segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pistoleiros pedem transferência do júri de Pedro Teles para capital alegando ‘jogo de cartas marcadas’

Do blog de Décio Sá
A defesa dos pistoleiros Moises Alexandre Pereira e Raimundo Pereira, acusados de matar no ano de 1997, em Barra do Corda, o líder comunitário e sem-teto Miguel Pereira Araújo, o Miguelzinho, a mando do empresário Pedro Teles, ajuizaram nesta segunda-feira pedido no Tribunal de Justiça do Maranhão solicitando a transferência do julgamento para São Luís.
Empresário Pedro Teles
A alegação é de que das 25 pessoas selecionadas para participar do júri popular, pelo menos 20 têm ligação com o empresário, seu pai, o prefeito Manoel Mariano de Sousa, o Nezim, e o deputado Rigo Teles (PV), irmão de Pedro (veja relação abaixo).
“Verifica-se que a lista de jurados sorteados é totalmente viciada, não havendo qualquer imparcialidade dos mesmos, nem tampouco haveria possibilidade de excluir aqueles que poderiam ser imparciais, já que dos listados com alguma ligação com a família do pronunciado Pedro Teles, só sobrariam cinco jurados, número insuficiente para compor o corpo de jurados, pois todos são amigos ou tem alguma ligação com a família do pronunciado”, diz o pedido.
A petição é assinada por Leandro Morais Sampaio Peixoto, filho do ex-prefeito Avelar Sampaio (PTB). Na época, foi Avelar quem cedeu Moisés e Raimundo para atuarem como segurança de Nenzim. O ex-prefeito deve prestar depoimento durante o julgamento.
Leandro diz ainda na petição que cidades vizinhas como Grajaú e Presidente Dutra também não podem servir para a realização do júri, marcado para esta quarta-feira (25), porque Pedro Teles tem grande influência na região. Dos 25 jurados, apenas sete serão escolhidos para formar o júri. O advogado também ajuizou a petição na Corregedoria do Tribunal de Justiça no mesmo sentido.
Miguelzinho foi assassinado porque teria ocupado terras da família Teles em Barra do Corda.
1– Roservelt Guerra Gonçalves – irmão de Paulo Guerra, Assessor do deputado Rigo Teles, irmão do pronunciado Pedro;
2– Isamário Farias Lima – amigo íntimo da família e fornecedor da Prefeitura de Barra do Corda (gerente da Livraria do Estudante), a esposa, Joanice, é enfermeira contratada pela Prefeitura de Barra do Corda (conforme doc anexo);
3– Elker Sousa Ferreira – contratado da prefeitura como motorista, onde apenas recebe o salário, elencado na lista do mensalinho, pessoas que recebem salário do município sem trabalhar, e ainda amigo íntimo da família, um dos presidentes do bloco de carnaval Lisos dando shock, patrocinado exclusivamente por Rigo Teles.
4– Régis Moraes de Miranda – amigo particular do pronunciado Pedro teles, tem um prédio alugado para a prefeitura de depósito de merenda escolar;
5– Elinalda Rodrigues da Silva – está diretamente envolvida com o fato que culminou com a morte da vítima, Miguel Pereira Araújo. Era dona da terra invadida pela vítima. O marido dela é gerente do Posto Alvorada, de propriedade da família Teles e foi preso pela Polícia Federal junto com Pedro Teles.
6– Antonio Portilho Fonseca Filho – bioquímico contratado da prefeitura há mais de oito anos;
7– Idelbrando Alexandre Costa – motorista particular do Pedro Teles;
8– Bento Carreiro Carvalho – tem carro alugado para prefeitura, uma F-250;
9– Wilson da Silva Guimarães – fiscal da prefeitura;
10– Jean Amorim Pereira – filho do secretário de Administração da prefeitura, Gael Lobão;
11– Joana de Sousa Lima – esposa de Aldo Ribeiro, gerente do Banco de Empréstimo do pronunciado, Pedro Teles;
12– Manoel Moreira Lima – amigo de Pedro Teles, esposa é contratada pela Prefeitura Municipal de Barra do Corda;
13 – Rodrigo Silva Santos – motorista da Secretaria de Assistência Social de Barra do Corda e amigo íntimo da família Teles;
14 – José Arimateia Vilanova – “Vilar” amigo de Pedro Teles e ex-secretário da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo da Prefeitura de Barra do Corda;
15 – Maria Edivania Pereira da Silva – Secretária da Abigail, mulher de Rigo Teles, está em cargo do Estado indicada pelo deputado;
16– Antonio Brás da Silva Filho – Amigo íntimo do pronunciado Pedro Teles;
17– Oliveira Florentino Filho – pré-candidato a Prefeito de Barra do Corda indicado pelo pronunciado Pedro, como noticiado por vários blogs (notícia anexa) trabalhou na Prefeitura como Secretário e é irmão do atual Secretário de Finanças;
18- Kelson Sousa Rabelo – Diretor do Hospital Municipal Acrísio Figueira, indicado por Pedro Teles;
19– George Alves Palma – vulgo “Bimbas”, proprietário de um lanche na cidade de Barra do Corda beneficiado pela prefeitura  com a entrega do estabelecimento comercial, um dos presidentes do bloco de carnaval “Lisos ando Shock”, amigo íntimo da família Teles, ainda recebe salário pela prefeitura sem trabalhar;
20 – Roberto Gleison Gomes Jorge – motorista da vereadora Nilda Barbalho, esposa de Pedro Teles.

Um comentário:

  1. SÃO LUÍS - O jornalista e blogueiro Décio Sá foi assassinado com seis tiros nessa segunda-feira (23), no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea.


    Segundo informações preliminares, um homem desceu de uma motocicleta, atravessou a rua e foi até o bar Estrela do Mar, onde o jornalista estava. Para certificar de que era mesmo o jornalista, o assassino foi até o banheiro, próximo da mesa onde Décio se encontrava. Ao sair, atirou seis vezes com uma pistola ponto 40, arma de uso restrito da polícia. Dois disparos atingiram as costas e quatro a cabeça do jornalista. Logo em seguida, o assassino fugiu do local do crime e voltou para a avenida, onde outro homem o aguardava em uma moto.


    "Por ser uma arma de uso restrito da polícia, pode ser um pistoleiro ou mesmo um policial. O homem que atirou nele era moreno de cabelo liso. O bar estava lotado de turistas. Foi um crime muito audacioso. Ainda não temos informações sobre a motivação, mas o blog dele pode ser uma pista", explicou o delegado Gutemberg Rego.


    O superintendente da Polícia Civil da capital, Sebastião Uchôa, informou que o Secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes e os delegados Maymone Barros e Jeffrey Furtado estão no local do ocorrido. "Garanto que vamos descobrir quem cometeu esse crime cruel e quem foi o mandante", afirmou Sebastião Uchôa.


    Décio Sá era jornalista em O Estado do Maranhão e escrevia também no Blog do Décio, que em cinco anos se tornou um dos mais lidos em todo o Maranhão. Ele deixa um esposa e filho de 8 anos.


    Nota da Secretaria de Comunicação do Estado:


    "O Governo do Estado lamenta o ocorrido e repudia a ação bárbara e cruel, tendo tomado todas as providências para a prisão dos assassinos. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) estão no local. Homens da Superintendência de Investigações Criminais e da Delegacia de Homicídios já iniciaram as averiguações para prender os criminosos".


    Em breve mais informações.


    relacionadas24/04/2012 06h44
    Amigo falou com Décio poucos minutos antes de assassinato
    Jornalista foi morto na noite dessa segunda-feira em um bar na Avenida Litorânea, em São Luís.
    24/04/2012 01h39
    Corpo do jornalista Décio Sá será velado nesta terça-feira
    O velório do jornalista será na Pax União da Rua Grande, a partir das 5h.

    ResponderExcluir