quinta-feira, 3 de maio de 2012

TRIBUTO AO DR JOSÉ RIBAMAR DE MEDEIROS



José Remy Alves e Silva

Em comum com ele tenho o primeiro nome JOSÉ e a letra “R” que o identifica como RIBAMAR, e eu como REMY. Em 1977 o Bradesco abre em Tuntum uma agência bancária e eu fui até esse estabelecimento, fiz um teste, passei, saí eufórico e fui levar a boa nova para o meu amigo Dr. Medeiros pensando que iria lhe dar uma grande notícia, mas recebi dele o seguinte conselho: “Homem, vá estudar ou procure fazer um concurso público, essas instituições bancárias particulares só sugam os empregados, você tem potencial, vá embora, estude!”. Tomei seu conselho e fui para Rondônia e lá ingressei na INFRAERO onde estou até hoje. Esse grande Paraibano, entre outros oriundos da Paraíba ajudaram nossa cidade a progredir, contribuindo para o crescimento do município, em particular no contexto maior para o bairro Tuntum de Cima, sendo que nas décadas de 50, 60 e 70, ali fixaram residência Joaquim Paraibano, Guilherme, Honorato, Erasmo, Amélio, João Ferreira, Mauricio, Alfredo, Dedé, seu Dedé entre outros, e desenvolveram atividades nas áreas de transporte, hotelaria, comércio varejista e o agronegócio como todo. Quanto ao cultivo com a terra, O Dr. Medeiros é também pioneiro em Tuntum com o trabalho do solo mecanizado, correção de solo com adubo orgânico e é avesso às queimadas não admitindo essas práticas rudimentares que só oxidam o solo e visando dá exemplo aos agricultores, adquirindo uma patrulha mecânica com os seguintes implementos agrícolas: grades de discos, arados, carretas, plaina, roçadeira, cultivadores, semeadoras, plantadoras, distribuidores de fertilizantes etc. e passa a trabalhar o solo de forma sustentável sem agredir o meio ambiente.

Dr. José de Ribamar Medeiros (esquerda)

Na verdade, entre eu e esse cidadão virtuoso há muitas considerações, respeito e afeto a nos unir! Dr. Medeiros, como eu saiu da casa paterna muito cedo para estudar. Estudou e estudou para se formar em medicina e após isto na década de 70 fixa residência em Tuntum sendo o primeiro médico a erradicar-se e, implantar a medicina acadêmica. Antes a população recebia assistência médica, do prático e autodidata Zequinha Enfermeiro e esporadicamente do Dr. Armando que era pecuarista em Tuntum, mais residia na cidade de Dom Pedro, e, também o Dr. Adriano Berrospi, médico de Presidente Dutra, que vinha aos finais de semana e atendia a população na farmácia Santa Fé, de dona Inocência Uruçu. Dr. Medeiros nasceu na cidade de Patos, no estado da Paraíba. Mais tarde, casa-se com Brauniene e com ela tem quatro filhas que são: Lucyana, médica, Tatiana, arquiteta, Erika, cirurgiã dentista e Ana Braunnyene Advogada. E com o tempo foi se identificando com a cidade, fazendo amigos e crescendo no conceito de todos, de conquista em conquista ganhou credibilidade com a sua profissão.

Sempre na dele (ele sempre foi assim, personalidade forte). O seu exemplo de pregação silenciosa evidencia-se o seu sacerdócio com a medicina, com aquele sotaque miúdo e agradável. Sempre que vou à terrinha querida, ao saber da minha presença convida-me para sua residência, e quando nos encontramos pedimos licença ao tempo e nos debruçamos sobre os assuntos de nossos interesses, a literatura, os livros, aviação, às análises do cotidiano, das enchentes no sul e sudeste, da seca no norte e nordeste, da devastação da Amazônia, dos problemas mundiais, da politica de Tuntum, do Maranhão e das notícias da atualidade que estão sempre em voga que é caso da saúde, segurança, corrupção, juros, bolsas de valores e dos problemas que nos atingem também, porque temos bons corações e somos dotados do espírito da solidariedade.

O nosso médico é dessas pessoas que recolhe em vida a abundância do reconhecimento de todos, haja vista o manancial de apreço que angariou de nossos munícipes para saborear em sua trajetória de vida, enquanto o seu caminhar físico e espiritual nesta terra tupiniquim lhe dá de sobra tantos dividendos, em face da quantidade de afeto que lhe chega à superabundância.

O Dr. Medeiros é um homem erudito, gosta de viajar e conhece as américas e o velho mundo, bom caráter, tem um elevado prestígio digno de registro, porque se trata de um cidadão íntegro, polido, é por isso, que sinto orgulho de ser seu amigo, como ele é de meu Pai, nos tornamos compadre e irmão. Quando me lembro do Dr. Medeiros recordo o Salmo de abertura de nossos trabalhos Maçônicos “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a benção e a vida para sempre”. Alguém já disse que amizade é para se guardar do lado esquerdo do peito.

OBS: o autor do artigo só permite a liberação de comentários com identificação






7 comentários:

  1. Jôyna M A M F da MATA4 de maio de 2012 às 00:08

    Merecídissima a homenagem! Dr. Medeiros faz parte integrante e importante da história de Tuntum. Merece um "Prêmio Nobel"! É atípico em sua profissão: ele é médico de todas as especialidades. Nunca vi nada igual... o mesmo é solícito, prestativo, solidário, enfim... pode ser definido como um ser humano fantástico!!!

    ResponderExcluir
  2. Jôyna M A M F da MATA4 de maio de 2012 às 00:19

    Deusimar, hoje é o ANIVERSÁRIO DO REMY. Quero parabenizar o meu IRMÃO primogênito(somos 7 irmãos), REMY, pela passagem de mais um aniversário. Parabéns, mano querido!! Figura IMPORTANTE em nossas vidas e exemplo de pai, irmão e excelente filho. Taí, o motivo pelo qual és honrado na terra e teus passos são iluminados! Te desejo toda a felicidade do mundo! AMO-TE, mano do meu coração!!! ♥♥
    O BENQUISTO REMY!!!

    ResponderExcluir
  3. ESTE CIDADÃO MERECE O RONHECIMENTO DO POVO TUNTUENSE, POR TER ADOTADO NOSSA CIDADE, FEZ E FAZ A DIFERENÇA NA ÁREA DA SAÚDE E TER MOSTRADO SEMPRE SER UMA PESSOA IDONEA, DISCRETA E CONDUZ O CURSO DE SUA VIDA COM DIGNIDADE E IMPARCIALIDADE. PARABENS A ELE. NILDE DA MATA.

    ResponderExcluir
  4. ESTE CIDADÃO MERCE O RECONHECIMENTO DO POVO DE TUNTUM, PQ FEZ E FAZ A DIFERENÇA NA ÁREA DA SAUDE E CONQUISTOU SEU ESPAÇO ADOTANDO NOSSA CIDADE COMO SUA E CONTRIBUINDO NESSA ÁREA Q É TÃO IMPORTANTE. PARABENS A ELE Q TEM HONRADO A MISSÃO PARA A QUAL FOI DESIGNADO. NILDE DA MATA.

    ResponderExcluir
  5. Merecida homenagem ao meu amigo e COMPADRE Medeiros. Homem honesto e íntegro e ao lado da minha querida BRAU não podia ser diferente. Que Deus continue sendo generoso com vocês cobrindo-os de SAÚDE para que possam ficar ainda muito tempo em nosso meio. Parabéns! Jurany da Mata, Brasília-DF.

    ResponderExcluir
  6. Dr Medeiros! Esse valente médico que deixou a sua terra natal para exercer as suas atividade na nossa cidade. E diga-se de passagem, um dos médicos mais qualificados até hoje na nossa tuntum. A matéria foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  7. Dr Medeiros! Meu nome é José peregrino, mais conhecido por José de Rosa, sendo que faz 50 anos que não contato com você. Entretanto, tenho saudades da nossa infância na palma. Moro em SP e sou oficial da reserva do corpo de bombeiros
    Ainda tenho esperança de encontrá-lo cel 459557399 011 abraços.

    ResponderExcluir