quinta-feira, 12 de julho de 2012

Deputados elegem nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa


Em sessão extraordinária, os deputados estaduais elegeram, na manhã desta quinta-feira (12), os membros da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para o biênio 2013-2015. Com votação aberta e nominal, realizada em ordem alfabética, a nova Mesa foi eleita – mediante uma chapa única – com votação unânime.
Todos os 42 deputados participaram da votação no Plenário, confirmando o deputado Arnaldo Melo (PMDB) na presidência da Casa por mais dois anos. A votação, iniciada pontualmente às 12h, foi concluída 20 minutos depois com a eleição da nova Mesa, que será empossada no dia 1° de fevereiro de 2013.
Mediante um acordo de lideranças, formalizado nos bastidores da Casa, o deputado Arnaldo Melo conquistou a reeleição, sendo eleito para o cargo de primeiro vice-presidente o deputado Ricardo Murad (PMDB), que se licenciou temporariamente do cargo de secretário de Estado da Saúde, para participar da eleição.
Além de Arnaldo Melo (presidente) e Ricardo Murad (vice-presidente), também foram eleitos na chapa única os deputados Eduardo Braide (PMN) – segundo vice-presidente; Marcelo Tavares (PSB) – terceiro vice-presidente; Gardênia Castelo (PSDB) – quarto vice-presidente; Rogério Cafeteira (PMN) – primeiro secretário; Carlinhos Florêncio (PHS) – segundo secretário; Dr. Pádua (PSD) – terceiro secretário; e Zé Carlos da Caixa (PT) – quarto secretário.
Agradecimentos – Após a proclamação do resultado da eleição, o deputado Arnaldo Melo manifestou agradecimentos a todos os deputados e também à governadora Roseana Sarney (PMDB), explicando que houve um intenso processo de diálogo e entendimento para a construção do consenso que permitiu a eleição de uma chapa única, em votação unânime.
“Esta eleição amplia o grau da nossa responsabilidade junto com meus pares que compõem esta chapa. Quero aqui, nesta hora, renovar o meu compromisso de fazer uma gestão dirigida para o Poder Legislativo e para a sociedade maranhense. Muito deixamos de fazer, mas muito mais pretendemos fazer e faremos, com o apoio de todos desta Casa”, ressaltou Arnaldo Melo.
O primeiro presidente da chapa eleita, deputado Ricardo Murad (PMDB), disse que, na eleição desta quinta-feira, ocorreu a concretização do esforço de união de todos os blocos e de todos os partidos com representação na casa, no sentido de “criarmos uma Assembleia representativa, com a participação de todas as forças que existem aqui nesta Casa”.
Ricardo Murad enfatizou ainda que esta eleição, feita de forma consensual, demonstra a maturidade da Assembleia Legislativa do Maranhão. “É importante frisar o apelo feito pela governadora Roseana Sarney, prontamente atendido por todos nós, no sentido de que houvesse um pleito marcado por um clima de paz e de união aqui nesta Casa”, declarou Murad.
O primeiro secretário da chapa eleita, deputado Rogério Cafeteira (PMN), também salientou o esforço feito pela governadora Roseana Sarney em favor de um entendimento, para que não houvesse confronto na bancada governista, como também para evitar um embate com a bancada da oposição.
“Atendemos o apelo feito pela governadora Roseana, de modo que aqui prevaleceu o diálogo e o bom senso. Agora, para mim, particularmente, esta eleição é motivo de uma alegria muito grande, pois reconheço este novo desafio e a responsabilidade do cargo para o qual acabo de ser eleito. Tudo farei para não decepcionar e estar à altura desta grande responsabilidade”, afirmou Rogério Cafeteira.
A convocação da sessão desta quinta-feira (12) foi feita pela Mesa Diretora, por meio da Resolução Administrativa 454/2012, com base na Resolução Legislativa 662/12, que alterou a redação do Art. 7° do Regimento Interno da Assembléia. O documento foi publicado na terça-feira (10), em edição extraordinária do Diário do Legislativo.
A Resolução Administrativa foi assinada pelo deputado Arnaldo Melo (presidente), deputado Edilázio Junior (primeiro secretário, em exercício), deputada Cleide Coutinho (segunda secretária, em exercício), deputado Marcos Caldas (primeiro vice-presidente) e pelo deputado Neto Evangelista (segundo vice-presidente).
Antecipação – A antecipação da eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi instituída pela Resolução Legislativa 662/2012, que alterou a redação do Art. 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão.
O documento diz que “o Art. 7º da Resolução Legislativa nº 449, de 24 de junho de 2004, alterado pela Resolução Legislativa nº 599, de 10 de novembro de 2010, que dispõe sobre o Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, passará a vigorar com uma nova redação.
Conforme a Resolução, “a partir do dia 1º de julho do segundo ano da Legislatura, realizar-se-á Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Maranhão, que tomará posse no dia 1º de fevereiro no terceiro ano da Legislatura, em data e horário a ser definido por ato da Mesa Diretora, com antecedência de 48 horas a realização do pleito, obedecidos o disposto no art. 8º e seus incisos do Regimento Interno”. (Agência Assembleia)

2 comentários:

  1. TEMA NÃO É CANDIDATO, TEMA NÃO É CANDIDATO.PARA O BEM DE NOSSA CIDADE. SEM GOVERNO NINGUEM FAZ NADA, SÓ O POVO BURRO DE TUNTUM NÃO ENXERGA ISSO.

    ResponderExcluir
  2. anonimo tu já virou TJ? faz outra programação que essa não cola pq o povo aqui quer é progresso é Dr Tema na cabeça.

    ResponderExcluir