quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Opinião: por uma política de geração de emprego e renda





Tuntum - Maranhão - Foto: Cláudio F. Lima
(*) Emerson Araújo
Volta e meia, desde que voltei a Tuntum para residir em outubro/2009,  tenho defendido a necessidade de que as políticas públicas do município devem estar centradas nas ações de geração de emprego e renda, também.

Mas há uma premissa popular que diz que tudo tem o seu tempo certo, a sua hora certa, portanto presumo que esta temporalidade para a adoção de políticas de incentivo ao emprego e a renda em Tuntum chegou com a eleição do futuro Prefeito Dr. Cleomar Tema que assumirá a partir de janeiro de 2013 pelo perfil administrativo novo que ele dará a próxima gestão.

Quando se fala em política de geração de emprego e renda como instrumento na mudança de qualidade de vida dos habitantes da cidade, está se afirmando, também, que o município deve investir nas suas vocações econômicas mais visíveis, hoje,  e que os projetos que incentivarão o emprego e a renda devem estar focados na agropecuária seja familiar ou no agronegócio, bem como, no incentivo às pequenas indústrias de cadeiras, movelarias, na produção artesanal e de confecção e na criação de um pólo turístico que envolverá o fomento econômico do balneário da Tiúba(conhecido popularmente como Piscinão),  como também, as margens da barragem da aldeia, o festejo, as festas juninas, as festas evangélicas, além da prestação de serviços nas áreas de hotelaria, educação, saúde e do comércio varejista local.

A cidade de Tuntum pode muito bem oferecer para o Estado do Maranhão, Nordeste e Brasil em curto e médio prazos a possibilidade de mudança de perfil social da sua população através do incentivo a iniciativa privada local na busca da garantia de emprego e renda desde que se queira planejar nesta direção.

É evidente que o pontapé inicial para a mudança deste quadro de índices negativos no campo da geração de emprego e renda em Tuntum deve vir do poder público municipal através da próxima gestão em parceria com os empresários locais e de outros rincões que queiram investir de maneira intensiva no município, para que isso aconteça, definitivamente, deve ser criada uma secretaria de indústria e comércio com o objetivo de montar projetos, angariar recursos e articular contatos que visem, a cima de tudo, a possibilidade concreta de que milhares de emprego e renda sejam oferecidos aos desempregados da cidade.

Por fim, existem já as vocações da cidade para as soluções de emprego e geração de renda, cabe, agora, a próxima gestão do Dr. Cleomar Tema ser vanguarda destas soluções para que os índices sociais negativos que ainda amargam o nosso município sejam debelados definitivamente.
(*) Emerson Araújo é natural de Tuntum.

Um comentário:

  1. SERIA UMA BOA IDEIA, UMA LOJINHA DE ARTEZANATOS DO CUATS NO PISCINÃO, PARA OS TURISTAS, COMPRAREM CAMISAS, CARTÕES COM AS FOTOS DE TUNTUM E OUTRAS LEMBRANÇAS DA NOSSA CIDADE, UM INCENTIVO NA CULTURA.

    ResponderExcluir