sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Te benze, Cleones!

do blog do Décio
Com sólida formação teológica, o novo corregedor da Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, vai precisar rezar muito para desenvolver bem o seu trabalho.

Na posse da nova mesa-diretora do Tribunal de Justiça, na sexta-feira (16), eu perguntei ao corregedor como ele agiria na função, já que são recorrentes denúncias envolvendo magistrados maranhenses em todo tipo de irregularidade.




 Cleones é entrevistado durante a posse

“Essa fase parece que já passou, graças a Deus! As águas estão mais calmas”, respondeu Cleones
referindo-se a “limpeza” que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) fez em algumas Varas do Maranhão, principalmente no Fórum de São Luís.

Nem bem o corregedor se arrumou na cadeira e veio a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, dizendo que o CNJ não tem poder para investigar juízes sem que os processos passem primeiro pelas Corregedorias dos estados.

Vários magistrados locais que foram afastados de suas funções já contam os dias para voltar a atividade. Pior: ainda vão pedir indenização ao Estado. Deve voltar tudo como era antes.
Na terça-feira (20), Cleones recebeu seu primeiro processo. Uma denúncia dos advogados do Santander acusava o juiz Raimundo Sampaio (3ª Turma Recursal Cível e Criminal do Maranhão) de mandar sacar de maneira irregular R$ 8 milhões do banco (veja post abaixo).

“Logo no meu primeiro dia esse juiz já vem me dar trabalho”, teria reclamado o corregedor, segundo uma fonte do blog.
Cleones repassou o abacaxi ao presidente do tribunal, Guerreiro Júnior. Ainda naquela manhã de terça-feira o presidente do STJ, Ari Pargendler, suspendia a decisão de Sampaio. Pouco tempo depois Guerreiro fazia o mesmo, com um agravante: mandou o caso para Cleones apurar.

Nesta quinta-feira (22) pela manhã, conforme relatado em post abaixo, o radialista Josivaldo Sales prestou queixa na polícia dizendo ter sido jurado de morte pelo juiz de Carolina, Mazurkiévicz Saraiva de Sousa. Ele afirmou que vai levar o caso à Corregedoria na próxima semana.

Como se vê, o ano nem terminou e Cleones já começou a sentir como será 2012.

Te benze, Cleones!

Um comentário:

  1. Corregedor,esse sim tem o dever
    de fiscalizar,os desmandos dos out
    ros,trabalho relevante,esses novos
    advogados de Tuntum,farão concurso
    para juiz,promotor duvido.
    Parabéns Cléones,faça um trabalho
    de primeira.
    Caldas Novas,GO.

    ResponderExcluir