. “Você mesmo tinha um filho que morava em Caxias e que recebia um contracheque de Tuntum”, concluiu. A vereadora engoliu seco para em seguida pedir explicações sobre o pagamento do transporte escolar, segundo ela em atraso. O secretário disse que explicações de ordenamento de despesas cabiam a secretaria de Finanças, não a ele.   
Antonio Joaquim Neto, o Tontonho, não precisou de muito tempo para deixar tudo às claras e a oposição satisfeita com suas respostas. Ele disse que realmente os proprietários de veículos contratados para fazerem o transporte escolar estiveram sim em atraso, contudo alegou que obrigatoriamente de acordo com uma resolução determinada pelo governo houve mudanças no regime de pagamento, antes feito em cheque, obrigando a realização de um novo cadastramento, provocando a situação, mas até o próximo mês tudo estará resolvido. Quanto ao aluguel de prédios no interior ele contestou a informação de que estejam em atraso, mas pelo contrário alguns tiveram o pagamento antecipado. Sobre o pagamento dos funcionários da limpeza, declarações feitas pelo vereador Marcus Cunha de que estariam também atraso, foi desmentida pelo secretário afirmando que estão todos em dia. O secretário antes de deixar o púlpito da Casa elogiou a vereadora Lêda Bílio dizendo que ela era uma mulher séria e de caráter.

A galeria que se encontrava lotada participava do debate enviando perguntas por escrito. Após a conclusão da audiência o ex-vereador Josinaldo Bílio foi ao encontro do vereador Magno Melo para tomar satisfações sobre suas declarações. Bílio com o dedo em riste e se mostrando nervoso falava em tom agressivo. Os ânimos foram acalmados com a interferência dos vereadores. A sessão foi concluída sem vencidos e vencedores, mas serviu para tirar muitas dúvidas sobre a transparente aplicação dos recursos da pasta.

OBS: analisando a gravação de um aparelho celular, o titular deste blog reconhece que se enganou quanto as declarações postadas sobre o secretário de Educação Antonio dos Reis Baros Teixeira contidas no início do segundo parágrafo do texto.  É de costume em solenidades do tipo o blogueiro gravar todo o conteúdo dos diálogos para depois transcrevê-los fielmente, porém neste dia o blogueiro estava sem o seu aparelho de gravação, propirciando o erro de interpretação. Aqui o titular pede desculpas ao secretário e a todos os que leram de forma equivocada a informação repassada. 







13 comentários:

  1. Meu caro amigo Deusimar, em nenhum momento eu quis insinuar que no passado os boletins de matrículas eram alterados para aumentar o número de alunos, voce entendeu diferente, eu quiz dizer que é possivel ser feito se alguem quizer usar de má fé,mas isso não significa dizer que que este município já praticou este ato em nenhuma Administração.Eu venho trabalhando na secretaria de educação a muitos anos e nunca presencie nenhuma alteração em nenhum documento.
    Antonio dos Reis.

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma grande prova que tanto na anterior como na presente administração continuam a mesma coisa, contratação de fantasma, funcionários que recebem sem ao menos ter uma gota de suor derramado, ao contrario dos que trabalham e recebem com atraso, esse negocio que o secretario falou que os professores recebem de acordo com o plano de cargos e salários é lorota, Sr secretario quanto um professor contratado recebe no municio de Tuntum ? e veja se realmente atende os valores que o piso salarial exige? esses ai citados Magno melo, Leda Bilio, Josinaldo Bilio e Marcos do Carlito são só mais uns da vergonha do nosso país, teria a vergonha de assumir um cargo pra ajudar realmente os que precisam (e que são muitos de fato), mas do contrario só ajudam a enfraquecer ainda mais os que ja estão excluídos de forma direta e indireta!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu so nao entendi foi o final da fala do secretario de finanças elogiando leda bilio !!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Quando se fazem acusações em que um filho de um ex-vereador recebia salário fantasma em nome da educação do filho do cidadão tuntuense, e quando se observa esse tipo de contratação com 300 pessoas como diz a matéria, não seria um caso de Auditoria ou uma intevenção urgente da justiça nas contas do município? Será que o Prefeito está realmente agindo com serieade, pois se tivesse, teria pedido no máximo uma CPI.
    E a senhora Lêda Bílio, que todos nós sabemo, está sendo assessorada por seu marido e ex-vereador, pai do suposto fantasma na adm. Tema, deveria receber elógios?
    Fico com vergonha de saber que em Tuntum, o mau caretismo funciona e administra muito bem a nossa cidade, bem para o bolso de quem não se vale nada.

    Mas esse sistema um dia irá cair.

    Ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  5. Depois da confirmação da candidatura de Ana Isabel tive a certeza que o Ciro e nem Pires levaram os cobras. Ele estão apoiando é a Ana Isabel. Tema você fez um péssimo negócio com seu vice. Muita gente que te apoiava agora esta com a Ana Isabel. Pois ela deu valor para pessoas daqui como o Jaydran. Fica com seu vice que a Isabel fica com o vice dela. Isabel X Jaydran 2012. Rumo a vitória.

    ResponderExcluir
  6. Na reunião de Isabel tava bobando. Sempre fui labigó agora eu vou acompanha a Isabel gente jovem e com o jaydran como seu vice vai ser uma campanha de inteligencia, sabe administra vocês tira pelo funcionamento da Câmara Municipal saber receber o povo. Ta outra coisa.
    Esse dois vão longe.

    ResponderExcluir
  7. Sou cobra, Más agora estamos com Chico Cunha, Ele fez uma coisa muito boa, cortou muita gente e que recebia sem trabalhar, CERTO PREFEITO CHICO CUNHA, Minha Familia é Enorme somos mais 60 Votos e todos são para o Chico Cunha, Estamos muito satisfeitos com o Grupo que está com o Prefeito... Pires Léda, Dr.Gerri, Dra. Nilza,Vereador Gesmiel, Vereadora Arteniza, Ex. Vereador, Alan Noleto, O Empresario Arnoldo Léda, e muitos e muitos... Prefeito Chico Cunha, Vc Está indo com todo vapor, vc está bem acessorado, VAMOS QUE VAMOS!!!

    ResponderExcluir
  8. pode colocar todos esses, que o Dr. Tema leva no Bolso. é Tema 2012. não tem ninguem nessa terra que tira essa de Dr. Tema. vamos a Vitoria.

    ResponderExcluir
  9. os verdadeiros cobras não votam no Tema e nem em Ana isabel pois são os maiores inimigos politicos do nosso grupo.estamos sim com o prefeito junto e misturado e dessa vez esse tema vai ganhar o troco.

    ResponderExcluir
  10. Quero parabenizar o atual secretario de educação pelo excelente trabalho que vem realizando em nosso municipio,com seriedade e compromisso,uma pessoa simples e dedicada que vem ao longo do tempo de sua vida prestando um ótimo trabalho na educação.

    ResponderExcluir
  11. Foi uma falta de compostura de um vereador da câmara no dia que o secretario de educação foi dar esclarecimento.
    Ele parece que estava de deboche, sempre querendo boicotar a presença do secretario, atacando os outros ali presente.
    E saindo do assunto que se tratava que era sobre a educação.
    Colocando assuntos pessoais e dizendo se tivesse na reunião passada ia votar contra, queria livrar de qualquer jeito a presença do secretario.
    ORA,ORA, faça favor nem o secretario não tava tão nervoso disse que não tem nada esconder. E ele tava pra perde o juízo.
    E também querendo medir força com presidente. Chamou ate o regimento interno da Câmara de lei orgânica. E não queria seguir as regras do regimento interno ou seja o protocolo que deve seguir uma reunião. E no final teve um bate boca com outro vereador. Esse nunca mais ganha, pois não vai ter Isabel e Idaspe para elege-lo.

    ResponderExcluir
  12. Sem defender nenhum partido, pois acho a politica muito cansativa e prepotente de todos os lados, o chico cunha tem como ganhar sim, mas pra isso tem que mudar pessoas do seu secretariado e dou ex., o nosso prefeito tenho convicção que nem sabe o que eles fazem, e ele fica como ruim perante a população.
    O Tontonho ja me tratou tão mal, com arrogancia que não fui atras pq tenho educação e penso que tudo q vai volta.
    Senhor prefeito, coloque pessoas de sua confiança, que não va te difamar ou trair sua confiança, gosto do senhor e de sua familia, mas tem algo que tem q mudar.
    Outros ex. que não apenas eu falo e sim a toda a população, bertulino é mais um deles.

    Abraço, e torço por sua vitória chico, pq vc e sua familia foram muito solidarios qdo procurei.

    ResponderExcluir
  13. Eu so queria ver a cara do chico pedindo voto, nossa!!!!!! sera q vai ter coragem de falar? vai ser um sacrificio tremendo uffa!

    ResponderExcluir