.

.
.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DIA DO MAÇOM

                                                         Fundadores da Loja Acácia Tuntuense

 Por José Remy Alves e Silva
        Dia 20 de agosto é o Dia do Maçom e a data tem comemoração em Tuntum, no Âmbito da oficina Maçônica Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia Tuntuense nº 29, além das promovidas pelas Grandes lojas Estadual e o Grande Oriente do Brasil que, constarão de palestras realizadas nas lojas “Na capital e interior” pelos Grão Mestres e veneráveis   e de  bailes bastante concorrido  jantar ou coquetel com as cunhadas, sobrinhos(as) e autoridades civis, militares e da sociedade, a escolha do evento é a critério do Venerável e irmãos da loja.
       Na loja “Acácia Tuntuense“o nosso  Venerável Mestre Flodoardo Andrade com certeza falará aos Maçons sobre a Maçonaria moderna, nos seguintes termos: “Essencialmente progressista, a maçonaria é uma instituição com os olhos voltados para o futuro, envolvendo-se diretamente na construção de uma sociedade humana mais justa e feliz”. A estruturação atual da Maçonaria vem da Idade Média. Por isso, simbolicamente, ela adota princípios de antigas ordens militares – traduzidos na hierarquia dos seus graus iniciáticos – além de evocar e manter a estrutura das extintas corporações de construtores das antigas catedrais – como demonstra a forma dos templos onde se realizam hoje as reuniões maçônicas.
     Cultivando um profundo sentido filosófico e de religiosidade, a Maçonaria é uma escola de aperfeiçoamento. Possui, adota e pratica todo o conhecimento do acervo cultural da humanidade evidenciando os seus aspectos mais positivos e úteis. Procura influenciar e preparar o homem de hoje, tornando-o um Construtor Social, pronto para lutar em prol da justiça e da liberdade, e ser um emissário da fraternidade social, do bem-estar e da paz.
       Força viva da sociedade alberga em seu seio um UNIVERSALISMO que ultrapassa todas as escolas FILOSÓFICAS, sem ser nenhuma delas, todo um esoterismo que transpõe as fronteiras do SAGRADO, todo um SIMBOLISMO que vai além dos Símbolos dos pedreiros livres, indo até o alvorecer da HUMANIDADE. A Maçonaria não é religião ela é religiosa e um dos requisitos para ingressar na Maçonaria é o candidato crer emDEUS, o principio criador.  Participa de todos os grandes momentos sociais, políticos, filosóficos e culturais. Foi ativa nos movimentos liberais que agitaram os séculos 18, 19 e 20, a independência do Brasil, a Revolução Francesa, a Revolução Americana, a independência dos países latino-americanos e, mais recentemente, o reerguimento do Leste Europeu. Nos movimentos culturais deixou marcas na literatura, na música, nas artes e na política, agrupando nomes de grandes projeções como Caxias, Hermes da Fonseca, Rousseau, Goethe, Kipling, Alexandre Dumas, Rui Barbosa, Washington, Bolívar, Mozart, Haydn, Eleazar de Carvalho, Luiz Gonzaga, Zé Rodrix, Aleijadinho etc.
Imbuídos do espírito de liberdade, de igualdade e de fraternidade ilustres maçons, heroicamente arrancaram dos nossos céus a bandeira da escravidão, proclamando, através das mãos da Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, a libertação dos escravos. A maçonaria mais uma vez, esteve presente nos momentos nacionalistas e decisivos para a libertação do nosso povo
           Socialmente, no Brasil, esteve presente também em movimentos como o petróleo é nosso, a emancipação do trabalho escravo, na elaboração de constituições do Império e no movimento Republicano de 1889 e na constituição cidadã de 1988. Uma participação social que ainda continua. Nas últimas décadas, por exemplo, o Grande Oriente do Brasil e as Grandes Lojas têm proclamado inúmeros manifestos no Congresso Nacional, nas assembléias legislativas e câmaras municipais, a exemplo das diretas já, contra o aborto, os princípios que fundamentam sua doutrina e resgatam sua tradição. E foi assim que os governantes da nação e o povo brasileiro puderam presenciar, em 1960, o envolvimento da Maçonaria nas lutas pelo divórcio e em defesa do nacionalismo que acabaram preservando estatais como a Usina Siderúrgica de Volta Redonda, Petrobrás e Eletrobrás. Mais recentemente, em 1992, ela também esteve em cena, defendendo a moralidade pública, a paz social e o pleno desenvolvimento. A Maçonaria também é contra as privatizações.
           Assim,ainda podemos verificar sua atuação vigorosa em todos os campos da atividade humana. E, a partir daí, refletir sobre o que podemos esperar dela para as próximas décadas ou séculos. A cada dia, o progresso da ciência e o aprimoramento das tecnologias fazem o mundo parecer menor. A missão da Maçonaria, portanto é reampliar esses horizontes, levando o homem por meio da espiritualização, a desenvolver uma nova consciência da humanidade. Nós, os obreiros da arte real temos um sério compromisso para com a nossa ordem: PRATICAR A LIBERDADE AMPLA E RESTRITA EM TODOS OS SEGUIMENTOS SOCIAS; temos que  pastorear, diuturnamente, as nossas ações  para que não possamos retroagir. A liberdade, bem como a felicidade, não deve ser gozadas só  por um período de tempo e sim, devemos tê-las como filosofia de vida. Devemos definitivamente unirmos aos irmãos  de todas as cores, e aos irmãos de todas as raças, para que juntos possamos dar passos decisivos em direção a igualdade social e, consequentemente, á tão sonhada paz mundial
                                     remydamata@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário