quinta-feira, 24 de maio de 2012

CHICO ANDRADE – O MARIBONDO DE FOGO

José Remy Alves Silva
Meu amigo Chico Andrade, anglo-tuntuense, Soberano Grande Inspetor Geral do Grau 33 é também grande em suas ações fraternais. De estatura pequena, olho esverdeado, cresceu pouco, mas o cérebro privilegiado do pequeno notável dá conta da inteligência superior que o adorna, possui muitas e muitas virtudes, milhares de amigos, um monte de energia, um monte de irreverência e simpatia, ops! Depende desde que, no diligente Congresso Nacional (o seu bar) você não fale gritando, não pronuncie palavras de baixo calão, não cuspa no chão, não quebre copos, não jogue cerveja no piso e se estiver sendo atendido na calçada não ligue o som de seu carro com decibéis numa altura que o incomode, por quê?! Ora porque! Com todas as letras ele manda você “P... Q... P...”, te chama de analfabeto, sem costume, ignorante e começa a cuspir fogo.
 O Chico, o meu amigo de fé fica observando todos os frequentadores do bar, conhece todos um a um e é sabedor de seus gostos, de seus limites físicos, vida financeira e sem olhar no velho caderno de anotações “pendura” sabe de cabeça o quanto o seu cliente tá devendo. Agora, quando alguém como ele mesmo fala “mija fora do caco” o PEQUENO NOTÁVEL   se transforma e incorpora um MARIBONDO DE FOGO e aí meu amigo, sai debaixo. Fora isto, o Chico meu decano cavaleiro do oriente e do ocidente, esteio principal da loja Maçônica Acácia tuntuense, inúmeros são seus feitos e destacadas são suas atuações, conforme atestam os elogios recebidos e registrados nos anais da loja, sempre enaltecendo seu espírito inquieto, sua vontade inquebrantável, seu caráter firme e sua competência profissional. Chico você é uma personalidade íntegra, alma generosa e uma de suas maiores virtudes é saber fazer e conservar os amigos, seu bar é o ponto de encontro dos tuntuenses (local onde reúne as figuras folclóricas e se ouve de tudo), aconchegante, limpo, bem frequentado, uma tribuna democrática onde  se debate os temas  políticos, futebol, religião, que se absorve e se condena independente de quem quer que seja, político ou não. Citei esses clássicos mais poderia mencionar centenas de outros que cercam nosso dia-a-dia, como qualidade de programas de televisão, música, moda, estilo de vida, mulheres, quem quer trocar de sexo, quem traiu quem, quem é o chato, encrenqueiro, o maior puxa-saco, sexo do pato ou ejaculação da minhoca.
Meu caro Chico nós obreiros da arte real sabemos o que é amizade, e nos questionamos o que é sermos irmãos. Hoje em dia com o corre-corre da vida e com as dificuldades que todos nós sabemos e sofremos quase não se tem amigos e quando menos se espera temos a amizade de um irmão que menos esperamos ter... Amizade maçônica tem muitas vírgulas, mais nunca terá um ponto final, é o amor sem asas.  Tem razão, Milton Nascimento quando afirma que “amigo é prá se guardar debaixo de sete chaves”. Vou mais além, citando o próprio Milton: “amigo é pra se guardar do lado esquerdo do peito”, e você já está guardado no coração de muita gente, mas muita gente mesmo! No cenário das colméias Chico, você é pólen, você é mel, mas também você é ZANGÃO! E que o Grande Arquiteto do Universo te guarde e te ilumine.


15 comentários:

  1. PARABENSSS...REMY, PELA HOMENAGEM PELAS PESSOAS, ISSO É BONITO, A NOSSA MAÇONARIA DE TUNTUM-MA, TA PRESCISANDO DE MAIS IRMÃOSSS, A GERAÇÃO NOVA, COM IDEIAS NOVAS, EU SOU A FAVOR DE MAIS INICIANTES NA CASA, QUEREMOS A CASA COM NOVOS IRMÃOSSS...VAMOS INICIAR O ((MARCUS VINICIOS)) EM TUNTUM, QUEREMOS ELE NA NOSSA MAÇONARIA.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16 de fevereiro de 2012 22:19

    Então quer dizer que o dom rapina pode ser candidato sim, pois ele não se encaixa em nem um desses quesitos. ( ELE NUNCA FOI CASSADO, NUNCA RENUNCIOU, NUNCA FOI JULGADO E CONDENADO, NEM SE QUER NOTIFICADO PELA RAPINA ELE FOI) EXPLICA MELHOR AI GOUBERY, CASO TENHA ALGUMA COISA QUE DEIXE ELE FORA DAS ELEIÇÕES

    Respostas
    oligarquia em tuntum vai acabar17 de fevereiro de 2012 05:17

    Amigo, ele jamais sairá de candidato nessas eleições de 2012, pois ele tem uma prestação de contas rejeitada de 2007, e ele foi condenado por sonegação de impostos. Grato pela sua participação, volte sempre.

    Anônimo17 de fevereiro de 2012 14:27

    eu gostaria que vc mostrasse provas concretas que tem essa conta rejeitada de 2007. caso contrario vc está blefando. mostra-nos por favor


    É AMIGOS, BEM QUE O GOBERIR ALVES TINHA RAZÃO, ELE SEMPRE FALAVA QUE O TEMA TINHA UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS A SER JULGADA, E AGORA ANÔNIMO OTÁRIO TU AINDA DUVIDA? GOUBERIR É O CARA ELE SEMPRE ACERTA EM TODAS. FUI... ASS: FABIANO

    ResponderExcluir
  3. Tuntum! Celeiro de personalidades ilustres, berço de uma civilização abençoada por deus onde todos podem viver, construir os seus legados e ficar para a história. O nosso grande amigo CHICO ANDRADE, filho de "PAULO ANDRADE" que aparenta ter os seus quase 100 anos, único "ICONE" vivo da raiz dos ANDRADES. Chico, você não poderia passar despercebido e continuar no anonimato, muito simples, basta ser respeitador que já mora no seu coração. Matéria bem feita, onde o autor arrola todos os cacoetes deste grande amigo, filho, pai e esposo. Chico! Fica com Deus meu irmão, que o GADU.'. seja sempre o guia dos teus passos e de todos os teus familiares. Valeu Remy... Um TFA.'.

    ResponderExcluir
  4. Querido Remy, e sempre com muita alegria que leio seus textos homenageando "grandes personalidades" da nossa querida Tuntum, que bom que o Deusimar lhe cedeu esse espaço pois voce escreve com muita leveza,bom humor e criatividade e quem está longe( por enquanto) como eu é sempre uma boa forma de matar a saudade, pois infelismente os blogs de Tuntum sao sempre pessoas anônimas detonando os outros e sinceramente nao dar para ficar lendo porque nao nos acrescenta nada e aí mais que de repente voce nos presenteia com um texto tão criativo e tão verdadeiro que é uma delícia de ler.Obrigada e parabéns ao Sr. Chico Andrade. (obs: muitas vezes quando passo em frente a sua casa lá está ele sentado em uma cadeira de macarrão lendo um bom livro, muitas vezes nao se dando conta de quem está passando, isso sempre me chamou a atenção. Um grande abraço compadre Remy e já estou ansiosa esperando a próxima publicação.

    ResponderExcluir
  5. Desculpa esqueci de assinar o comentário acima é meu, Marly Batista.

    ResponderExcluir
  6. Deusimar, nao sei o que aconteceu que meu comentário nao saiu mas vou digitar de novo. Marly Batista

    ResponderExcluir
  7. Querido Remy, é sempre com grande alegria que leio seus textos sobre as " grandes personalidades " da nossa querida Tuntum, que bom que o Deusimar lhe deu esse espaço,voce que escreve com tanta leveza, bom humor e criatividade já que os blogs de Tuntum é sempre coisas tão pequenas anônimas sempre defamando alguém o que acaba nao acrescentando nada nas nossas vidas confesso que dificilmente leio...mas aí mais que derrepente me deparo com um texto tão gostoso e eu que estou distante da uma saudade...E o Sr. Chico Andrade émesmo uma grande personalidade sempre tão discreto, sempre me chama a atenção ele sentado na sua calçada lendo um bom livro sem se dar conta de quem está passando...Dei boas risadas, confesso estava precisando.Um grande grande abraço querido compadre Remy. E que venham mais homenagens a tantas pessoas maravilhosas da nossa querida Tuntum. Marly Batista

    ResponderExcluir
  8. BACANA HOMENAGEM AS PESSOAS IDõNEAS D TUNTUM, DANdO ÊNFASE AOS BONS ADJETIVOS, É UMA SATISFAÇÃO; AGORA TEM PESSOAS Q ENTRAM NO MÉRITO DE POLITICOS ISSO É INSENSATO ATÉ PQ TA SENDO HOMENAGEADO E ENALTECIDO É O SR CHICO ANDRADE. MUITA GENTE TEM Q PARAR COM ESSA PARANOIA DE VIVER A MERCÊ DA POLITICA DE TUNTUM. E COMO DIZ O GRANDE "ARQUITETO": QUEM FOR LIMPO Q SE LIMPE MAIS, E QUEM FOR SUJO Q SE SUJE MAIS...!!! NILDE DA MATA.

    ResponderExcluir
  9. Como voce escreve bem moro a muito tempo em Belém e gosto muito de ler suas mensagemporque tenho saudade da minha terrina, nao lembro do Chico porque faz tempo que vim mas rir muito. Neto do juvenço

    ResponderExcluir
  10. DEUSIMAR,AMIGÃO DA GALERA DÁ NOJO
    ESSES COMENTARIOS CHULOS,TODOS SABEM
    O QUE O TEMA JA FEZ,ELE É CORRUPTO E
    ISSO É FATO,SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER.
    EM SE FALANDO DE PERSONALIDADES,T2,
    TEM VÁRIOS E ILUSTRES,DR,jAIRON,DR,ZÉ
    CARLOS ETANTOS OUTROS ESTUDARAM E
    HOJE COLHEM OS LOUROS DA VITÓRIA.
    MIMOSO.

    ResponderExcluir
  11. Cara morri de rir esse Chico é uma figura quando for em tuntum quero conhece-lo, parabéns ao Remi que escreveu. José Constantino.de barra do corda

    ResponderExcluir
  12. amigo deusimar, porque voce nao noticia que o chico cunha, desistiu de ser candidato, esse a noticia que estar corendo na ruas de tuntum. e de forte dignar.

    ResponderExcluir
  13. Digno de palavras belas. A figura do Chico Andrade e' Uma referencia de honestidade, dignidade e conhecimento, na nossa sociedade.
    Fabio A Pessoa.

    ResponderExcluir
  14. Gente esse espaço épara homenagear o Chico, ô povo pequeno, é com uns fuxiquinhos tolos e o,Tema ta morrendo de preocupado lá na mansão dele.

    ResponderExcluir
  15. Bela homenagem, texto bem escrito taí gostei Remy. Um abraço. Valdiney Santana.

    ResponderExcluir