quarta-feira, 13 de março de 2013

Julgamento em Barra do Corda terminou as 04h00min da manhã de quarta-feira e réus são condenados

Julgamento em Barra do Corda terminou as 04h00min da manhã de quarta-feira e réus são condenado
A Sessão de julgamento de Elaine Cristina Gonçalves Lima e José Vieira Cruz (Mansidão), acusados de participarem da morte do advogado Almir Neto em dezembro de 2008 em Barra do Corda – MA, caso que repercutiu nacionalmente, teve inicio às 09hs de 12 de março de 2013 e adentrou pela madrugada do dia seguinte.
A Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Corda – MA, local do evento, foi o foco das atenções durante todo o dia, sessão que foi julgada por júri popular, teve a presença massiva da população que lotou o auditório da Casa e acompanhou madrugada a dentro os depoimentos dos acusados e a fala dos advogados de defesa e de acusação.
Na primeira parte do julgamento, as testemunhas de acusação foram ouvidas e questionadas pelos advogados de defesa e acusação. Iolanda Nepomuceno, mãe de Almir Neto e suas filhas, Tereza e Themis, contaram detalhes da vida de Almir, vindo a emocionarem-se diversas vezes lembrando de fatos do cotidiano da vida da vítma, e manifestando sua indignação com o ocorrido.
Em relato, José Vieira Cruz, vulgo “Mansidão”, manteve a calma e se manteve firme na maior parte do seu depoimento, porém, em alguns momentos, apresentou contradições em sua fala, segundo a acusação. Já Elaine Cristina iniciou sua defesa dando versão completamente diferente do depoimento prestado em São Luís– MA, durante sua espontânea apresentação à Justiça. Questionada, não soube responder de forma clara o motivo da mudança de sua fala no julgamento.
O julgamento que durou aproximadamente 20hs, teve um clima predominantemente calmo, sem manifestações públicas ou qualquer outro tipo de desordem técnica.
O certo é que a defesa dos acusados não foi capaz de convencer os jurados que, às 04hs da manhã, “Mansidão” foi condenado a 27 anos de prisão e Elaine Cristina a 21 anos de detenção. Os dois serão conduzidos à capital maranhense onde deverão cumprir a pena em regime fechado.
O julgamento do mandante do crime, Norman Sá e Oton Gonçaves Sobrinho, participante do crime, está marcado para o dia 23 de abril de 2013 em local a ser definido pela Justiça.
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores.
http://www.barradocorda.ma.leg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário