segunda-feira, 7 de maio de 2012

Com agricultura 80% perdida prefeito decretará situação de emergência



Já se encontra no município de Tuntum um representante da Defesa Civil percorrendo todo município e analisando a atual situação da agricultura de subsistência. A decisão foi tomada pelo prefeito ao ouvir as reclamações de lavradores em razão do baixo índice pluviométrico desde o início do período chuvoso, que em comparação com o mesmo período do ano passado há uma diferença alarmante. Segundo o representante da Defesa Civil, cabo Heraldo, os três municípios já vistoriados por ele já tem, no mínimo, de 70 a 80% de sua produção perdida. “É preocupante a situação dos três povoados que visitei ontem, entre eles o povoado Cigana, todos já têm entre 70 e 80% da produção já perdida”, disse.

                Ontem pela manhã o prefeito Chico Cunha, preocupado, marcou urgentemente uma reunião com vereadores, secretários, lavradores e líderes associativistas, além do representante da Defesa Civil para explicar a atual situação que o município está vivendo e esclarecer à medida que será tomada em favor dos produtores rurais que é a decretação da situação de emergência. O prefeito acredita que há mais de 4 mil famílias já com suas lavouras perdidas devido a estiagem e que alguma atitude tem que ser tomada sem partidarismo, sem nenhuma distinção. “ Segundo meu ponto de vista já temos mais 4 mil produtores rurais com suas lavouras praticamente perdidas por causa da estiagem e nós temos que correr contra o tempo. Aqui não tem partido político. Não é para olhar o lado partidário de quem quer que seja,” afirmou o prefeito.

                O prefeito que tem uma audiência agora pela manhã com a governadora disse que irá relatar todo o problema e pedir imediatamente a decretação da situação por ela. O presidente da Câmara, Jaidran Fernandes Brito, se comprometeu de marcar uma sessão extraordinária ainda para esta semana e debater o assunto com os colegas. No encontro foi criada uma comissão que acompanhará os trabalhos de observação da Defesa Civil, ficou escolhido como coordenador o professor Carlos Almeida. Com a decretação da situação nas três esferas o município poderá se beneficiar com programas de ajuda específicos aos prejudicados como, frente de trabalho, doação de cestas básicas, perfuração de poços e outras medidas.     

3 comentários:

  1. AOS MEUS AMIGOS,A SECA É UM FENOMENO
    DA NATUREZA,MAS PODE SE APAZIGUAR ELA
    UM POUCO,AI PERTINHO TEM UMA REPRESA,
    SE TIVESSEM CONSTRUIDO UM CANAL E A
    USASSEM COM USO RACIONAL,ELA SERIA DE
    GRANDE UTILIDADE,BASTA ALGUNS PARLAME
    TARES APRESENTAREM UM PROJETO AO MINI
    STÉRIO DAS CIDADES,QUE ELES COM CERTEZA OLHARIAM COM CARINHO,E SE
    NÃO OUVESSE DESVIO DESSE RICO R$.
    AFINAL,SÃO ELEITOS,PARA REALIZAREM
    OBRAS.BONFIM.

    ResponderExcluir
  2. ((TUNTUM-MA)) A CIDADE QUE TEM MAIS “”PISTOLEIROS”" NO MARANHÃO, MAIS POLICIAIS EM TUNTUM.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ficar de olho na aplicação dos novos recursos que virão p/ amenizar a situação dos nossos agricultores.

    ResponderExcluir