sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Eleições 2012: O Povo e as pesquisas...

Se as eleições fossem hoje em quem você votaria? Essa é a pergunta básica dos institutos de pesquisas para ‘aferirem’ o potencial eleitoral de cada candidato em uma determinada eleição. No momento em Tuntum já foram feitas cerca de três pesquisas por institutos diferentes, nenhuma delas foram publicadas nos meios de comunicação por falta de registro na Justiça Eleitoral. Mas a publicidade dessas informações não ficam restritas ao contratante que logo as divulga aos mais próximos, para pouco tempo depois a cidade inteira ter consciência de seu resultado e a força de cada concorrente.

A cada resultado positivo os ânimos se enaltecem elevando a força e a confiança do grupo. A coligação de Dr. Tema entre esse período de campanha já encomendou duas pesquisas, todas dadas como mais do que satisfatórias pela coordenação do grupo, que a cada resultado vibra de forma empolgante. O Instituto Exata tem sido a contratada nessas duas empreitadas percorrendo a sede e os maiores povoados da zona rural. O grupo oposto liderado pela candidata Ana Isabel supostamente teria utilizado do mesmo artifício, contudo nenhuma informação foi ‘divulgada’ ou tenha vazado, pelo menos, aos mais próximos. Por que será? Foi uma estratégia de campanha ou os números não foram satisfatórios?

Numa conversa reservada com Cléber Cunha um dos coordenadores da campanha de Dr. Tema, ele me informou que houve um contratempo entre a coordenação e o instituto para registrar a última pesquisa encomendada, tornando inviável a sua publicação, já que esse era o objetivo. Cunha adiantou que a coordenação tomará todas as providências necessárias para que a próxima pesquisa seja divulgada de forma generalizada e a população saiba de todos os seus teores. Os números são importantes, pois eles expressam a vantagem e desvantagem, principalmente quando os dois concorrentes mostram força semelhante. Os números também esclarecem os motivos e as razões do sucesso e do fracasso em cada área ou reduto conscientizando o candidato de maior atenção aquele devido local.

Mas será que em um universo eleitoral como Tuntum não é perceptível a força e a aceitação de cada um sem a necessidade de uma pesquisa? A aceitação popular, as pesquisas nas rodas de amigos, a quantidade de cartazes, o maior número de pessoas nos comícios não denunciam a força individual de cada um? Acho que sim! E esse com certeza tem sido o método popular de pesquisa do eleitorado tuntuense que já sabe de fato de que lado estar a vitória.





2 comentários:

  1. No caso de Tuntum, as referencias não retratam com fidelidade a situação eleitoral. Temos que considerar que muuitos colocam cartazes na vespera de concretização de uma promessa recebida, outros por pressão, outrtos por amizade; porém na hora de votar votam diferente do que aparentam. Já dizia o Ex prefeito Bento Teixeira: voto é como "fava", a gente colhe um jacá para, quando debulhado ter no maximo um litro. No voto, todos dizem sim, mas quand abre a urna o resultado é diferente. A nossa cultura politica é de causar arrepios, as vezes engana até as pesqueisas feitas de forma séria e com método científico.
    Os comícios e poeirões também as vezes não são referenciais, o tuntuense gosta de festa e vai em tudo que é lugar, assim, na minha opinião só a urna diz a verdade.

    ResponderExcluir
  2. SE O AMIGO AÍ, COMPROVAR QUE DURANTE TODO ESSE TEMPO DE POLÍTICA AQUI EM TUNTUM, JÁ HOUVE MENTIRA NAS PESQUISAS, EU CONCORDO E VOU SAIR À PROCURA DE 2 SACOS DE FAVA PARA MELHORAR A CAMPANHA DO 40. TUNTUM AINDA TEM JEITO: DR TEMA PREFEITO.

    ResponderExcluir