terça-feira, 24 de abril de 2012

‘Assassinato de jornalista no MA é um atento à democracia’, diz Sarney


Folha de São Paulo

José Sarney define assassinato como uma afronta à democracia. Foto: O Globo





O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), divulgou nota nesta terça-feira (24) para cobrar a investigação do assassinato do jornalista Décio Sá, morto a tiros dentro de um restaurante na avenida Litorânea, em São Luís (MA), por volta das 23h30 de segunda-feira (23).
Sarney afirma que recebeu a notícia com “grande indignação e profundo pesar pessoal”. Sá tinha um blog de política e trabalhava no “Estado do Maranhão”, jornal da família Sarney, da qual era próximo politicamente.
“Brutalmente assassinado, o jornalista foi pioneiro no jornalismo online maranhense e tinha como principal virtude profissional a busca pela notícia, pela reportagem investigativa, que a muitos incomodava, mas também lhe garantia um espaço único no cenário jornalístico e uma legião de seguidores”, disse o senador.
O presidente do Senado recebeu alta hoje do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo sua assessoria, ele deve ficar na capital paulista por uma semana, na casa de seu filho Fernando Sarney, antes de retornar a Brasília.
Na nota, Sarney afirma também que o crime “hediondo, brutal e cruel” tem que ser desvendado para que os culpados sejam punidos para “despertar, cada vez mais, a consciência para a proteção e o respeito à liberdade de imprensa”. “Seu assassinato, além de uma atrocidade, é um atento à democracia.”
Dirigindo-se aos jornalistas, Sarney diz ainda que os colegas de profissão de Décio devem se engajar para que “essa covardia não fique impune, que a polícia identifique os assassinos e a justiça seja feita de forma exemplarmente rigorosa”.

O jornalista era repórter de política do jornal “O Estado do Maranhão” e mantinha um blog sobre o tema.
Segundo a SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública), um homem desceu da garupa de uma moto, entrou no restaurante e foi ao banheiro. Quando voltou disparou seis tiros, pelas costas, contra Sá e fugiu com o motociclista que o esperava. O assassino sequer escondeu o rosto.

Funcionários do restaurante ligaram para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para socorrer o jornalista, mas ele já estava morto.
De acordo com a SSP, a perícia constatou que quatro tiros atingiram a cabeça e dois a região do tórax do jornalista.

Regis Marques, amigo do jornalista, disse que Décio Sá costumava receber ameaças porque fazia muitas denúncias no blog. ” Ele estava sempre à frente da maioria e seu blog era muito lido”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário