segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Seis meses sem Jerry Alexandre Costa




            A população tuntuense ainda se pergunta sobre o porquê da infeliz fatalidade que ceifou a vida de Jerry Alexandre Costa naquele fatídico 7 de julho de 2012. A perda irreparável atingiu, principalmente, em cheio os mais humildes e necessitados, aqueles que se valiam em muitas ocasiões do atendimento gratuito e humano de um dos seus mais respeitados filhos. A sua morte transpassou a alma de seus coirmãos que encontravam na sua pessoa, em Teresina, o refúgio quando a enfermidade batia sorrateiramente a sua porta, ele era o bálsamo do alívio dos mais ‘despreparados’.


            A vida de luta do ilustre filho de Tuntum se confunde com a dos grandes homens, servindo, edificando e lutando por uma causa digna; a saúde. A sua história de vida tem sua página inicial em 26 de abril de 1973. Nessa data nascia o rebento que fortaleceria o nome do seu amado torrão, o povoado Creoli do Bina, onde permaneceu até aos 15 anos. Sua partida para Teresina seria a idealização de um sonho seu e da família, ser médico. A caminhada se iniciara com sua aprovação na Universidade Federal do Piauí; despontou, surpreendeu e na raça conseguiu uma das cobiçadas vagas no seu primeiro vestibular. Foram intensos seis anos de estudos, para pôr fim, receber a titulação de ‘doutor’, Jerry já era Clínico Geral, mas ainda era pouco para o sonhador vindo do interior, lá mesmo em Teresina fez especialização durante dois anos.

            O primeiro filho homem dos oito de ‘seu’ Luís Alexandre Costa e Rita Alves Costa ainda mostrava uma inquietude profissional, queria voar mais alto, queria ir ao exterior buscar mais capacitação, tornar-se mais preparado, ser um dos poucos em sua área de atuação em todo Nordeste. O destino foi à França, país da Europa Ocidental, um dos berços da civilização contemporânea. Em Lyon cursou durante 2 anos e 9 meses cirurgia bílio-digestiva  (transplante de fígado). Voltou para casa com o canudo que lhe renderia e lhe consagraria um dos mais conceituados médicos de todo o Estado do Piauí, era ponto de referência em sua área, gozava de muito respeito em toda classe daquele estado.

            A vida que era para ser fácil tornou-se quase um pesadelo, uma correria sem fim para suprir a alta demanda de atendimento. No corre-corre diário atendia primeiro no seu consultório, depois hospital Santa Maria, onde operava até o período da tarde, que sem tempo fazia somente um rápido lanche. No mesmo hospital era diretor em residência de cirurgia geral. Apesar da vida dura ainda tinha pretensões de voltar a França e fazer mais uma especialização. Em 2008 casou-se com Taísa Léda (Costa), filha de Bacabal, mas com raízes fincadas em Tuntum. Do fruto do relacionamento nasceram Isabela, em 2010, e Sofia, em 2012. De outro relacionamento Jerry já tinha Felipe, hoje com 17 anos.

            Para sair da rotina e do stress visitava com frequência os seus pais no povoado Creoli do Bina, em que aproveitava o passeio e abria as portas da casa para consultar aqueles que lhe procuravam sem nenhuma cobrança em dinheiro, era uma retribuição pelo carinho que recebia da comunidade que tanto lhe demonstrava amor. Um dos seus hobbies era criar gado, uma paixão herdada pelo pai. Na viagem dava um rápido pulo até a sua fazenda no município de Santa Filomena, onde vinha investido muito ultimamente.

           

               Quando a sua caminhada parecia ser desfrutante com as conquistas e ao lado da família que tanto amava veio o pior dos momentos e infortúnios, a morte do pai que abalou todas as estruturas da prole... Surpreendentemente, para a família, o pior ainda estava por vir, a fatalidade novamente iria bater a porta... Quinze dias após a morte do pai, depois de ter visitado seu túmulo, já retornando para Teresina, por volta das 19:00h, na estrada que liga Presidente Dutra ao Baú, próximo de Eugênio Barros... Jerry foi encontrado já sem vida nas ferragens de sua pik-up. O diagnóstico comprovou trauma biliar, uma profunda perfuração no fígado. O destino, logo o fígado... O seu corpo hoje repousa, honrosamente, no pequeno cemitério do povoado, mas de verdade mesmo na mente e no coração de centenas ou de milhares de pessoas carentes e necessitadas ajudadas e erguidas por ele quando estavam no leito da dor...        


6 comentários:

  1. Linda historia de vida. Dr.Jerri foi um exemplo de homem,medico e de humildade.Fica com Deus nosso eterno anjo!

    ResponderExcluir
  2. Quem teve o privilégio de conhecer o Dr Jerry, sabe que sua essência era de infinita bondade. Descanse em paz, meu eterno amigo e que Deus abençoe a tua família.

    ResponderExcluir
  3. A lembrança do amigo e a dor de sua perda permanece em todo nosso coração. Ciro Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. Lindas lembranças tenho desse grande homem..Triste D++++

    ResponderExcluir
  5. Tive o prazer de conhecer esse cara, estudei com seu irmão, James Alexandre, e pude ver de perto o esforço e dedicação aos estudos desses irmãos. Paulo Cardoso

    ResponderExcluir
  6. Dr.Jerri Alexandre exemplo de generosidade,de respeito,trabalho,estudo,dedicação a profissão,ao proximo ao ser humano...DEUS esta com voçe agora meu amigo,grande Tuntuense!!!

    ResponderExcluir