.

.
.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

TUNTUM EM RETALHO

1ª Parte


                                                                                
Tuntum começou sua povoação por volta de 1889, quando José Naziozeno e sua família vindos do lugar Repartição, pertencente à Barra do Corda, passou a morar próximo a um olho d’água situado à margem esquerda do Riacho Tuntum, cujo local é conhecido pelo nome de Brejo do Caboclo Naziozeno.
Em 1903, chegava a Tuntum o casal Manoel José e Alexandrina (meus tataravós maternos), em companhia dos filhos e passaram a morar à margem esquerda do riacho, próximo ao olho d’água da Mucuíba, que com o passar do tempo recebeu o nome de “Paca”. Esse local mais tarde foi habitado também por seus genros, Alípio Benvinda (meu bisavô materno), Manoel Benvinda e Anunciato Borges, sendo as terras desse lugarejo muito férteis para o plantio de arroz e outras culturas brancas.  Esse foi o principal atrativo para o assentamento de várias famílias oriundas de diversas partes do Maranhão e outros estados do nordeste.
Por volta de 1906, chegava a Tuntum a família dos Carneiros, vindos de Passagem Franca, capitaneada por Francisco Santos, indo morar à margem direita do mesmo riacho. O local passou a ser chamado de Sítio dos Carneiros.
Assim, a povoação continuou. Em 1920, também houve a chegada de Francisco Andrade, vindo de Bacuri das Laranjeiras atual Buriti Bravo, em seguida as famílias:  Sertão,  Correia Lima, Pessoa, Santos, Borges (Manoel Borges - em Tuntum existia os Borges rico e os Borges pobre). Surgiu nessa década a 1ª escola no povoado, um estabelecimento de ensino privado de propriedade do professor Moura Moreira, oriundo de São João dos Patos que passa a ministrar um ensino coletivo. Teresinha Almeida Pereira (Teresinha do Nona) foi a primeira professora nomeada em Tuntum a través de portaria.

Em 1932, chega em Tuntum o Sr. José Ricardo de Araújo procedente de Campo Maior,  Piauí, com uma bola de futebol confeccionada em couro de bode e costurado com cadarço.  O povoado parou para assistir a primeira partida de futebol, que foi realizada no campo construído para esse evento, que ficava situado entre a travessa dos Borges e o hospital Seabra de Carvalho.
José  Uruçu o patriarca da família, na mesma década,  fixa residência como hoteleiro e em 1969, se elege Prefeito de Tuntum “Zé Urucu construiu  a praça são  Francisco de Assis e a primeira caixa d’água em concreto”. Seu filho, Gerardo Uruçu era um visionário, um grande empreendedor e passa a trilhar pelo lado da pecuária com o melhoramento da raça bovina local e  para esse feito passou  a trazer de outros estados rebanhos de gado PO (puro de origem) do tipo: Zebu, gi leiteiro, zeburino, holandês entre outros animais, Gerardo Uruçu não tinha conhecimento cientifico na área de engenharia, mas arquitetou seus prédios e foi um grande construtor, suas obras hoje, são atuais, e abrigam órgãos públicos, comércios varejistas, lojas de departamentos, miudezas, secos e molhado, varejo etc. Vale ressaltar que não houve a necessidade de readaptar seus  lay-outs para abrigar seus arrendatários. Empresário ousado desfilava pelas ruas da cidade nas décadas de 60/70 com Rural Willys, Cinca Chambord e Jeep Willys  Station 4 portas, era um bom vivant, um gentleman. O maior acontecimento festivo que houve em Tuntum foi promovido por Gerardo Uruçu em 1966 quando ele festejou os 15 anos de sua filha Braunyene, o evento durou 5 dias, com toda produção importada, do cabeleireiro aos confeiteiros de bolo. Abrilhantaram esse evento diversas autoridades do legislativo estadual e federal, prefeitos da região, empresários de Presidente Dutra, Dom Pedro, Barra do Corda, São João dos Patos, codoenses e grande parte da sociedade tuntuense. Os  bailes foram animados pelos Sanfoneiros  Zé Severo, Waldir Boré,  João sanfoneiro da vila Cearense e a furiosa de Barra do Corda “banda de sopro”, o mestre de cerimônia Anfiloquio Uruçu era quem ditava o ritmo. A grande novidade  dessa festividade era, a eletrola Telefunken Dominante VII a válvula “alta fidelidade” adquirida por Gerardo Uruçu em Recife para esse evento, a mesma possuía radiofonia  Mono, Am, Oc e toca disco estéreo com suporte semi-automático para 20 discos de vinil, o antigo bolachão,  o móvel era impecável e a coqueluche da cidade!! E as festividades  foram interrompidas  por determinação de seu pai Zé Uruçu que já chegou bradando - isso aqui já virou furdunço já faz cinco dias de folia, chega!!. Só que, 15 dias depois chega à Tuntum o rei do brega Waldick Soriano,  e  sempre que vinha à cidade se hospedava na casa de seu amigo Anfiloquio Uruçu, com isso a garagem do Gerardo Uruçu, volta a transforma-se novamente em palco de festa...


FONTE: IBGE, ICA, IGHMA, ODILO CRUZ (SEU DODÔ), JOSÉ COSTA CARVALHO (DECO), PAULO ANDRADE, DIONISIO  BENVINDA, SR PEDROCA. PROF. JEAN

OBS: Caso você tenha algo de histórico e concreto a acrescentar entre em contato com José Remy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário