quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

OGX começará a procurar gás e petróleo em Tuntum

O Estado do Maranhão
A OGX Maranhão Petróleo e Gás expande ainda mais sua campanha exploratória na área maranhense da Bacia do Parnaíba (terrestre). Em breve, a empresa perfurará poço exploratório no município de Tuntum, na Fazenda Axixá, povoado de Creoli do Bina. Atualmente, a OGX está com duas sondas perfurando poços na bacia.

Na busca por petróleo e gás em Tuntum, a OGX já solicitou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) licença prévia para atividade de perfuração de poço exploratório, no bloco BT-PN-08 (PN-T-68).

Hoje, a sonda Queiroz Galvão 01, locada pela OGX está perfurando poço na Bacia do Parnaíba, com previsão de atingir profundidade de 2.335 metros. Em outra parte nda região, a sonda BCH Energy 5 também perfura poço exploratório em busca de gás e petróleo, devendo chegar a uma profundidade de 2.295 metros.

Campanha - Desde que iniciou a campanha exploratória na Bacia do Parnaíba, a OGX Maranhão já perfurou mais de 10 poços, tendo sucesso com a descoberta de grande reserva de gás natural em prospectos nos municípios de Capinzal do Norte e Santo Antonio dos Lopes.

Em Capinzal do Norte e Santo Antonio dos Lopes, estão localizados os campos de Gavião Azul e Gavião Real, respectivamente, onde a OGX iniciará a produção de gás natural na Bacia do Parnaíba, estimada em 5,7 milhões de m³/dia a partir de 2013. O investimento total é de cerca de US$ 450 milhões.

A produção de gás natural na região atenderá à demanda das usinas que serão instaladas pela MPX Energia S.A., empresa do Grupo EBX, em associação com a Petra Energia S.A., ambas parceiras da OGX nesta bacia. A primeira planta terá capacidade para produzir 1.863 megawatt de gás. O outro empreendimento, que teve iniciado o processo de licenciamento ambiental, deverá produzir mais 1.859 MW na região.

Quando iniciou as atividades na Bacia do Parnaíba, a OGX detinha sete blocos exploratórios, com 70% de participação, sendo os 30% restantes de propriedade da Petra Energia.

Recentemente, a OGX adquiriu 50% de bloco vencido pelo consórcio de empresas Imetam, Delp e Orteng, na 9ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Com essa aquisição, a OGX Maranhão passou a deter participação em oito blocos exploratórios terrestres na Bacia do Parnaíba com área total superior a 24.500 quilômetros.



2 comentários:

  1. Se for descoberto Petróleo ou Gás em Tuntum, quem ficará com o poço, a família Cunha a Sarney ou povo?
    Alguém pode me responder essa?

    ResponderExcluir
  2. PODE PRPCURAR QUE NÃO VAI ENCONTRAR,DEUS NÃO DA ASA A COBRA.
    SILVINHO DO PUBEIRO.

    ResponderExcluir