quinta-feira, 6 de setembro de 2012

NOSSA SENHORA, PRETERIDA PELOS EVANGELICOS


Por José Remy Alves e Silva
Por que Deus Todo Poderoso não escolheu um grupo de notáveis intelectuais entre os escribas e fariseus para educar seu filho Jesus? Porque não incumbiu uma casta de reis, sacerdotes judaicos, generais e profetas, que conhecia os rituais religiosos, para educar o filho de Deus? Por que não escolheu especialistas em matemática, psicologia, sociologia, teologia e filosofia grega, por que não escolheu arquitetos, engenheiros, médicos, doutores da lei para formar o homem que veio para mudar e dividir a história da humanidade?

Entre as milhares de mulheres existentes uma jovem se destacou e foi escolhida, seu nome: MARIA, ela tornou-se a personalidade mais respeitada da história. A única exaltada nos livros sagrados, da Bíblia ao Alcorão. Entretanto, só a religião católica exalta a Mãe de Deus. Os protestantes tradicionais, pentecostais e neopentecostais PRETEREM Nossa Senhora (basta observar os programas evangélicos que passam na televisão diuturnamente principalmente os das igrejas neopentecostais, as igrejas TRIUNFALISTAS, que se preocupam mais com o milagre do que com Deus, e eu não estou aqui para questionar o poder da cura e nem poder do milagre, porque os dons espirituais estão explicitados em I Coríntios 12. 9-10. Mas, voltando a matéria, nunca vi até hoje um Pastor falar e suas homílias da Mãe de Jesus Cristo, indago a muitos evangélicos sobre essa desconsideração, principalmente os de minha família eles vem sempre com respostas evasivas, com escapatórias sem nexo. Já frequentei as igrejas luterana, presbiteriana, anglicana, batista e metodista e ao final da liturgia vou até o pastor e pergunto, por que vocês não citam Maria e omitem em suas pregações, não reverenciam Nossa Senhora, talvez por que em algumas ocasiões Jesus chamou Maria de Mulher e não de Mãe, ora, entre Jesus e Maria nunca houve distância e nem algidez, mas intimidade.

Mas, eles não entendem que Jesus e sua mãe tinha entre eles um ACENO para se comunicar talvez essa frieza dos protestantes com Nossa Senhora, ou seja, por que em Mateus cap.12 vers. 46 a 49, Jesus dirige-se a sua mãe através de senha, não entendem quando duas pessoas que se conhecem intimamente e se amam profundamente não precisam de falatório para se comunicar, bastam pequenos acenos, os símbolos do amor e da bem querência . Quando Jesus estava reunido com seus apóstolos na residência de Simão, Maria aproximou-se por trás e com o jarro na Mão começou a derramar perfume sobre a sua cabeça, sobre seus ombros, por suas costas. Ela teria derramado de si mesma sobre ele, se pudesse fazê-lo. A fragrância se espalhou pela sala, “por onde for”, disse o gesto, “sinta o aroma e lembre-se de quem muito lhe quer bem, de que muito lhe ama, lembre-se de sua Mãe”. Por que esse esbanjamento? Perguntou um discípulo, este perfume poderia ser vendido por um alto preço, e o dinheiro doado aos pobres, aos necessitados, reclamou resmungando. Preste atenção na defesa imediata que Jesus fez de Maria. “Por que vocês estão transtornando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo. MT 26:10”. Existe o momento de espargir afeição, amor sobre a pessoa a quem se ama. Quando esse momento chegar, tire proveito dele, não o perca.

Mas, ela aceita tudo isso por que mãe é mãe como cita Augusto Cury “essa mulher maravilhosa desde que aceitou ser mãe de Jesus, sua vida tornou-se um palco de surpresas, nem sempre agradáveis. Começou andar no fio da navalha entre a aceitação e a rejeição, os aplausos e o vexame social, e ela nunca viveu numa zona de conforto, o bebê enquanto se desenvolvia em seu útero estava protegido, mas quando foi expulso para o útero social passou pelos relevos acidentados, pelos desertos mais cáusticos das frustrações e sua vida tornou-se um contrato de risco”.

O anjo Gabriel depois de anunciar o nascimento de Jesus, sumiu e não entregou a Maria nenhum compêndio de esclarecimento para educar o filho de Deus, só voltou ao cenário terrestre para orientá-la a fugir do Rei Herodes. O que fazer quando o menino quisesse divertir-se em vez de dormir? O que responder quando ele iniciasse as perguntas tão comuns na infância? Como ensinar e o que ensinar a alguém com uma inteligência divina? Só uma mãe como Maria, bendita entre as mulheres teve a capacidade de ensinar Jesus abraçar os miseráveis, os indigentes, e correr riscos por pessoas que viviam à margem da sociedade. E Ele se apaixonou dramaticamente por essa sociedade e por ela padeceu, foi crucificado e morreu na cruz. Então meus queridos evangélicos não importando qual é sua denominação vamos exaltar a MARIA com uma salve Maria mãe de misericórdia a NOSSA SENHORA MÃE DE JESUS E NOSSA MÃE. Só não venha me dizer que Religião não se discute, porque, Religião se discute e o importante é definir os limites entre fé e alienação.

remydamata@gmail.com

OBS: o autor não permite a publicação de comentários sem identificação.

2 comentários:

  1. esse rapaz ai ta precisando deixar de ler as cartilhazinhas da igreja católica e começar a ler a Biblia de verdade, ele falou de alienação, mas, maior que essa viagem idolatra dele ai não tem, pena que ao inves de admirar, muitos cegos acabam adorando a Maria, e o proprio Jesus disse que só ele é digno de adoração, nada contra os católicos que são devotos dela, mas daí querer distorcer as escrituras para forças um entendimento vazio e sem nexo como esse, é querer idiotizar todo um povo que estuda e se baseia na palavra...

    João da RCC.

    ResponderExcluir
  2. ME MANIFESTO HUMILDEMENTE COMO SUA IRMÃ DE SANGUE E MESMO PECADORA E FALHA, TEMENTE A DEUS! DEUS INSPIROU A SEU FILHO SALOMÃO A EXORTAR: Q O TEMOR A DEUS É O PRINCÍPIO DA SABEDORA! E O TEMOR GERA: O AMOR, PERDÃO, CARIDADE, MANSIDÃO, TEMPERANÇA, SABEDORIA, DOMINIO PROPRIO E OUTROS ADJETIVOS Q CONDIZEM COM A BÚSSOLA ESPIRITUAL Q É A PALAVRA DE DEUS. SOBRE O ASSUNTO: ESTÁ ESCRITO: HONRA TEU PAI E TUA MÃE P Q SEJAS FELIZ E TENHAS MUITOS ANOS DE VIDA! PRECISAMOS PEDIR AO ESPÍRITO SANTO O DOM DO ENTENDIMENTO,PQ LÊ A PALAVRA SEM ENTENDIMENTO É CONTINUAR VAZIO! COM RELAÇÃO A MÃE DE JESUS, ELA MERECE O RESPEITO DE TODOS, PQ DEUS OLHOU DO TRONO E ACHOU GRAÇA P ATRAVÉS DO SEU VENTRE CONCEBER O FILHO DO HOMEM "JESUS",PELA SUA SABEDORIA E NÃO FUGIR A REGRA Q FILHOS NASCEM DO VENTRE DE UMA MULHER. MARIA MERECE O RESPEITO DA HUMANIDADE E ATÉ AS OUTRAS MÃES Q NÃO SÃO A MÃE DO SALVADOR TBM MERECEM RESPEITO, PQ SE INSERE NOS MANDAMENTOS! COM RELAÇÃO A UNÇÃO Q FOI FEITA POR UMA MULHER SEGUNDO AS ESCRITURAS Q FOI REPREENDIDA POR SER ESPECEARIAS DE VALORES , NÃO FOI MARIA MÃE DE JESUS, FOI MARIA MADALENA, E JESUS ADVERTIU-OS E EM PARÁBOLAS EXORTOU Q O TEMPO DELE SUBIR AO PAI JA ESTAVA PRÓXIMO! COM RELAÇÃO A CRÍTICAS É POR FALTA DE ENTENDIMENTO E DISCERNIMENTO E RESPEITO AS COISAS ESPIRITUAIS; E COM RELAÇÃO AO REINO DE DEUS, ESTÁ ESCRITO:"JESUS" O FILHO DE DEUS (EM QUALQUER BÍBLIA) "EU" "SOU": O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUEM VAI AO PAI SENÃO POR "MIM".ELE TAXATIVO COMO "IMPAR"! NÃO TEM SOMBRA DE VARIAÇÃO! SUA MÃE HONRADA O CHAMAVA DE MEU "SENHOR"! ESTÁ ESCRITO TBM: Q QDO JESUS ENTREGOU O SEU ESPÍRITO ALI NA CRUZ DO CALVÁRIO, O VÉU Q SEPARAVA O HOMEM (TODOS NÓS), O VÉU SE RASGOU E NOS DEU LIVRE ACESSO AO, PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO. E JESUS FALOU: IREI AO PAI E NÃO OS DEIXAREI ORFÃOS, ENVIAREI O MEU ESPÍRITO;O CONVENCEDOR, CONSOLADOR E INTERCESSOR! E MAIS, DEUS PAI DIZ NA PALAVRA : TUDO Q PEDIRES, PEÇAM EM NOME DE JESUS O MEU FILHO AMADO EM Q M COMPRAZO, OU SEJA , Q M DA ALEGRIA! E O ESPIRITO SANTO É O INTERCESSOR. VOU FALAR MAIS ALGO, DE ANTE MÃO M DESCULPEM, MAS TA ESCRITO: SOBRE IMAGENS: TEM BOCA MAS NÃO FALAM, OUVIDOS MAS NÃO OUVEM , P SE LOCOMOVER PRECISAM DA AJUDA DE HOMENS E MEU ESPIRITO NÃO HABITA. MEDITEM NAS VOSSAS BÍBLIAS E VEJAM SE PROFERI MENTIRAS! RESPEITO A TODOS E Q FIQUE BEM CLARO Q PLACA DE IGREJA NÃO SALVA, QUEM SALVA É O Q NÃO REVOGA A SUA PALAVRA"JESUS": EU SOU": O CAMINHO, A VERDADE E VIDA , NINGUEM VEM AO PAI SENÃO POR MIM! É ELE Q: SALVA, CURA, LIBERTA, EXALTA, ABATE, TRANSFORMA E RESGATA O HOMEM DAS TREVAS P A SUA LUZ... ATT. NILDE DA MATA. DEUSIMAR! POR FAVOR POST! QUERO Q MEU IRMÃO LEIA O MEU COMENTÁRIO. ATT. E RATIFICO, MARIA MERECE O RESPEITO DE TODOS E NOSSAS MÃES TBM!!!

    ResponderExcluir