.

.
.

sexta-feira, 2 de março de 2012

TUNTUM, O RITMO DO CORAÇÃO!


José Remy Alves e Silva

Tuntum, terra das belas mulheres sertanejas dos lábios carnudos, dos olhos da cor jabotica, de mel e azul da cor do céu.

Tuntum tão feminina e fagueira eu te amo, com intensidade e ardor; com respeito e devoção, preocupação e desvelo. É amor á primeira vista, sem desejar retribuição.

Te vejo, com o desespero dos arrebatados e com a loucura dos apaixonados, que não vê limite na demonstração alucinada desse amor. Mesmo sabendo que és desligada e compassiva com teus detratores e com os teus exterminadores;

Te admiro, com o desespero dos amores não correspondidos, apesar da depredação das tuas serras, do teu riacho e do não aproveitamento do puder público da orla do poção, pubeiro, pinga e poço do velho Jorge, cujos cenários lindo jamais foram utilizados como recanto de observação e interpretação do teu lindo por do sol visto das serras que circundam a cidade;

Tenho por te uma admiração Descomedida, embora sabendo que, para tamanho amor se perde a lucidez,mesmo que o cenário da chegada pela BR 202 não tenha merecido até aqui um portal com uma arquitetura ousada majestoso a altura do teu deslumbramento e da tua história bem-aventurada dizendo a todos aqui é a terra da felicidade!;

Tenho por te a loucura dos passionais, só justificada pelos amantes sôfregos que não vê termo, nem medida para esconder esse amor, apesar das tua ruas maltratadas e sem iluminação adequada, da falta de água ante a negligência dos responsáveis por seus organismos;

Olho você com a generosidade do filho que se orgulha da mãe generosa ao extremo, que perdoa os defeitos daqueles que desejam o teu menosprezo;

Te vejo com a elevação da alma, de alguém que te ama tanto, e que despreza aqueles que faz tão pouco por essa mãe dadivosa que, ao mesmo tempo é filha dessa natureza que abriga no seio a biodiversidade que enaltece ninando os passarinhos, cuidado dos animais, permitindo que a natureza sacie a fome de tuas famílias com o alimento que nasce regado pelas aguas que desce das serras em direção aos leitos dos riacho e do rio do flores e que desfilam entre nossos matagais esparramando fertilidade e fartura.



6 comentários:

  1. Vixe meu irmão Remi! Tú fostes longe demais com essa declamação de paixões e alucinadas palavras poéticas. Veja bem! Percebo claramente que todas as palavras escritas no seu manifesto, retrata a saudade e a vontade que temos de estar sempre perto desse torrão, o nosso TUNTUM QUERIDO que amamos muito e que porventura queríamos poder estar sempre presente em todos os acontecimentos contidianos junto aos nossos patrícios. Você assim como eu formos obrigados a deixar a quem todos amamos nesta terra santa, para podermos buscar noutras plagas, trabalho, educação mais condizente para nós e todos os nossos familiares. Porém devo dizer nesta oportunidade, da falta que sinto, assim como voce, da presença maciça em todos os seguimentos e para o engrandecimento do nosso amado Tuntum. Você buscou todo o conhecimento para transportar em suas palavras a essência da grande paixão que tens por nossa cidade. Que o GADU.'. nos ilumine e guarde a todas as nossas famílias na senda da " PAZ " Um TFA.'.

    ResponderExcluir
  2. Irmão Remi, foste tão longe nas suas declarações ,como asseverou o primo Alexandre, que tocou no fundo dos nossos corações, e, que com certeza, atiçou o sentimento mais puro e singelo do bons filhos para com nossa amada Tuntum, lugar de gente simples e bondosa e terras férteis, que sempre estaremos em débito, seja pelas poucas ações ou pelas omissões. Sofremos, com resinação, com a falta de compromisso de uns poucos que receberam a missão, dada por Deus e outorgada pelo povo, de gerir os destinos do município. Remi, na verdade sua declamação foi um testemunho vivo do amor fraternal pela sua terra, que muitos gostariam, como vc,publicar abertamente para todos.O Tuntum lhe agradece, pois estas poucas linhas são dignas de encômios. Abraços. MARCO AURELIO.

    ResponderExcluir
  3. Irmão Remi, foste tão longe nas suas declarações ,como asseverou o primo Alexandre, que tocou no fundo dos nossos corações, e, que com certeza, atiçou o sentimento mais puro e singelo do bons filhos para com nossa amada Tuntum, lugar de gente simples e bondosa e terras férteis, que sempre estaremos em débito, seja pelas poucas ações ou pelas omissões. Sofremos, com resignação, com a falta de compromisso de uns poucos que receberam a missão, dada por Deus e outorgada pelo povo, de gerir os destinos do município. Remi, na verdade sua declamação foi um testemunho vivo do amor fraternal pela sua terra, que muitos gostariam, como vc,publicar abertamente para todos.O Tuntum lhe agradece, pois estas poucas linhas são dignas de encômios. Abraços. MARCO AURELIO.

    ResponderExcluir
  4. Parabens, nobre irmão Remy, observamos q as colocações postadas pelo nosso irmão Alexande, ratificadas por Marco Aurelio explicitaram a realidade dos fatos.
    Saudações Fraternas.
    Haroldo Carvalho Lima

    ResponderExcluir
  5. Como é bom saber que temos irmãos tão alinhados com a nossa querida Tuntum, preocupados de uma certa forma no geral e ao mesmo tempo à comtempla com afago do seu coração e uma paixão que lhe permite declarar o seu amor fraternal e verdaddeiro para com seus irmãos.
    Meu irmão Remi, meu irmão Alexandre, meu primo Marco Aurélio e meu irmão Haroldo, devo salientar o meu mais profundo parabens a voces, que DEUS acompanhe sempre os vossos passos, um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Como é bom saber que temos irmãos tão alinhados com a nossa querida Tuntum, preocupados de uma certa forma no geral e ao mesmo tempo à comtempla com afago do seu coração e uma paixão que lhe permite declarar o seu amor fraternal e verdaddeiro para com seus irmãos.
    Meu irmão Remi, meu irmão Alexandre, meu primo Marco Aurélio e meu irmão Haroldo, devo salientar o meu mais profundo parabens a voces, que DEUS acompanhe sempre os vossos passos, um abraço.

    ResponderExcluir