quinta-feira, 29 de março de 2012

TRIBUTO A MESTRE ELIAS – ‘O PRíNCIPE NEGRO’


                       José Remy Alves e Silva - Colunista do Blog 

Negro, de estatura mediana, veste-se com elegância, íntegro, afável, excelente chefe de família, educado e com jovialidade aflorando! Essas são as qualidades dessa grande personalidade o gentleman e bom vivant  Mestre Elias. Cordial mede as palavras para se posicionar sobre os temas que discorre, se expressa com clareza, tem voz pausada e olha seu interlocutor com profundidade e atenção. Aliás, o seu timbre de voz aveludada fica gravado em nossa memória, principalmente pela tonalidade educada e suave, como imaginamos ser a voz dos anjos, arcanjos e querubins.
Mestre Elias
Neto de escravos nasceu em Bacabal, a Capital do Médio Mearim, na sua trajetória trabalhou na roça, foi engraxate, vendeu banana, doce, bolo, até aprender o ofício de mecânico. Tornou-se um mestre em consertos e reparos de motor, com essa sua simetria e paixão pelas máquinas passou a ser um exímio profissional respeitado. Quando ainda muito jovem foi convidado em 1959 pelo Prefeito Astolfo Seabra de Carvalho  a instalar as primeiras unidades geradoras de energia elétrica em Tuntum (dois grupos  geradores MWM-K 2 com capacidade de 50 kVA cada,  com esse feito os munícipes passaram a dispor de energia elétrica das 18:00 as 22:00h, dando descanso aos velhos candeeiros, lamparinas e lampiões, pondo fim  nos jantares românticos a luz de vela). Elias tinha como auxiliar os mecânicos  Raimundo Dó e Tonheira. Ele  foi o chefe do implantado parque energético até 1973 quando foi inaugurada e entrou em operação a usina hidrelétrica de Boa Esperança aposentando assim os velhos geradores, ‘os MOTOR’ de luz com era chamado pela população.
O velho artífice é também um BOÊMIO, frequentador assíduo do “diligente congresso nacional”, o bar do Chico Andrade – o Maribondo de Fogo. Em nossos porres homéricos gosta de cantarolar com a voz que sai do fundo da alma: Nelson Gonçalves, Vicente Celestino, Altemar Dutra, Dolores Duran, Wadick Soriano, Luiz Gonzaga e os Demônios da Garoa. A música e a letra por ele interpretadas se transformam em lágrimas que deslizam suavemente pelo rosto do Príncipe Negro como se fosse uma partitura cheia de lirismo, o decano gosta também de narrar casos e causos hilariantes da política e do cotidiano do PRINCIPADO de TUNTUM.  

É um humanista compassivo e é aficionado por jornal, ouve e assiste todos os dias da voz do Brasil até os televisivos, além cultivar o bom hábito da leitura (a Bíblia é o seu livro de cabeceira). Foi conseguindo adquirir notáveis conhecimentos, valendo-lhe um nível de excelência na diversidade de seu vocabulário e como dizia Raimundinho Juá “Esse negão é sabido, esse CABA é estrambólico”. Suas frases são de uma eloquência tamanha que faz inveja a muitos graduados pelas universidades. Com essa sua desenvoltura vernácular, face do aprendizado recolhido na área da mecânica, a respeitabilidade por esse profissional cresceu e ecoou pelas cidades circunvizinhas do Alto e Médio Mearim e os trabalhos do mecânico Elias passaram a ser requisitados nesses quadrantes devido a seu profissionalismo e a garantia na qualidade dos serviços por ele executados. Essa reserva moral, e o seu bom caráter o tornou um legionário conhecido em face do seu oficio, foi por esses ingredientes típicos de sua personalidade que o povo lhe outorgou o título de MESTRE.  Elias é o nosso Príncipe NEGRO.


20 comentários:

  1. ÉIS A VERDADE PURA
    BELISSIMO TEXTO,FALOU O QUE MUITOS
    QUERIAM ESCREVER A MUITO TEMPO.
    UM GENTLEMAN,DE PRIMEIRA GRANDEZA,
    ÁLIAS O EDSON,OU ELIMAR PARA OS INTI
    MOS TEM AS MESMAS CARACTÉRISTICAS DO
    PAI,O PRINCIPE NEGRO,MUITA SAÚDE A
    ESTE INCRIVÉL SER HUMANO.
    DO SEU FÃ CLUBE!!!
    ASS,MARMOTINHA E GALERA!!!

    ResponderExcluir
  2. POPANOkey, mano Remy...
    o popular Mestre Elias, é um grande guerreiro, desfruta de admirações, por tratar-de de uma excelente PERSONA, portanto, muito oportuno e excelente a presente matéria. Um T.:F.:A.:
    Haroldo Carvalho Lima
    Boa Vista - RR

    ResponderExcluir
  3. FIQUEI EMOCIONADA POR ESSA HOMENAGEM JUSTA A ESSE NOBRE CIDADÃO, ENDOSSO ESSAS PALAVRAS E Q DEUS O ABENÇÕE, ILUMIME, LHE DÊ LONGEVIDADE. ESSE MESTRE FAZ A DIFERENÇA NA SOCIEDADE DE TUNTUM, AUTODIDATA DE UMA EDUCAÇÃO E GENTILEZA E TENHO CERTEZA Q É SERÁ UM GRANDE À SUA FAMILIA E AMIGOS!!!!!!!!!!BRAVO, MESTRE ELIAS!!! TU SERÁS SEMPRE O NOBRE "PRINCIPE. ABRAÇOS NILDE DA MATA.

    ResponderExcluir
  4. FIQUEI EMOCIONADA POR ESSA HOMENAGEM JUSTA A ESSE NOBRE CIDADÃO, ENDOSSO ESSAS PALAVRAS E Q DEUS O ABENÇÕE, ILUMIME, LHE DÊ LONGEVIDADE. ESSE MESTRE FAZ A DIFERENÇA NA SOCIEDADE DE TUNTUM, AUTODIDATA DE UMA EDUCAÇÃO E GENTILEZA E TENHO CERTEZA Q É SERÁ UM GRANDE À SUA FAMILIA E AMIGOS!!!!!!!!!!BRAVO, MESTRE ELIAS!!! TU SERÁS SEMPRE O NOBRE "PRINCIPE. ABRAÇOS NILDE DA MATA.

    ResponderExcluir
  5. Bela homenagem a Mestre Elias. Ele mereçe.Valeu Remir.
    Luiz Augusto

    ResponderExcluir
  6. pow Remi, só vc pra fazer uma justa, e belissima homenagem, pra esse senhor, pai de uma família q tem um enorme respeito nessa cidade. só quem convive com esse homem, sabe das suas virtudes. parabéns pela matéria. espero q vc faça outras, com pessoas q fizeram histórias nessa cidade

    ResponderExcluir
  7. Figura ILUSTRE DA NOSSA QUERIDA TUNTUM-MA
    Pai de Eliana Matos,Paulino,Afrânio, Elimar, João, Jenari, Eliésio e Lúcia MATOS.
    Só quem conhece de perto sabe de verdade a pessoa que é.
    Abraço meu "PARENTE"...."PARENTE", pois foi casado com a irmão do meu AVÔ, Tia Maria Urulu da Silva.

    PARABNÉNS PELA DECLARAÇÃO, TIO ZÉ REMY.
    ABRAÇOS

    RAFAEL SEABRA SILVA CUNHA

    ResponderExcluir
  8. Querido Deusimar se possível publique:Esta homenagem foi lida no dia do aniversário do Dr.Pedro. Há por óbvio,em todas as esferas profissionais,pessoas e pessoas.Na magistratura, especificamente, tem-se no Brasil o rótulo de juízes arrogantes,para os quais a toga que carregam sobre os ombros lhes justificaria a prepotencia,embasada talvez na missão de julgar ,afinal,abaixo de Deus,são eles que decidem o destino de muitos.Estamos aqui e agora em torno de um juiz que,todavia, não se enquadra em tal rótulo. Trata-se de um juiz especial.E ele é especial porque: é vocacionado,é simples no exercício do múnus público,é produtivo,competente e justo,é gentil,educado e generoso com sua equipe de trabalho,é jovem corajoso e inteligente,é bom filho, bom irmão,bom amigo,é ícone de religiosidade,é cearense de Fortaleza(risos),é um anjo nas nossas vidas.E muito mais....E vai para esse homem a nossa homenagem.O nosso reconhecimento.A nossa gratidão.Que os céus o protejam! Que Nossa Senhora o abençoe! E que o Cristo lhe permita viver ainda por muitos e muitos anos, com a coragem e a sabedoria necessária para uma vida intensa e útil,como teve até agora.Dr.pedro, aproveitamos a data do seu aniversário para dizer:SENTIMOS ORGULHO DE Tê-LO COMO AMIGO. PARABÉNS!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. antonio jose carvalho da costa30 de março de 2012 às 12:33

    ESSE SABE SER GENTE DE CARÁTER, UM GRANDE ABRAÇO AO MEU AMIGO MESTRE ELIAS.

    ResponderExcluir
  10. SAUDAÇÕES TRICOLORES
    ARROCHA MESTRE, EIS PURO SANGUE AZUL.
    PRINCIPE NÃO UM REI,COM CERTEZA.
    DO SEU FÃ CLUBE.

    ResponderExcluir
  11. Querido Remy, que belo texto,amei você escreve muito bem, uma leitura fácil, gostosa de ler,espero que você faça o mesmo com muitos Tuntuenses que também são merecedores de tão linda homenagem. Acredito que todos os Tuntuenses principalmente os que estão longe da nossa querida Tuntum,se deliciaram com esse texto tão bem escrito...Sobre o mestre Elias sempre que eu o encontro em Tuntum é diferenciado como ele me aborda para falar sobre:Como está a saúde do João sempre com um carinho muito especial...Parabéns ao Mestre Elias e a você que escreve com tanta sensibilidade,continue escrevendo...um abraço. Marly Batista

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Remy, pela linda e merecida homenagem a esse "Mestre" de sangue azul! Na minha rápida passagem por Tuntum(nos Festejos de agosto),tive o privilégio de tomar umas cervejas com o Mestre Elias e pude constatar que a sabedoria dele é tamanha que atrai, inclusive, os jovens. Falei: Mestre, tu és um "google" humano! Achei muito legal qdo o mesmo atribuiu a minha jovialidade a dele, dizendo que "as partículas cósmicas que nos cercam(a mim e a ele)conspiram a nosso favor." Dei muitas risadas! Esse ser é indefinível.
    Ps: Remy, vc tem muito do Mestre Elias. Será seu sucessor... Bjo no coração! Amo-te!!!

    ResponderExcluir
  13. Prabéns Remy, esse senhor merece a justa homenagem, foi seu vizinho quando meu Pai foi pastor em TUNTUM, convivi de perto com ele seus filhos.
    Voce mata agente de suadade e inveja.
    ELIEBER

    ResponderExcluir
  14. antonio jose carvalho da costa, neto pedro conceiçao31 de março de 2012 às 20:12

    REMY, FAÇA UMA HOMENAGEM AO MEU AVÕ PEDRO CONCEIÇAO, POIS, ADOREI ESSA AO MEU AMIGO MESTRE ELIAS.
    DO NETO ANTONIO JOSE CARVALHO DA COSTA. BSB. 31.01.12

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, Remy, pela linda e merecida homenagem a esse "Mestre" de sangue azul! Na minha rápida passagem por Tuntum(nos Festejos de agosto),tive o privilégio de tomar umas cervejas com o Mestre Elias e pude constatar que a sabedoria dele é tamanha que atrai, inclusive, os jovens. Falei: Mestre, tu és um "google" humano! Achei muito legal qdo o mesmo atribuiu a minha jovialidade a dele, dizendo que "as partículas cósmicas que nos cercam(a mim e a ele)conspiram a nosso favor." Dei muitas risadas! Esse ser é indefinível.
    Ps: Remy, vc tem muito do Mestre Elias. Será seu sucessor... Bjo no coração! Amo-te!!!
    Ass: JÔYNA DA MATA

    ResponderExcluir
  16. Saudade, essa é a sensação que acabei de sentir lendo esse belo texto em homenagem ao grande mestre Elias,estou morando há doze anos em Roraima e fiquei emocionado com suas palavras..José Raimundo de sousa

    ResponderExcluir
  17. Valeu remir escreva homenageando mais pessoas "simples"mais de grande valor para as pessoas sensiveis, do nosso querido Tuntumzâo...Joao do matos de Imperatrz

    ResponderExcluir
  18. É de suma importância que estejamos sempre a lembrar de personagens como a deste ilustre cidadão. Foi mister e oportuna a matéria feita pelo nosso querido Remy da Mata a respeito da biografia ímpar do nosso ainda vivo MESTRE ELIAS, meu tio por afinidade. Devemos ainda, ver, que houveram outros MESTRES que salvo engano apenas dois estão vivos, senão vejamos:

    * Mestre Elias (mecânico)
    * Mestre Osvaldo (pedreiro)
    + Mestre Riba (mecanico)
    + Mestre Júlio (carpinteiro)
    + Mestre Zezinho (carpinteiro)

    A todos os mestres que já se foram que Deus permita que todos estejam ao seu lado, pois na terra fizeram as suas obras e os seus feitos, deixaram o legado e ajudaram no crescimento da cidade. Os que estão vivos; MESTRE ELIAS E MESTRE OSVALDO, que Deus continue iluminando os seus passos, para que termine os dias de vida em paz com a conciência e o dever cumprido.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei muito emocionada com essa pequena homenagem feita ao meu avó. É de pessoas como ele que o mundo precisa, saudades do meu vozinho.
    Ana Cândida Matos, filha do Edson (Elimar)

    ResponderExcluir
  20. Fiquei muito emocionada com essa pequena homenagem feita ao meu avó. É de pessoas como ele que o mundo precisa, saudades do meu vozinho.
    Ana Cândida Matos, filha de Edson (Elimar)

    ResponderExcluir