quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Passeata pela paz no trânsito reúne 500 na Litorânea

De O Estado Maranhão:

Luto marcado por indignação e sede de justiça. Esse foi o cenário da passeata de protesto realizada ontem na Avenida Litorânea pelos familiares e amigos de Solange Maria Cruz Coelho e o sobrinho dela, de 13 anos, Ubiraci Silva Nascimento Filho, mortos por atropelaamento na noite de sábado (5). O motorista Rodrigo Araújo Lima, 22 anos, que dirigia o Toyota Corolla Prata, placa HPT-2549, em alta velocidade, foi solto após pagar fiança de R$ 6 mil.




Fotos: De Jesus/O Estado Maranhão

Mais de 500 pessoas se concentraram no ponto exato do acidente. Amigos da escola de Ubiraci Filho e professores rabiscaram no asfalto mensagens de carinho e solidariedade. “É o momento de chamar atenção para o descaso da Justiça, que libertou um assassino”, declarou indignado Ubiraci Silva Nascimento, que perdeu o filho.



O marido da outra vítima, Oswaldo Coelho de Souza, disse que o responsável pelo atropelamento nem deveria dirigir, de acordo com a lei. “O veículo não era dele, tem sete multas e há três anos que o IPVA não é pago. Por isso, peço justiça”, disse.



Faixas e cartazes com palavras de paz mobilizavam quem passava pela Avenida Litorânea. “É impossível a sociedade se calar diante de tamanha brutalidade. Temos que levantar a bandeira da justiça e de um trânsito seguro”, disse Maria do Carmo Lima, amiga de uma das vítimas.


Ubiraci Silva Nascimento disse que é importante que a mobilização de combate a violência no trânsito seja permanente. “Agradeço a solidariedade dos parentes de outras vítimas de trânsito e insisto para que possamos unir forças contra a irresponsabilidade e imprudência que leva vidas inocentes”, ressaltou o pai de Ubiraci Filho.



Outras vítimas



Na caminhada por justiça e paz, outras pessoas que já perderam familiares vítimas de trânsito mostraram solidariedade e indignação com a liberdade do autor do atropelamento, o estudante Rodrigo Araújo Lima. “Perdi a minha irmã há 15 anos, quando chegava em casa. O motorista que a matou dirigia a mais de 140 km/h e até hoje a Justiça não deferiu nenhum resultado das investigações. Ele [o condutor] continua solto”, denunciou a empresária Rosa Maria Carvalhal.



Também muito emocionado, o comerciante Jorge Cunha, com fotos do filho de 4 anos João Victor da Cunha, morto há um ano, pedia por justiça. “Há um ano meu filho foi atropelado na praia do Araçagi, e o juiz da Comarca de São José de Ribamar nunca deferiu o laudo inicial para definir se o acidente foi culposo ou doloso. Enquanto isso, nós, familiares, sofremos indignados”, protestou Jorge Cunha.



Muito emocionados e com apitos para chamar atenção da população, amigos de escola de Ubiraci Filho cantavam músicas religiosas durante a passeata. “Sem dúvida, ele vai deixar uma saudade grande, mas sempre vamos lembrar dele com carinho e alegria”, disse Pedro Henrique Santos, amigo de escola da vítima.



Acusado se apresenta na delegacia de trânsito



O estudante universitário Rodrigo Araújo Lima, acusado de ter atropelado e matado duas pessoas da mesma família no sábado (5), na Avenida Litorânea, em São Luís, se apresentou na manhã de ontem na Delegacia Especial de Trânsito, na Beira-Mar, para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Ele foi posto em liberdade logo após ter pago uma fiança no valor de R$ 6 mil depois do acidente daquela noite.


Segundo Frederico Carneiro, advogado do estudante, Rodrigo Araújo contou em seu depoimento que no dia do acidente passou a manhã toda em casa. Por volta das 20h, o universitário foi até a Avenida Litorânea na companhia de um amigo para fazer um lanche. Já voltando para a casa, ele passou por uma barreira eletrônica onde foi registrado uma velocidade de 60km/h. Depois disso, acelerou um pouco mais, chegando próximo aos 80km/h. Foi nesse momento que o estudante avistou duas pessoas atravessando a pista e, na tentativa de desviar delas, perdeu o controle do carro, subiu no canteiro central e colidiu violentamente com o poste de energia.



De acordo com o advogado, o estudante não soube dizer se colidiu primeiramente com o poste ou com as duas pessoas. “O Rodrigo disse que tudo aconteceu muito rápido, em uma fração de segundos. Por isso, ele não soube dizer precisamente se colidiu primeiro com o carro ou com as duas pessoas”, afirmou Frederico Carneiro.



Faróis desligados



Com relação às acusações de que o estudante estaria conduzindo o veículo com os faróis desligados, Carneiro afirmou que tais denúncias não têm fundamento. “Era impossível que ele estivesse com os faróis do carro desligados. O Rodrigo fez um longo percurso, de sua casa até a Litorânea, com todos os faróis do veículo acesos”, disse.



O advogado contestou também as acusações de que Rodrigo Araújo estaria conduzindo o carro sob o efeito de álcool. Segundo o advogado, logo após o acidente, já na delegacia, o estudante realizou os testes de reflexo e o resultado foi negativo para a embriaguez. “Foi por esse motivo que a delegada concedeu a liberdade para o meu cliente mediante o pagamento de fiança”, disse.

OBS: as vítimas tinham parentes em Tuntum

7 comentários:

  1. ADVOGADA (SELMA), IRMÃ DA VITIMA, QUEREMOS JUSTIÇA, PAZ NO TRÂNSITO.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto as autoridades constituídas não tomarem providências de impacto, as mortes continuarão a ser exibidas e os irresponsáveis procurando outra vítima. Cuidado que o próximo pode ser voce ou um familiar.

    Alexandre Andrade

    ResponderExcluir
  3. CADE AS FOTOS DO CASAMENTO COMUNITARIO? QUERO OLHAR MEU TIO CASANDO.

    ResponderExcluir
  4. Na enquete dos vices do blog do pedro jorge eu votei mais de vezes, aqui também já votei mais dez vezes. Ou seja, esse babado é muito furado. Com diversos computadores à disposição o sujeito tem o poder de bombar qualquer nome.

    ResponderExcluir
  5. Deusimar vc esta viajando?
    Pois, estou percebendo que o seu blog esta meio parado.
    Quando do Pedro Jorge Tuntum News esta pegando fogo.
    Entra na conexão...
    kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Esse negocio de votar em enquete várias vezes só num computador é mentira se fosse todos votaria neles mesmo e seria votos disputadíssimo.

    ResponderExcluir
  7. um abraço lobão, leio sempre seu bog

    ResponderExcluir