terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Vereadores tomam posse e Nélson do Nanxin é eleito presidente.





Não podia ser diferente, a sessão de hoje foi uma das mais concorridas do legislativo dos últimos 20 anos. A posse dos novos edis foi rápida, o decano Zé do Feliciano presidiu a sessão e deu posse aos seus pares, dos onze, seis eram novatos. Em seguida, já em outra sessão, lavrada em ata, foi  realizada a eleição da mesa diretora, mas antes da votação nasceu a primeira polemica, advinha quem foi o autor da proesa, Josivan Sem Terra, aquele que diz que não vai dar moleza exigindo o cumprimento da lei, contudo deu a sua primeira derrapada ao lançar sua candidatura sem tê-la se quer registrada como manda o regimento. Seu pedido foi frustrante, para em seguida Nélson ser eleito com dez votos, Josivan supostamente anulou o seu.


                Investido do cargo o jovem sertanejo falou como o representante máximo do Legislativo convocando o vereador Idaspe Sebastião como liderança da oposição a fazer suas considerações. Sebastião usou um longo tempo para enumerar as obras de seu avô José Uruçu quando foi prefeito de Tuntum, além de si comprometer em aprovar os projetos de interesse do município. Falando em nome da situação Marcos do Carlito disse que havia assumido o legado do pai de 40 anos de vida pública. Emocionado, afirmou ainda que foi eleito a sua sombra.


 Representando os ex-vereadores, Josinaldo Bílio voltou à tribuna depois de anos distante de sua antiga casa. Bílio fez um histórico de sua ascensão política e de sua eleição como presidente aos 24 anos, o mais jovem da história. Com a voz embargada e lacrimejando, o futuro secretário de Articulação Política, em referência aos embates com o irmão Josivan Sem Terra, afirmou que não estava ali para semear intrigas, e que era chegada a hora da família se unir. Muito bem aplaudido, Josinaldo fez uma miraculosa previsão a respeito de  Daniella Cunha, mulher de Dr. Tema, dizendo que ela seria a maior primeira dama da história de Tuntum.


Dr. Tema fez hoje seu primeiro pronunciamento como prefeito de fato já adiantando as medidas que tomará logo após a posse, uma delas abrir o Hospital da Clínicas. “ Todos nós sabemos como está a saúde em nosso município. Amanhã eu não vou a prefeitura, vou  ao hospital”, disse. Ele falou que já tomou as primeiras atitudes com a contratação de um médico anestesista e a permanência exclusiva para Tuntum do cirurgião Dr. Francisco. Dr. Tema aproveitou também o momento para elogiar alguns de seus membros do futuro governo, entre eles Josinaldo Bílio, que para ele será um homem de força e de atitude entre os poderes. O ex-vereador Alan Noleto foi citado como homem de sua confiança a frente do gabinete do prefeito. Ao jovem Everaldo ele relacionou uma série de elogios, principalmente para resolver os problemas de saúde dos mais necessitados.


Olhando para sua esposa e sempre a chamando de princesa, afirmou sem nenhum receio, que hoje se sente um novo homem, que suas forças estão renovadas, atribuindo essas mudanças a ela. Ainda se referindo a Daniella disse que ela fará um grande trabalho, mas lhe pediu paciência com o povo em situações difíceis. Já próximo de encerrar e quase aos prantos, lembrou-se da mãe (Maria Helena) relatando um pouco da dura vida que teve quando o marido morreu (Astolfo Seabra) deixando a filha caçula com 30 dias de nascida e ele com 12 anos. Em pronunciamento de mais ou menos uma hora Dr. Tema adentrou em diversos assuntos observado por uma galeria atenta e paciente a sua fala. No final ele convidou a todos para a solenidade de posse hoje à tarde no pátio da Igreja Matriz.  




























       




Um comentário: