segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

POLÍTICA SE DISCUTE!

por José Remi alves e Silva
José Remi Alves e Silva
Ouvi aqui em Tuntum um amigo relatando que no colégio onde o filho estuda uma professora lançou durante uma conversa sobre política que POLÍTICA NÃO SE DISCUTE! Na mesma aula por diversas vezes a discussão voltava para o tema em tela, inclusive tornando a discussão mais acalorada. Muitas divergências de opinião surgiram, houve quem dissesse que cada um possui sua opinião e não iríamos chegar a lugar algum com a discussão, porém acredito que todos no final chegaram ao consenso que a política tem que ser discutida.

A política está em tudo que imaginamos, política é muito mais do que esse circo armado nos anos eleitorais, é muito mais do que a cômica propaganda eleitoral gratuita, é muita mais do que toda roubalheira e sujeira instaurada nas casas de lei e do executivo. A política está em tudo o que consumimos, nos alimentos, nos bens de consumo, nos programas de televisão, etc. A dona de casa que faz pesquisa de preço para comprar o produto mais barato sem detrimento de qualidade não está fazendo só economia, está analisando as condições de mercado, economizado para o lar e discutindo política implicitamente.

Você vai perguntar o que tem a ver a simples pesquisa de preço de um supermercado com a política? Ao pesquisarmos os preços escolheremos o equilíbrio entre o produto bom e barato estamos contribuindo para o equilíbrio dos preços e da economia do país. O problema é que não sabemos utilizar este lado da política em favor próprio, aliás, não estamos utilizando nenhum lado da política em nosso favor, pois também não sabemos utilizar o principal: O VOTO. E talvez isso se deva ao fato de muitos acharem que política não se discute.

Se entendêssemos que o poder de consumo que temos pode reduzir o preço das coisas, se entendêssemos que o poder do VOTO pode mudar o país, utilizaríamos a política em nosso favor e a democracia seria materializada em sua verdadeira idealização: Uma política do povo e para o povo.

Parece utopia, eu sei, mas se um educador, que é responsável pela formação de nossas crianças e jovens, diz que política não se discute, obviamente é esse ensinamento que as crianças e jovens formados por ele vão trazer na bagagem. Formamos pessoas que acham que a política não se discute, formamos gerações que não sabem questionar, argumentar, reivindicar pelos nossos direitos. Pessoas que não sabem questionar são facilmente manipuladas, para os políticos isso é cômodo, e sempre será. Por isso, sempre teremos problemas na educação por exemplo. Se soubermos questionar, discutir a política e utilizá-la em nosso favor, certamente colocaremos pessoas adequadas e que se não corresponderem serão substituídas. Parece utopia, mas política se discute e com a discussão a política se modifica.


remydamata@gmail.com

46 comentários:

  1. muito interessante,tomara que os educadores leiam e reflitam...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom remy, seja bem vindo, tomara que seja sempre com muitaimparcialidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom remy, seja bem vindo, tomara que seja sempre com muitaimparcialidade.

    ResponderExcluir
  4. gTudo certo. Concordo.

    ResponderExcluir
  5. Remy, fiquei feliz em encontra-lo. Se leres esta mensagem responde para o meu e-mail Abraços amigo
    Por Jader em EUT - Estados Unidos de Tuntum foi apenas um sonho... às 15:59

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da matéria meu caríssimo ir.'. de já envio um TFA.'. Recomendações à cunhada e sobrihos.

    ResponderExcluir
  7. CIDADE CHEIA DE POLIGLOTAS,INTELEC
    TUAIS MENTES BRILHANTES,SE USASSEM
    PARA O BEM DO PRÓXIMO SERIA MARAVI
    LHOSO,QUE PENA QUE É SÓ ILUSÃO.
    ENTÃO NÃO CAIO NESSA ARMAÇÃO,DE
    JEITO NENHUM.
    SEU MADRUGA.

    ResponderExcluir
  8. Uso do ensejo para parabenizar o ilustre blogueiro Deusimar Lobão, por ter concedodo espaço ao nobre companheiro Remy da Mata, cabendo salientar que a materia ora postada é de suma importância para conhecimento não somente do alunado, mas para toda a população, Excelente matéira. Parabens!. grande abraço.
    Haroldo Carvalho Lima

    ResponderExcluir
  9. Parebens pela matéria. Contine assim.

    ResponderExcluir
  10. Muito oportuno o assunto.

    ResponderExcluir
  11. Deusimar Sobrinho, gostaria de saber poorque você tem tanta ogeriza à Familia Figueiredo? sempre tenho informações que vc vive literalmente a criticar e falar mal de todos os membros da Familia: o Ciro Ricardo, o Francisco Figueiredo, o Humberto, etc. Por que? Afinal é uma Familia de boa índole, todos vivem às suas custas, nunca precisaram de recursos públicos para sobreviver. Afinal o Manoel Valente de Figueiredo trabalhou tanto e conseguiu deixar os filhos e os netos bem, tanto materialmente, quanto através da educação. Quero relembrar que se vc não lembra, pergunte aos seus parentes, que quando seu pai, o Sr. Enésio Nogueira abandonou a familia, a Diana (Didi) com os filhos todos crianças pequenas, quem ajudava a sustentar todos vocês era o Sr. Manoel Valente através do seu Tio Deusimar Lobão, que era empregado da Usina de Arroz e dos comércios do sr. Manoel Valente. Quantas vezes vi chegar a sua casa sacos de arroz da Usina de Beneficiamente de arroz de propriedade do Sr. Valente trazido pelo Deusimar Tio! Então não faça isso, pois vc poderá ser punido mais ainda pela justiça divina, pois Deus tudo vê e não dorme!

    ResponderExcluir
  12. Muito oportuno a matéria, sugiro que publique novamnwete na vespera da eleiçäo em outubro proximo.
    Parabéns, vou recomendar que leiam!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Que bela matéria, parabéns, imparcialidade total

    ResponderExcluir
  14. VALEEEEEU é isso aí!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Deusimar Sobrinho, gostaria de saber poorque você tem tanta ogeriza à Familia Figueiredo? sempre tenho informações que vc vive literalmente a criticar e falar mal de todos os membros da Familia: o Ciro Ricardo, o Francisco Figueiredo, o Humberto, etc. Por que?


    RESPOSTA

    Não tenho motivos para criticar ou falar mal da família Figueiredo no costumeiro espaço, mas pelo contrário me relaciono muito bem com alguns membros como, H. Figueiredo (colega de infância), Francisco de Assis, Marcos, Ciro Ricardo, Rosane e até Dona Iracema, a matriarca. Agora vale lembrar que esse espaço, mesmo de forma parcial, já que a imprensa nunca foi imparcial, objetiva informar seus leitores sobre os fatos que ocorrem em Tuntum e região, principalmente o político. Desconheço o artigo aqui publicado que o titular deste blog tenha destratado ou agredido moralmente qualquer dos cidadãos e cidadãs acima mencionados, pois o objetivo não é esse.
    Sobre o restante do assunto que trata dos momentos difíceis que nossa família passou após a separação de nossos pais, você não falou tudo, porque nós passamos foi fome mesmo, porém minha mãe guerreira como é, sob superar e vencer ao lado dos filhos. Eu, por exemplo, tive que vender pão, picolé, geladinho, trabalhar de servente de pedreiro, enfim, lutar para não ser uma vergonha. Os outros meus quatro irmãos trabalharam da mesma forma colaborando com o sustento da casa. Minha mãe Diana Lobão, que sempre foi de dialogar com os filhos, nunca nos falou em nenhuma conversa sobre esses supostos sacos de arroz que chegava a nossa casa, muito menos o meu tio Deusimar Lobão, sei que ele trabalhava com o senhor Manoel Valete, contudo não há trabalho sem recompensas, caso isso tenha acontecido com certeza foi à custa do seu trabalho...
    Tenho certeza que esse comentário não partiu do senhor Ciro Ricardo, para mim um homem profundamente conhecedor do regime vigente nesse país, o DEMOCRÁTICO, que dá total direito de expressão, em especial a imprensa, e não o de cerceá-la como muitos querem e desejam. Quando houver situações para elogiá-lo ou ‘criticá-lo’ o blog irá fazer com o mesmo compromisso e responsabilidade de sempre. Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  16. Li este dos dois comentários e a tua resposta Deusimar, e achei interessante é que as famílias de Tuntum tem uma grande história para contar.

    Seria muito bom um registro desses fatos vividos para que fosse expressado nas escolas do município com fatos que contribuíram para o crescimento de muitas famílias.

    O povo e a juventude de Tuntum precisam saber que muitas famílias venceram as dificuldades e que dentro disso houve a competência e a força de vontade, apesar de muitos acharem que só Cunha tem competência.

    Sobre a Imprensa, no Brasil ela é um pouco "Imprensa Marrom", pois ela não admiti o que ela é realmente. Mas você Deusimar poderia ser o primeiro a mostrar com Impassialidade os fatos.

    Obrigado pela compreenção.

    Ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  17. Deusimar aprovo 100% a sua resposta no dia 31 de janeiro de 2012 às 19:09. Essa pessoa que fez esse infeliz comentário sobre o passado de sua família, tenho certeza que é um imbecilizado, não tem nada a ver com o que você faz no dia a dia nesse seu blog, você é livre, porém tem que ter compromisso com a opinião pública em fazer todo e qualquer comentário independente de ser sobre fulano, sicrano e beltrano, porque se você fizer protecionismo de qualquer natureza, não terás a credibilidade que tens comigo e com 100% dos seus leitores. Acho que o passado da Dona Didi que conheci bem de perto, só serviu de lição/exemplo pra muita gente da época, pois se tratou de uma guerreira, batalhadora, excelente mãe e dona de casa, por isso não tem nada a ver essa família agora se fazer de "vítima" e vir com essa mesquinhez em falar de "sacos de arroz", coitado do seu tio Deusimar se dedicou tanto, era essa a recompença então, que pobreza dessa pessoa em vir levar a público tamanha mesquinhez. Esse cara de pau tem que procurar outra forma de cobrar ser "elogiado" e "citado" nesse seu blog. Acho que tudo "ISSO É UMA VERGONHA"

    ResponderExcluir
  18. O João Bacabal deve tá se revirando no túmulo. Alan aderindo ao Tema.

    Quem te ouviu falar, quem te ver fazer, cara seca...cínico!

    ResponderExcluir
  19. o alan noleto está mais que certo, pois sou amigo dele de mto tempo e um dia o perguntei: vc poderá um dia passar para o tema? ele foi claro: amigo, na política td se transforma, pois hj sou cobra, mas se for para o bem de tuntum, estarei sempre lutando pelo povo. pois o tema é tarbalhador como o hélio foi: os melhores prefeitos que tuntum já teve, completou.
    PORTANTO, HJ OS MELHORES ESTÃO JUNTOS. ASSIM, TUNTUM VAI SUPERAR O PK E A BARRA EM IMPORTÂNCIA PARA O MA!!!

    carol

    ResponderExcluir
  20. " sou cobra fiel, de verdade, meu discurso choroso é de verdade, jamais vou me vender".Esse era o discurso do Alan. HOJE, me dá nojo de ter votado num malandro desse...

    ResponderExcluir
  21. Parabéns remy, sempre muito intelectual. Tuntum orgulha-se de ter filhos como você.

    ResponderExcluir
  22. Alô Remy!
    Foi bom encontra-lo lembrei dos velhos na tempo na UNIFA "Administraçao aeropotuaria", campos dos Afonsos Rio De Janeiro.
    Grande abraço.
    Cel. Rossy.

    ResponderExcluir
  23. PARABENSSS...REMY...VOCÊ FAZ PARTE DA CULTURA DE TUNTUM-MA...

    ResponderExcluir
  24. Olá Remy, adorei parabéns, soube que vc lançou um livro "crônicas" em TBT na UEA, é claro que vou receber um né. ROSA.

    ResponderExcluir
  25. REMY, Tuntum-MA...Parabensss...

    ResponderExcluir
  26. Remi tu tá nessa onda toda é como forma de se propagar já pensando em ser candidato a alguma coisa em Tuntum? se for meu irmão toma rumo isso aqui é coisa de doido, só tem malandro, é coisa sem futuro para quem tem boas intenções, já conheci muitos que se lascaram... cai fora enquanto é tempo. Quem avisa,amigo é.

    ResponderExcluir
  27. Não se pode generalizar a postura dessa "professora". Mas, precisa de coragem p/ falar da política local, pois muitos já foram transferidos da sede p/ bairros distantes. Diante disso, Sr. Remy, voce vai nos ajudar a fazer valer nossos direitos?

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Alan, voce está do lado da vitória. eu mesmo, sou cobra fiel e voto em voce.

    ResponderExcluir
  29. Folcloricos a parte a cidade parou
    no tempo,por que o Remi,não monta
    uma escola de ética em Tuntum,ja do
    Zé do Cão,ninguém se lembra.
    Quem vive de passado é múseu.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns, Remy! O assunto é de extrema relevância! Política se discute, sim. Então amigos,vamos nos interessar pelos projetos de nossos candidatos, os programas...
    vamos analisar as propostas: Educação, saúde, previdência, geração de empregos,investimentos em infraestrutura, se o que está sendo proposto é realizável... O indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado e cidadania tem o direito de exigir e cobrar mudanças com a condição de cidadão, quer dizer, com o uso dos direitos. As chamadas minorias, por exemplo, precisam reconhecer que, no fundo, elas são a maioria. O educador tem a obrigação de nortear um assunto tão importante como "política", uma vez que trata das mudanças e direções que serão responsáveis pelo sucesso ou insucesso de um Estado, Municipio. Inclusive, relativo à qualidade de vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns, Remy! O assunto é de extrema relevância! Política se discute, sim. Então amigos,vamos nos interessar pelos projetos de nossos candidatos, os programas...
    vamos analisar as propostas: Educação, saúde, previdência, geração de empregos,investimentos em infraestrutura, se o que está sendo proposto é realizável... O indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado e cidadania tem o direito de exigir e cobrar mudanças com a condição de cidadão, quer dizer, com o uso dos direitos. As chamadas minorias, por exemplo, precisam reconhecer que, no fundo, elas são a maioria. O educador tem a obrigação de nortear um assunto tão importante como "política", uma vez que trata das mudanças e direções que serão responsáveis pelo sucesso ou insucesso de um Estado, Municipio. Inclusive, relativo à qualidade de vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Remy, ate que enfim em Tuntum alguém fala de política com descencia, sem citar as Facções Cobra e Labigo, pra escraxar aparece um analfabeto funcional defedendo um tal Alan filho do Bacabal, se esse for o nome da pai dele o que esse cara ter a ver com Tuntum? De Brasília.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Remy, o Brasil precisa de pessoas que imparcialmente discuta política. Pois a política é o dia a dia das pessoas é modo de viver dignamente em sociedade. É saber escolher entre o bem e o mal, ou seja o bem de todos. Isso se chamar educação a base para decidir por dias mais justo pessoas esclarecidas e conscientizadas. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  34. O que falta em nós, é conhecimento e consciência politica. Precisamos ler mais e nos capacitar para vestir a camisa de educador. A matéria de Remy para mim foi uma excelente aula até interdisciplinar.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  35. ganha Dr.Tema, quero voltar a morder na rama da abobrinha!!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  36. Remy, meu garoto valeu!!!!!!!!!!!!

    De Tuntum.

    ResponderExcluir
  37. Remy meu caro.
    nesta semana voçe nos brindou com duas belas matéria, uma publicada nesse blog de sua terra ou melhor do principado como voçe chama sua cidade e a outra publicada no jornal Solimoes sobre estrangeiros no Brasil "Haitianos" sem contat com sua belissima palestra feita na câmara de comercio em Leticia Colmbia, sobre o transporte motimodal nas fronteiras do Brasil,parabéns amigo o seu Espanhol tá perfeito e o melhor sem o sotaque de cabra da peste.
    Grande Abraço.
    Cralos Gossel

    ResponderExcluir
  38. Meu Amigo Remy, vi sua materia parabnes GUERREIRO e nao esqueça de nos visitar. Boa Vista te espera de braços Aberto.
    Ximeneses

    ResponderExcluir
  39. Esse, o velho Remy de guerra da época do Ateneu em Sao luis.
    Abdon.

    ResponderExcluir
  40. ...parabéns ao Remy que muito simploriamente fala sobre politica em sua cronica, a professoara que levou o assunto a ser discutido em sua sala de aula, a todos que grandiosamente entenderam o sentido do termo politica educaçao e deixaram seus comentario no BLOG no sentido que o assunto deve sim ser discutido como forma de amplificar seus conhecimentos. Àqueles que nao concordam que sao minorias o meu repudio total, pois,infelizmente tentam sucunbir os debates sobre o tema politica como forma de podar o conhecimento intelectual das pessoas, que grande maioria se encontram a margem sa sociedade para que que continuem a ser pau-mandado.

    ResponderExcluir
  41. O Remy descobriu a pólvora. Santa paciência...

    ResponderExcluir
  42. Posso até imaginar em q momento da discussão a professora disse q política e q "tipo de política" ñ se discutia. Cd um sabe onde o "calo" aperta. Apesar de vivermos num Estado democrático de direito nem todos podem usufruir de um Estado democrático de fato. Falar e discutir política de forma generalizada é fácil. Mas posso assegurar q aplicar esses conceitos à política local, nem tanto.

    ResponderExcluir
  43. Conheço bem a família Figueiredo e a família Lobão e gosto de todos. Mas, aqui faço uma resalva, jamais vi o Deusimar Lobão Veras (tio) se aproveitar da situação (empregado da família Figueiredo) para beneficiar a família Logão (d. Didi.) Deusimar (tio) sempre foi probo e boa gente. E se ajudava a irmã e os sobrinhos era com seus parcos recursos. Abraço a todos.
    Luiz Augusto

    ResponderExcluir
  44. esses comentarios ai foi a maioria ele mesmo e a dignissima esposa ô povo bestaaaaaa

    ResponderExcluir
  45. Essses anomnimos ai sei ñ Ah sei!!!!rsrssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  46. besta esse que disse que o remi e
    museu. gostei demais o Tuntum precisa de gente nobre como remi pois o nosso toinho ja nos deichou que tal termos um remi pra valorizar nosso povo. lembro da fala do remi no comiscio do fernamdo falcão na praça gostei muito . sou teu fã.
    Gilvan Leonardo

    ResponderExcluir