quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dr. Tema toma posse para o seu 4º mandato







                A solenidade de posse de Cleomar Tema Carvalho Cunha – Dr. Tema – e Ciro Ricardo de Araújo Figueiredo iniciou-se com uma missa de Ação de Graças celebrada na Igreja Matriz pelo pároco frei Leonardo Trotta. A poucos metros, no pátio da mesma igreja, realizou-se um dos mais bonitos atos de posse de um prefeito visto por sua população, não só pelo cenário decorativo, mas pelo clima harmônico que pairava no ambiente, pelo desejo, pela satisfação e contentamento do povo. O presidente da Câmara Municipal Nélson do Nanxin presidiu a solene sessão dando inicialmente posse ao vice-prefeito Ciro Ricardo e em seguida a Dr. Tema, ambos sendo ovacionado por cerca de duas mil pessoas presentes.


                Após o marco histórico, o ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, convidado especial da cerimônia fez uso da palavra falando que essa é a quarta posse do amigo Tema em que ele se faz presente. Coutinho aproveitou o ensejo para dizer que havia acabado de participar da posse de seu sobrinho como prefeito de Caxias, seu substituto. Ele ainda agradeceu ao desembargador Cleones Cunha e sua irmã Maria da Salete pelos seis anos de atenção e instrução que deram ao seu sobrinho quando trabalhava com eles. O vice Ciro Ricardo, muito emocionado, disse que o local lembrava muito do seu passado de garoto quando joga bola com os colegas. De lágrimas no rosto ele dedicou o seu mandato de vice-prefeito a quatro mulheres, segundo ele, essenciais em sua vida: Maria Iracema Gomes de Figueiredo (avó) Rita Neuma de Figueiredo (mãe), Mariane (esposa) e Beatriz (filha).


                O corregedor geral da justiça, desembargador Cleones Cunha, irmão de Dr. Tema, de início, foi nostálgico ao retratar os tempos de criança quando frequentava a igreja. Emocionado, Cleones deixava entender que quem falava naquele momento não era ele, mas sim todos os membros da família. Ele não se esqueceu de lembrar da mãe, grande mulher que ficou viúva aos 36 anos, mas que soube formar seu irmão (Tema) médico e fazer dele o grande homem que é hoje (...).  Num pronunciamento longo, um dos poucos em público, Cleones Cunha pediu ao irmão que não decepcionasse o povo de Tuntum e honrasse o seu mandato. Pediu ainda que ele pensasse no povo mais simples e humilde do município. “É em nome de todos os meus familiares que eu estou aqui, pra dizer pra ti, uma mensagem única, não decepcione o povo de Tuntum, honre o mandato que lhe foi outorgado. E pense meu irmão, não sou seu irmão mais velho, mas posso lhe dar conselhos. E pense, principalmente, nos mais humildes, nos mais pobres, nos mais desvalidos, naqueles que não tem condições de ter uma boa escola, naqueles que não tem condições de ter um bom hospital. Pense nesse povo e trabalhe pensando nesse povo”. Para finalizar, Cleones pediu que ele confiasse em Deus e no povo, que assim ele seria novamente um grande prefeito.


                Simbolicamente para fazer a transmissão do cargo e passar a faixa ao prefeito Dr. Tema foram convidadas três humildes senhoras, dona Felícia, da Vila Bento, dona Raimunda, do povoado Arara e dona Francisca Luzia da Conceição, a Chiquinha, que alegremente as fizeram sobre os aplausos do povo. Antes do pronunciamento Dr. Tema ouviu atentamente um bonito hino cantado por duas crianças da Igreja Assembléia de Deus. Na sua fala ele disse que a emoção era a mesma de quando tomou posse pela primeira vez, mas que hoje era um dia  diferente porque sentia uma grande responsabilidade, bem maior em razão de como se encontra a cidade, além da expectativa do povo.

 Disse que no seu primeiro dia de trabalho não iria a prefeitura porque de todos os problemas da cidade existia um de urgência, abrir o hospital ‘Seabra de Carvalho”.
 Dr. Tema dirigiu todo o seu rápido discurso falando dos compromissos que terá daqui pra frente para reorganizar o município. Ele ofereceu ao povo a música Um Milhão de Amigos, de Roberto Carlos, cantada pelo cantor Carlos Pitter. Por último ele deixou para falar da esposa Daniela expressando vários adjetivos e sempre lhe tratando de princesinha.

- Por último deixei para falar de uma pessoa que amo, que é a minha princesinha Daniela, esta mulher me fez mais jovem, mais humano, me trouxe muitas alegrias e que tenho certeza  tem conquistado muitos corações dos tuntuenses. Eu quero dizer a você Daniela que o desafio é grande, que você seja uma primeira dama atenciosa, que esse sorriso do seu rosto seja também as ações. Como  eu não tenho palavras para explicar o que a Daniela é pra mim eu convido o meu amigo Gilvan, esse tuntuense, para cantar uma música de Roberto Carlos desse último Cd. Todos acham que a melhor música de Roberto é o Cara, não, a música será a Mulher que eu amo.

                Dr. Tema encerrou a solenidade desejando a todos um ano de vitórias, realizações e Deus. Na casa do novo prefeito foi oferecido um coquetel...           
                   































































































































Um comentário:

  1. foi lindo, mais bonito mesmo é eu ver tema cumprindo seu compromisso com a educação, principalmente chamando pra trabalhar aquele que a anos estão só recebendo, pois slguns estão estão mesmo muito sorridente aí nas fotos. fica o alerta os veteranos trabalhadores ñ vão deixar esses mais em casa ñ ou então vamos todos ficar sem trabalhar qté que os que descanção anos voltem , pois nós tambem vamos descançar.

    ResponderExcluir