quarta-feira, 14 de março de 2012

Acorda, Mário! Advogado é assassinado no interior

por Décio Sá
Morreu por volta das 6h30 desta quarta-feira (14) o advogado João Ribeiro Lima, 54 anos, com forte atuação na região Central do Maranhão. Ele estava internado desde o dia 2 de março no Socorrão de Presidente Dutra.

O advogado foi atingido com um tiro de pistola PT-380 quando estava na porta de sua casa, em Gonçalves Dias. Tinha faltado luz quando os assassinos chegaram numa moto e fizerem dois disparos – apenas um atingiu a vítima - e fugiram em seguida.

Antes de morrer, João Ribeiro Lima, que atuava na área criminal, já havia procurado a polícia alegando ter sido ameaçado de morte. A polícia, de acordo com a família, trabalhou em duas linhas de investigação.

O advogado tinha uma espécie de rixa com um proprietário de cartório em Dom Pedro, cidade vizinha a Presidente Dutra. A vítima denunciou o cartório por cobranças acima da tabela estipulada pelo Tribunal de Justiça. Também defendia famílias que foram prejudicadas com o rompimento de barragem de uma fazenda em Gonçalves Dias de propriedade da família dos donos do cartório. No entanto, a polícia já teria descartado essa linha de investigação.
A outra linha, segundo a família, refere-se a compra de um apartamento em São Luís que João Ribeiro fez junto a um pré-candidato a prefeito de Gonçalves Dias. O vendedor não teria entregue o imóvel porque não tinha os documentos. O advogado começou a cobrar e passou a ser ameaçado.

A presidente da subseccional da OAB em Presidente Dutra, Iara Macedo, diz esperar justiça. “O advogado é um instrumento de justiça e num caso desse, como nos demais, a justiça não pode deixar de fazer justiça. Uma morte dessa deixa todos os colegas com medo”, afirmou.

Até por volta do meio-dia o site da OAB, presidida por Mário Macieira, não tinha feito uma referência ao assassinato de João Ribeiro.

OBS: João Ribeiro era filho de Tuntum, do povoado Taboca, localizado próximo ao bairro Tuntum de Cima, onde com frequência ia visitar os amigos e parentes. Os seus pais haviam deixado o povoado há mais de duas décadas migrando para São Paulo com toda família, lá ele se formou em direito. O causídico atuava comumente no município tuntuense, mas sua área de maior atuação era Presidente Dutra, Dom Pedro e Gonçalves Dias.


















Um comentário:

  1. O RAÇA PRA GOSTAR DE DINHEIRO,É ESSA
    DE ADVOGADO.
    MARMOTINHA.

    ResponderExcluir