.

.
.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Perfil: os 'candidatos' a secretário de Educação.






                Preparação, talvez essa seja designação ideal para qualificar o rol de ‘postulantes’ a pasta de Secretário de Educação do Município com todos os nomes domésticos e um perfil de excelência profissional a altura do desejado. Hoje todos os profissionais engajados na área se perguntam sobre o nome do futuro titular, o homem ou a mulher que dará as cartas, provavelmente, durante quatro anos. As sondagens são de cinco nomes, todos já conhecidos, alguns até com passagens pela própria pasta. O blog durante esses dias ouviu bastante, questionando nome por nome e averiguando o potencial de aceitação de cada um diante do pensamento de todo o corpo docente e discente.
 A conclusão primária é que todos têm um baixo índice de rejeição, já a aceitação vai de regular a boa. Vale salientar, que até agora nesse processo inicial de transição, não foi ouvido o prefeito eleito Dr. Tema mencionar como seu preferido qualquer um dos nomes abaixo relacionados.  Os nomes especulados entre a categoria são os seguintes: Lucimar Ferreira, Róbson Braúna, Antonio dos Reis, Adriana Ferreira e Emerson Araújo. O blog faz agora uma análise do perfil de cada um.
Lucimar Ferreira: Tem vasta experiência, é uma educadora de berço com um currículo de anos de estrada, inclusive como secretária de Educação. É eficiente e organizada, daquelas que respira o trabalho. A professora, formada em pedagogia e com pós graduação, talvez se sinta cansada pelos anos de labuta e pode até declinar o convite, caso seja feito.
Robson Braúna Cunha: Professor de carreira, formado em Matemática e ex secretário de Educação. Pelo currículo inicial o professor Robson prova que também é experiente com alguns anos a frente da pasta. O seu retorno não causará nenhum espanto, caso seja indicado e venha a aceitar.
Dos Reis ao lado de C. Cunha

Antonio dos Reis: É o atual secretário, faz um trabalho pautado na organização da pasta com alguns destaques, entre eles a aprovação do PCCS e criação do Conselho de Educação. Entre suas qualidades está a determinação e o empenho.

Professora Adriana Ferreira:  Não tem grande experiência em gestão pública, mas é uma conceituada professora com ótima formação acadêmica. Sua indicação poderá ser uma surpresa, mas falta de talento não será problema.
Prof. Emerson Araújo


Prof. Emerson Araújo: Esse ‘pequeno’ grande homem, filho nato do nosso ‘torrão’ retornou depois de muitos anos de estudos em Teresina-Pi, onde se formou em letras com especialização em Educação Profissional e tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. No extenso currículo do atual funcionário da Secretária de Educação há diversos cursos e até livros escritos. Emerson em pouco tempo de retorno tem mostrado uma qualidade acurada e indispensável dentro da secretária desenvolvendo ações pedagógicas importantíssimas. O seu extenso potencial de conhecimentos em educação tem fortalecido a pasta dando todo suporte técnico necessário, oportunamente preenchendo uma lacuna que antes estava vazia. Se depender de conhecimento e preparação sua indicação não será à toa, caso não ocorra, possivelmente ele ocupará uma função estratégica, já que sua presença, hoje, é indispensável.         
                    

22 comentários:

  1. A EDUCAÇÃO clama pela volta da Profº expêriente, organizadora, competente dona LUCIMAR FERREIRA DINIZ essa sim tem postura de uma Secretaria de Educação!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos de mulheres nosso governo, não é dizendo que são incapazes os homens o Prof Dos Reis
      fez um bom trabalho,Adriana é uma excelente professora,Prof Emerson tem suas experiência mas não do
      conhece bem nossa educação,então a pessoa preparada nesse momento é dMazinha.

      Excluir
    2. Sou professora, e já conheço otrabalho realizado por d. Mazinha por isso eu indicariad.Mazinha.

      Excluir
  2. Polícia Militar acaba de prender o temido assaltante Tuntum


    A Polícia Militar prendeu agora pouco o assaltante que aterrorizava a BR-226 na área indígena entre Barra do Corda e Grajaú. Este blog confirmou a prisão de Tuntum com o destacamento da PM no Povoado Alto Brasil. O assaltante Tuntum foi preso em sua residência e encaminhado para a delegacia da cidade de Grajaú.

    ResponderExcluir
  3. A secretária de educação tem logo que ser definida, pois as ações que já estaõ sendo discutidas pelo executivo já deve ser encucada na cabeça do secretário ou secre´tária, o tempo tá passando, e educação não é feita em passe de mágica não.Em vista os que estaõ explicitos no blog, a D. Mazinha é sem dúvida a que tem conecimento teórico, pratico e uma pedagoga de alto nivel pedagògico tem todo um embasamento para de fato emtender as dificuldades que os professores vem sofrendo a longos anos nas salas de aulas do municipio, e que pode sim elaborar prosposta de ações condizentes com as realidades que temos no municipio. O pedagogo ele não se baseia só no tecnico mas na vivencia de cada um , e nisso aí ela sabe muito bem.

    ResponderExcluir
  4. Sou professora do municipio. As ações elaboradas pelo o Emerson, citada, ficarão em qual gaveta? Trabalho em uma escola bem conceituada ,e elas não chegaram lá não.

    ResponderExcluir
  5. Deusimar faça o favor de publicar os comentários,não faça como outros que do divulga o que quer .

    ResponderExcluir
  6. Sou Prof municipal e entre todos prefiro d.Mazinha para que façamos um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  7. O blog não se exime de publicar nenhum comentário, exceto aqueles que agridem e ferem a honra e a moral.

    ResponderExcluir
  8. O maior prejuízo nas. Esccolas é o Prof dos Reis fora da sala de aula pois ele é o melhor Prof de matemática se vc ta querendo mudar a educação não tire os bons professores da sala.

    ResponderExcluir
  9. Amigos a escola complexo vem sofrendo uma grande retalhação de uns dias pra cá, sou funcionária da casa,e me sinto ofendida, em não poder defender a escola que trabalho, seio que lá,assim como as outras escolas sofreram despreso não só pelo os gestores mas pelo poder executivo que é o principal, e o secretoario de educação não fez nada para que a realidade dessa escola e tambem das outtras mudasse. quando lá faltou água foi comunicado sim a secretaria de educação e a´te mesmo a de administração e nenhuma delas tomaram nehuma providencia.Um grupo de professores que preocupadaos com a situação recorão ao ministério publico na tentativa de solucinar o problema, problema esse que já se repetiu por mais de 10 anos , esses anos não foram os únicos não.Na gestão passada isso tambem era frequente, pois uma tampa da caixa dágua que não é coisa de outo mundo desde a gestão anterior que ela falta , lá talvez seja jogado coisa que nós desconhecemos, nessa gestão quando mandamos pedir que tomasa providencia da água mandarão um trator pipa do PSICINÃO, e o SECRETÁRIO é sabedor disso po qur que Ele não defendeu a escola? e tambem D. Maria ? É muito facil dizer em reunião que no´s professores do COMPLEXO SOMOS INCOMPETENTES ,mais, procurar de fato os principais culpados ninguem fala. Em todo local de trabalho tem pessos sem compromisso ,embora esses talvez sejam bem valorizados peloo fato de dizer e fazer outros favores em troca. O EXECUTIVO agora diz que vai botar professor para trabalhar, tá muito certo , mas NÓS QUEREMOS SABER SE AQUELES QUE JÁ ESTÃO A MAIS DE 8 OU 10 ANOS se ele vai botar tambem, pois nós vamos cobrar da gestão. Não é facil nós ralar o ano inteiro com alunos que noa agride com palavras ou por não fazer contas do noso trabalho em quantos outros poque acha que o voto foi mais importante não vai pra sala de aula. Pois este ano os que estão em sala de aula tambem vai qure ficar em casa só recedendo a´te o gestor chamar os que estão descansados , talvez estes estão com mais garra e faça o COMPLEXO funcinar a todo vapor.Tambem quero dizer que era bom o futuro gestor e fazer um teste com os alunos de lá prasaber se sabem de alguma coisa ou não, por que fazer passeata, corrida, publicar em face isso lá não aconteceu não...? Para atacar um grupo é preciso ter em mãos munições suficiente para derrubar o inimigo. Nós, lá, somos educadores sim, s[ó precisamos de apoio e respeito pelo o trabalho que exercemos ,e estamos todos dispostos a trabalhar as mudanças que forem sugeridas, mas que tambem sejam condizentes com a competencia de cada um.Existe um velho proverdio que diz " UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO".Por que que antes de falar nos problemas não procurarm saber o afetou a escola?E ainda acho mais , escolas MUNICIPAIS tem que ser tratadas todas iguais pelo a administração e especialemte pela secretaria de educação, que não foi isso o que

    ResponderExcluir
  10. concordo com a pessoa que fez esse desabafo,pq agora não é o momento de alguém está criticando as escolas,todos são sabedores da situação de todas as escolas domunicipio sem nada professores com pagamento atrsado e não tem ninguém que de uma palavra para defende-mas,até parece q sabemonde está o dinheiro.Pelo menos os colegas concursados pq se depender das autoridades nada acontecerá ai da aparece comegasda mesma área falando mal dos colegas.

    ResponderExcluir
  11. As ações do Prof. Emerson estão na organização do Sistema Municipal de Educação de Tuntum através do Conselho Municipal, na orientação dos regimentos escolares, dos projetos políticos pedagógicos, na formação de gestores modernos e competentes e na assessoria ao PAR do MEC para aquisição de novos ônibus, equipamentos de multimídia pras escolas, em programas com mais educação e outros. São ações que se reproduzem no contexto escolar, tudo isso feito em silêncio com a ajuda de outros técnicos da SEED. Vamos deixar as apaixonites crônicas do ponto de vista político e centrar mais na realidade das coisas.

    ResponderExcluir
  12. Lobão, a D. Mazinha é uma educadora ultrapassada, não tem mais pique para as novas demandas da educação. O tempo dela já passou. A Adriana não tem nenhuma experiência, o Prof. Robson é um equivocado sem ânimo. Ficam dos Reis e Emerson, os dois melhores técnicos de educação de Tuntum, portanto, os dois melhores nomes neste momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo vc talvez não tenha conhecimento da capacidade intelectual da prof. Mazinha, o fato dela já ser uma mulher de trceira idade não quer dizer que ela seja ultrapassada ppois quem faz capacitação com ela conhece a garra o pique que ela tem, e a disposição intectual, suas idéias seus objetivos são primordiaias na educação> Agora se for se refere a saude ou outra coisa do tipo aí eu já não posso dizer nada, mas não julgeu a inteligencia dela por que de fato é muito grande.

      Excluir
    2. SIM ESTAO FALANDO DE MUDANÇA POIS QUE MUDE TUDO,PROFESSOR EMERSON É UM BOM PROFESSOR DE PORTUGUES, PROF. DOS REIS BOM PROFESSOR DE MATEWMÁTICA QUE FIQUEM NA SALA DE AULA PARA TENTAR MUDAR MESMO. TÁ NA HORA DE OUTRAS PESSOAS ASSUMAM ESSA SECRETARIA. PROFESSOR EMERSON VC ACABOU DE CHEGAR EM TUNTUM CUIDE DA SUA SALA DE AULA.

      Excluir
  13. Por que Dona Mazinha é uma educadora ultrapassada que não tem mais pique??????
    Que eu saiba ainda hoje continua aprimorando seu curriculo estudando, como muitos mais novos que ela está parado mal tem um curso superior.
    A EDUCAÇÃO ESTÁ DOENTEEEEEEEEEE COM SECRETARIOS IMCOPETENTES!!!

    ResponderExcluir
  14. O Tema tem hoje a sua disposição: Professor Dos Reis, Professor Emerson e Professora Mazinha como os melhores educadores de Tuntum a nível de experiência, ele não pode deixar de lado os três na sua próxima gestão. Se deixar de lado já era a educação de Tuntum.

    ResponderExcluir
  15. Vou de Professor Emerson pensando no progresso e no novo, tem ideias novas tem projetos para trazer novos recursos para educação tem mais experiencia na area de Educação ( desenvolveu grandes trabalhos em um polo de educação referencia no Nordeste e no Brasil - Teresina ) conhece e sabe lhe dar com o Direito que vai ser muito util para em muitas situações .. Tem mais curriculum e pode organizar melhor e abrir outros caminhos - Pensando no melhor para cidade Professor Emerson veio para ficar e é a melhor opção..

    ResponderExcluir
  16. AGORA TODOS SÃO BONS!!!

    ResponderExcluir
  17. Sou Professora, entre os três prefiro Dona Mazinha tem mais experiência e planos para uma boa Educação, já trabalhei com ela e conheço de perto o trabalho dessa professora competente.

    ResponderExcluir
  18. Não se pode mais pensar em educação somente através das velhas fórmulas. Administrar educação hoje depende de conhecimento de gestão, legislação e pedagogia com experiência. Os técnicos Dos Reis e Emerson podem fazer a melhor dobradinha da educação de Tuntum.

    ResponderExcluir