.

.
.

sábado, 17 de março de 2012

A Igreja evangélica em crise!

do blog do Fernando Teixeira
Não me escandaliza, mas me deixa com o coração triste a imagem da igreja evangélica atual, estamos vivendo em tempos de crise, e por mais que não queiramos admitir estamos precisando de uma nova reforma!
Passei alguns dias pensando se realmente escreveria sobre isso, mas é um assunto que tem muito me aborrecido, e cada vez percebo também que não só eu, mas o Espirito Santo de Deus está incomodado. Segue minhas sinceras palavras sobre o assunto:
De certo tempo pra cá a nossa fé tem virado sinônimo de dinheiro, graves denúncias ligadas a grandes lideres repercutem em todo país, as acusações mais frequentes tratam de estelionato e crimes fiscais. Abrindo um parêntese, é bom deixar claro que assim como ocorre em todos os grupos da sociedade, há pecado também entre os evangélicos, e não estou aqui pra tentar separar o joio do trigo, até porque essa tarefa não é minha, e que os infelizes relatos aqui apresentados não representam a nossa convicção e fé, e que a priori, a pluralidade da nação evangélica ainda é constituída de pessoas honestas, às vezes até acima da média.
Quero iniciar por uma ordem cronológica, apesar de que, uma vez ou outra posso errar nesse quesito, é que não tenho uma boa memória em se tratando de data, mas enfim, vejamos como anda o cenário evangélico brasileiro:
Bispo Estevam preso nos EUA
Há pouco tempo atrás graves denúncias contra lideres da igreja Renascer repercutiram por todo Brasil, inclusive já tiveram prisão decretada, o casal Hernandes fruto de uma origem humilde, hoje é dono de uma grande fortuna onde acumula fazendas de 1,3 milhão de reais cada, e haras de 3 milhões, bem como vários imóveis de luxo pelo país e exterior, e os crimes? Ultrapassaram fronteiras! O autonomeado apóstolo chegou a passar uma semana no Federal Detention Center, complexo prisional localizado no centro de Miami que abriga presos acusados de cometer delitos federais, trazia consigo 56.000 dólares escondido até dentro da bíblia, dinheiro fruto de desvio. O FBI investiga seus “negócios” nos Estados Unidos e no Brasil é o Ministério Público em parceria com a Polícia Federal.
Após esse já conhecido escândalo, resta lembrar as matérias que foram destaques nas principais revistas da mídia crítica do Brasil relatando supostas fraudes também em igrejas neopentecostais, os líderes da Universal do Reino de Deus, por exemplo, não precisa nem falar muito, todos a já conhecem, os supostos desvios chegam aos milhões. O Patrimônio? Talvez pudéssemos começar por uma frota de pelo menos sete aeronaves que de vez ou outra é utilizada para transportar dinheiro, na maioria deles não declarado, a Igreja Universal tem um patrimônio e um faturamento de causar inveja aos mais bem-sucedidos empresários do mundo, um império bilionário! Creio que estamos fartos de saber sobre isso, que, aliás, se assemelha a muitas outras como a Mundial e da Graça.
É Visto que a maioria das acusações tem envolvimento com roubo, formação de quadrilha e briga por poderes dentro da igreja, isso se espalha por muitas outras denominações, parte delas estão sendo investigadas pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.
Nação assembleiana já se decepcionou com seus líderes
Ano passado, vésperas do centenário da Assembleia de Deus, maior evento pentecostal do país, evento a se tornar apoteótico em nossa história, um fato entristeceu seus membros, briga por poderes entre dois dos maiores líderes da denominação, uma vergonha! Abismaram a nação assembleiana! Bate-boca entre os dois era frequentemente presenciado por centenas de pastores nas convenções gerais. Para agravar o quadro, questões pendentes da Convenção Geral na área financeira estavam nas mãos da justiça, e não só isso, novas ações eram protocoladas, até de caráter criminal. O Ministério Público foi acionado a investigar diversas denúncias de desvio de dinheiro para o exterior, altos valores em transferências suspeitas, bem como desvio de finalidade, benefício próprio e de terceiros, ilícitos fiscais e de tributários, violação da Lei 9.613-98 (Dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta Lei…) e crimes contra a fé pública. Uma desonra a igreja! E a briga por poder? Deu só uma trégua. Os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg (fundadores) estariam muito decepcionados.
A revista Veja dessa última semana (14/03), edição de nº 2260, traz duas matérias de nível nacional, dois escândalos mais graves envolvendo líderes de grandes igrejas. O primeiro trata-se do Pr. Marcos Pereira, da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, em um recém-instaurado inquérito pela Delegacia de Combate às Drogas do Rio o Pastor é acusado de encenações de cura pela fé, estupro, tortura de crianças e relações criminosas com marginais aos quais esbravejava promessas de “salvação do demônio”. Na investigação, um de seus homens de confiança durante mais de 6 anos diz que ele ficou claramente ao lado dos bandidos que engendraram a mais sangrenta onde de terror do Rio, em 2006, e pior, “ele queria que os bandidos tivessem até explodido a Ponte Rio-Niterói. O objetivo era aparecer depois como intermediário salvador!” conta.
Marcos Pereira enrolado com a justiça
A Policia já colheu inúmeros depoimentos, as histórias se repetem aos mínimos detalhes, inclusive o Coordenador da ONG Afro-Regaae, José Junior, denunciou que p pastor tinha um plano para mata-lo, a informação vinha de membros da própria igreja. “Trata-se de um PSICOPATA” dispara Junior que hoje tem ao seu lado o Pr. Rogério Menezes, antigo braço direito de Marcos Pereira.
E os escândalos não param por ai, duas mulheres relatam shows de horrores do pastor, ambas dizem ter sido violentadas sexualmente por ele diversas vezes. À polícia, uma das moças afirma que ele obrigava as fieis de sua preferência a ter relações sexuais com outros homens, em orgias das quais também participavam. Constam ainda no inquérito crueldades contra crianças que o pastor mantinha sob sua guarda, uma delas de 7 anos teria pagado caro por testemunhar os abusos sexuais, o pastor agarrou-a pelos cabelos e lançou a cabeça no vaso sanitário.
Ex-garçom, hoje o pastor Marcos Pereira tem uma vida de luxo, comumente visto com um dos seus Rolex em punho, na igreja fundada por ele mesmo, constituiu um reinado em que proíbe refrigerante, rádio, televisão (apesar de ter um telão em seu gabinete) e remédios, já que ele mesmo se encarrega de curar! E os drogados ele dava dinheiro, filmava a turma em degradação e depois os levava para igreja como se estivesse os salvando, mas a mentira? Tem perna curta...
Mário de Oliveira está envolvido com vários crimes
O Outro caso repercutido pela Veja é a do Pastor Mário de Oliveira, Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular, que hoje tem uma arrecadação estimada em meio bilhão de reais anual, o pastor está no sétimo mandato de dep. Federal. E as denúncias? De subverter tudo que qualquer religião proclama ao encomendar a morte de seus desafetos, ludibriar as instituições e enriquecer à custa de fiéis. Sua ex-cunhada, uma das pessoas marcadas para morrer, diz que ele “é PSICOPATA, um mentiroso compulsivo!”. Como deputado também é investigado desde 2008 pelo STF por formação de quadrilha, estelionato e falsidade ideológica, apuração feita inclusive pelo Ministério Público de Minas Gerais, que constatou ainda irregularidades na execução de convênios públicos destinados à recuperação de dependentes químicos. O pastor prometia curar os viciados somente com oração. Lógico, não curavam ninguém, mas embolsavam uma fortuna destinada ao programa.
Nascido em uma família humilde, Mario de Oliveira teve uma infância difícil, conta ter calçado um sapato pela primeira vez somente aos 14 anos. Hoje, frente a presidência da igreja realidade é outra, tem lotes, fazendas, carros de luxo e por ai vai... Em 2006 ele teria declarado ao TSE uma relação de bens no valor módico de 2,3 milhões de reais (somente no seu nome), já em 2010 o patrimônio teria caído para 687 000 reais. Não, o pastor não decidiu fazer voto de pobreza. O mítico Mário de Oliveira conta ter ficado deprimido, com medo de morrer, e por isso transferiu parte de seus bens para os sobrinhos.
Os mercadores do templo
E assim caminha a nossa realidade: dinheiro, dinheiro, dinheiro, tudo envolve dinheiro! Nossos heróis da fé estariam no mínimo envergonhados, Jesus então já teria descido o “chicote”, assim como expulsou os mercadores do templo, hoje teria muito trabalho no Brasil. Nossas igrejas ainda crescem porque o propósito de Deus é grande com seu povo!
Em São Luís, membros de várias denominações começam a protestar contra a má liderança de suas igrejas, inclusive uma das maiores denominações da capital está à beira de uma crise, o nepotismo religioso toma conta do cenário, onde a igreja virou negócio de família, e a liderança tem que ser passada de pai para filho. Onde está o chamado? Chegou a ponto dos jovens pedirem a retirada do pastor pelas redes sociais, será que precisamos realmente disso? Isso é vergonhoso!
Os irmãos que tentam se levantar contra isso é taxado como rebelde, os pastores que tentam levantar outra via de política eclesiástica limpa é tratado como divisor insurgente e por muitos como suicida, destarte a perseguição, a represália.
Pior, chega a ser comovente, a igreja implorar pela volta do mestre por já não suporta viver essa situação!
A Igreja evangélica está em crise, mas a palavra irá se cumprir, e os mercenários terão uma alta conta para prestar diante do grande juízo. Maranata ora vem Senhor Jesus!

5 comentários:

  1. ISSO NÃO CORRESPONDE A VERDADEIRA FÉ CRISTÃ. OS EVANGÉLICOS SÃO ESCOLHIDOS DE DEUS. INFELIZMENTE TEM OS FILHOS DO DIABO EM NOSSO MEIO.

    ResponderExcluir
  2. Já bateram tanto no vidro da Igreja Católica Apostólica Romana que esqueceram que os próprios tinha um vidro que não era blindado.

    Mas todos sabemos que o problema é de caráter.

    Agora, existe uma grande diferença na forma de crença dos evangélicos, pois a quebra ou briga de poder aconteceu do mesmo jeito que houve o cisma com o catolicismo, as Igrejas Protestantes Tradicionais tem seus dogmas e sua tradição, daí começou o conflito que perpassava até mesmo pela questão financeira.


    Ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  3. BELISSIMO TEXTO,FALOU A VERDADE E
    ISSO DOI,MACHUCAR MAS A MAIORIA DESS
    AS QUE SE DIZEM IGREJAS,GOSTAM MESMO
    É PODER E DINHEIRO,SEJA QUAL FOR A
    IGREJA UNIVERSAL,MUNDIAL,GRAÇA,SARA
    NOSSA TERRA E OUTRAS,GOSTAM MUITO
    MAS MUITO MESMO É DE DINHEIRO,EIS O
    PECADO DO MUNDO,O DINHEIRO.
    M.A.A.C

    ResponderExcluir
  4. SENHOR LOBÃO QUERO VER A MESMA DISPOSIÇÃO PARA DIVULGAR OS PODRES DA IGREJA CATÓLICA, PORQUE O QUE SE PERCEBE É UMA PARCIALIDADE MUITO GRANDE SUA, QUE SE DIZ JORNALISTA.

    Igreja Católica: escândalos que abalaram o Vaticano

    A Ordem dos Salesianos de Dom Bosco, na Holanda, anunciou na segunda-feira que realizará uma investigação sobre abusos sexuais cometidos há quase 40 anos por religiosos contra alunos de um colégio interno de Arnhem, no leste do país. Há alguns anos, denúncias do tipo deixaram de ser novidade dentro da Igreja Católica.

    Nos últimos tempos, porém, casos do tipo ganharam outra dimensão e abalaram as autoridades eclesiásticas. Em 2002, um dos maiores escândalos veio à tona e sacudiu a opinião pública. Naquele ano, nos, Estados Unidos, o homem sob os holofotes era Bernard Law, cardeal de Boston. Quando o padre John Geoghan foi levado a julgamento acusado de estuprar mais de 130 crianças, tornou-se público que o cardeal o tinha transferido de uma paróquia para outra, sempre que ele se envolvia em um novo caso de pedofilia. Ou seja, Law era o homem que jogava toda a sujeira de Geoghan para debaixo do tapete – e fez o mesmo com outros padres abusadores.

    Na mesma época, outros casos tornaram-se públicos, deixando o Vaticano em apuros. No Brasil, uma dezena de padres foi denunciada por abusos sexuais de menores. Na França, 30 religiosos receberam condenação por pedofilia na última década. Na Irlanda, a Igreja já pagou o equivalente a 110 milhões de dólares em indenizações às vítimas de abusos sexuais em escolas e orfanatos e desde 1983. Mais de cinquenta padres foram condenados no país. Já na Austrália, as indenizações totalizaram 2,6 milhões de dólares somente em 1996, quando 200 estudantes de um internato católico foram molestados sexualmente por religiosos.

    Além do abuso de menores, outro fantasma assombra a Igreja católica: o homossexualismo entre os padres. Aqui no Brasil, em 1993, um abade da Ordem de São Bento de Olinda renunciou ao cargo e fugiu do país depois que seu caso com o tesoureiro da instituição se tornou público. Ao sair do país, dom Sebastião Héber Vieira da Costa deixou um rastro comprometedor: uma coleção de cartas apaixonadas que escreveu ao professor Juvino Teixeira de Carvalho Filho, de 42 anos – um homem casado, pai de três adolescentes e ex-responsável pelas finanças do mosteiro.

    Anos mais tarde, a história se repetiu na Espanha, onde um padre não apenas revelou publicamente que é gay, como afirmou que raros sacerdotes católicos “homossexuais ou heterossexuais” respeitam o voto de castidade. A repercussão da declaração de José Mantero, 39 anos, pároco numa cidadezinha no extremo sul da Espanha, foi ampliada pelo veículo usado para as inconfidências: a revista Zero, dirigida ao público homossexual. A capa da publicação mostrava Mantero de batina e tinha como manchete uma declaração que a Igreja prefere esquecer: “Dou graças a Deus por ser gay”. Os bispos espanhóis reagiram com indignação e Mantero foi suspenso

    Diante de tantos escândalos, a Igreja às vezes tenta conter condutas que julga impróprias, mas acaba criando ainda mais polêmica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODRE TEM EM TODO LUGAR, PRINCIPALMENTE NO SEU CORAÇÃO, NA SUA VIDA QUE DEVE SER UM LIXO, CARO ESCRITOR DE BAIXO ESCALÃO!

      Excluir