segunda-feira, 4 de junho de 2012

Assembleia Legislativa deve perder três vagas de deputado



A Assembleia Legislativa do Maranhão deve diminuir de 42 para 39 o número de deputados que compõem o seu plenário. A decisão deve ser tomada em breve pelo Tribunal Superior Eleitoral, que começou a discutir o assunto, em audiência pública, no dia 28 de maio.

As mudanças devem valer já para as eleições de 2014.

Desde 2010, a Justiça Eleitoral discute uma consulta do Estado do Amazonas, que se considera sub-representado na Câmara Federal – e consequentemente na sua Assembleia Legislativa.

Se der ganho de causa ao Amazonas – o que parece o mais provável – o TSE terá que refazer o cálculo de distribuição das vagas.

E é aí que o Maranhão pode perder. Para formar a Câmara Federal, as 513 vagas são distribuídas aos estados com base no número de habitantes. Espertamente, no entanto, o Maranhão usou como critério o número de eleitores.

Com o novo cálculo, a bancada maranhense na Câmara perderá um deputado, ficando com 17. Já a Assembleia diminuirá de 42 para 39.

Para políticos experientes, como o deputado Sarney Filho (PV), é difícil reverter uma eventual decisão da Justiça, mas ele estimula uma mobilização pela defesa do número de vagas do estado.

Para tentar se adiantar ao risco da perda – que deve ser tratada aina este ano no TSE – o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), vai à Brasília esta semana.

O objetivo é contratar uma grande banca de advogados para protelar a decisão e evitar que as vagas sejam reduzidas já nas eleições de 2014, como quer a Justiça Eleitoral.

Gazeta da Ilha


                                 FESTA DOS CASAIS


                                         
                                DIA 9 DE JUNHO - NO SOM BRASIL
















10 comentários:

  1. CANDIDATO ÚNICO
    Fomos surpreendidos com a decisão pessoal do Prefeito Chico Cunha desistindo à natural candidatura à reeleição, deixando, das margens do Rio Flores à beira do Rio Alpercata, no alto sertão, todos perplexos, cheios de interrogações e angústias. Nestes dias, passaram-se às especulações dos motivos que ensejaram vergonhosa atitude. Tirou do povo o direito à avaliação por meio do voto, positiva ou negativa, da sua gestão. Uns mais apressados falam que foi medo, outros financeiros. No entanto, mais grave corre, à boca pequena, nas conversas de bastidores que tal decisão atende interesses inconfessáveis e que ultrapassou as porteiras do município e teve interferências de figuras de proa dos poderes do estado, em transação nada republicana. Como dizem o povo simples de Tuntum: “ é de arrepiar os cabelos .”. O pré candidato a prefeito de Presidente Dutra, Senhor Biné Soares, no blog do Adonias, joga lenha na fogueira quando assevera “O atual prefeito de Tuntum, Chico Cunha e o pré-candidato e atual vice-prefeito de Gonçalves Dias, Christiano, desistiram abruptamente de suas candidaturas, alegando motivos ou escolhas pessoais. O certo é que a decisão tomada pelos dois pré-candidatos, um prefeito e outro vice, de não mais concorreram nas eleições de 2012 nos mostra um pouco da linha tênue que separa o público do pessoal. Acordos impossíveis de serem cumpridos e encargos pesados provavelmente assumidos para a continuidade de uma administração podem revelar num futuro próximo outros Carlinhos Cachoeira e outros Demóstenes Torres. “ A rigor, se uma situação desta cai na mídia, seria um escândalo. A simples eleição municipal torna-se uma questão de estado, onde não só o leitor de Tuntum perde, mas fragiliza todo o Maranhão. A quem nós estamos entregues, não é mesmo¿ Como bem disse nosso querido mestre Elias, ‘O Príncipe Negro’: “ isso não foi um golpe político, foi golpe de Estado.” MARCO AURELIO
    -
    -

    ResponderExcluir
  2. POLITICA DO TUNTUM SO TEM DUAS HIPOTESES:
    1 OU O CHICO CUNHA TAVA DE CONCHAVO COM O TEMA
    2 OU O CHICO CUNHA É FROUXOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  3. isto sim é uma materia relevante.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo assim uma dessas vagas será da Daniela do tema ou do Ciro, nosso grupo daqui a dios anos terá um deputado estadual e Dr. HUMBERTO PARA FEDERAL, DINI GOVERNADOR, DOA EM QUEM DOER E THAU....

    ResponderExcluir
  5. Estava abastecendo meu carro no posto Juliana e pude ouvir uns comentários o Tema estava lá e aquele monte de babões que nao fazem nada e um deles disse: ta perto tema de tu dar o troco para um bando de trairá daqui e citou vários nomes inclusive o teu Deusimar e a resposta do Tema bem alto foi, eu nao quero ser prefeito pra perseguir ninguém nem hoje nem nunca e esse babão baixou a cabeça se tivesse vergonha tinha morrido e eu chamei o Tema e disse parabéns Doutor porisso que voce é forte. Gostei.

    ResponderExcluir
  6. DEMAGOGIA É POUCO PARA ESSE COMENTÁRI
    O ACIMA OQUE TU GANHA BAJULANDO.
    TRABALHAR FI A MELHOR MANEIRA DE SE
    HONRA SEM PUXA SAQUISMO,O MA É O ULTIMO EM TODAS AS PEQUISAS DO IBGE.E O CARA FICA SE VANGLORIANDO DE QUE EU QUERO UM MUNICIPIO MELHOR,UM ESTADO MAIS PRESENTE E UM
    PAÍS SEM CORRPÇÃO,JÁ.COISAS QUE FALTAM E MUITO EM NOSSA QUERIDA T2.
    AZEDINHO.

    ResponderExcluir
  7. Ta explicado porque teu codinome é azedinho inveja nao mata mais maltrata. Dr. tema 2012

    ResponderExcluir
  8. Ao Marco Aurelio Barata, você deveria sair candidato a prefeito e não votar na Isabel, que foi vizinha de vocês a anos e perseguiu e apelidava sua familia, principalmente seu falecido pai, que etica e postura séria é essa, votando na madrinha da rapina, igual você se torna.

    ResponderExcluir
  9. VOTEM ISABEL CAIAM NA REAL, É A MELHOR CANDIDATA, FORA TEMA, RUA CHICO.

    ResponderExcluir
  10. Vixe a Izabel é a madrinha da rapina? essa eu não sabia.

    ResponderExcluir